Fisioterapia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Fisioterapia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 54
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA arte como ferramenta de cuidado na atenção primária à saúde: diferentes implicações para profissionais de saúde(2023-11) Melo, Luis Henrique De Freitas; Kasper, Mariana Job; http://lattes.cnpq.br/8322059959445696; Jaeger, Lydia Koetz; Felzmann, EdineiaIntrodução: A arte é uma ferramenta de amplos recursos, e pode ser utilizada tanto para solidificar vínculos entre profissionais de saúde e comunidade, quanto para a promoção, prevenção e tratamentos no cuidado em saúde. Nesse sentido, a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Política Nacional de Humanização (PNH), propõem a utilização de tecnologias leves para fortalecer ações de acolhimento e cuidado. Objetivo: Analisar a percepção de profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde do Sul do Brasil sobre a relação entre saúde e a arte. Metodologia: Pesquisa qualitativa (estudo de caso), realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 profissionais de saúde. O material textual foi interpretado pela análise temática de conteúdo. Resultados/Discussão: Do material coletado emergiram três principais categorias. Perante elas, os participantes destacam quais os tipos de arte que são reconhecidas no seu ambiente de trabalho circunstâncias foram apontadas como fatores dificultantes para práticas de trabalho através da arte, como as altas demandas de atendimento e o impacto que a falta de incentivo da gestão municipal pode causar. Conclusão: A pesquisa permitiu evidenciar que manifestações de arte são utilizadas na APS, e que são ações que aproximam a comunidade, fortalecem o vínculo e trazem alegria para o ambiente de trabalho. Através das falas dos participantes, emergiram fatores relevantes para o aprimoramento do serviço de saúde e das práticas de trabalho, assim como a necessidade de capacitação profissional, diminuição da sobrecarga de trabalho e aumento de repasses e recursos financeiros para práticas mais assertivas e criativas.
- ItemAcesso AbertoA eficácia do método pilates no tratamento de dor cervical crônica em mulheres de uma cidade no interior do Vale do Taquari(2023-11) Knob, Aniele; Jaeger, Lydia Koetz; http://lattes.cnpq.br/8986504874438688; Sehnem, Eduardo; Rosa, Leonardo De RossIntrodução: A cervicalgia crônica é uma síndrome caracterizada por dor e limitação na amplitude de movimento da região cervical, que causa desde pequenos desconfortos e dores intensas ou, até mesmo, incapacitantes. Objetivo: Avaliar o impacto do método pilates nas crises álgicas e mobilidade da região cervical de mulheres que não praticam atividade física que possuem dor há mais de três meses na região, que trabalham predominantemente em sedestação. Metodologia: Foram selecionadas vinte mulheres com sintomas de dor cervical crônica. Os critérios de inclusão foram os seguintes: idade entre 25 e 40 anos, sedentárias, que não estivessem em período gestacional e no puerpério, que possuem dor há mais de três meses na região, que trabalham predominantemente em sedestação. Foram excluídas do estudo mulheres que não correspondiam aos critérios de inclusão. As pacientes foram divididas em dois grupos, intervenção e controle, o primeiro grupo, intervenção realizou duas sessões de Pilates por semana por dois meses. O grupo controle permaneceu em lista de espera para a prática. Os dois grupos foram avaliados para a dor Escala Visual Analógica de Dor (EVA), função (Neck Disability Index - NDI) e amplitude de movimento ADM (goniometria). Resultados: O presente estudo trouxe como resultados após: diminuição do nível de dor, ganho de amplitude de movimento e redução do escore do Neck Disability Index (NDI) nas mulheres que participaram do grupo intervenção. Por outro lado, trouxe aumento do nível de dor, diminuição da amplitude de movimento e aumento no escore do NDI, nas mulheres que participaram do grupo controle. Conclusão: Identificou-se a melhora na amplitude de movimento da região cervical, diminuição da sensação de dor e diminuição do escore no NDI, mostrando melhora na funcionalidade das participantes. Em última análise, conclui-se que o método Pilates constitui-se como uma ferramenta efetiva para a atenuação de dor crônica na região cervical.
- ItemAcesso AbertoA influência das órteses de tornozelo na biomecânica do joelho em atletas amadores de voleibol(2024-12-13) Führ Júnior, Airton; Capalonga, Lucas; http://lattes.cnpq.br/1874153940471134; Rother, Rodrigo Lara; Fleig, Tania Cristina MalezanIntrodução: Introduzido em uma infinidade de esportes coletivos, o voleibol se mostra predominante no cenário nacional como o segundo esporte coletivo mais praticado no Brasil. Tanto a prática profissional, quanto a amadora vêm ao encontro da manutenção da condição hígida da população. A órtese de tornozelo é um equipamento que objetiva melhorar a funcionalidade dos ligamentos, de forma externa, trazendo a preservação da biomecânica articular durante a prática esportiva, além de ser um dispositivo profilático para entorses. Objetivo: Avaliar a influência do uso de órtese de tornozelo na biomecânica do joelho, analisando a cinemática do joelho no plano frontal durante movimentos de salto com e sem o uso de órtese de tornozelo. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma pesquisa transversal de caráter quantitativo. A coleta de dados foi realizada com 14 atletas da equipe masculina de vôlei da ARV, com idade média de 24 anos (DP 8,4), submetidos à uma bateria de testes: o teste Counter Movement Jump (CMJ), o Squat Jump (SJ) e o Single Leg Jump (SLJ). Inicialmente os atletas realizaram os testes sem o uso de dispositivos e na sequência a mesma bateria de testes foi aplicada com os atletas utilizando órtese articulada, rígida (termoplástico), bilateral de tornozelo da marca Pro Volley®. As medidas dos ângulos articulares do joelho e do tornozelo durante a fase de preparação do salto no plano frontal, possibilitando a coleta do valor angular “Q”, foram realizadas através do software KINOVEA®. Resultados: Com relação ao ângulo Q, não houve diferença no teste Counter Movement Jump (-13,84 ± 2,25 vs -15,91 ± 2,03, p=0,41). Da mesma forma, não encontramos diferença entre os momentos no Squat Jump (-16,85 ± 2,07 vs -16,90 ± 1,38, p=0,97). Entretanto, no Single Leg Jump foi possível perceber diferença com o uso da órtese (6,11 ± 2,31 vs 10,68 ± 2,14, p=0,02). Conclusão: Posto isso, o uso imediato da órtese articulada bilateral de tornozelo não é recomendado sem a avaliação de um profissional que analise as respostas biomecânicas dos MMII perante o uso do dispositivo, pois, de acordo com os resultados obtidos e discutidos neste estudo, o aumento do ângulo Q durante o salto unipodal, gera alterações biomecânicas no joelho que aumenta o potencial risco lesão articular.
- ItemAcesso AbertoAlongamento ou exercício resistido? Estudo comparativo dos efeitos da ginástica laboral sobre a dor de trabalhadores sedentários que atuam em sedestação(2018-01) Machado, Juliana De Paula; Koetz, Lydia Christmann Espindola; http://lattes.cnpq.br/8986504874438688O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos da ginástica laboral considerando duas modalidades de exercícios distintas sobre a dor de dois grupos de trabalhadores: um submetido a exercícios de alongamento e outro a exercícios resistidos, comparando-os a um grupo controle. O estudo exploratório, quantitativo, longitudinal e de intervenção foi desenvolvido com 60 funcionários de uma instituição de ensino superior do interior Rio Grande do Sul. Foi utilizada uma adaptação do Diagrama de Corlett para analisar o nível de dor/desconforto dos sujeitos pesquisados, bem como sua localização e intensidade. Foi aplicado um programa de ginástica laboral foi realizado três vezes por semana durante sete semanas, totalizando vinte encontros. A análise quantitativa foi realizada a partir do programa SPSS, para a qual foi adotada o nível de significância de 95% (p<0,05). Identificou-se que os execicios resistidos proporcionaram maior redução da dor dos trabalhadores com uma diferença de 0,18 após os exercícios. O grupo que recebeu alongamentos obteve redução de 0,09 e o grupo controle uma redução de 0,04 nos níveis explorados. Conclui-se que os exercícios resistidos apresentaram maior impacto sobre a dor dos trabalhadores, principalmente de membros superiores e de pescoço. Deve-se enfatizar que mais do que escolher entre um programa composto somente por exercícios resistidos ou por alongamentos, é necessário investir em ginástica laboral voltada especificamente para o tipo de trabalho desenvolvido, avaliando-se constamente os impactos desta na qualidade de vida no trabalho.
- ItemAcesso AbertoAtuação do Fisioterapeuta em Centros de Equoterapia no Rio Grande do Sul'(2024-11) Gregory, Sofia Acker; Fleig, Tania Cristina Malezan; http://lattes.cnpq.br/5297601006645814; Schwingel, Glademir; Eckert, DeisirêIntrodução: A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como agente para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, integrando as áreas de saúde, educação e equitação. Objetivo: Este estudo teve como objetivo descrever a atuação do fisioterapeuta em Centros de Equoterapia no Rio Grande do Sul (RS). Metodologia: A pesquisa foi observacional, descritiva e transversal, com a aplicação de um questionário online a 46 Centros de Equoterapia no estado. Foram coletados dados de 20 centros, todos com a presença do fisioterapeuta na equipe interdisciplinar. Principais Resultados: Os principais diagnósticos dos praticantes incluíram doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares (92,3%) e doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais (84,6%), sendo que 80% dos encaminhamentos foram feitos por médicos. Para avaliação física e funcional, os instrumentos mais utilizados foram a Escala de Avaliação de Mobilidade para Equoterapia (55%), GMFM (40%), e a Escala de Ashworth e de Equilíbrio de Berg (35% cada). A hipoterapia foi utilizada em 85% dos centros como intervenção fisioterapêutica. Considerações Finais: Os resultados evidenciam a importância da atuação do fisioterapeuta, que contribui para melhorar o alinhamento corporal, resistência muscular, equilíbrio e socialização dos praticantes. A equoterapia é um método ainda pouco explorado, com escassa produção de publicações, mas tem se mostrado eficaz na promoção de ganhos físicos e psíquicos
- ItemAcesso AbertoAvaliação da amplitude de movimento de rotação do ombro de jogadores de voleibol e sua correlação com o encurtamento do músculo peitoral maior(2017-10) Carvalho, Gabriele Mello De; Duarte, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8153633480271324Este trabalho pesquisou a amplitude articular do movimento de rotação interna e externa do ombro, visando correlacionar o encurtamento do músculo peitoral maior com o membro dominante de jogadoras de voleibol. Teve como voluntárias atletas da equipe feminina infanto juvenil de voleibol de um colégio privado da cidade de Lajeado/RS. A amostra foi constituída de atletas, com média de 16,5 anos, praticantes há pelo menos três anos. Para a mensuração da ADM de rotação, foi utilizado um goniômetro da marca “Fisio 2000” bem como o protocolo de avaliação para mensuração de ADM proposto por Clarkson14. Para avaliação da flexibilidade do músculo peitoral maior, foi aplicado o teste proposto por Kendall15 em ambos os ombros. Como resultado, obteve-se uma ADM média de 54,5 graus para rotação interna do ombro direito e 66,78 graus para ombro esquerdo, no movimento de rotação externa, o ombro direito obteve uma média 83,64 graus e 78,5 graus no ombro esquerdo. Para encurtamento do músculo peitoral maior, obteve-se média de 7,57 graus para o lado direito e 11,5 graus para o lado esquerdo. Após a aplicação do teste de T-Student aos dados, não foram encontrados diferenças estatisticamente significativas entre encurtamento de peitoral entre os lados direitos e esquerdo, porém foram encontradas diferenças para o movimento de rotação interna do braço dominante, onde este possui menor amplitude de movimento em relação ao não dominante (P=0,0015). Para o movimento de rotação externa de ombro, o braço dominante possui maior amplitude de movimento que o não dominante (P= 0,0435).
- ItemAcesso AbertoAvaliação da dor e da qualidade de vida de pais de crianças com deficiência(2019-06) Tramontina, Larissa; Santos, Marilucia Vieira Dos; http://lattes.cnpq.br/0182322862832999Objetivo: Avaliar a dor e a qualidade de vida de pais de crianças com deficiência. Métodos: Estudo de campo, descritivo e explicativo, de abordagem quantitativa, realizado em 2019, com 20 cuidadores de crianças com deficiência atendidas ou indicadas pela APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais). Foi utilizado o instrumento World Health Organization Quality of Life (WHOQOL – BREF) e um questionário para caracterização dos participantes e das crianças cuidadas. Para analisar os dados de idade da amostra, número de filhos e número de atividades físicas na semana, os valores foram descritos através da média e desvio padrão. Nos demais dados de caracterização da amostra e das crianças, utilizou-se o número total e a porcentagem. Para os resultados dos domínios WHOQOL-BREF, foram considerados os valores de média, desvio padrão, mínimo e máximo. Resultados: Foram encontrados 18 (90%) cuidadores com dores físicas e destes, 10 (56%) classificaram a dor como crônica. A prevalência foi do sexo feminino 17 (85%) com idade média de 40,3 anos (±6,28). Das crianças, 07 (35%) apresentaram diagnóstico de Paralisia Cerebral e 06 (30%), diagnóstico de Síndrome de Down. Considerando os escores obtidos através do WHOQOL-BREF, verificou-se que a média do domínio social foi de 68,21 (±19,53); a média do domínio físico, de 67,73 (±17,53); do meio ambiente, 67,12 (±14,37); do psicológico, 67,03 (±20,14). Conclusão: Os cuidadores avaliaram sua qualidade de vida como regular, em todos os domínios relações sociais, físicos, psicológico e meio ambiente. Ainda, a maioria relatou sentir dores físicas, ligadas aos cuidados à criança com deficiência.