Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA videorreportagem no programa “Entre Fronteiras”: um estudo de caso(2014-11-28) Ruschel, Marcos Fernando; Kirst, Sandro LuísEste trabalho analisa a produção e execução de episódios do programa “Entre Fronteiras”, realizado pelo jornalista Luís Nachbin e exibido pelo Canal Futura. Queremos compreender quais são as qualificações necessárias, bem como, as limitações e dificuldades da produção de um videorrepórter. Demonstra ainda como a videorreportagem amplia o horizonte de criação do jornalista ao permitir trabalhar a subjetividade, propiciando novos significados na mensagem televisiva. O método usado é qualitativo e interpretativo. A pesquisa é bibliográfica e de campo, através de entrevista com o realizador do programa televiso, estudo de caso e análise de três episódios do programa.
- ItemAcesso AbertoArticulações de sentido no contrato de leitura do jornal online Informe Cooperado do Sicredi Vale do Taquari(2014-11-28) Jaeger, Clarissa Saudade; Behs, Micael VierGraças ao fenômeno da midiatização, o modo de se fazer comunicação passou a considerar as interações entre os produtores e os receptores de informações; e os contratos de leituras das publicações como jornais e revistas tentam, justamente, estabelecer elos de relacionamento permanentes entre os agentes envolvidos neste processo. Tendo em vista a importância de um veículo de comunicação interna nas organizações empresarias, a presente monografia tem por objetivo identificar o contrato de leitura do jornal Informe Cooperado e analisar sua receptividade por parte dos colaboradores do Sicredi Vale do Taquari. O método deste estudo envolveu a análise de seis edições da publicação e a aplicação de questionários em uma amostra representativa dos funcionários da cooperativa, sendo que os dados coletados foram tratados de forma quali e quantitativa, A pesquisa revelou que o contrato do jornal é coerente, mas estabelece um elo identitário parcial com o leitor, pois a instabilidade na sequencia editorial o torna confuso. Os entrevistados revelaram que, além de desejarem acompanhar informações sobre decisões e atividades que lhes impactam diretamente, seu maior interesse no jornal é torná-lo um instrumento de humanização das relações interpessoais, no qual podem se ver e acompanhar o que os colegas fazem para além do ambiente de trabalho. A conclusão do estudo é que o Informe Cooperado tem por vocação a aproximação dos colaboradores com a cooperativa ao expor atos que lhes atingem; e que o principal desejo de seus receptores é aproximar-se de seus colegas, tornando a publicação um espaço de relacionamentos que extrapole as ligações organizacionais; mas que, por ser um instrumento com questões que precisam ser revistas, ainda não cumpre efetivamente o objetivo para o qual foi criado.
- ItemAcesso AbertoMudanças nos modos de fazer rádio no período pós-televisivo: estudo de caso da Rádio Independente, Lajeado/RS(2015-03-19) Eggers, Eduardo Luiz; Mazzarino, Jane MárciaDentro de um contexto de contínuas mudanças que desafiam o rádio, possivelmente as transformações mais significativas se devem à concorrência com a televisão. Esta pesquisa tem como principal objetivo contextualizar historicamente a evolução da programação, jornalismo e tecnologias no rádio, a fim de investigar as alterações na programação da Rádio Independente após o surgimento da televisão. O método é qualitativo, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de campo e estudo de caso. O tratamento dos dados foi realizado pela análise textual. Verificou-se o histórico e a contextualização do rádio e da TV no cenário mundial, nacional, estadual e regional. Concluiu-se que a Rádio Independente sofreu alterações devido ao impacto da televisão em sua grade de programação, que migrou do entretenimento para o radiojornalismo, e na forma de produção de conteúdo jornalístico ao longo das suas seis décadas de funcionamento. As transformações aconteceram gradativamente e com uma defasagem de aproximadamente duas décadas em relação às principais rádios do país. Também foi constatado que a emissora teve consideráveis avanços tecnológicos que permitiram o seu desenvolvimento, tanto na produção quanto na transmissão, mas esses estiveram mais atrelados às ofertas do mercado do que propriamente às variações do setor radiofônico no período pós-televisivo. As modificações implantadas na Independente estão relacionadas também com o contexto social e cultural da região onde ela está inserida, aspecto inerente a todas as emissoras.
- ItemAcesso AbertoMídia Ninja e os processos produtivos: jornalismo ou ativismo?(2015-03-19) Bottoni, Bárbara Delavald; Mazzarino, Jane MárciaA produção independente de informações é reforçada na internet com as diversas ferramentas que o espaço oferece. A Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) é uma união de pessoas que não concordam com as abordagens da imprensa convencional, julgando-as parciais. Os líderes do coletivo são jornalistas diplomados, mas há colaboradores que não têm formação na área. Os Ninjas realizam coberturas de acontecimentos que envolvem as pessoas consideradas por eles desassistidas pela imprensa tradicional, principalmente manifestações. Abordagens em forma de texto, fotos e vídeos são postadas nas redes sociais e em um portal. O objetivo geral da pesquisa é discutir as práticas da Mídia Ninja em sua relação com as teorias do jornalismo e os conceitos de ciberativismo e jornalismo cívico, a partir da caracterização do processo produtivo da informação, modos de participação e colaboração no processo, considerando ainda as repercussões entre receptores. A pesquisa é de cunho qualitativo, com finalidade exploratória. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental das postagens no Facebook e no portal, durante a Copa do Mundo no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. É desenvolvido estudo de campo, com realização de entrevista em profundidade com os Ninjas. O resultado da pesquisa foi a definição das características do coletivo por meio dos conceitos propostos, concluindo que é praticado o jornalismo cívico, o ciberativismo, o webjornalismo colaborativo, com elementos jornalísticos. Além disso, a Mídia Ninja noticia fatos que podem ter sido criados pelo próprio movimento do qual o grupo participa.
- ItemAcesso AbertoExtra-industrial: em busca da essência do jornalismo pela existência de um outro(2015-06) Segabinazzi, Tiago; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043Discute-se uma possível crise no campo jornalístico, a partir do advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das narrativas autônomas à indústria jornalística decorrentes da apropriação desta técnica, aqui denominadas como jornalismo extra-industrial. A partir de revisão bibliográfica, este trabalho descritivo e explicativo, conceitua teoricamente as formas alternativas de fazer jornalismo e, com exemplos empíricos, propõe reflexões sobre a proposta contra-hegemônica destas iniciativas em relação à imprensa tradicional. Supõe-se que a vulgarização de ferramentas necessárias para a construção midiática da realidade e a decorrente possibilidade de que mais atores da sociedade possam participar deste processo permitem que haja uma oferta pluralizada de conteúdo. Com isso, há possibilidade de manifestação identitária e de formas de culturas minoritárias ou marginais ao que é veiculado comercialmente; é possível de se contrapor o relato da grande mídia e descontruir estereótipos ou denunciar abusos; e privilegiar uma representação mais fiel à sociedade multicultural e fragmentada. As formas alternativas de se fazer jornalismo são consideradas como um fenômeno da contemporaneidade inserido num cenário de desconfiança e até descrença sobre o que é veiculado na imprensa de massas. Valendo-se de um método complexo e anárquico, divaga-se sobre a dialética entre os dois modos de fazer, atendo-se à validade das narrativas extra-industriais face ao jornalismo convencional e seus valores históricos, como os critérios de noticiabilidade, a premissa de verdade e a objetividade. À luz das teorias da pós-modernidade, o discurso jornalístico tradicional é relativizado e equiparado às demais narrativas midiáticas: os relatos estão sujeitos à falha, à ideologia e buscam a verdade mesmo não sendo possível acessá-la – todos são considerados legítimos e são legitimados pelo público.
- ItemAcesso AbertoInfluência da coluna do Ombudsman no jornal A Hora, Lajeado/RS(2015-06) Agostini, Renata; Ellwanger, Rozana; http://lattes.cnpq.br/8855639834604665Diante da constante busca pela transparência com o receptor e pela construção de um processo jornalístico mais democrático, o ombudsman de imprensa aparece como uma ferramenta aos periódicos. Este trabalho tem o objetivo principal de analisar como o ombudsman, a partir das colunas publicadas, influencia no conteúdo informativo de um jornal do interior do estado do Rio Grande do Sul – jornal A Hora – e como essa influência é percebida pelos públicos externo e interno. Utiliza-se do método quanti-qualitativo, desenvolvido por pesquisa documental, bibliográfica e estudo de campo. O tratamento dos dados ocorre pela análise de conteúdo. Verifica-se o conceito da palavra ombudsman, o surgimento do cargo na mídia impressa brasileira, atribuições e relacionamento com os públicos. Há também a contextualização do objeto de estudo e consequentes características atribuídas ao ombudsman do periódico escolhido. A partir da análise das 22 colunas publicadas no primeiro ano do cargo, identificação dos temas abordados e verificação da aceitação dos apontamentos, conclui-se uma baixa influência sobre os públicos interno e externo. Os questionários aplicados aos jornalistas e receptores, além das entrevistas com o diretor de redação e o ombudsman, mostram divergência de percepções. O trabalho crítico do profissional fica prejudicado pela baixa resposta da redação aos apontamentos feitos e pela falta de participação dos receptores.
- ItemAcesso AbertoRotinas produtivas, critérios de noticiabilidade e a arte de fazer um jornal diário: os bastidores da Gazeta do Sul e da Folha do Mate(2016-07) Kuhn, Fábio Alex; Oliveira, Leonel José De; http://lattes.cnpq.br/4061372262764181; Oliveira, Leonel José De; Mazzarino, Jane Márcia; Ellwanger, RozanaExplicar por que as notícias são como são é uma obsessão da comunidade acadêmica desde o surgimento dos primeiros jornais. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tenta abordar essa questão no contexto de dois periódicos do Vale do Rio Pardo: o Jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, e o Jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires. Para realizarmos essa análise, resumimos as principais hipóteses do jornalismo e juntamos os valores-notícia apontados por seis autores. Também fizemos uma observação participante nas duas redações durante os dias 13 a 24 de julho para entendermos a rotina produtiva de cada periódico. Em um segundo momento, utilizamos todos esses dados para realizar um estudo comparativo descritivo geral abordando as semelhanças e diferenças no que é notícia nos dois jornais. Em um terceiro momento, realizamos um cruzamento de dados entre as constatações da pesquisa e visão dos autores sobre o processo produtivo. Constatamos que ambos os jornais possuem critérios de noticiabiliade singulares, uma rotina produtiva própria e sistemas hierárquicos que acabam afetando o produto final: a notícia.
- ItemAcesso AbertoConstrução do feminino no Caderno Donna(2016-07) Kremer, Édna Taís; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932A partir do processo de especialização do jornalismo, teve surgimento o Jornalismo de Revista, que se caracteriza pela proximidade com o leitor e pela apresentação de um texto mais livre, sem necessidade de cumprimento de normas de redação e com a potencialização do uso de imagens e infográficos. Seguindo esse modelo, os jornais diários iniciaram também, a partir de 1960, um processo de especialização com a criação de cadernos especiais que passaram a ser veiculados encartados no próprio jornal. A partir disso, já em 1965, Zero Hora lançou o seu primeiro suplemento, denominado “Caderno 2”, que atualmente se chama “Segundo Caderno”. Nesse sentido, em 1993, surgiu Donna, caderno especial para as mulheres e com veiculação junto à Zero Hora dominical e que vem a ser o objeto de estudo deste trabalho. Os objetivos gerais desta pesquisa são analisar a relação entre os assuntos abordados pela Revista Donna e o que é discutido pela sociedade, bem como qual a imagem da mulher construída pela revista. Além disso, o trabalho busca observar a relação entre o investimento publicitário e as transformações ocorridas no caderno. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, com finalidade exploratória e descritiva. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso, os quais foram aplicados em 23 exemplares da Revista Donna, que tiveram circulação no domingo do Dia das Mães, durante os 22 nos de história da publicação. A partir do material selecionado, foi aplicada ao estudo a análise textual e de dados. O resultado da pesquisa foi a análise entre os assuntos abordados na Revista Donna e o que é discutido na sociedade. Além disso, a partir da relação entre conteúdo editorial e conteúdo publicitário foi constatado um aumento significativo no espaço utilizado para materiais publicitários, chegando à 50,89% no ano de 2014, o que comprova uma das características do Jornalismo Especializado, que é possibilitar o contato direto com públicos específicos de consumo. O trabalho também apresentou uma possível imagem da mulher construída pela revista, considerando as alterações ocorridas na apresentação dos assuntos ligados à mulher.
