2° Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari/ RS

16 de Outubro de 2019

8h às 17h30min

O valor da inscrição é de R$10,00

Sobre o evento

Neste evento, estudantes de graduação e pós-graduação e diplomados dos cursos vinculados às áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Educação, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, agricultores e técnicos extensionistas rurais, demais interessados; podem participar do evento.

O encontro promoverá a discussão sobre perspectivas e desafios para a produção de alimentos seguros. Objetiva manter ativa a rede de entidades voltadas para a agroecologia dos vales e promover o debate sobre a agrobiodiversidade como ferramenta para a produção de alimentos seguros.

Inscrição de trabalhos

Os participantes que tiverem interesse em apresentar resumos científicos e relatos de experiências no 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e 6º Encontro Regional de Agroecologia deverão estar inscritos no evento e submeter os resumos.

Os resumos e relatos de experiências serão submetidos à avaliação de pareceristas e os autores serão comunicados por e-mail sobre a aprovação dos trabalhos pela Comissão Científica e apresentação na forma de pôster.

Os resumos e relatos de experiência aceitos pela Comissão Científica farão parte dos Anais do Evento e deverão estar escritos em língua portuguesa, observando-se as normas citadas abaixo.

PRAZOS E DATAS:

Os resumos e relatos de experiência devem ser enviados de 01 de agosto a 30 de setembro de 2019, sendo os autores informados sobre seu aceite até o dia 10 de outubro de 2019.

A apresentação dos pôsteres será no dia 16 de outubro de 2019, das 17h30min às 19h30min, no hall do Prédio 11 da Univates.

Programação completa

Ministrante

Credenciamento

Hall do Prédio 7

8h45min

Palestra

Agrobiodiversidade como ferramenta para a produção da soberania e segurança alimentar e nutricional

Gabriela Coelho de Souza

10h15min

Lanche solidário

10h45min

Relatos de experiência

Agrofloresta, produção orgânica, flores, agroindústria

Enio Nilo Ludwig Schiavon

Sementes crioulas

Sadi Giacomin

Desafios da produção e comercialização de ovos orgânicos

Adriano José Calsing

12h30min

Almoço

13h30min

Homenagens e agradecimentos

Estações e/ou oficinas

Estações (20min cada)

Oficinas (1h)

Desafios e potencialidades da agrofloresta

Enio Nilo Ludwig Schiavon

Sala 217 do Prédio 7

Política pública local em apoio à produção orgânica – o caso de Santa Clara do Sul

Ivan Bonjorno,

Daiane Bald

Sala 219 do Prédio 7

Controle da qualidade na produção orgânica

Marcos José Schäfer

Sala 226 do Prédio 7

Abelhas sem ferrão – manejo básico

Paulo Francisco Conrad

Sala 229 do Prédio 7

Controle biológico de ácaros

Liana Johann,

Guilherme Liberato da Silva

Sala 300 do Prédio 7

Identificação de amoras nativas

Elisete Maria de Freitas, Fernanda Bruxel, Carla Orlandi

Multiplicação de microrganismos eficientes

Lauro Edilso Bernardi

Sala 301 do Prédio 7

Homeopatia para uso na agricultura

Nestor Scherer

Sala 302 do Prédio 7

Caldas e insumos para a agroecologia

André Michel Müller

Sala 303 do Prédio 7

Sistemas Florestais e Agroflorestais.

Mirian Fabiane Strate

Sala 306 do Prédio 7

Preparações culinárias simples para promover a inclusão de produtos da sociobiodiversidade no cotidiano

Josué Schneider Martins

Sala 307 do Prédio 7

Intervalo

15h20min

Mesa redonda

Desafios e potencialidades regionais

Mediadora: Elaine Biondo

Marlon Dalmoro

Lauro Edilso Bernardi

Lauderson Holz

Rosane Sprandel

Andressa Peter dos Santos

17h30min às 19h30min

Apresentação de relatos de experiências e trabalhos acadêmicos

A definir

Público-alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação e diplomados dos cursos vinculados às áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, agricultores e técnicos extensionistas rurais, demais interessados.

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

-  Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis - PPGSAS
-   EMATER/RS - ASCAR
- Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari - AAVT
Realização

Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex) — Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos.

Patrocínio

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5725.

Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.

Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.

Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.