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da qualidade de vida de idosos com Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial sistêmica atendidos na Clínica Escola Univates(2017-03) Marini, Aline Buffon; Kerkhoff, Alessandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/9411631702671257Contextualização: o envelhecimento faz parte de um processo biológico, psicológico e social, e é um fenômeno crescente deste século. Com o aumento da população idosa há um aumento na busca de serviços de saúde, em decorrência de doenças como Diabetes Mellitus (DM) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Estas condições impactam negativamente na qualidade de vida dos indivíduos. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos com DM e HAS que frequentam a clínica escola da Univates. Métodos: Foi realizado um estudo transversal no período entre agosto a novembro de 2015, na Clínica Escola da Univates. Para a obtenção dos dados, foram utilizados questionários com dados de identificação, sociodemográficos, e o questionário específico Whoqol-Bref. Resultado: Dos 12 indivíduos avaliados, a média de idade foi 67 anos e a maioria eram mulheres (58%), 67% eram casados. A escolaridade média foi de 6 anos, o IMC foi 30kg/cm² em média e 75% dos eram sedentários. Ainda, 4 apresentaram Diabetes Mellitus e todos os participantes apresentavam HAS. Em relação ao escore de qualidade de vida observou se que no total de participantes a pior pontuação foi no domínio físico (3±0,4) e a maior pontuação no domínio relações sociais (3,5±0,3), porém ambos são considerados regulares. Quando comparou-se o grupo que apresentava a DM+HAS com o grupo com HAS isolada, observou-se resultados semelhantes, porém sem diferenças significativas entre os grupos. Conclusão: A qualidade de vida é alterada negativamente na presença de condições crônicas.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da resposta dinâmica de pés protéticos através do sensor inercial – um estudo de caso(2017-03) Girotto, Paula Regina; Duarte, Fabrício; http://lattes.cnpq.br/8153633480271324A amputação do membro inferior constitui evento traumático físico e emocional para quem o sofre, pois perde-lo acarreta grande repercussão física, tal que a reabilitação é o procedimento para o indivíduo amputado voltar a realizar a marcha mais naturalmente. O estudo almeja verificar a resposta dinâmica dos pés protéticos, durante a marcha, em um indivíduo amputado. Realizou-se a avaliação da marcha de uma voluntaria com 36 anos, amputada transtibial, adaptada a prótese e utilizando aparelho sensor inercial, marca Free4act, com a utilização de dois tipos de pés protéticos: pé SACH e pé Dinâmico, ambos da marca OttoBock. A coleta ocorreu em duas etapas: primeiramente, a voluntária realizou caminhada em esteira com os pés selecionados por 5 minutos para familiarização; posterior, caminhou em linha reta por 15 metros com o sensor ligado. Os resultados da velocidade, cadência, comprimento do passo, porcentagem da fase de apoio e balanço foram anotados numa tabela para posterior comparação. O pé SACH aumenta a velocidade e a cadência da marcha, porém quando comparado com o membro inferior não amputado, este apresenta menor comprimento do passo. O pé dinâmico possui melhor resposta comparado ao pé SACH, de modo que se assemelha com o membro inferior não amputado, como também com o pé humano. A avaliação espaço-temporal da marcha, por sensor inercial, demonstrou-se útil, ao passo que gerou dados quantitativos reprodutíveis. Logo, há necessidade de realizar um estudo com amostragem maior e com diferentes níveis de amputações para obter dados mais significativos.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da segurança e efetividade da técnica de eletrolipólise como alternativa para tratamento de gordura corporal(2021-06) Foresti, Dieli; Tassinary, João Alberto Fioravante; http://lattes.cnpq.br/6715799053531797Introdução: O corpo e a mente humana passam por um processo de mudança desde o início dos tempos. Vivemos em uma sociedade que constantemente preocupa-se e busca a beleza estética e o bem estar físico. A distribuição da gordura corporal dá-se a fatores hormonais, hereditários, diferenciação sexual e características pessoais em geral. Já por sua vez, o seu acúmulo depende de ingestão de substrato energético e seu gasto calórico, entrando em questão hábitos alimentares e exercícios físicos. Essa pesquisa analisou a eficácia e segurança de uma única sessão da técnica de eletrolipólise. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 23 mulheres adultas com idade entre 18 e 39 anos, com gordura abdominal (infra abdominal), onde foi realizada a aplicação da técnica de eletrolipólise na frequência de 30Hz, em uma largura de pulso de 250 microssegundos por 40 minutos. O estudo não teve separação de grupos, contando apenas com grupo tratado. As voluntárias permaneceram 4 horas em jejum e responderam a um breve questionário, e após, foi realizada a coleta sanguínea para avaliação de perfil lipídico e aferição da adipometria e perimetria da região infra abdominal. Resultados: Não houve diferença na avaliação antes e depois das pacientes submetidas a sessão de eletrolipólise no que diz respeito aos níveis de colesterol, triglicerídeos, HDL, LDL. Em relação a avaliação da forma corporal, também não evidenciou-se diferença de perimetria e adipometria antes e após a aplicação da técnica de eletrolipólise. Conclusão: A aplicação da técnica de eletrolipólise conforme delineamento metodológico, não mostrou resultados significativos em termos de diferença de perfil lipídico, e no que tange a segurança da técnica em apenas uma aplicação. Em relação a adipometria e perimetria, os resultados mostraram que não houve melhora em uma única sessão.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de força muscular, mobilidade e propriocepção de tornozelo em atletas de voleibol com e sem histórico de entorse de tornozelo(2023-06-01) Meneghini, Nicole Lehenbauer; Sehnem, Eduardo; Capalonga, Lucas; Rosa, LeonardoEntorses ligamentares do tornozelo são extremamente comuns no voleibol e ocorrem mais frequentemente quando um jogador aterrissa e entra em contato com o pé de outro jogador. Para evitar a ocorrência dessas lesões, realizam-se testes semestrais nas equipes, o que ajuda a mensurar o risco de uma nova lesão. Foram coletados dados dos testes de tornozelos de 36 atletas, sendo 19 atletas com histórico de entorse de tornozelo e 17 sem histórico, mas os tornozelos foram avaliados de forma independente. Por isso o grupo controle contou com 51 tornozelos e o grupo entorse com 21. Os métodos para auferir utilizados foram: a dinamometria para testar a Força Muscular, o Teste De Gaveta, Lunge Test e o Y Test de Membro Inferior (MMII). Objetivo do estudo é verificar a força, a capacidade proprioceptiva e a mobilidade em tornozelos com histórico de entorse em jovens atletas do sexo feminino praticantes de voleibol e utilizar dos resultados obtidos para auxiliar a comissão técnica na elaboração de um programa de prevenção de lesão e melhorar o desempenho das atletas durante o período de treino e competição. Não foram encontrados dados com significância nas avaliações das atletas, apenas na correlação do teste de estabilização de tornozelo e de ADM no grupo controle, podendo ser explicados devido ao treinamento preventivo por parte da comissão técnica.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do comprometimento e controle motor de pacientes com acidente vascular encefálico atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da Univates(2023-11) Rodigues, Giovana Chiesa; Grave, Magali Teresinha Quevedo; http://lattes.cnpq.br/9147072873504636; Fleig, Tania Cristina; Nervis, DanieleIntrodução. O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma das causas mais comuns de morte no mundo e de incapacidade, podendo ser classificado em isquêmico e hemorrágico. A extensão das sequelas se darão por consequência do tamanho e local da lesão, o que pode levar a pessoa a uma dependência parcial ou total. A principal sequela é a espasticidade, que causa perda funcional. Objetivo. Avaliar o comprometimento e controle motor em pacientes com diagnóstico de AVE atendidos na clínica-escola de fisioterapia da Univates. Método. Estudo exploratório, descritivo e transversal, de análise quantitativa dos dados, no qual participaram 10 pacientes com AVE, com idade de 25 a 77 anos (média de 58,3 anos; DP: 17,94 anos), avaliados através da escala Fugl Meyer. Resultados: Cinco (50%) voluntários atingiram pontuação máxima de 44 pontos para movimentação passiva, na avaliação da dor durante o movimento passivo, 6 (60%) voluntários obtiveram pontuação máxima de 44 pontos, sem dor. Na avaliação da sensibilidade, 4 (40%) voluntários atingiram a pontuação máxima de 24 pontos. Na área do comprometimento motor, 2 (20%) participantes apresentaram comprometimento severo (0 a 50 pontos); 4 (40%) apresentaram comprometimento marcante (50 a 84 pontos) e 4 (40%), comprometimento moderado (85 a 95 pontos). No escore do equilíbrio, nenhum participante atingiu a pontuação máxima de 14 pontos, bem como na pontuação máxima do escore final do protocolo, de 226 pontos. Conclusão. Todos os voluntários apresentaram comprometimento motor marcante ou moderado, com déficits mais significativos no equilíbrio, comprometimento motor do membro inferior e superior plégico, na sensibilidade e na mobilidade passiva.