Univates

O que a Univates faz para cuidar do meio ambiente?

11 out 2023

O que a Univates faz para cuidar do meio ambiente? Você quer conhecer algumas das ações que nossa Instituição desenvolve com o objetivo de garantir um futuro verde e equilibrado para todos? Então reserve uns minutinhos para ler este post, no qual detalhamos uma série de iniciativas que realizamos para proteger a natureza. Descubra como é estudar na universidade mais sustentável do Sul do Brasil, de acordo com o ranking Green Metric.

Descubra o que a Univates faz para cuidar do meio ambiente.
Foto: Divulgação Univates/Elise Bozzetto

1) Incentivamos o uso de bicicletas para locomoção

Os carros são um grande problema para o meio ambiente, já que eles emitem poluentes que contribuem para o aquecimento global e a poluição do ar. Por isso, a Univates incentiva que os acadêmicos se locomovam utilizando bicicletas.

Superestilosas, as 120 Bicivates disponíveis para empréstimo estão distribuídas em quatro estações pelo campus, disponibilizando aos estudantes uma alternativa de transporte sustentável e eficaz. Na dúvida, não pense duas vezes: vá de bike!

2) Acreditamos no potencial da energia solar

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) foi criado para estimular o desenvolvimento empresarial, científico e tecnológico e proteger o meio ambiente. Assim sendo, o Parque realiza uma série de iniciativas bacanas que objetivam contribuir de muitas formas para promover a sustentabilidade em diversas áreas.

Por exemplo: você sabia que os prédios do Tecnovates abrigam a maior usina solar do Estado? Pois é! São 1.100 painéis que produzem 25.000 quilowatts (kW) por mês, representando todo o gasto de energia do local (5.200 m² de área construída). Trata-se de uma solução inteligente e eco-friendly que ajuda a reduzir os custos operacionais do Parque e a pegada de carbono na natureza. Interessante, não é?

Foto: Divulgação Univates/Elise Bozzetto

3) Criamos um tipo de combustível alternativo à gasolina comum

Atualmente, muito tem-se comentado sobre a importância de criar e utilizar fontes de energia alternativas e renováveis que não agridam o meio ambiente e que contribuam para reduzir a poluição em nosso planeta. Sabemos que a substituição da gasolina comum por outros tipos de combustíveis mais amigáveis à natureza é essencial para amenizar as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade.

Nesse sentido, para ajudar a promover um futuro limpo e sustentável, a Univates criou um novo tipo de combustível alternativo e renovável que já está sendo testado em veículos: o GNVerde. Gerado com experimentos utilizando biometano, o combustível foi desenvolvido em parceria com o Consórcio Verde-Brasil e é resultado de cinco anos de muitas pesquisas e aperfeiçoamentos.

4) Não desperdiçamos água

O consumo excessivo de água é um grande problema para o meio ambiente e para a sustentabilidade porque esgota os recursos hídricos de forma muito mais rápida do que eles conseguem se renovar naturalmente. Isso pode resultar, por exemplo, na redução dos níveis de água em rios e lagos, prejudicando os ecossistemas aquáticos e a vida selvagem que depende deles.

Para reduzir as complicações causadas pelo uso exagerado de água, a Univates está aproveitando cada vez mais um recurso natural disponível e abundante: a água da chuva. Nosso campus já conta com quatro sistemas de captação pluvial, que possuem uma capacidade reservatória de 140 mil litros de água. Por aqui, tudo é pensado para evitar o desperdício de um recurso vital à nossa sobrevivência.

5) Destinamos corretamente nossos resíduos

A fim de garantir a destinação correta do lixo que produz, a Univates criou seu próprio Complexo de Resíduos. No espaço, ventilado e iluminado naturalmente, há, entre outros recursos sustentáveis, sistemas de wetland, ou seja, sistemas naturais de tratamento de esgoto.

Os wetlands se diferenciam dos sistemas convencionais porque utilizam fontes renováveis de energia para degradar a matéria orgânica e reciclar os nutrientes. Dessa forma, eles contribuem para melhorar a qualidade da água e criar um ecossistema mais equilibrado.

É incrível ver como a Univates está comprometida com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, não é? Por meio da realização de uma série de ações inovadoras, estamos trabalhando para proteger a natureza. Se você também se preocupa com o futuro do planeta, venha estudar conosco e se envolver em nossas causas. Juntos vamos construir um mundo melhor para todos!

Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você?

Já conhece os benefícios de ser aluno da nossa Universidade?

Univates: conheça os diferenciais da Instituição e o impacto na carreira dos alunos

Estudar na Univates: conheça a experiência de uma das melhores universidades do Brasil

Faça um tour virtual pela Univates

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho