Sistemas Ambientais Sustentáveis
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Sistemas Ambientais Sustentáveis por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 38
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAções de educação ambiental desenvolvidas em escolas do interior da Bahia(2021-01) Assis, José Oliveira De; Rempel, Claudete; Freitas, Elisete Maria de; Johann, Liana; Maciel, Mônica Jachetti; http://lattes.cnpq.br/2575088289818885; Forneck, Kári LúciaEducação Ambiental (EA) consiste nos processos em que o indivíduo ou um grupo de pessoas toma consciência de sua realidade global enquanto parte integrante do meio ambiente. O estudo da EA no espaço escolar visa à formação de cidadãos conscientes sobre a preservação do meio ambiente, aptos a tomar decisões individuais e coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as ações de EA desenvolvidas em duas escolas do interior da Bahia. Esta é uma pesquisa descritivo-exploratória que foi realizada com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, de duas escolas do interior de Ipirá-BA, por meio da aplicação de um questionário estruturado. Por meio desta pesquisa, pôde-se verificar que existe deficiência nas escolas em garantir uma formação adequada aos professores para que eles possam desenvolver, em sua prática docente educativa, os conteúdos de maneira integrada e associada, no sentido de promover uma nova tomada de direcionamento e conscientização acerca das questões ambientais. Porém, perceberam-se que algumas ações, ainda que incipientes, são desenvolvidas. Desse modo, pode-se visar à sustentabilidade ambiental, cujo principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais na atualidade.
- ItemAcesso AbertoAplicação das tecnologias conjugadas de ultrafiltração e eletrodiálise ao soro de leite proveniente da indústria láctea para posterior reuso(2019-03) Oberherr, Renata; Stülp, Simone; http://lattes.cnpq.br/1793007242678493O soro do leite é um subproduto de grande relevância para indústria láctea, devido seu volume produzido, bem como sua qualidade nutricional. Surge da produção de queijo onde para cada quilograma produzido, em média dez litros de soro de leite são gerados. Esse consiste, basicamente, de 94 a 95% de água, 3,8 a 4,9% lactose, 0,8 a 1% proteínas e 0,7 a 0,8 de minerais. Devido ao valor biotecnológico do soro torna-se fundamental a utilização de tecnologias limpas para separação, concentração e purificação desses componentes do soro do leite. Um dos passos essenciais para produção de produtos biotecnológicos é a utilização de spray dryers. A presença de ácido lático no soro (contendo íons lactato) promove produtos mais suscetíveis a absorção de umidade, devido à natureza higroscópica dos íons lactato, e isso leva a formação de aglomerados de pó que não são tolerados ao processo. Por esse motivo, que os processos de separação por membrana surgem como tecnologia limpa como importante ferramenta para separação dos componentes do soro do leite como as proteínas e lactose, como formas de valorizar esse derivado lácteo e contribuir para melhorar o meio ambiente, proporcionando ganhos para a indústria. Sendo assim esse trabalho teve objetivo de aplicar as técnicas de Ultrafiltração (UF) em sequência de Eletrodiálise (ED) em escala piloto. O soro de leite (5% concentração) foi tratado duas vezes pela técnica de UF com pressão de 4 bar (vazão de 20 L h -1). O permeado obtido foi submetido a técnica de ED, onde foi aplicado 12 V por um período de tempo de 4 horas. Para avaliação de UF foram avaliados parâmetros de turbidez, cor, e pH. Referente a técnica de ED, parâmetros como pH, condutividade, cálcio, sódio e concentração de ácido lático foram avaliados. A unidade de ED foi operada com voltagem constante numa faixa de 3 a 12 V. Após os processos de UF e ED o pH permaneceu inalterado. Após o tratamento de UF a turbidez inicial foi reduzida a 99,9%. A concentração de cálcio após ED foi reduzida em 36% e a concentração de ácido lático em 80% após UF e ED. Esses resultados apontam para uma possível combinação das técnicas de UF e ED para tratamento de soro de leite sinaliza o potencial de usar ainda mais as soluções resultantes como insumos em novas aplicações na indústria alimentícia, como a lactose.
- ItemAcesso AbertoAproveitamento do óleo e azeite do coco babaçu (orbignya speciosa (mart.)) na produção do biodiesel(2020-05) Machado, José Silva; Macêdo, Ana Angélica Mathias; Souza, Claucia Fernanda Volken de; http://lattes.cnpq.br/4215540900949347O biodiesel é uma fonte de energia renovável que poderá substituir completamente os combustíveis fósseis, possui propriedades químicas semelhantes ao diesel, mas o armazenamento, manuseio e transporte deste apresentam maior vantagem em relação ao diesel, pois o ponto de fulgor é superior. No país, os babaçuais cobrem 196 mil km2 , sendo que cerca de 60% do coco de babaçu é constituído pelo endocarpo, no qual se encontram as amêndoas em grandes quantidades. O Babaçu pode ser encontrado em vários Estados brasileiros com predominância no Maranhão. Assim, esta dissertação teve por objetivo produzir e caracterizar biodiesel a partir do óleo e do azeite do coco babaçu. Para o estudo foi utilizado óleo de coco babaçu extraído por meio da máquina Scott Tech e o azeite de coco babaçu extraído de forma manual. As caracterizações do óleo e do azeite foram realizadas por índice de acidez, densidade, estabilidade oxidativa, teor de metil éster, ponto de fluidez, ponto de fulgor, viscosidade cinemática, que foram comparadas com as Normas vigentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O óleo e o azeite do coco babaçu se mostraram favoráveis para a produção de biodiesel, nos quesitos de acidez, densidade, índice de saponificação e viscosidade. No que diz respeito ao teor de umidade na amostra analisada, este índice ficou alterado, porém se justifica que tal índice pode ser devido ao tempo da coleta ou mesmo quanto ao processo de secagem. Os biodieseis de óleo e azeite estão em conformidade com as normas da ANP nos itens de índice de acidez, cinzas, densidade, infravermelho, ponto de fluidez, ponto de fulgor e viscosidade cinemática. As composições dos biodieseis, conforme cromatografia gasosa, mostraram-se coerentes com a estabilidade oxidativa; já os biodieseis não se mostraram suficientemente resistentes à oxidação para alcançar o limite mínimo requerido pela ANP 798/2019 (12 horas), pois o ponto de indução (PI) detectado para o biodiesel de óleo foi 6,23 h e o biodiesel de azeite 6,19 h. Contudo, a RANP 7/2008 e a RANP 45/2014 estabeleciam o limite mínimo de 6 e 8 horas para o período de indução do biodiesel que foram alteradas pela ANP RANP 798/2019. Conclui-se que o óleo e o azeite de coco babaçu pode ser aproveitados para produção de biodiesel e contribuir para fixação do homem no campo, gerando emprego, renda e preservação ambiental.