- ItemAcesso AbertoMorte no jornalismo: uma análise da seção de obituários do Jornal Zero Hora(2016-07) Ribeiro, Natalia; Ellwanger, Rozana; http://lattes.cnpq.br/8855639834604665; Ellwanger, Rozana; Mazzarino, Jane Márcia; Meurer, Flávio RobertoEsta monografia tem o objetivo principal de analisar a publicação de mortes no Jornal Zero Hora. O trabalho busca conceituar a morte e como as pessoas se relacionam com ela, além de verificar conceitos jornalísticos fundamentais para apurar de que forma a morte é noticiada. Para tanto, é realizada análise da rotina produtiva da seção de obituários. O trabalho também verifica as características dos textos e de que forma os leitores se relacionam com a publicação dos falecimentos. Utiliza-se predominantemente a pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, documental e bibliográfica. O tratamento dos dados, especialmente na análise dos textos e de entrevistas, ocorre pela análise textual. Os dados são coletados a partir de observação na seção de obituários nos dias 18, 19, 20 e 23 de agosto de 2015, e de entrevistas com os editores e as redatoras da seção, que permitem constatar que os textos geralmente são produzidos de maneira independente, seguindo regras fundamentais para textos informativos. A análise dos textos mostra ainda que homens e mulheres são tratados de maneiras diferentes: enquanto eles são destacados pelas suas profissões, elas são lembradas pelas atividades domésticas. A aplicação de 170 questionários com leitores escolhidos aleatoriamente em Lajeado e Porto Alegre permite conhecer o público que lê a seção, e mostra que pessoas nas faixas de 41 a 50 anos e 71 a 80 anos são as que mais acompanham os obituários de Zero Hora.
- ItemAcesso AbertoRio+20: análise comparativa das coberturas dos jornais Le Monde e Folha de S.Paulo(2016-09) Flôres, Vinícius Dos Santos; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043O jornalismo revela um compromisso social que transcende a informação ao assumir posição centralizadora na sociedade, canalizando discursos de outros campos sociais. O objetivo geral do trabalho é investigar e comparar a construção da cobertura do evento Rio+20, durante todo o mês do evento, nos jornais Le Monde e Folha de S. Paulo. Abordagem teórica centraliza-se no conceito de midiatização de Eliseo Verón (1997; 2004) e na Teoria da Agenda de McCombs (2009), compreendidas a partir da interface com o jornalismo ambiental e público. Metodologicamente, se faz uso da Análise de Conteúdo, esmiuçando categorias como Frequência, Editoria, Gênero e Tema; e da Análise de Discurso francesa, a qual busca um mapeamento de vozes e identificação dos sentidos, conforme Benetti (2008). Como resultados, pode-se afirmar que ambos jornais fizeram utilização da conferência como alicerce para discussão de outras temáticas da área ambiental. Contudo, formações discursivas apontam para um fazer jornalístico com limitações polifônicas, prevalecendo a perspectiva negativa nos locutores, os quais operam tendencialmente enquanto renunciadores de corresponsabilidade da emergência ambiental.
- ItemAcesso AbertoA construção da imagem do jornalista no programa Profissão Repórter, da Rede Globo(2017-01) Valandro, Paloma Driemeyer; Ellwanger, Rozana; http://lattes.cnpq.br/8855639834604665; Ellwanger, Rozana; Reis, Sérgio Luiz Puggina; Oliveira, Leonel De“Os bastidores da notícia, os desafios da reportagem, agora no Profissão Repórter”. É esse slogan que sintetiza o programa global, que vai ao ar nas noites de quarta-feira, completa 10 anos de carreira em 2016 e é objeto de estudo deste trabalho. Hoje, é o único programa de televisão brasileiro que mostra como os jornalistas executam suas funções. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o Profissão Repórter constrói a imagem do jornalista. No decorrer do trabalho, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, análise textual e de dados, e estudo de caso. Foram analisadas sete edições do programa, escolhidas aleatoriamente, as quais foram ao ar entre os meses de junho e dezembro de 2015. Ao final da pesquisa, constatou-se que o programa colabora para a construção, junto ao telespectador, da imagem do jornalista como profissional dedicado, atencioso, perfeccionista e imparcial.
- ItemAcesso AbertoSons que falam: a trilha sonora como despertadora de sentidos em documentários ambientais criados por meio de processos educomunicativos(2017-01) Erthal, Natasha Bouvier; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043Ao encarar a música e os sons como partes integrantes da vida das pessoas, busca-se, com este trabalho, apresentar a trilha sonora como despertadora de sentidos em documentários ambientais. A partir da pesquisa bibliográfica e documental pretende-se, respectivamente, compreender conceitos acerca do tema e verificar como o uso da trilha sonora se dá em três documentários ambientais produzidos por terceiros. Com a pesquisa de campo de inspiração etnográfica descreve-se outro processo realizado ao longo do estudo: a produção de um audiovisual ambiental por meio de processos educomunicativos. Na apresentação a grupos focais, pretende-se avaliar como se dá a recepção da trilha sonora pelos espectadores.
- ItemAcesso AbertoCharlie Hebdo: análise da cobertura do atentado em 2015 pelos jornais Folha de São Paulo, British Broadcasting Company e Deutsche Welle(2017-04) Silva, Camille Lenz Da; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043Em uma sociedade globalizada, é natural que convivamos cada vez mais com diferenças e que presenciemos desavenças entre culturas, religiões e povos. O jornalismo sempre teve o papel de mediador de informações perante a sociedade e, no contexto atual, o jornalista precisa exercer ainda mais esse papel fundamental. Mas para que esta intervenção seja feita de forma adequada, é preciso que o profissional seja guiado por certas regulamentações éticas, de forma a não extrapolar limites de liberdade, procurar não emitir sua opinião e ver-se livre de juízos de valor. O objetivo geral deste trabalho é investigar o processo de midiatização do atentado ao semanário francês Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015 a partir do estudo de teorias fundamentais do jornalismo, de análises quanti-qualitativas e da compreensão sobre os temas envolvidos, como gêneros jornalísticos, ética, jornalismo digital e o islamismo. A análise está focada em três veículos de jornalismo online: Deutsche Welle, British Broadcast Company e Folha de São Paulo, escolhidos pela função social de destaque exercida tanto nacional quanto internacionalmente. Ao longo do trabalho, percebeu-se que não só os três jornais pesquisados, mas também o Charlie Hebdo, se valeram do sensacionalismo para publicar suas matérias. Seus apanhados foram, na grande maioria, baseados em critérios de noticiabilidade que mostram o interesse na venda do produto, na sua midiatização através de palavras ou expressões de forte impacto, na tentativa de sensibilizar o leitor. As matérias publicadas foram pouco aprofundadas, o que corrobora o momento de superficialidade que a as redações midiáticas vivenciam.
- ItemAcesso AbertoFunção social do telejornalismo: uma análise da série de reportagens “Fome” da Rede Globo de Televisão(2017-04) Rempel, Ronaldo Ely; Reis, Sérgio Luiz Puggina; http://lattes.cnpq.br/9429863086190218A série de reportagens telejornalísticas “Fome”, produzida em 2001 pela Rede Globo de televisão, apresenta uma análise sobre os hábitos alimentares de pessoas carentes no Brasil além de trazer dados estatísticos e reflexos da alimentação inadequada entre adultos e crianças. Com base na série de reportagens, esta monografia traça um parâmetro da função social do telejornalismo e da violação do Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante alimentação adequada às pessoas. Este trabalho apresenta aspectos pertinentes ao trabalho do jornalista a partir da atuação de Marcelo Canellas, autor da série “Fome”. O estudo qualitativo apresenta pesquisa bibliográfica, entrevista com o autor das reportagens telejornalísticas, e ainda análise textual com base no método descritivo das reportagens. O objetivo desse trabalho é avaliar a abordagem de temáticas sociais, como a alimentação inadequada, em reportagens telejornalísticas.
- ItemAcesso AbertoAs estratégias de comunicação ambiental pública nas mídias virtuais: um estudo de caso da Prefeitura de Curitiba(2017-04) Feraboli, Gisele Aline; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Mazzarino, Jane Márcia; Reis, Sérgio Luiz Puggina; Behs, Micael VierAs novas tecnologias vão surgindo e ao mesmo tempo fazem com que os profissionais de comunicação precisem se adaptar e acompanhar as novas plataformas e meios midiáticos. As Assessorias de Comunicação buscam ampliar o debate e se aproximar do público por meio destas novas tecnologias. Neste trabalho, o objetivo geral é investigar estratégias utilizadas no processo de comunicação ambiental pública protagonizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba/PR por meio das ferramentas virtuais (Facebook e Site). Referenciais da comunicação organizacional, da educomunicação e das mídias virtuais embasam a pesquisa. Conclui-se que as estratégias comunicacionais visam, principalmente, uma aproximação com a comunidade de forma a suscitar o debate socioambiental em que se busca conscientizar a população de que todos têm responsabilidade quanto a sustentabilidade da cidade e, consequentemente, do planeta.
- ItemAcesso AbertoCrowdfunding e a vocação social do jornalismo: análise de projetos do Catarse(2017-04) Alves, Bruna Lais; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Atualmente, o jornalismo vive em um cenário cada vez mais voltado para o âmbito comercial. Dessa forma, os profissionais dessa área trabalham atrelados a constrangimentos organizacionais que os afastam de sua vocação social. A internet entra nesse cenário como uma ferramenta que possibilitou ao campo jornalístico experimentar práticas editoriais distanciadas das amarras impostas pelas empresas tradicionais de mídia. Neste estudo, apresenta-se o crowdfunding como uma alternativa para que jornalistas independentes possam financiar seu trabalho por meio desse modelo. O problema de pesquisa deste trabalho é analisar em que medida existem profissionais do âmbito jornalístico propondo pautas de relevância pública e se a adesão dos apoiadores permite que essas pautas sejam realizadas. Os objetivos específicos contemplam o mapeamento da natureza da maioria das campanhas do âmbito jornalístico lançadas no site Catarse e a investigação a respeito da motivação dos idealizadores e dos apoiadores quanto aos projetos.
- ItemAcesso AbertoA relação entre hipertexto e interatividade no jornalismo: a redoma midiática de Zero Hora na cobertura das Olimpíadas rio 2016(2017-04) Mallmann, Jéssica Ribeiro; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Com o advento da tecnologia novas práticas de comunicação surgiram, influenciando o modo como as pessoas interagem entre si e recebem as mensagens. Na era digital, hipertextualidade e interatividade passaram a fazer parte do cotidiano dos leitores, tornando-os muito mais do que simples receptores da informação. Assim, esta monografia busca o entendimento desta nova forma de diálogo, através das plataformas impressa e digital do jornal Zero Hora (ZH). O objetivo é analisar de que modo ZH adapta sua função jornalística através da estrutura discursiva e como os conteúdos são ressignificados pelos leitores. A metodologia de cunho qualitativo envolve a análise das matérias divulgadas nos encartes “ZH Olímpica” e no site http://zh.clicrbs.com.br/rs/, no período de 03 a 10 de agosto de 2016, totalizando 104 páginas impressas e 478 publicações on-line. O estudo mostra que a passagem de conteúdo do ambiente impresso para o virtual favorece a compreensão dos acontecimentos narrados, visto que a hipertextualidade é capaz de reportar as informações através de imagens, vídeos e infográficos. A potencialização da narrativa jornalística intensificou a relação com seus leitores, transformando-os em usuários ativos e não mais em simples receptores.