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do comprometimento sensório motor de pacientes com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVE) atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia da UNIVATES(2014-03-27) Cappelari, Márcia Maria; Grave, Magali QuevedoO Acidente Vascular Encefálico (AVE) caracteriza-se pelo aparecimento súbito de sintomas clínicos de perturbações focais da função do encéfalo, devido a alteração no fluxo sanguíneo. É a causa mais comum de deficiência em adultos, causando sequelas neuromotoras permanentes. O presente estudo, classificado como transversal, descritivo e quantitativo teve como objetivo avaliar o comprometimento sensório motor de pacientes pós AVE, que estavam em atendimento na Clínica- Escola de Fisioterapia da UNIVATES. Participaram 9 pacientes, sendo 7 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idade média de 59,2 anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o protocolo Fugl – Meyer, método que quantifica a mobilidade passiva de diferentes segmentos corporais e presença de dor na mesma, sensibilidade, desempenho motor de membros inferiores e superiores e equilíbrio. Os resultados demonstram que nenhum participante atingiu a pontuação máxima no escore da mobilidade passiva (44 pontos), sendo que 55,6 % deles atingiram para dor (44 pontos) na mobilidade passiva. Na avaliação da sensibilidade, apenas um voluntário atingiu pontuação máxima de 24 pontos. Na área de comprometimento motor, 77,8 % apresentaram comprometimento severo (0 a 50 pontos) e 22,2 % comprometimento motor moderado (85 a 95 pontos). No escore do equilíbrio nenhum paciente atingiu nota máxima de 14 pontos, bem como na pontuação máxima do escore final do protocolo (226 pontos). Conclusão: o protocolo de Fugl – Meyer é um instrumento de fácil e rápida aplicação, que possibilita avaliar a mobilidade, dor, sensibilidade, função motora e equilíbrio de pessoas pós AVE e neste estudo, todos os voluntários apresentaram comprometimento sensório motor, (com exceção do paciente E que não apresentou alteração da sensibilidade), levando a limitações das capacidades funcionais.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do desempenho motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista(2023-11-13) Bresolin, Luisa Migliavacca; Grave, Magali Teresinha Quevedo; http://lattes.cnpq.br/9147072873504636; Jaeger, Lydia Koetz; Zanellato, Elisangela ZanellattoO transtorno do espectro autista (TEA) apresenta uma sequência de circunstâncias que se relacionam ao dano no desenvolvimento neurológico, caracterizando-se por comportamentos repetitivos, comprometimento nas habilidades sociais, na comunicação não verbal e na fala. O reconhecimento de atrasos no desenvolvimento, o encaminhamento para intervenções comportamentais, diagnóstico adequado e apoio educacional precoce levam a melhores resultados para o aprendizado a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista que frequentam uma instituição para pessoas com deficiência, no município de Guaporé-RS/Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e transversal, de análise quantitativa; cuja coleta dos dados foi realizada através da escala de desenvolvimento motor (EDM). Participaram 8 crianças com diagnóstico médico de TEA, nível de suporte 1 e 2, gênero masculino, com idades de 6 à 8 anos (média 6,62; DP: 0,696). Resultados: O repertório motor amplo e fino das crianças participantes é inferior às habilidades esperadas para a suas idades cronológicas (IC). Das áreas comprometidas, segundo a EDM, destaca-se equilíbrio e linguagem, sendo que, para 50% (04) das crianças o equilíbrio ficou em inferior comparado à IC; 37,5% (03) apresentaram equilíbrio normal, e apenas 12,5% (01) estava acima da IC; no quesito linguagem, 87,5% (07) das crianças apresentaram atrasos. Conclusão: Observou-se atraso significativo nas áreas motoras avaliadas pela EDM nas crianças com TEA, níveis de suporte l e ll, participantes deste estudo, com maior enfoque no equilíbrio e linguagem.