- ItemAcesso AbertoAssociação de Logística Reversa de Embalagens - ASLORE - Análise da percepção dos seus associados quanto a importância e satisfação(2019-03) Gausmann, Estela; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Agostini, Cintia; Konrad, Odorico; Conto, Samuel Martim deA intensificação do consumo de bens e serviços tem gerado aumento no descarte de resíduos, o que provoca significativos impactos no meio ambiente. Enquanto as empresas ofertam produtos e soluções, os consumidores confirmam o interesse em tais ofertas. Nessa direção, foi aprovada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por meio da Lei 12.305/10, que marcou o início de uma articulação tramitada há cerca de vinte anos no Congresso Nacional. Dentre seus instrumentos, destaca-se a Logística Reversa, que viabiliza a coleta e restituição dos resíduos sólidos aos produtores de itens incluídos na regulamentação. Um dos mecanismos para a implantação deste processo é o acordo setorial, viabilizado através de contrato entre poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. A partir desta orientação instituiu-se em 2015, por meio da FIERGS, a ASLORE (Associação de Logística Reversa de Embalagens), que serviu de referência para o presente estudo, tendo sido analisada em 2018 a percepção da importância e satisfação do seu quadro de associados. Quanto à metodologia, esta pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa, valendo-se de etapa bibliográfica e documental, sendo ainda pesquisa de campo e estudo de caso. Quanto à coleta de dados, contou com a aplicação de questionário, cujas perguntas do tipo fechadas classificaram-se em quatro categorias: ambiental, econômica, legal e social, que serviram de subsídio para a elaboração de matrizes do tipo importância x satisfação. Tais matrizes foram elaboradas com base na obra de Slack, Chambers e Johnston (2009), que possibilitam a identificação do cruzamento das variáveis importância e satisfação em quatro possíveis zonas de prioridade: adequada, melhoramento, ação urgente ou excesso. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo responder qual a importância e o grau de satisfação dos associados da ASLORE em relação aos serviços prestados por esta. Após as análises, constatou-se que há expressivo reconhecimento por parte dos associados pela atuação que a ASLORE realiza no atendimento às exigências da PNRS, porém observaram-se descontentamentos na condução de certas atividades, principalmente no tocante ao esclarecimento de procedimentos exigidos pela Lei. A partir desses aspectos levantados, sugeriram-se ações de intervenção.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da qualidade da água de locais próximos às estrumeiras em propriedades produtoras de leite do Vale do Taquari - RS(2019-11) Müller, Thais; Rempel, Claudete; Maciel, Mônica Jachetti; http://lattes.cnpq.br/2575088289818885; Turatti, Luciana; Silva, Maria Cristina De Almeida; Johann, LianaAs regiões Sudeste e Sul do país têm papel fundamental na produção de leite nacional. No Rio Grande do Sul e, expressivamente, no Vale do Taquari, a produção de leite promove o desenvolvimento econômico e social da região. Essas atividades, entretanto, podem causar danos ambientais, pois são potencialmente poluidoras e contaminadoras de recursos hídricos, devido aos dejetos produzidos pelos animais, que necessitam ser dispostos de forma adequada. As propriedades produtoras de leite podem dispor os dejetos de três formas: propriedades sem estrumeira, propriedades com estrumeira fechada e sem cobertura e propriedades com estrumeira fechada e coberta. Esse trabalho teve como objetivo fazer a avaliação da qualidade da água em locais próximos às estrumeiras em propriedades produtoras de leite do Vale do Taquari – RS. Foram analisados parâmetros físicos e químicos: pH, oxigênio dissolvido, nitrogênio amoniacal total, temperatura, turbidez, cor verdadeira, sólidos totais dissolvidos e ferro, e parâmetros microbiológicos: coliformes totais, termotolerantes e Escherichia coli. Foi realizado um comparativo dos pontos a montante e a jusante às estrumeiras, além da verificação de diferenças nos níveis desses parâmetros em período quente (verão) e frio (inverno), meses de janeiro e junho, respectivamente. A Resolução CONAMA no 357/2005 dispõe sobre a classificação dos corpos d`água e estabelece os limites dos parâmetros físicos, químicos e biológicos. Os resultados mostram que as análises dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos dos pontos montante e jusante das propriedades não demostraram diferenças estatísticas significativas. Os parâmetros físicos e químicos: pH, temperatura e coliformes termotolerantes tiveram diferenças significativas nos períodos analisados, ocorrendo uma diminuição de seus níveis no mês de junho. Os parâmetros: cor, oxigênio dissolvido, pH, sólidos totais dissolvidos e nitrogênio amoniacal total encontram-se dentro dos limites estabelecidos pela resolução, sendo que nesse último o nível foi igual a zero na maioria das análises. Os níveis de ferro, turbidez, coliformes termotolerantes e E. coli encontram-se em desacordo com o estabelecido pela resolução para parte das amostras analisadas. Além disso, os períodos frio e quente (janeiro e junho), também não alteram os níveis da maioria dos parâmetros. A qualidade da água não pode ser considerada adequada, pois os parâmetros físicos e químicos ficaram, em sua maioria, dentro dos níveis estabelecidos para a classe 2, porém os parâmetros microbiológicos demostram níveis acima do limite permitido pela Resolução CONAMA no 357/2005 para essa mesma classe.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da qualidade da água de poços tubulares do lençol freático na cidade de Paracuru-Ceará, Brasil(2019-11) Peixoto, Carlos Virgilio Aparecido Do Vale; Johann, Liana; http://lattes.cnpq.br/5727931029137352A questão da falta de saneamento básico e esgotamento sanitário é um dos maiores desafios para os países e desenvolvimento. Na atual conjuntura brasileira, as cidades apresentam crescimento populacional superior ao ritmo de construção de infraestrutura, o que causa uma deficiência e falta de acesso dos serviços de saneamento. A cidade de Paracuru, localizada no estado do Ceará, apresenta característica hídrica diferenciada no semiárido nordestino. Possui grande disponibilidade de água subterrânea, mas que pode estar com sua qualidade comprometida por falta de uma rede de esgoto eficiente que atenda toda a comunidade. Além da falta de saneamento básico adequado, suas características geográficas e a atividade econômica podem exercer papel importante na pressão sobre recurso hídrico subterrâneo. O estudo busca caracterizar a situação do recurso hídrico subterrâneo na cidade de Paracuru-CE, através de análises químico-físicas e microbiológicas de 20 poços artesianos, antes e depois do veraneio de 07 de julho a 07 de agosto de 2019. Dentre os resultados encontrados nesse estudo, observou-se nas análises microbiológicas, 35% das amostras de águas subterrâneas de Paracuru-CE, encontram-se contaminadas por bactérias heterotróficas, 90% com coliformes fecais e 15% com Escherichia coli. Nas análises físico-químicas encontra-se 15% pH fora do dos limites de potabilidade, de acordo com a Portaria No 2914/2011 do Ministério da Saúde (BRASIL, 2011), 20% com ferro, 15% com turbidez e 15% com cor aparente, indicando a ausência ou deficiência de saneamento básico adequado na maior parte da cidade.
- ItemAcesso AbertoAvaliação da sustentabilidade do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, campus de Campo Novo de Parecis, Mato Grosso, MT(2020-06) Silva, William Benedito Da; Feil, Alexandre André; http://lattes.cnpq.br/6410162361977430; Dalmoro, Marlon; Silva, Guilherme Liberato Da; Camelo, Gessimar NunesAs Instituição de Ensino Superior (IES), como formadoras de cidadãos críticos e visão de um mundo mais sustentável, devem ser exemplos de organizações sustentáveis, pois a forma de defender a sustentabilidade é acreditar e incorporar suas práticas no seu cotidiano. Neste contexto, o escopo central do estudo analisou a sustentabilidade mediante a utilização de um conjunto de indicadores no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF), campus de Campo Novo de Parecis, no Estado de Mato Grosso. Estes escopo central respondeu a problemática relacionada a quais os indicadores insatisfatórios resultantes da avaliação da sustentabilidade do IF, campus de Campo Novo de Parecis, no Estado de Mato Grosso? A metodologia utilizada tipifica-se qualiquantitativa, descritiva e como procedimento técnico a revisão sistemática da literatura e pesquisa documental. A unidade de análise utilizada na coleta e análise dos dados foi o IF, campus de Campo Novo de Parecis, no Estado de Mato Grosso, MT. Os principais resultados revelam que somente foram garimpados quatro estudos, no Brasil, com base nos critérios de seleção, que possuem 209 indicadores de sustentabilidade, consistentes e com potencial para serem utilizados como referência para avaliar a sustentabilidade no IF Campo Novo de Parecis. Estes estudos foram compilados e posteriormente selecionados um conjunto de 96 indicadores, que representam os quatro estudos, para mensurar e analisar a sustentabilidade na IES nas dimensões da triple bottom line, integrados, e medições qualitativas e quantitativas. Conclui-se que os indicadores fragilizados ou insatisfatórios que merecem atenção do IF, campus de Campo Novo de Parecis vinculam-se a água (Uso, Economia e Conscientização); Resíduos perigosos (Coleta, Destinação, Tratamento, Unidade responsável e Plano de emergência ambiental); Programas de sustentabilidade e responsabilidade socioambientais (Formação dos funcionários, Participação da comunidade, Estratégias de comunicação e Formalização do programa); Outras áreas (Exercícios laborais, Plano odontológico, Reaproveitamento de papéis, Paisagismo sustentável e Controle do estacionamento).
- ItemAcesso AbertoAvaliação da vulnerabilidade e riscos a inundações e enxurradas nas áreas suscetíveis da bacia hidrográfica do Rio Forqueta - RS(2018-08-07) Bald, Rodrigo Luis; Dalmoro, Marlon; Oliveira, Guilherme Garcia De; http://lattes.cnpq.br/5149357364476181Os desastres naturais estão aumentando em frequência e intensidade ao longo dos anos A título de exemplo, pode-se citar o ocorrido em janeiro de 2010, quando ocorreu a maior enxurrada já diagnosticada na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta, localizada no Vale do Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul. Devido aos grandes impactos ambientais e sociais causados por esse evento extremo em vários municípios da região do Vale do Taquari, o presente estudo teve como objetivo analisar a vulnerabilidade e o risco associado às precipitações intensas relacionadas ao fato, com ênfase nas inundações e enxurradas resultantes nas áreas suscetíveis da bacia do Rio Forqueta. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio do método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental. Dessa forma, por meio de dados dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, bem como outros coletados in loco, este estudo vale-se de uma metodologia específica para a avaliação da vulnerabilidade da população, em que foram considerados índices de dimensões demográficas e sociais, saneamento e infraestrutura. Para tanto, realiza-se uma classificação dos riscos hidrológicos por meio do cruzamento entre os mapas de vulnerabilidade e suscetibilidade. A partir de entrevistas e observações com moradores dessas áreas, faz-se um levantamento das condicionantes sociais da vulnerabilidade e riscos da população, comparando-se essa percepção com a vulnerabilidade geográfica. Em relação à vulnerabilidade de acordo com as classificações e interpretações propostas, verifica-se que determinado município foi classificado com vulnerabilidade alta, 8 setores censitários classificados com vulnerabilidade média para alta e os restantes com vulnerabilidade média para baixa. Já em relação aos riscos, as áreas dos centros urbanos das cidades maiores, foram classificadas com risco muito alto, e a maioria das áreas atingidas, foram classificadas com risco alto e médio. Em relação à percepção da população, os respondentes de forma geral têm ciência de que eventualmente poderá haver mais eventos extremos, mas a maioria não manifesta receio com a probabilidade do fenômeno se repetir. Esta percepção por parte dos moradores entrevistados contrasta com os dados geográficos, os quais apontam risco de eventos extremos na bacia estudada.
- ItemAcesso AbertoAvaliação dos impactos ambientais, sociais e econômicos em usinas sucroenergéticos de Minas Gerais(2019-07) Correa, William; Feil, Alexandre André; http://lattes.cnpq.br/6410162361977430; Dalmoro, Marlon; Sindelar, Fernanda Cristina Wiebusch; Silva, Enoque Perreira DaA produção sucroenergética na Região Noroeste de Minas gerais, vem se intensificando a partir da década de 1990, principalmente depois que a agricultura de precisão possibilitou ao solo de cerrado uma produção agrícola capaz de atender às demandas do agronegócio. Contudo este desenvolvimento não está livre de danos ambientais. Neste sentido, este estudo objetivou mensurar e avaliar os impactos ambientais causados pelas usinas sucroenergéticas da região, procurando identificar os pontos positivos e negativos, assim como as possíveis medidas mitigadoras que podem ser implantadas para amenizar estes impactos. A metodologia empregou os estudos de casos múltiplos, visitas a campo, questionário e entrevistas. Os estudos foram realizados nas cinco usinas localizadas entre os municípios de João Pinheiro e Paracatu, através de visitas para conhecimento de todo o processo produtivo, desde o plantio até à comercialização. Os principais resultados apresentados foram mensurados através das matrizes de interação, sendo ponderados nos estudos de caso. Numa análise conjunta, observou-se que a atividade mais impactante está relacionada ao uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos. A geração de resíduos, ficou amenizada pela transformação em nutrientes para o solo e energia. Todavia a geração de emprego e renda foi um fator importante para desenvolvimento da região. Nesses parâmetros, conclui-se que houve impactos positivos nos meios social e econômico, o que não exclui a dimensão dos impactos negativos causados ao meio ambiente.
- ItemAcesso AbertoAvaliação energética do biogás com diferentes percentuais de metano na produção de energia térmica e elétrica(2019-05) Dalpaz, Ricardo; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Konrad, Odorico; http://lattes.cnpq.br/9946679953072196; Feil, Alexandre André; Ethur, Eduardo Miranda; Stulp, Simone; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Konrad, OdoricoA energia figura entre as demandas mais importantes para a sustentação e o desenvolvimento de atividades produtivas e da sociedade como um todo. O biogás é uma energia de origem renovável com grande potencial de produção e aproveitamento, podendo absorver uma parcela significativa das demandas energéticas mundiais. Com possibilidades de sua utilização para: produção de eletricidade, aquecimento ou como combustível veicular. Além disso, o aproveitamento energético do biogás colabora para a redução nas emissões de gases efeito estufa, deixando de ser passivo ambiental para um ativo ambiental, social e econômico. Este estudo objetivou avaliar o desempenho do biogás produzido em uma planta piloto, com diferentes percentuais de metano em sua composição, utilizado na cogeração de energia. Procurou-se identificar se os gastos energéticos despendidos com o processo de purificação compensam a eficiência energética obtida a partir da conversão do biogás em energia térmica e elétrica. Para tanto, foram realizadas três avaliações, nas quais foi utilizado um trocador de calor acoplado ao escapamento do motor a combustão para mensurar a quantidade de energia térmica proveniente dos gases de escape do motor, e para quantificar a energia elétrica, utilizado um gerador elétrico de 60 kVA de potência nominal interligado ao motor. Dessa forma, no primeiro teste com biogás a 68,54% CH4, obteve-se a geração de 2,04 kWh/m3 de energia elétrica, 1,15 kWh/m3 de energia térmica, com eficiência de 51,45%. O segundo teste com biogás em 83,46% CH4 alcançou geração de 3,21 kWh/m3 de energia elétrica, 1,57 kWh/m3 de energia térmica, com eficiência de 51,17%. Em um terceiro teste com biogás numa concentração de 92,33% CH4, atingiu-se uma geração de 3,57 kWh/m3 de energia elétrica e 1,67 kWh/m3 de energia térmica, obtendo eficiência de 53,96%. Dessa forma, os resultados de geração elétrica corroboram com o que foi encontrado na literatura, porém, para geração de energia térmica não foram os resultados esperados, devido ao trocador de calor ter algumas inconformidades como material de construção ser de baixa condutibilidade térmica.
- ItemAcesso AbertoAvaliação microbiológica e morfológica do resíduo gerado pelo microagulhamento, antes e depois do protocolo de desinfecção(2021-06) Rogéri, Luana Nicolau; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; Stülp, Simone; http://lattes.cnpq.br/1793007242678493Essa busca incessante pela beleza aumenta a procura por procedimentos na área da estética, e o com a finalidade de rejuvenescimento tissular, o microagulhamento vem ganhando destaque nesta área. Junto com esse fenômeno, é normal um crescimento no que se diz respeito a geração de resíduos, e segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), 36% dos resíduos gerados são destinados ao descarte sem nenhum tratamento prévio, demonstrando sérios riscos à saúde pública, aos trabalhadores, ao meio ambiente, e ainda, violando as normas existentes. Neste sentido, o presente trabalho teve os seguintes objetivos: avaliar a contaminação microbiológica do resíduo gerado pela técnica de microagulhamento, investigar a efetividade de um protocolo de desinfecção no que diz respeito à contaminação microbiológica, e também, analisar os possíveis danos estruturais no dispositivo de microagulhamento advindos de sua utilização clínica e de protocolos de desinfecção. Utilizou-se como amostra para tal investigação onze resíduos de equipamentos de microagulhamento que foram coletados imediatamente após seu uso clínico, e antes de seu descarte em lixo infectado perfurocortante. Para a análise microbiológica do resíduo utilizou- se placas de petri com os meios de cultura Ágar-sangue e MacConkey, tais resíduos foram divididos em 2 grupos, o grupo S/I que não sofreu nenhuma intervenção de desinfecção e o I que foi submetido ao procedimento operacional padrão de desinfecção. Foi realizado a análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para investigar possíveis danos no equipamento após seu uso e sua submissão às intervenções de desinfecção, sendo que, elaborou- se quatro grupos para efeito de comparação : grupo controle (C), composto por equipamento sem nenhuma manipulação; grupo sem intervenção de desinfecção (S/I), que teve apenas contato com a pele do paciente; aparelho submetido ao procedimento operacional de desinfecção (I) após ter tido contato com a pele do paciente; e grupo (A), dispositivo de microagulhamento submetido ao autoclave após ter tido contato com a pele do paciente e passado pelo procedimento operacional de desinfecção. Os resultados mostraram que a técnica de microagulhamento gera rejeito com potencial infectante relevante, uma vez que a cultura microbiológica apontou a presença de Staphylococcus epidermidis no equipamento após sua utilização com finalidade de tratamento estético facial. Além do mais, pode-se evidenciar que o protocolo de desinfecção proposto foi efetivo neste modelo experimental, promovendo dano mínimo ao dispositivo, quando comparado com a autoclave.
- ItemAcesso AbertoBioecologia de ácaros associados à cultura da soja transgênica na região oeste da Bahia(2019-12) Rocha, Suelia Santana; Silva, Guilherme Liberato Da; Johann, Liana; http://lattes.cnpq.br/5727931029137352A soja (Glycine max (L.) Merr.: Fabaceae) é a mais importante cultura agrícola brasileira. Durante todo seu ciclo de desenvolvimento, os cultivares são afetados por vários problemas fitossanitários, entre eles o ataque de ácaros fitófagos, cuja importância vem aumentando. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo identificar a acarofauna associada a cultura da soja, variedade Monsoy 8349 IPRO, conhecer a distribuição espacial, a correlação entre fitófagos e predadores, a flutuação populacional, além de avaliar a influência dos ácaros na produtividade. As avaliações foram realizadas em uma área com soja transgênica subdividida em três tratamentos: T01, sem o uso de defensivos agrícolas, T02, pacote completo de defensivos exceto acaricidas, T03, pacote completo de defensivos. As coletas foram realizadas quinzenalmente, e após a confirmação da presença de ácaros, semanalmente. A cada coleta foram selecionadas 20 plantas por tratamento e dessas coletadas uma folha apical, mediana e basal, totalizando 60 folhas/tratamento. Foram encontrados um total de 1.248 ácaros, pertencentes a quatro famílias, três gêneros e seis espécies. A área T01, apresentou a maior riqueza, com cinco espécies e 224 indivíduos, seguida pela área T02 que apresentou maior abundância com quatro espécies e 857 ácaros. A menor abundância e riqueza foi observada no tratamento T03 com três espécies e 165 indivíduos. As principais espécies de fitófagos encontrados foram Mononychellus planki Mcgregor e Tetranychus urticae Koch. Os principais ácaros predadores foram Neoseiulus transversus Denmark & Muma e Euseius concordis Chant. Verificou-se que a produtividade obtida pela variedade, Monsoy 8349 IPRO, não apresentou diferenças, independentemente da utilização de produtos fitossanitários. No entanto, o custo da produção da soja varia de acordo com o tratamento empregado.
- ItemAcesso AbertoCenário das áreas de preservação permanente em propriedades rurais com produção de leite no Vale do Taquari frente ao novo código florestal(2019-06) Daiello, Caio Zart; Rempel, Claudete; http://lattes.cnpq.br/8340497822227462; Rempel, Claudete; Turatti, Luciana; Agostini, Cintia; Flores, Cíntia RosinaO Código Florestal (Lei 12.651/2012) implementou inovações no regramento das Áreas de Preservação Permanente (APP), especialmente ao autorizar a continuidade de atividades agrossilvipastoris nas áreas rurais consolidadas. Esta pesquisa buscou analisar as implicações dessas inovações por meio da identificação do uso e cobertura das APP de cinco propriedades rurais produtoras de leite, localizadas no Vale do Taquari, e a subsequente aplicação das regras do Código Florestal a estas. O trabalho discorre sobre a evolução da tutela jurídica do meio ambiente nos âmbitos internacional e nacional, o desenvolvimento das áreas de proteção na legislação brasileira, passando-se à contextualização da regulamentação das APP no Código Florestal. A pesquisa adotou o método dedutivo. A abordagem metodológica utilizada foi a quali-quantitativa, partindo-se dos dados quantitativos levantados pelo projeto “Sustentabilidade em propriedades rurais produtoras de leite” para a seleção de cinco propriedades a serem analisadas qualitativamente. Foram adotados os procedimentos técnicos de estudo de campo, utilizando-se os dados das propriedades obtidos no referido projeto, e estudo de caso, com a confecção de mapas para identificar o uso e cobertura de suas APP em 2018 e em 2008. A partir dos mapas e respectivos dados, se identificou as áreas que devem ser recuperadas e respeitadas em cada propriedade frente às normas do Código Florestal. A análise apontou que as áreas totais a serem respeitadas em cada propriedade representam 10,64%, 5,10%, 59,77%, 81,63% e 98,37% de suas respectivas APP. Os resultados indicaram que as inovações trazidas pelo Código Florestal ocasionam significativa redução na área da APP a ser respeitada, dependendo da situação do imóvel. Os dados também apontaram que essas inovações acarretam em medidas de proteção díspares entre as propriedades, impondo ônus maiores àquelas em que a vegetação nativa foi mais preservada. Naquelas propriedades em que a área a ser respeitada limita-se às faixas de recomposição previstas no artigo 61-A do Código, suas APP não serão suficientes para cumprir com sua função socioambiental.
- ItemAcesso AbertoAs condições socioeconômicas da comunidade do Marinho - Resex Cajari e suas alternativas de desenvolvimento sustentável(2021-02) Silva Júnior, Daniel Melo Da; Johann, Liana; Freitas, Elisete Maria de; http://lattes.cnpq.br/7345668866571738A Reserva Extrativista do Rio Cajari, conhecida como RESEX Cajari, foi fundada em 12 de março de 1990 em meio a graves conflitos sociais e pressões ambientais internacionais que revelavam a necessidade de preservação da natureza e respeito à dignidade humana e à prerrogativa de diminuição das desigualdades sociais. A Reserva se apresenta como uma fonte de preservação da floresta onde está localizada, contudo ainda é preciso desenvolver mecanismos que melhorem as condições econômicas, a qualidade de vida da população residente na região, posto que a concessão real de uso dos recursos de modo extrativista parece não convergir para o padrão desenhado pela agenda internacional sobre desenvolvimento sustentável, especialmente no que se refere à redução das desigualdades sociais. A pesquisa buscou caracterizar o padrão socioeconômico da comunidade do Marinho- RESEX Cajari avaliando a exploração econômica local e sua possível correlação com os padrões de pobreza e extrema pobreza da comunidade a partir do indicador de extrema pobreza e pobreza utilizado pelo Banco Mundial e pelo IBGE para países de baixa renda, bem como identificar as principais mudanças socioeconômicas decorrentes da criação da Reserva na perspectiva de seus moradores mais antigos, sugerindo, ao final, alternativas de desenvolvimento sustentável. A pesquisa buscou caracterizar o padrão socioeconômico da comunidade do Marinho-RESEX Cajari, avaliando a vulnerabilidade da comunidade a partir do indicador de extrema pobreza e pobreza utilizado pelo Banco Mundial e pelo IBGE para países de baixa renda, bem como analisar as principais mudanças socioeconômicas decorrentes da criação da Reserva, sugerindo, ao final, alternativas de desenvolvimento sustentável. Além do uso de referenciais com resultados de estudos já realizados sobre a Região, foram aplicados questionários estruturados e semiestruturados na comunidade, realizadas entrevistas com moradores idosos de origem tradicional e com o representante da sociedade civil organizada local para aprimorar as informações coletadas durante a aplicação dos questionários. Foi possível observar que a maioria das famílias residentes na comunidade do estudo apresentam vulnerabilidade econômica e social, com indicadores de pobreza e extrema pobreza quando a única renda provém dos recursos extraídos da biodiversidade. As mudanças ocorridas nos padrões socioeconômicos, imediatamente após a criação da RESEX, decorreram da ruptura do paradigma do aviamento enraizado na Região, razão pela qual a presente pesquisa apontou a ampliação de atividades econômicas, tais como a exploração organizada dos óleos de andiroba (Carapa guianensis Aubl.) e copaíba (Copaifera spp), a implantação da agricultura de banana (Musa spp.) e açaí (Euterpe oleracea Mart) em sistemas agroflorestais e a criação regularizada de animais silvestres em cativeiro e.g paca (Cuniculus paca), caititu (Pecari tajacu) dentre outros. No entanto, isso exige dos órgãos governamentais compromisso na urgente elaboração do Plano de Manejo da RESEX, cuja demora já supera 20 anos, e posteriormente que a comunidade local receba transferência de tecnologias e conhecimentos sobre as diferentes possibilidades de extração sustentável das atividades mencionadas. Acredita-se que estas atividades serão capazes de garantir um melhoramento no padrão econômico local, oportunizando desenvolvimento sustentável.
- ItemAcesso AbertoConjunto de indicadores de sustentabilidade empresarial: uma proposta de avaliação para micro e pequenas empresas do segmento agroindustrial(2019-03) Scheuermann, Guilherme; Cyrne, Carlos Cândido da Silva; http://lattes.cnpq.br/0284932812958302A partir do surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável, a sociedade tem voltado suas atenções para a necessidade de preservar os recursos naturais. Deste modo, a partir das décadas e 80 e 90, as empresas, principais responsáveis pela extração e transformação dos recursos naturais, passaram a ter seu papel questionado pela sociedade, principalmente em relação à degradação ambiental necessitando contemplar em sua estratégia ações que visem, além de crescimento econômico, a proteção ao meio ambiente, qualidade de vida da população e igualdade social. Para mensurar a sustentabilidade dos empreendimentos, ganhou ênfase a necessidade de utilização de indicadores de sustentabilidade empresarial que, utilizados no planejamento e processo decisório, permitam o acompanhamento e avaliação das organizações em relação à sustentabilidade. Tendo em vista que a maioria dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade empresarial existentes na atualidade avaliam empresas de grande porte, o objetivo do presente estudo foi o de identificar um conjunto de indicadores apropriado as Micro e Pequenas Empresas agroindustriais aderentes aos princípios básicos da governança corporativa. Este novo conjunto de indicadores foi submetido a avaliação de proprietários de agroindústrias e acadêmicos das áreas de gestão e sustentabilidade com o intuito de avaliar a importância dos indicadores sugeridos e os aspectos relativos à facilidade na obtenção dos dados necessários à sua elaboração. Foram identificadas divergências nos pesos atribuídos pelos dois grupos participantes da pesquisa e, após a realização do cruzamento das informações relativas ao grau de importância e dificuldade dos indicadores em uma matriz específica, se pôde constatar que o conjunto proposto está adequado a realidade dos empreendimentos e poderá ser utilizado para mensurar a sustentabilidade de micro e pequenas agroindústrias contribuindo com a sustentabilidade destes empreendimentos.
- ItemAcesso AbertoDigestão anaeróbia do lodo biológico de uma ETE petroquímica – um estudo de caso(2019-05-31) Mafioleti, Joseane Parizzi; Konrad, Odorico; http://lattes.cnpq.br/9946679953072196; Feil, Alexandre André; Bücker, Francielle; Ferla, Noeli JuarezA energia das biomassas é oriunda do tratamento de dejetos orgânicos que pode ser feito através da digestão anaeróbia, que gera o biogás. Através de biodigestores, que nada mais são do que reatores anaeróbios, onde o material orgânico que pode ser esgoto, efluente, lodo de ETEs e demais resíduos com elevada carga orgânica, é decomposto por bactérias metanogênicas. No tratamento de efluentes em ETEs Petroquímicas é gerado o lodo biológico, que se trata da biomassa que se formou às custas do alimento fornecido pelo efluente. O lodo biológico pode conter substâncias que conferem periculosidade ao resíduo como poluentes orgânicos persistentes, metais pesados e micro- organismos patogênicos que podem classificá-lo como perigoso. O objetivo do trabalho foi realizar a digestão anaeróbia do lodo biológico proveniente de uma ETE Petroquímica para quantificar e qualificar o biogás gerado e verificar a concentração dos contaminantes presentes após a digestão. A metodologia utilizada foi a realização da digestão anaeróbia do lodo em escala laboratorial, as análises físico-químicas e a caracterização do lodo conforme ABNT NBR 10.004/2004 antes e após a digestão. Os resultados dos experimentos mostraram um baixo rendimento na produção de biogás e de metano com PBB de 45,13 mL Biogás/gSV, PBM de 25,9 mL Metano/gSV e com rendimento estimado de 0,7235 m3 de metano por tonelada de lodo. Os percentuais médios de metano obtidos nos experimentos foram de 33,2 %, 50,95 % e 39,17 %. Para os experimentos contínuos, percebeu-se a redução dos percentuais de metano durante as alimentações com o lodo e o aumento destes percentuais após término das alimentações, demonstrando a presença de agentes inibidores de produção de metano nesse substrato. A caracterização do lodo evidenciou altas concentrações de Cromo, que conferem característica tóxica ao lodo e que é considerado um agente inibidor da produção de biogás, por se tratar de um metal pesado. O cromo é de origem de lixiviados de aterros sanitários que são tratados juntamente com os efluentes petroquímicos. Concluiu-se que o lodo após ser submetido a digestão anaeróbia não apresentou produção de biogás e metano satisfatória para aproveitamento energético na ETE devido aos agentes inibidores presentes e ainda que não houve alteração na classificação de resíduo após a digestão, permanecendo o lodo caracterizado como resíduo perigoso pela presença do cromo em sua composição.
- ItemRestritoDinâmica populacional e controle alternativo de Dermanyssus gallinae (De Geer, 1778) (Acari, Dermanyssidae) em aviários de postura comercial no sul do Brasil(2025-01-30) Berté, Amália Luisa Winter; Johann, Liana; http://lattes.cnpq.br/5727931029137352; Alves, Luis Francisco Angeli; Silva, Guilherme Liberato da; Freitas, Elisete Maria deO ovo é um importante componente na alimentação humana, uma rica fonte de nutrientes e uma excelente fonte de proteína de baixo custo. O Brasil é um grande produtor de ovos in natura (frescos com casca) e um grande consumidor desta proteína. Entretanto a produção no país e no mundo sofre prejuízos causados por organismos praga, como o ácaro hematófago Dermanyssus gallinae (De Geer, 1778) (Acari, Dermanyssidae). Este ácaro é o ectoparasita mais importante que afeta a avicultura ao redor do mundo, causando danos tanto para o bem estar e saúde das aves quanto prejuízos econômicos para a indústria. O presente estudo tem por objetivo analisar a dinâmica populacional de D. gallinae em aviários de postura comercial e observar seu comportamento em relação ao tempo de alojamento das aves, posição solar, posicionamento das gaiolas e, variáveis ambientais. E ainda avaliar a eficácia e período de imunização de quatro formulações experimentais de vacinas inativadas (Grupos Verde, Branco, Azul e Roxo) contra D. gallinae em galinhas de postura comercial, em campo, bem como condições clínicas e a mortalidade das aves. Dermanyssus gallinae esteve presente desde a primeira coleta e apresentou crescimento populacional ao longo das semanas. Foi possível observar que aviários da mesma propriedade e com o mesmo manejo apresentam dinâmicas populacionais significativamente diferentes. Além disso, nota-se que dentro de um mesmo aviário a posição das gaiolas não afeta a dinâmica populacional dos ácaros. Outro fator importante registrado foi o crescimento do número de ácaros no período de inverno, de 15°C a 21°C, seguido de queda da população em temperaturas superiores. Com relação à vacinação das aves, o presente estudo comprovou que os grupos experimentais vacinados foram capazes de afetar a abundância de ácaros coletados em ambos os aviários. Em especial a vacina aplicada ao grupo experimental Branco, que foi capaz de manter o crescimento populacional de D. gallinae reduzido em ambos os aviários, em relação ao grupo controle, apresentando melhores resultados nos picos de contaminação. Além disso, esta vacina não apresentou ocorrência de sinais clínicos mais acentuados que os obtidos e esperados no grupo controle e foi o grupo que apresentou menor percentual total de mortalidade.
- ItemAcesso AbertoEfeitos da exposição a efluentes de curtume na fertilidade de camundongos(2019-07) Barros, Evandro Da Silva; Stülp, Simone; Bustamante Filho, Ivan Cunha; http://lattes.cnpq.br/5447836974424243; Bustamante Filho, Ivan Cunha; Stülp, Simone; Granada, Camille Eichelberger; Gehlen, GuntherOs efluentes provenientes das indústrias de curtume possuem elevada carga poluidora, geralmente contendo substâncias capazes de provocar alterações significativas na dinâmica das populações de pequenos mamíferos, bem como alterações drásticas na saúde de seres humanos que possam ter contato com esse tipo de resíduo. Apesar da restrita legislação, é frequente o descarte de efluentes com padrões inadequados em corpos d’agua. Recentemente foi demonstrado que o contato com efluentes de curtume em concentração maior que 5% causa degeneração testicular em ratos. Estes dados são um importante indicativo da toxicidade reprodutiva deste contaminante, contudo é importante definir se concentrações ainda menores, e mais próximas da realidade ambiental causam o mesmo efeito. Assim, esta dissertação teve objetivo de avaliar os efeitos toxicológicos no sistema reprodutivo de camundongos machos expostos de forma crônica (30 dias) a esse tipo de efluente. Para isso, foram utilizados 40 (quarenta) camundongos Balb/c distribuídos em 04 (quatro) grupos experimentais conforme o grau de contaminação da água de beber, a saber: 0% (controle), 0,1%, 0,5% e 5%. A exposição às diferentes concentrações do efluente ocorreu durante 30 (trinta) dias. Após este período, os machos foram pareados com fêmeas para avaliação de parâmetros de fertilidade. Em seguida, foram eutanasiados para avaliações morfológicas, celulares e moleculares nos tecidos reprodutivos. Para tanto, foram avaliados parâmetros de qualidade seminal. Em relação aos parâmetros físico-químicos avaliados no efluente, ficaram evidentes as altas concentrações de cromo total, disruptor endócrino com potencial de provocar danos à saúde. Os dados obtidos demonstram que os machos expostos a 0,5% e 5% do efluente tiveram alterações morfológicas nos espermetazóides, apresentando principalmente defeitos de cabeça. Os machos do grupos 5% tiveram aumento expressivo na massa corpórea. As fêmeas pareadas com os machos dos respectivos grupos apresentaram redução significativa no peso da placenta. Dessa forma, essa pesquisa demonstra que mesmo em baixas concentrações a exposição a efluentes de curtume pode causar efeitos negativos no sistema reprodutivo de camundongos machos. Isso permite compreender o quanto esse tipo de efluente pode impactar negativamente uma população inteira de mamíferos que dependa de corpos d’água contaminados.
- ItemAcesso AbertoEfeitos de produtos químicos permitidos em cultivos orgânicos de morangos sobre Phytoseiulus macropilis (Phytoseiidae)(2020-05) Cordeiro, Ariadne; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893O cultivo do morango é responsável por uma grande parcela da economia brasileira e gaúcha, e também pelo desenvolvimento social. Os Tetranychidae são reportados como praga primária no cultivo de morangos, destacando-se Tetranychus urticae (Koch). As principais famílias de ácaros predadores são: Anystidae, Bdellidae, Cheyletidae, Cunaxidae, Phytoseiidae e Stigmaeidae. Várias espécies de Phytoseiidae são utilizadas em programas de controle biológico aplicado em diversas culturas. Especialmente no controle de T. urticae, destacam-se Phytoseiulus persimilis Athias- Henriot, P. macropilis, P. longipes Evans, Galendromus (Metaseiulus) occidentalis Nesbitt e Neoseiulus californicus (McGregor). Muitos dos agroquímicos utilizados nas produções agrícolas possuem níveis tóxicos elevados, podendo causar problemas a saúde e até mesmo contaminação ambiental, além de serem produtos de alto valor monetário. Como alternativa, surge o controle biológico, processo que ocorre de forma natural com regulação da população de um determinado meio ambiente, onde estão inseridos animais e plantas considerados inimigos naturais. Produtos como calda bordalesa, calda sulfocálcica, enxofre, extrato pirolenhoso e neem têm seu uso permitido na agricultura orgânica. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo identificar o efeito dos agroquímicos permitidos em produções orgânicas sobre P. macropilis em cultivos de morango orgânico. Os testes foram realizados nas safras de 2019/2020 no Labacari da Univates. Foram utilizados cinco diferentes agroquímicos comumente utilizados na produção orgânica: calda bordalesa, calda sulfocálcica, enxofre, extrato pirolenhoso e neem. Os produtos foram diluídos em três concentrações diferentes. Para o grupo controle, foi utilizado água destilada como controle negativo e abamectina para o controle positivo. Os ácaros foram avaliados durante 192 horas. A mortalidade avaliada neste estudo apresentou taxa de 100% na maioria dos agroquímicos. As duas menores concentrações testadas de enxofre (200 ml/L e 300 ml/L) e extrato pirolenhoso (100 ml/L e 200 ml/L), apresentaram menor taxa de mortalidade (90-98%). Quanto ao efeito sobre a reprodução, os agroquímicos demonstraram-se prejudiciais na maioria das aplicações. Apenas nas aplicações de enxofre e extrato pirolenhoso, nas menores concentrações, foram moderadamente prejudiciais. Ficou claro neste trabalho que o predador não suporta a presença dos agroquímicos testados. Desta forma, o controle biológico aplicado com este P. macropilis não pode ocorrer concomitantemente ao uso destas substâncias, pois torna-o ineficaz.
- ItemAcesso AbertoEficiência da associação de metodologias para a restauração de uma área degradada na margem do Rio Forqueta, Rio Grande do Sul(2023) Chemin, Augusto Pretto; Freitas, Elisete Maria de; http://lattes.cnpq.br/7345668866571738; Johann, Liana; Echer, Regis; Temponi, Lívia GodinhoAs florestas ribeirinhas vêm sendo degradadas pela ação antrópica direta ou pelas consequências destas ações, como é o caso da invasão por espécies exóticas. Elas constituem Áreas de Preservação Permanente (APPs) e, quando degradadas, necessitam ser restauradas através da aplicação de metodologias que visam ao reestabelecimento da cobertura vegetal nativa. Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar a eficiência da associação das técnicas de restauração ecológica com controle de exóticas invasoras para a restauração de uma área degradada na margem esquerda do Rio Forqueta, no município de Travesseiro, Rio Grande do Sul. Como metodologia, foi realizada entrevista com o proprietário para conhecer o histórico de uso e ocupação da área. Também foram coletadas cinco amostras compostas de solo ao longo da área de estudo para análises físicas e químicas. Foram aplicados cinco tratamentos compostos por Núcleos de Anderson (NA), Núcleos de Anderson + Transposição de Solo (NA+TS), Núcleos de Anderson + Poleiros Artificiais (NA+PA), Núcleos de Anderson + Transposição de Solo + Poleiros Artificiais (NA+TS+PA) e Tratamento Controle (Sucessão Natural) (TC), todos com três repetições, distribuídas aleatoriamente ao longo da área. As análises físicas e químicas mostraram que o solo é arenoso, com deficiência de matéria orgânica e apresenta elevada quantidade de micronutrientes. Foram realizadas três roçadas ao longo de 11 meses para controle das plantas invasoras, uma realizada antes da aplicação das técnicas e as outras em intervalos de cinco meses. Para avaliar a evolução da vegetação, foram realizados três levantamentos fitossociológicos em todas as repetições dos tratamentos, acompanhamento da germinação nos poleiros artificiais e transposições de solo, e de sobrevivência e crescimento dos indivíduos plantados. Não houve germinação de plantas nativas no entorno dos poleiros e nas transposições de solo. Ao final de 14 meses, 20% das mudas plantadas sobreviveram. As roçadas não foram suficientes para eliminar completamente os indivíduos exóticos, que continuaram dominantes na área de estudo, comprometendo o estabelecimento e o crescimento de plantas nativas, tornando as técnicas de restauração ineficientes. No entanto, a roçada inicial diminuiu temporariamente a cobertura de exóticas, o que favoreceu o aumento da cobertura e riqueza de espécies nativas. Porém, do segundo para o terceiro tempo de avaliação, ocorreu a redução desses parâmetros para as espécies nativas. A partir do insucesso, núcleos de semeaduras foram adicionados em cada repetição dos tratamentos, exceto no TC. Contudo, devido às condições do solo, cobertura de exóticas, altas temperaturas e falta de chuva, houve poucas germinações, quando comparado ao total de sementes utilizadas, e parte dos indivíduos que germinaram não conseguiram se desenvolver. Das 7152 sementes utilizadas nas semeaduras, 3052 (42,67) germinaram, mas até o final das análises apenas 1884 (26,34% do total de sementes) plântulas germinadas sobreviveram. Para a adequada restauração da área do estudo, sugere-se a adoção de práticas para a eliminação permanente das plantas exóticas invasoras, pois sua competição com as nativas impede a restauração da área, seguido do fornecimento de matéria orgânica no solo.