Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
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- ItemAcesso AbertoArticulações de sentido no contrato de leitura do jornal online Informe Cooperado do Sicredi Vale do Taquari(2014-11-28) Jaeger, Clarissa Saudade; Behs, Micael VierGraças ao fenômeno da midiatização, o modo de se fazer comunicação passou a considerar as interações entre os produtores e os receptores de informações; e os contratos de leituras das publicações como jornais e revistas tentam, justamente, estabelecer elos de relacionamento permanentes entre os agentes envolvidos neste processo. Tendo em vista a importância de um veículo de comunicação interna nas organizações empresarias, a presente monografia tem por objetivo identificar o contrato de leitura do jornal Informe Cooperado e analisar sua receptividade por parte dos colaboradores do Sicredi Vale do Taquari. O método deste estudo envolveu a análise de seis edições da publicação e a aplicação de questionários em uma amostra representativa dos funcionários da cooperativa, sendo que os dados coletados foram tratados de forma quali e quantitativa, A pesquisa revelou que o contrato do jornal é coerente, mas estabelece um elo identitário parcial com o leitor, pois a instabilidade na sequencia editorial o torna confuso. Os entrevistados revelaram que, além de desejarem acompanhar informações sobre decisões e atividades que lhes impactam diretamente, seu maior interesse no jornal é torná-lo um instrumento de humanização das relações interpessoais, no qual podem se ver e acompanhar o que os colegas fazem para além do ambiente de trabalho. A conclusão do estudo é que o Informe Cooperado tem por vocação a aproximação dos colaboradores com a cooperativa ao expor atos que lhes atingem; e que o principal desejo de seus receptores é aproximar-se de seus colegas, tornando a publicação um espaço de relacionamentos que extrapole as ligações organizacionais; mas que, por ser um instrumento com questões que precisam ser revistas, ainda não cumpre efetivamente o objetivo para o qual foi criado.
- ItemAcesso AbertoCharlie Hebdo: análise da cobertura do atentado em 2015 pelos jornais Folha de São Paulo, British Broadcasting Company e Deutsche Welle(2017-04) Silva, Camille Lenz Da; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043Em uma sociedade globalizada, é natural que convivamos cada vez mais com diferenças e que presenciemos desavenças entre culturas, religiões e povos. O jornalismo sempre teve o papel de mediador de informações perante a sociedade e, no contexto atual, o jornalista precisa exercer ainda mais esse papel fundamental. Mas para que esta intervenção seja feita de forma adequada, é preciso que o profissional seja guiado por certas regulamentações éticas, de forma a não extrapolar limites de liberdade, procurar não emitir sua opinião e ver-se livre de juízos de valor. O objetivo geral deste trabalho é investigar o processo de midiatização do atentado ao semanário francês Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015 a partir do estudo de teorias fundamentais do jornalismo, de análises quanti-qualitativas e da compreensão sobre os temas envolvidos, como gêneros jornalísticos, ética, jornalismo digital e o islamismo. A análise está focada em três veículos de jornalismo online: Deutsche Welle, British Broadcast Company e Folha de São Paulo, escolhidos pela função social de destaque exercida tanto nacional quanto internacionalmente. Ao longo do trabalho, percebeu-se que não só os três jornais pesquisados, mas também o Charlie Hebdo, se valeram do sensacionalismo para publicar suas matérias. Seus apanhados foram, na grande maioria, baseados em critérios de noticiabilidade que mostram o interesse na venda do produto, na sua midiatização através de palavras ou expressões de forte impacto, na tentativa de sensibilizar o leitor. As matérias publicadas foram pouco aprofundadas, o que corrobora o momento de superficialidade que a as redações midiáticas vivenciam.
- ItemAcesso AbertoCiclos produtivos radiofônicos reconfigurados com a emergência da internet: um estudo sobre a Rádio Independente de Lajeado(2018-08-27) Gallas, Rodrigo; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Com a democratização do acesso à rede mundial de computadores, a internet foi ganhando diversos usos e apropriações, tornando-se hoje uma das formas mais requisitadas para se obter informação. Este trabalho procura elucidar como um ciclo produtivo radiofônico usa-se da internet para potencializar a disseminação do conteúdo de uma emissora. A metodologia utiliza critérios quanti-qualitativos, sendo este estudo de caráter descritivo e exploratório. A pesquisa se baseia nos métodos bibliográfico, documental, de campo e estudo de caso. A coleta de dados é feita a partir da observação empírica e entrevistas. Fundamentada nestas técnicas, a partir do estudo de caso, a pesquisa delimita-se a investigar os processos produtivos da Rádio Independente, uma emissora que circunscreve a sua produção de conteúdo a uma redoma que envolve as ondas sonoras, um site próprio de informações, aplicativo e as redes sociais.
- ItemAcesso AbertoA construção da imagem do jornalista no programa Profissão Repórter, da Rede Globo(2017-01) Valandro, Paloma Driemeyer; Ellwanger, Rozana; http://lattes.cnpq.br/8855639834604665; Ellwanger, Rozana; Reis, Sérgio Luiz Puggina; Oliveira, Leonel De“Os bastidores da notícia, os desafios da reportagem, agora no Profissão Repórter”. É esse slogan que sintetiza o programa global, que vai ao ar nas noites de quarta-feira, completa 10 anos de carreira em 2016 e é objeto de estudo deste trabalho. Hoje, é o único programa de televisão brasileiro que mostra como os jornalistas executam suas funções. O objetivo geral desta pesquisa é compreender como o Profissão Repórter constrói a imagem do jornalista. No decorrer do trabalho, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, análise textual e de dados, e estudo de caso. Foram analisadas sete edições do programa, escolhidas aleatoriamente, as quais foram ao ar entre os meses de junho e dezembro de 2015. Ao final da pesquisa, constatou-se que o programa colabora para a construção, junto ao telespectador, da imagem do jornalista como profissional dedicado, atencioso, perfeccionista e imparcial.
- ItemAcesso AbertoConstrução do feminino no Caderno Donna(2016-07) Kremer, Édna Taís; Meurer, Flávio Roberto; http://lattes.cnpq.br/3268339236757932A partir do processo de especialização do jornalismo, teve surgimento o Jornalismo de Revista, que se caracteriza pela proximidade com o leitor e pela apresentação de um texto mais livre, sem necessidade de cumprimento de normas de redação e com a potencialização do uso de imagens e infográficos. Seguindo esse modelo, os jornais diários iniciaram também, a partir de 1960, um processo de especialização com a criação de cadernos especiais que passaram a ser veiculados encartados no próprio jornal. A partir disso, já em 1965, Zero Hora lançou o seu primeiro suplemento, denominado “Caderno 2”, que atualmente se chama “Segundo Caderno”. Nesse sentido, em 1993, surgiu Donna, caderno especial para as mulheres e com veiculação junto à Zero Hora dominical e que vem a ser o objeto de estudo deste trabalho. Os objetivos gerais desta pesquisa são analisar a relação entre os assuntos abordados pela Revista Donna e o que é discutido pela sociedade, bem como qual a imagem da mulher construída pela revista. Além disso, o trabalho busca observar a relação entre o investimento publicitário e as transformações ocorridas no caderno. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, com finalidade exploratória e descritiva. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso, os quais foram aplicados em 23 exemplares da Revista Donna, que tiveram circulação no domingo do Dia das Mães, durante os 22 nos de história da publicação. A partir do material selecionado, foi aplicada ao estudo a análise textual e de dados. O resultado da pesquisa foi a análise entre os assuntos abordados na Revista Donna e o que é discutido na sociedade. Além disso, a partir da relação entre conteúdo editorial e conteúdo publicitário foi constatado um aumento significativo no espaço utilizado para materiais publicitários, chegando à 50,89% no ano de 2014, o que comprova uma das características do Jornalismo Especializado, que é possibilitar o contato direto com públicos específicos de consumo. O trabalho também apresentou uma possível imagem da mulher construída pela revista, considerando as alterações ocorridas na apresentação dos assuntos ligados à mulher.
- ItemAcesso AbertoConsumo e apropriação midiática por jovens do CRAS de Roca Sales, RS(2018-08-27) Werner, Antônio; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada com jovens do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Roca Sales, no Rio Grande do Sul. O trabalho tem como objetivo caracterizar o acesso e os usos das mídias por esse grupo social. Foram aplicados questionários com perguntas abertas, fechadas e mistas a 27 jovens, de 9 a 15 anos, em 2018. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo quantitativa. Os resultados apontam que os jovens veem as mídias como um meio de entretenimento, acessam e utilizam, prioritariamente, televisão, internet e rádio, e, secundariamente, jornais e revistas. Entre as plataformas virtuais, Facebook, WhatsApp e YouTube são as mais citadas.
- ItemAcesso AbertoCrowdfunding e a vocação social do jornalismo: análise de projetos do Catarse(2017-04) Alves, Bruna Lais; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Atualmente, o jornalismo vive em um cenário cada vez mais voltado para o âmbito comercial. Dessa forma, os profissionais dessa área trabalham atrelados a constrangimentos organizacionais que os afastam de sua vocação social. A internet entra nesse cenário como uma ferramenta que possibilitou ao campo jornalístico experimentar práticas editoriais distanciadas das amarras impostas pelas empresas tradicionais de mídia. Neste estudo, apresenta-se o crowdfunding como uma alternativa para que jornalistas independentes possam financiar seu trabalho por meio desse modelo. O problema de pesquisa deste trabalho é analisar em que medida existem profissionais do âmbito jornalístico propondo pautas de relevância pública e se a adesão dos apoiadores permite que essas pautas sejam realizadas. Os objetivos específicos contemplam o mapeamento da natureza da maioria das campanhas do âmbito jornalístico lançadas no site Catarse e a investigação a respeito da motivação dos idealizadores e dos apoiadores quanto aos projetos.
- ItemAcesso AbertoDa abolição da escravatura ao impeachment de Dilma Rousseff: uma viagem pelas páginas seculares de O Taquaryense, o último moicano da tipografia(2019-01-24) Flores, Pedro Harry Dias; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Fundado em 31 de julho de 1887, o jornal O Taquaryense nasceu do idealismo de um jovem de 22 anos, Albertino Saraiva. Do prelo da antiga revista paulista A Propaganda, surgiu à luz da publicidade na época em que vigorava no Rio Grande do Sul a imprensa político-partidária. Em seus primeiros passos, entretanto, conservou-se alheio às lutas políticas, tornando-se mais tarde órgão do Partido Republicano, condição que manteve até a década de 1930, quando o declínio desse regime o obrigou a se reinventar. Desde então, circula como folha independente. Fiel à tipografia, ainda é montado letra por letra e rodado numa impressora Marinoni, comprada do Correio do Povo no início do século XX. Ostenta o título de segundo jornal mais antigo em atividade no Estado, sendo o sexto mais longevo do país. Um profundo mergulho na história desse periódico singular é o que se propõe a fazer o presente trabalho. Qual o papel desempenhado por O Taquaryense dentro da imprensa político-partidária? Como ele se reformulou ao término dessa fase para chegar até os dias atuais? De que forma as transformações do jornalismo o impactaram ao longo dos tempos? São perguntas a que esta pesquisa buscará responder, com o objetivo de demonstrar a importância e a contribuição de O Taquaryense para a imprensa. Este estudo é de cunho qualitativo e se define como exploratório e descritivo, concretizando-se por meio de levantamento bibliográfico e documental e de entrevistas com pessoas ligadas à história que será contada.
- ItemAcesso AbertoAs estratégias de comunicação ambiental pública nas mídias virtuais: um estudo de caso da Prefeitura de Curitiba(2017-04) Feraboli, Gisele Aline; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Mazzarino, Jane Márcia; Reis, Sérgio Luiz Puggina; Behs, Micael VierAs novas tecnologias vão surgindo e ao mesmo tempo fazem com que os profissionais de comunicação precisem se adaptar e acompanhar as novas plataformas e meios midiáticos. As Assessorias de Comunicação buscam ampliar o debate e se aproximar do público por meio destas novas tecnologias. Neste trabalho, o objetivo geral é investigar estratégias utilizadas no processo de comunicação ambiental pública protagonizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba/PR por meio das ferramentas virtuais (Facebook e Site). Referenciais da comunicação organizacional, da educomunicação e das mídias virtuais embasam a pesquisa. Conclui-se que as estratégias comunicacionais visam, principalmente, uma aproximação com a comunidade de forma a suscitar o debate socioambiental em que se busca conscientizar a população de que todos têm responsabilidade quanto a sustentabilidade da cidade e, consequentemente, do planeta.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo dos programas Correspondente Guaíba-Badesul e Correspondente Ipiranga com o Repórter Esso(2018-01) Presser, Thaís Fernanda; Reis, Sérgio Luiz Puggina; http://lattes.cnpq.br/9429863086190218; Reis, Sérgio Luiz Puggina; Simões, Denis Gerson; Behs, Micael VierO Repórter Esso, através de seus 27 anos no ar – de 1941 a 1968 – tornou-se, segundo diversos autores, o principal programa de notícias do rádio brasileiro. Mesmo após tanto tempo de seu término, programas da atualidade, entre eles o Correspondente Guaíba-Badesul, da Rádio Guaíba, e o Correspondente Ipiranga, da Rádio Gaúcha, permanecem com características que lembram o antigo noticioso. Com isso, esta pesquisa objetiva fazer um estudo comparativo entre o Correspondente Guaíba-Badesul e o Correspondente Ipiranga com o Repórter Esso. O trabalho se trata de um estudo qualitativo, em que foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, além da análise comparativa. Por meio de uma comparação entre os Correspondentes Guaíba-Badesul e Ipiranga com o Repórter Esso, estabeleceu-se categorias que possibilitassem identificar características que permaneceram, além de mudanças realizadas nos dois programas da atualidade em relação ao já extinto noticiário. Ao final do presente estudo, constatou-se que o Correspondente Guaíba-Badesul e o Correspondente Ipiranga mantiveram alguns elementos característicos do Repórter Esso. Entretanto, principalmente, pelo passar dos anos e com a atualização e incorporação de elementos no radiojornalismo, diversas mudanças foram inseridas em ambos os programas, destoando do antigo noticiário.
- ItemAcesso AbertoExtra-industrial: em busca da essência do jornalismo pela existência de um outro(2015-06) Segabinazzi, Tiago; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043Discute-se uma possível crise no campo jornalístico, a partir do advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das narrativas autônomas à indústria jornalística decorrentes da apropriação desta técnica, aqui denominadas como jornalismo extra-industrial. A partir de revisão bibliográfica, este trabalho descritivo e explicativo, conceitua teoricamente as formas alternativas de fazer jornalismo e, com exemplos empíricos, propõe reflexões sobre a proposta contra-hegemônica destas iniciativas em relação à imprensa tradicional. Supõe-se que a vulgarização de ferramentas necessárias para a construção midiática da realidade e a decorrente possibilidade de que mais atores da sociedade possam participar deste processo permitem que haja uma oferta pluralizada de conteúdo. Com isso, há possibilidade de manifestação identitária e de formas de culturas minoritárias ou marginais ao que é veiculado comercialmente; é possível de se contrapor o relato da grande mídia e descontruir estereótipos ou denunciar abusos; e privilegiar uma representação mais fiel à sociedade multicultural e fragmentada. As formas alternativas de se fazer jornalismo são consideradas como um fenômeno da contemporaneidade inserido num cenário de desconfiança e até descrença sobre o que é veiculado na imprensa de massas. Valendo-se de um método complexo e anárquico, divaga-se sobre a dialética entre os dois modos de fazer, atendo-se à validade das narrativas extra-industriais face ao jornalismo convencional e seus valores históricos, como os critérios de noticiabilidade, a premissa de verdade e a objetividade. À luz das teorias da pós-modernidade, o discurso jornalístico tradicional é relativizado e equiparado às demais narrativas midiáticas: os relatos estão sujeitos à falha, à ideologia e buscam a verdade mesmo não sendo possível acessá-la – todos são considerados legítimos e são legitimados pelo público.
- ItemAcesso AbertoFunção social do telejornalismo: uma análise da série de reportagens “Fome” da Rede Globo de Televisão(2017-04) Rempel, Ronaldo Ely; Reis, Sérgio Luiz Puggina; http://lattes.cnpq.br/9429863086190218A série de reportagens telejornalísticas “Fome”, produzida em 2001 pela Rede Globo de televisão, apresenta uma análise sobre os hábitos alimentares de pessoas carentes no Brasil além de trazer dados estatísticos e reflexos da alimentação inadequada entre adultos e crianças. Com base na série de reportagens, esta monografia traça um parâmetro da função social do telejornalismo e da violação do Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante alimentação adequada às pessoas. Este trabalho apresenta aspectos pertinentes ao trabalho do jornalista a partir da atuação de Marcelo Canellas, autor da série “Fome”. O estudo qualitativo apresenta pesquisa bibliográfica, entrevista com o autor das reportagens telejornalísticas, e ainda análise textual com base no método descritivo das reportagens. O objetivo desse trabalho é avaliar a abordagem de temáticas sociais, como a alimentação inadequada, em reportagens telejornalísticas.
- ItemAcesso AbertoFuracão Irma: a construção da narrativa no site de Zero Hora e no portal G1(2018-08-27) Paliosa, Vanessa; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Graças ao fenômeno da midiatização, o modo de se fazer comunicação alcançou novos horizontes. Por meio da plataforma online, pode-se utilizar variadas ferramentas e explorar ainda mais os fatos. Tendo em vista sua importância, tanto para o profissional de Jornalismo como para os receptores da informação, esta monografia tem por objetivo investigar uma cobertura específica: a passagem do furacão Irma, analisando e comparando as maneiras como o portal G1 e o site Zero Hora reportaram as informações mediante as possibilidades de ferramentas a serem exploradas no Webjornalismo. A metodologia deste estudo envolveu um levantamento de 85 publicações de ambos os veículos, valendo-se das pesquisas qualitativa e quantitativa, por meio de pesquisas bibliográfica e documental. O portal G1 é veículo de alcance nacional, enquanto o site ZH tem amplitude estadual, assim, verificou-se que o primeiro realizou uma cobertura mais ampla, tendo em vista a quantidade de elementos que a plataforma digital oferece e que foram explorados pelo G1.
- ItemAcesso AbertoIdentidade racial, mídia e representação: interferências e (in)definições no processo de autodeclaração racial de mulheres(2023-06-10) Amaral, Júlia Batista Do; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043; Meurer, Flávio Roberto; Pires, Karen DanielaO presente trabalho busca investigar as interferências que perpassam o processo de autodeclaração racial no Brasil, motivado pelos debates em torno da miscigenação brasileira, sua origem, causa e efeito. O objetivo é, sobretudo, entender as nuances do racismo no país. Para isso, usa como base abordagens dos Estudos Culturais sobre formação da identidade e da cultura, e também apresenta textos sobre dilemas raciais no Brasil. Para fundamentar as teorias, o trabalho agrega entrevistas com três mulheres que têm dúvidas sobre autodeclaração. Apesar de terem origens e vidas diferentes, as três entrevistadas, assim como os textos pesquisados, apontam que não existe apenas uma causa para as dúvidas sobre autodeclaração no país. Mais do que isso, a pesquisa evidencia que afirmar quem é ou não é negro, no Brasil, é tarefa que vai além da análise de imagem. Outro ponto revelado é o papel das mídias nesse processo. Se em outro tempo a mídia foi excludente com determinados perfis, na atualidade - dado a facilidade de difusão de informações - ela tem se tornado aliada na busca por referências sobre o povo afro-brasileiro.
- ItemAcesso AbertoInfluência da coluna do Ombudsman no jornal A Hora, Lajeado/RS(2015-06) Agostini, Renata; Ellwanger, Rozana; http://lattes.cnpq.br/8855639834604665Diante da constante busca pela transparência com o receptor e pela construção de um processo jornalístico mais democrático, o ombudsman de imprensa aparece como uma ferramenta aos periódicos. Este trabalho tem o objetivo principal de analisar como o ombudsman, a partir das colunas publicadas, influencia no conteúdo informativo de um jornal do interior do estado do Rio Grande do Sul – jornal A Hora – e como essa influência é percebida pelos públicos externo e interno. Utiliza-se do método quanti-qualitativo, desenvolvido por pesquisa documental, bibliográfica e estudo de campo. O tratamento dos dados ocorre pela análise de conteúdo. Verifica-se o conceito da palavra ombudsman, o surgimento do cargo na mídia impressa brasileira, atribuições e relacionamento com os públicos. Há também a contextualização do objeto de estudo e consequentes características atribuídas ao ombudsman do periódico escolhido. A partir da análise das 22 colunas publicadas no primeiro ano do cargo, identificação dos temas abordados e verificação da aceitação dos apontamentos, conclui-se uma baixa influência sobre os públicos interno e externo. Os questionários aplicados aos jornalistas e receptores, além das entrevistas com o diretor de redação e o ombudsman, mostram divergência de percepções. O trabalho crítico do profissional fica prejudicado pela baixa resposta da redação aos apontamentos feitos e pela falta de participação dos receptores.
- ItemAcesso AbertoJornalismo científico em instituições comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul(2018-02) Wendt, Lucas George; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043A ciência ocupa lugar relevante na sociedade atual. Foi ela que nos permitiu os atuais estágios de desenvolvimento intelectual e, também, a realização de feitos memoráveis enquanto espécie. A ciência é produzida, em grande parte, no ambiente acadêmico. Esta monografia concentra seus esforços na tentativa de entender como 15 universidades e centros universitários do estado do Rio Grande do Sul, parceiros no Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), realizam a divulgação de sua produção acadêmica. Entende-se ser relevante disseminar a informação científica às populações para que os indivíduos possam avaliar criticamente as ações desenvolvidas no campo da ciência. Este trabalho tem como objetivo geral investigar a produção da notícia científica nas Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Comung, assim como caracterizar as relações entre os atores e processos relacionados à divulgação jornalística da ciência produzida nestas mesmas instituições. A análise quali-quantitativa dos textos de divulgação científica foi direcionada às notícias publicadas pelas organizações, por meio de uma pesquisa exploratória que mapeou toda a produção das assessorias entre janeiro e agosto de 2016 e, posteriormente, foi feita a análise qualitativa do discurso de assessores de imprensa, após aplicação de um questionário. Ao longo da investigação, confirmou-se a hipótese de que as instituições divulgam sua produção científica, porém o fazem de maneiras marcadamente distintas entre si.
- ItemAcesso AbertoJornalismo digital: o posicionamento dos jornais do Icom no ambiente online(2018-08-27) Pompermaier, Carine; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106O jornal é um meio de comunicação que, com o advento da internet, precisou se ajustar à agilidade proporcionada pela web. Além do impresso, com informações mais aprofundadas, tem que ser online, estar presente nas redes sociais e interagir com o público. Com o objetivo de analisar como os jornais associados ao Icom estão presentes na internet, esta monografia visa mostrar como os jornais estão se adaptando tecnologicamente à internet, bem como os impactos na rotina produtiva dos jornalistas e a interatividade com o público. A metodologia deste estudo qualitativo foi dividida em duas partes. A primeira é uma entrevista com os diretores dos oito jornais associados ao Icom. A segunda se deu por meio de uma análise da página do Facebook dos jornais, do site e do impresso. A pesquisa revelou que os veículos jornalísticos tomados como objeto de estudo neste trabalho de conclusão, embora associados a uma mesma entidade, estão em diferentes estágios no ambiente online.
- ItemAcesso AbertoMídia Ninja e os processos produtivos: jornalismo ou ativismo?(2015-03-19) Bottoni, Bárbara Delavald; Mazzarino, Jane MárciaA produção independente de informações é reforçada na internet com as diversas ferramentas que o espaço oferece. A Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) é uma união de pessoas que não concordam com as abordagens da imprensa convencional, julgando-as parciais. Os líderes do coletivo são jornalistas diplomados, mas há colaboradores que não têm formação na área. Os Ninjas realizam coberturas de acontecimentos que envolvem as pessoas consideradas por eles desassistidas pela imprensa tradicional, principalmente manifestações. Abordagens em forma de texto, fotos e vídeos são postadas nas redes sociais e em um portal. O objetivo geral da pesquisa é discutir as práticas da Mídia Ninja em sua relação com as teorias do jornalismo e os conceitos de ciberativismo e jornalismo cívico, a partir da caracterização do processo produtivo da informação, modos de participação e colaboração no processo, considerando ainda as repercussões entre receptores. A pesquisa é de cunho qualitativo, com finalidade exploratória. Trata-se de um estudo de caso realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental das postagens no Facebook e no portal, durante a Copa do Mundo no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. É desenvolvido estudo de campo, com realização de entrevista em profundidade com os Ninjas. O resultado da pesquisa foi a definição das características do coletivo por meio dos conceitos propostos, concluindo que é praticado o jornalismo cívico, o ciberativismo, o webjornalismo colaborativo, com elementos jornalísticos. Além disso, a Mídia Ninja noticia fatos que podem ter sido criados pelo próprio movimento do qual o grupo participa.
- ItemAcesso AbertoA midiatização digital da igreja católica: uma análise do aplicativo Click To Pray(2019-11) Bagnara, Carla; Behs, Micael Vier; http://lattes.cnpq.br/1042871202530106Em consequência da globalização, da maturação e da convergência tecnológica, os meios de comunicação tradicionais passaram a operar, de forma intensa, mecanismos como a internet. Instituições e atores sociais começam a se apropriar de tecnologias midiáticas como mediadoras de suas práticas sociais. Neste cenário, aponta o fenômeno da midiatização. A Igreja Católica, historicamente presente no âmbito da comunicação social, observa o surgimento de novos ambientes, principalmente no âmbito digital, em decorrência deste fenômeno e sente a necessidade de renovação nos seus modos de comunicação e construção de vínculos. Como um novo campo de experiência religiosa em relação à ação evangelizadora, surge o aplicativo Click To Pray, usado como plataforma oficial de oração pelas intenções do Papa. Em uma abordagem qualitativa, esta pesquisa busca entender como a instituição religiosa católica, por meio deste aplicativo específico, constrói vínculos interacionais com seus fiéis através da partilha da oração em uma sociedade em midiatização. A fim de compreender o fenômeno e os protocolos de uso e funções do aplicativo, o estudo utiliza dos métodos bibliográfico e análise documental. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado a um grupo católico específico com o objetivo de entender como é estabelecida a relação da Igreja com os fiéis, como o aplicativo os ajuda na prática oracional e qual a sua aceitação perante o público. A pesquisa aponta uma relação contínua entre os processos midiáticos e o campo religioso, especificamente o católico, e conclui que o aplicativo Click To Pray é um dispositivo resultante da midiatização digital que auxilia na prática social, e, além disso, publiciza a narrativa da Igreja perante as questões sociais. Do mesmo modo, usos e apropriações do aplicativo são ressignificados pelos fiéis que o utilizam como forma de estreitar vínculos com o Papa a partir de demandas específicas.
- ItemAcesso AbertoMorte no jornalismo: uma análise da seção de obituários do Jornal Zero Hora(2016-07) Ribeiro, Natalia; Ellwanger, Rozana; http://lattes.cnpq.br/8855639834604665; Ellwanger, Rozana; Mazzarino, Jane Márcia; Meurer, Flávio RobertoEsta monografia tem o objetivo principal de analisar a publicação de mortes no Jornal Zero Hora. O trabalho busca conceituar a morte e como as pessoas se relacionam com ela, além de verificar conceitos jornalísticos fundamentais para apurar de que forma a morte é noticiada. Para tanto, é realizada análise da rotina produtiva da seção de obituários. O trabalho também verifica as características dos textos e de que forma os leitores se relacionam com a publicação dos falecimentos. Utiliza-se predominantemente a pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo, documental e bibliográfica. O tratamento dos dados, especialmente na análise dos textos e de entrevistas, ocorre pela análise textual. Os dados são coletados a partir de observação na seção de obituários nos dias 18, 19, 20 e 23 de agosto de 2015, e de entrevistas com os editores e as redatoras da seção, que permitem constatar que os textos geralmente são produzidos de maneira independente, seguindo regras fundamentais para textos informativos. A análise dos textos mostra ainda que homens e mulheres são tratados de maneiras diferentes: enquanto eles são destacados pelas suas profissões, elas são lembradas pelas atividades domésticas. A aplicação de 170 questionários com leitores escolhidos aleatoriamente em Lajeado e Porto Alegre permite conhecer o público que lê a seção, e mostra que pessoas nas faixas de 41 a 50 anos e 71 a 80 anos são as que mais acompanham os obituários de Zero Hora.