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do desenvolvimento motor de crianças com Síndrome de Down(2023-12) Brunheira, Cassiele De Cássia Lima; Grave, Magali Teresinha Quevedo; http://lattes.cnpq.br/9147072873504636; Jaeger, Lydia Koetz; Zanelatto, Elisângela MaraA Síndrome de Down (SD) é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra no par 21. Os bebês com SD apresentam atraso no desenvolvimento psicomotor, hipotonia muscular generalizada e dificuldades em realizar movimentos que requerem ativação de músculos necessários para adquirir posturas antigravitárias. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento motor de crianças entre 2 e 11 anos com diagnóstico clínico de SD. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e transversal, com análise quantitativa dos dados. A pesquisa foi realizada em uma instituição especializada no atendimento de pessoas com deficiência, localizada em uma cidade do Vale do Taquari. O instrumento de coleta de dados foi a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Resultados: A pesquisa contou com uma amostra de 8 crianças, sendo 5 do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com idades entre 3 e 9 anos (média: 6,76; DP: 1,98; V:3,94). Uma criança apresenta desenvolvimento normal médio, duas apresentam desenvolvimento normal baixo, 4 crianças, desenvolvimento inferior e uma, muito inferior. Conclusão: Foi possível verificar que as crianças com SD possuem atraso em todas as áreas avaliadas, conforme critério da EDM, com maior dificuldade nas áreas de motricidade global, esquema corporal, organização espacial e organização temporal/linguagem, variando com o grau de complexibilidade da tarefa e a individualidade de cada criança.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do desenvolvimento motor de crianças com Síndrome de Down atendidas na Clínica-escola de Fisioterapia da Univates(2023-07-01) Vidmar, Luana; Grave, Magali Teresinha Quevedo; http://lattes.cnpq.br/9147072873504636; Gonçalves, Cátia; Sinigaglia, GiovanaEste estudo objetivou avaliar o desenvolvimento motor grosso de crianças de 4 a 48 meses com Síndrome de Down que receberam atendimento na Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates (CEF) por meio do protocolo Gross Motor Function Measure (GMFM). Trata-se de um estudo de casos múltiplos, exploratório, descritivo e transversal, de análise quantitativa. A pesquisa contou com uma amostra de 5 crianças, com idades entre 8 e 48 meses (média de 26 meses). Os dados referentes à avaliação pelo GMFM 88 foram analisados de forma descritiva. Todas as crianças apresentaram atraso na aquisição de habilidades motoras grossas ratificando nossa hipótese de que quanto maior a idade da criança com SD, maior é a defasagem encontrada na motricidade ampla esperada para sua faixa etária.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do desenvolvimento psicomotor de crianças em estimulação precoce e conhecimento dos pais sobre o desenvolvimento infantil(2021-06) Pinheiro, Júlia Alves; Grave, Magali Teresinha Quevedo; http://lattes.cnpq.br/9147072873504636O desenvolvimento infantil é um processo contínuo, multifatorial, dependente da maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), contextos afetivos, biopsicossociais e estímulos recebidos no ambiente doméstico. A estimulação precoce (EP) atua na prevenção de agravos do desenvolvimento psicomotor (DPM) de crianças de risco, nos primeiros anos de vida. Objetivo: Verificar o DPM de crianças, entre dois e 48 meses, atendidas na Clínica-Escola de Fisioterapia (CEF) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, e o conhecimento de seus pais sobre o desenvolvimento infantil. Métodos: Estudo exploratório, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 17 crianças através do teste Denver II, e seus respectivos pais (n=34), por meio do Inventário KIDI. Resultados: Todas as crianças apresentam atraso em alguma área do DPM: 14 (82,35%) apresentam atraso na área pessoal social e no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e, destas últimas, 05 (29,41%) têm atraso significativo ao esperado para a idade. Nas áreas da linguagem e motora fina adaptativa, 15 (88,23%) crianças apresentam atraso. As maiores defasagens estão na linguagem e motor grosso. No Inventário KIDI, 70,55% dos pais sentem-se sobrecarregados, 100% acreditam que podem deixar de vacinar seus filhos até um ano e 88,75% acredita que o colo estraga a criança. Conclusão: Avaliar precocemente o desenvolvimento de crianças que apresentam risco e/ou atraso no DPM, bem como, investigar o conhecimento de seus pais sobre este processo, auxilia na identificação das áreas mais defasadas, favorece intervenções mais precisas e amplia o conhecimento dos pais sobre temas importantes no desenvolvimento das crianças.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do ombro em jovens atletas de voleibol feminino(2023-06) Karsten, Luís Gustavo; Sehnem, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2860287466368792; Capalonga, Lucas; Rother, Rodrigo LaraAs lesões nos ombros no voleibol possuem caráter crônico devido a sobrecarga na articulação glenoumeral sendo o preparo físico, biomecânica correta e a instabilidade na articulação potencializadores para a lesão. Fatores como força, amplitude de movimento e propriocepção de ombro possuem papel fundamental na prevenção de lesões e disfunções nessa articulação. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre lesões e histórico de dor em ombros com a capacidade funcional dos membros superiores em atletas de voleibol feminino. A amplitude de movimento (ADM), força muscular de estabilizadores e propriocepção de ombro em atletas adolescentes de voleibol feminino foram avaliados. Os dados foram coletados do banco de dados da equipe, que realiza testes semestrais e programas de prevenção à lesões com as atletas. Participaram do estudo 36 atletas, 17 com histórico de dor no ombro e nenhuma com histórico de lesão na região. Grupos controle e com histórico de dor no ombro apresentaram características homogêneas em sua demografia. Resultados nos testes de força de rotadores externos e na relação RE/RI do membro dominante apresentaram diferença significativa em favor do grupo com histórico de dor no ombro. Valores no teste de ADM de rotação interna no membro não dominante apresentaram diferença significativa em favor do grupo controle. Valores no Y teste de MMSS e nas correlações entre as variáveis avaliadas não apresentaram resultados significantes.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do uso do Ácido Ferúlico associado ao Led Vermelho (660 nm) em alterações cutâneas faciais(2018-09-17) Johann, Vanessa; Bianchetti, Paula; http://lattes.cnpq.br/5753241784299604A senescência provoca diversas alterações no corpo humano. O LED Vermelho é uma terapia por emissão de radiação luminosa em comprimento de 630 a 700 nm que possui efeito anti-inflamatório e estimula a circulação sanguínea. O ácido ferúlico é um composto que atua como antioxidante, auxilia na prevenção do envelhecimento e diminui a atividade inflamatória. Esse estudo tem como objetivo avaliar os benefícios cutâneos e a qualidade de vida em mulheres tratadas com a associação de ácido ferúlico 0,5% e LED Vermelho (660 nm) em alterações de pele causadas pelo envelhecimento. A amostra foi constituída por 14 voluntárias, avaliadas através de anamnese, questionário de Qualidade de vida SF-36, Escala de envelhecimento - SCINEXA, Lâmpada de Wood, mensuração dos ângulos das rugas nasogenianas e registro fotográfico. Foram realizadas 10 sessões, sendo a primeira de avaliação, 8 sessões de aplicação da terapia e a última de reavaliação. Observou-se melhora da hidratação e melanose solar nas diferentes terapias. O ângulo do sulco nasogeniano demonstrou aumento nos valores, ou seja, melhora da aparência das rugas. O questionário de Qualidade de vida SF-36 evidenciou melhora no domínio dos aspectos sociais em todos os grupos. Assim como, constatou-se que todos os grupos apresentaram melhora no aspecto da pele ocasionado pelo efeito do LED Vermelho, ácido ferúlico ou associação das duas terapias.
- ItemAcesso AbertoAvaliação do valgo dinâmico em mulheres durante o exercício funcional de salto(2018-06-05) Junior, Gerson Carvalho; Sehnem, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2860287466368792O valgo dinâmico é uma alteração biomecânica que envolve as articulações de joelho e quadril na execução de um movimento, ocasionada por hipotrofia da musculatura pélvica e de coxa, desvios acentuados nas rotações articulares com deslizamento patelar. Essas alterações podem ocasionar lesões nas articulações de quadril e de joelho. Objetivo: comparar nas mulheres o grau de valgismo dinâmico em relação ao estático na execução do movimento de salto contramovimento sobre o caixote, sendo analisada a aterrissagem. O presente estudo é transversal, descritivo, experimental de análise quantitativa. Forma analisadas 12 mulheres iniciantes na prática de atividade física, funcionárias de uma empresa do Vale do Taquari, que participaram do estudo de forma voluntária. Receberam instruções para realização do salto de contramovimento sobre o caixote. Analisamos os ângulos de valgismo na aterrissagem do salto, comparando-se o grau de valgismo estático, os valores demostrados através do software Kinovea, foram analisados através do teste T Student. Os resultados encontrados houve um aumento no varismo das mulheres na aterrissagem do salto contramovimento em relação do valgo estático. Das 12 participantes, 11 mulheres apresentaram aumento do seu varismo, tanto no membro inferior direito como no esquerdo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »