Uma ferramenta para avaliação do grau de maturidade da governança de TI em relação às boas práticas estabelecidas pelo ITIL e pelo COBIT

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2014-03-19
Orientador
Mallmann, Paulo Roberto
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Nos últimos anos a Tecnologia da Informação (TI) tem deixado de ser somente uma área de prestação de suporte e vem tornando-se cada vez mais necessária na estratégia dos negócios das organizações. Consequentemente, a exigência pela qualidade dos serviços fornecidos pelo departamento de TI também tem aumentado. Com o intuito de alinhar as tecnologias aos negócios, muitas empresas estão tomando iniciativas relacionadas à governança de TI, que consiste em um conjunto de processos e controles que agregam valor ao negócio. Atualmente existem no mercado duas metodologias, o COBIT e o ITIL, que estão em crescente aceitação por parte dos gestores de TI das organizações. O COBIT e o ITIL possuem processos bem definidos para cada processo de TI. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta que facilite a avaliação do grau de maturidade dos processos já implantados na área de TI em relação às boas práticas estabelecidas pelo COBIT e pelo ITIL.
Descrição
Palavras-chave
Governança de TI; Grau de Maturidade; COBIT; ITIL
Citação
WEBER, Ismael. Uma ferramenta para avaliação do grau de maturidade da governança de TI em relação às boas práticas estabelecidas pelo ITIL e pelo COBIT. 2014. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 19 mar. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/359.