Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo
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Navegando Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo por Assunto "Charlie Hebdo"
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- ItemAcesso AbertoCharlie Hebdo: análise da cobertura do atentado em 2015 pelos jornais Folha de São Paulo, British Broadcasting Company e Deutsche Welle(2017-04) Silva, Camille Lenz Da; Mazzarino, Jane Márcia; http://lattes.cnpq.br/4570485590802043Em uma sociedade globalizada, é natural que convivamos cada vez mais com diferenças e que presenciemos desavenças entre culturas, religiões e povos. O jornalismo sempre teve o papel de mediador de informações perante a sociedade e, no contexto atual, o jornalista precisa exercer ainda mais esse papel fundamental. Mas para que esta intervenção seja feita de forma adequada, é preciso que o profissional seja guiado por certas regulamentações éticas, de forma a não extrapolar limites de liberdade, procurar não emitir sua opinião e ver-se livre de juízos de valor. O objetivo geral deste trabalho é investigar o processo de midiatização do atentado ao semanário francês Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015 a partir do estudo de teorias fundamentais do jornalismo, de análises quanti-qualitativas e da compreensão sobre os temas envolvidos, como gêneros jornalísticos, ética, jornalismo digital e o islamismo. A análise está focada em três veículos de jornalismo online: Deutsche Welle, British Broadcast Company e Folha de São Paulo, escolhidos pela função social de destaque exercida tanto nacional quanto internacionalmente. Ao longo do trabalho, percebeu-se que não só os três jornais pesquisados, mas também o Charlie Hebdo, se valeram do sensacionalismo para publicar suas matérias. Seus apanhados foram, na grande maioria, baseados em critérios de noticiabilidade que mostram o interesse na venda do produto, na sua midiatização através de palavras ou expressões de forte impacto, na tentativa de sensibilizar o leitor. As matérias publicadas foram pouco aprofundadas, o que corrobora o momento de superficialidade que a as redações midiáticas vivenciam.