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo dos programas Correspondente Guaíba-Badesul e Correspondente Ipiranga com o Repórter Esso(2018-01) Presser, Thaís Fernanda; Reis, Sérgio Luiz Puggina; http://lattes.cnpq.br/9429863086190218; Reis, Sérgio Luiz Puggina; Simões, Denis Gerson; Behs, Micael VierO Repórter Esso, através de seus 27 anos no ar – de 1941 a 1968 – tornou-se, segundo diversos autores, o principal programa de notícias do rádio brasileiro. Mesmo após tanto tempo de seu término, programas da atualidade, entre eles o Correspondente Guaíba-Badesul, da Rádio Guaíba, e o Correspondente Ipiranga, da Rádio Gaúcha, permanecem com características que lembram o antigo noticioso. Com isso, esta pesquisa objetiva fazer um estudo comparativo entre o Correspondente Guaíba-Badesul e o Correspondente Ipiranga com o Repórter Esso. O trabalho se trata de um estudo qualitativo, em que foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, além da análise comparativa. Por meio de uma comparação entre os Correspondentes Guaíba-Badesul e Ipiranga com o Repórter Esso, estabeleceu-se categorias que possibilitassem identificar características que permaneceram, além de mudanças realizadas nos dois programas da atualidade em relação ao já extinto noticiário. Ao final do presente estudo, constatou-se que o Correspondente Guaíba-Badesul e o Correspondente Ipiranga mantiveram alguns elementos característicos do Repórter Esso. Entretanto, principalmente, pelo passar dos anos e com a atualização e incorporação de elementos no radiojornalismo, diversas mudanças foram inseridas em ambos os programas, destoando do antigo noticiário.
- ItemAcesso AbertoRadiojornalismo e novas tecnologias: estudo de caso do programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha, Porto Alegre/RS(2018-01) Horn, Nícolas Valer; Reis, Sérgio Luiz Puggina; http://lattes.cnpq.br/9429863086190218O rádio desde o início tem acompanhado as significativas mudanças na comunicação. A partir do surgimento da internet, todas as mídias foram forçadas a uma desacomodação para se manterem relevantes para a sociedade. Neste cenário, o objetivo desta monografia é refletir sobre a intersecção entre o radiojornalismo e as novas tecnologias a partir do processo de convergência tecnológica para multiplataformas. Para tanto, o programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha de Porto Alegre, foi escolhido como amostra para a análise deste estudo. A metodologia utiliza critérios qualitativos, sendo este estudo de caráter descritivo e exploratório. A pesquisa se baseia nos métodos bibliográfico, documental, de campo e estudo de caso. A coleta de dados é feita a partir da observação empírica, entrevista e análise de áudio dos programas. Fundamentado nestas técnicas, pode-se concluir, a partir do estudo de caso, que o rádio se fortalece com as novas tecnologias. Agora, o meio pode chegar a qualquer lugar do planeta através da internet, enquanto ao mesmo tempo, com o aumento nos canais de interação, o ouvinte fica mais próximo da emissora. Além disso, esse público que interage também se constitui em um importante informante para o início da apuração de determinado fato.
- ItemAcesso AbertoNarrativas fotojornalísticas da tragédia de Mariana-MG e intervenções socioambientais(2018-01) Kich, Sofia; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043No dia 5 de novembro de 2015 ocorreu em Mariana, Minas Gerais, um desastre ambiental com resultados impactantes que foram notícia no Brasil e no mundo. Quando ocorre uma tragédia ambiental deste âmbito é imprescindível que a impressa cubra o acontecimento. O fotojornalismo, neste caso, ganha força. Desconstruir fotografias significa analisa-las de forma detalhada, buscando entender o que o fotógrafo quis mostrar a partir de uma fração de segundo paralisada. Foram analisados três trabalhos fotográficos neste estudo com o intuito de dar visibilidade ao acontecimento de Mariana. Questionou-se as estratégias de três fotógrafos utilizadas para construir o acontecimento e os elementos de linguagem fotográfica que compõem a narrativa. O objetivo é analisar as imagens dos três fotógrafos a partir da linguagem explorada, cor; enquadramento; equilíbrio; simetria e assimetria; diálogo; luz e sombra e sentido conotativo e denotativo. Após este trabalho bibliográfico e documental, realizou-se uma intervenção com pesquisa de campo, desafiando cinco pessoas a fotografarem por uma semana o que percebiam do ambiente em que estavam inseridas. Os relatos fotográficos foram organizados em foto-livros da experiência.