Carreira Comunicação e Economia Criativa Univates

Conheça 04 profissões do Marketing Digital

13 nov 2023 Leitura: 8 min

Conheça 04 profissões do Marketing Digital. Hoje vamos falar sobre as funções que você pode exercer nessa área que cresce cada vez mais. Leia nosso post para descobrir oportunidades de carreira e escolher aquela que mais combina com o seu perfil

Analista de dados

O analista de dados desempenha um papel fundamental na coleta, interpretação e análise de conjuntos de informações complexas. Utilizando ferramentas avançadas e técnicas específicas, o profissional é responsável por extrair dados brutos e identificar padrões, tendências e insights relevantes. Além disso, seu conhecimento permite transformar esses dados em recomendações práticas para orientar as estratégias de marketing das empresas.

Essa é uma das profissões do Marketing Digital que se destaca, já que, no mundo em que vivemos, há uma grande quantidade de dados circulando. Assim, a capacidade do profissional de navegar por esse vasto oceano de informações e transformá-las em estratégias inovadoras é um diferencial competitivo e tanto. Em um cenário no qual a concorrência é intensa e as demandas do mercado mudam a todo momento, é necessário ser ágil e preciso, e isso os analistas de dados são!

Saiba tudo sobre os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências de Dados e Sistemas de Informação clicando aqui, aqui e aqui.

Designer gráfico ou de experiência do usuário

Outra profissão relevante na área de Marketing Digital é a de designer gráfico ou de experiência do usuário. Enquanto o designer gráfico foca na estética e na apresentação visual de sites ou aplicativos, por exemplo, o profissional de experiência do usuário concentra-se em melhorar a funcionalidade dessas plataformas.

Apesar de trabalharem de jeitos diferentes, ambos os profissionais têm o mesmo objetivo: aprimorar a experiência dos usuários nos ambientes digitais, combinando a estética visual com a funcionalidade para garantir interações agradáveis e eficazes. Se você optar por seguir carreira em uma dessas áreas, saiba que estará contribuindo para otimizar a relação das pessoas com as tecnologias virtuais. É uma responsabilidade e tanto, não é?

Saiba tudo sobre o curso de Design clicando aqui.

Produtor de Conteúdo Digital

A principal função de um produtor de conteúdo digital é criar e adaptar materiais diversificados, como, por exemplo, textos, vídeos, infográficos e podcasts. Esse profissional é responsável por gerar conteúdos relevantes e de qualidade, ajustando o tom e o formato de acordo com o público-alvo e os canais de veiculação das informações.

Engana-se quem pensa que, para exercer uma das profissões mais promissoras do Marketing Digital, basta apenas criar uma conta em uma rede social e começar a publicar informações sem nenhum tipo de critério. É preciso estudar muito para compreender as tendências de mercado e os comportamentos do público que se pretende atingir, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil produzir conteúdos que engajam e encantam.

Saiba tudo sobre os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing clicando aqui, aqui e aqui

Gerente de e-commerce

O gerente de e-commerce coordena as atividades de uma loja virtual. Ele é encarregado de gerenciar o funcionamento do site, administrar o estoque de produtos, planejar estratégias de marketing on-line e coordenar as vendas virtuais. Assim, seu papel é garantir a satisfação dos clientes e otimizar os resultados financeiros da empresa.

Para desempenhar todas essas funções com excelência, o gerente de e-commerce precisa ser versátil e proativo. O profissional deve estar familiarizado com noções de administração e possuir habilidades analíticas aguçadas. Além disso, também é necessário que apresente uma visão abrangente de mercado para antecipar tendências, identificar oportunidades e ajustar estratégias.

Saiba tudo sobre o curso de Administração de Empresas clicando aqui.

A Univates vai ajudar você a se tornar um profissional do Marketing Digital!

E aí, com qual das 04 profissões do Marketing Digital você mais se identificou? Para atuar na área, é necessário estudar muito e estar atento às mudanças do mundo. Os cursos da Univates oferecem uma formação abrangente e dinâmica que combina teoria e prática e prepara os estudantes para brilharem no mercado de trabalho. Conheça os diferenciais da nossa Instituição clicando nos links abaixo e venha desfrutar de tudo o que oferecemos!

Univates: conheça os diferenciais da Instituição e o impacto na carreira dos alunos

Estudar na Univates: conheça a experiência de uma das melhores universidades do Brasil

Já conhece os benefícios de ser aluno da nossa Universidade?

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades