Administração - LFE Comércio Exterior
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Comércio Exterior por Assunto "Análise de mercado"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoFramework de análise de mercados para exportação de calçados de segurança(2017-02) Schmitz, Cláudia Beatriz; Machado, Marcelo André; http://lattes.cnpq.br/1254781114268208O objetivo deste estudo foi identificar quais as variáveis econômicas, tecnológicas, políticas e demográficas do ambiente internacional são determinantes na análise e definição de potenciais mercados para exportação de calçados de segurança. A pesquisa analisou os conceitos bibliográficos acerca do tema, o perfil da indústria calçadista nacional e internacional, e a partir das entrevistas com profissionais de análise de mercado e comércio exterior, identificou as variáveis de macroambiente que interferem no planejamento e na tomada de decisão organizacional, que podem ser, segundo as pesquisas, do ambiente demográfico, econômico, sociocultural, político e legal ou tecnológico. O referencial teórico baseou-se em pesquisas bibliográficas nacionais e estrangeiras. A pesquisa foi de natureza qualitativa e nível exploratório, caracterizando-se como um estudo de campo, que contou com entrevista de três gestores especialistas em análise de mercado e de comércio exterior, que teve por objetivo obter informações referentes às variáveis do ambiente de marketing que mais influenciam no planejamento e na definição de potenciais mercados, considerando o seu grau de influência e importância. O tratamento dos dados foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica, análise do conteúdo das entrevistas e da pesquisa telematizada em websites governamentais de marketing internacional, planejamento estratégico, inteligência competitiva e do setor de calçados. Como resultado final, apresentou-se um framework contendo as principais informações identificadas a partir da pesquisa e dados coletados, que são determinantes para definir os potenciais mercados para exportação de calçados de segurança, objetivando também a identificação de oportunidades nos mercados externos, a viabilidade do projeto e a tomada de decisão dos gestores organizacionais.