Normas de submissão

1. Para efetivar a submissão de trabalhos, deve ser feito o envio através do site https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-8515 O envio de resumos deve ser feito pelo autor/apresentador exclusivamente pelo sistema de inscrições da Univates, seguindo todas as suas etapas. A submissão só pode ser efetivada após a inscrição e o pagamento da taxa correspondente. Alunos e bolsistas da Univates estão isentos do pagamento da taxa de submissão.

2. Cada participante do evento pode submeter apenas um trabalho na condição de primeiro autor, escrito em Língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhola. O trabalho será apresentado no idioma em que foi redigido.

2.1 A regra estabelecida no item 2 não se aplica aos bolsistas de iniciação científica, tecnológica, inovação e extensão que ocupam mais de uma quota de bolsa, os quais deverão submeter um trabalho para cada quota ocupada.

3. Os trabalhos aprovados pela comissão científica serão divulgados no site do evento.

4. Não será permitida a troca ou a substituição do apresentador.

5. Os resumos aprovados e apresentados serão publicados nos anais do evento (meio digital). O texto deverá ser formatado respeitando as seguintes orientações:

a) resumo com no mínimo 2.200 e no máximo 3.500 caracteres, com espaço, acompanhado de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e iniciando cada palavra com letra maiúscula;

b) título;

c) área de conhecimento;

d) citações (no corpo do texto ou em bloco): se forem expressas devem ser seguidas de referência (conforme normas da ABNT);

e) referências finais devem seguir as normas da ABNT (caso sejam citadas no resumo);

f) a correção ortográfica e gramatical fica sob responsabilidade de cada autor.

6. Os campos obrigatórios são os mesmos dos anais do evento, sendo de responsabilidade do inscrito fazer as devidas correções. Palavras abreviadas serão mantidas na forma apresentada. Ex.: João C. da Silva.

7. A diferenciação de letras maiúsculas, minúsculas e formatação de termos científicos (em itálico, por exemplo) é de total responsabilidade do autor. O autor também deverá revisar o texto, caso o copie de um editor de texto e cole no sistema, pois podem ocorrer desconfigurações.

8. Caso o autor não queira que o seu resumo seja publicado em anais, deverá ser selecionada a opção “Não publicar nos anais do evento” no momento da submissão do resumo. Após a submissão, não serão aceitas as solicitações de exclusão ou inclusão de resumos nos anais.

9. Exemplos de resumos podem ser encontrados no endereço eletrônico https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/323/pdf_323.pdf.

10. O template para envio de trabalho está disponível em template-resumos

11. O resumo será avaliado pela comissão científica do evento, que, após receber e avaliar o resumo, poderá solicitar ajustes para a aprovação.

12. O inscrito terá 3 dias para realizar as alterações solicitadas, sendo de sua responsabilidade o cumprimento do prazo estabelecido. A solicitação de ajuste é encaminhada ao e-mail cadastrado no sistema de inscrições.

13. O trabalho será reprovado automaticamente caso os ajustes solicitados não sejam realizados no prazo estabelecido. Também poderá ser reprovado o resumo que não apresentar integralmente os ajustes solicitados.

14. O inscrito que tiver a submissão de seu trabalho reprovada, por algum dos motivos citados no item 13, poderá submeter um novo resumo. Entretanto, a nova submissão deverá ser realizada no período de inscrições, de 18/03/2024 a 10/05/2024, acompanhada do pagamento da taxa de inscrição, se for o caso de ser aluno externo à Univates.

Assista o vídeo abaixo com 10 dicas para escrever o seu resumo!