Univates

Vivência no exterior é uma das oportunidades para os alunos da área de gestão da nossa Universidade

9 maio 2022

Com o objetivo de possibilitar uma experiência de gestão no exterior, a Univates oportuniza a participação de estudantes da área em imersões. Nos últimos anos, alunos foram para a Europa e para a China.

Foto: Elise Bozzetto

Em 2018, 35 acadêmicos de Administração de EmpresasGestão de Micro e Pequenas EmpresasRelações Internacionais e Comércio Exterior e outros estudantes que estão realizando MBA na área de gestão e negócios, vinculados ao Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, estiveram em Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina) entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro. Por se tratar de um passeio de estudos, e não uma disciplina obrigatória, cabe aos estudantes a livre adesão à atividade e também o pagamento do transporte e estadia.

Empresas e instituições que atuam em diferentes setores das áreas hoteleira, jornalística, de logística, de serviços, de tecnologia e universitária foram escolhidas para visitação neste ano.“O objetivo foi identificar e compreender as formas de gestão de diferentes organizações e características das relações bilaterais Brasil-Uruguai e Brasil-Argentina”, explica o professor Mateus Dalmáz. Foram visitadas também as embaixadas do Brasil nas duas cidades, em que os alunos puderam conversar com diplomatas.

Dalmáz acredita que é importante para os estudantes conhecerem de perto como as organizações atuam, especialmente as técnicas de gestão aplicadas em instituições do Cone Sul (região que concentra parte dos negócios do Brasil e do Rio Grande do Sul).

“Além da abordagem administrativa e econômica, é fundamental que os alunos compreendam a relação entre política e economia, isto é, o impacto das decisões políticas no mundo dos negócios” (Professor Mateus Dalmáz)

Somada a isso está a importância de viver uma experiência no exterior, ao praticar outro idioma e conhecer outras culturas, o que amplia a visão de mundo ao perceber as diferentes formas de relação entre Estado e sociedade civil.

Oportunidade para os cursos EAD

A estudante de Administração Ana Luisa Feil está no 2º semestre do curso na modalidade Educação a Distância (EAD) da Univates e participou da imersão. “É um dinheiro bem investido, sabe? É importante conhecer a prática da área para obter mais conhecimento sobre como funciona a aplicação”, explica Ana.

(Foto: Divulgação)

A estudante foi a única aluna de EAD que participou da imersão e não conhecia ninguém antes de ir, o que não foi problema. “Fiz amizades com pessoas que estudam na mesma área que eu, o que é muito bom, pois há interesses em comum”, conta. Além disso, afirma que ver pessoas lá fora que estão no mesmo caminho que o dela é um incentivo para continuar.

Confira o vídeo com Ana Luisa contando a sua experiência:

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades