Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

XIV Ciclo de palestras do curso de Biomedicina

 17 de Novembro de 2021

  19h30min às 22h

 Plataforma Univates AO VIVO

Sobre o evento

O Ciclo de Palestras do curso de Biomedicina ocorre todos os anos, objetivando trazer atualizações da área, proporcionar interação entre estudantes e profissionais, e conhecer diferentes áreas de atuação profissional. 

As palestras abordarão diferentes temas relacionados às áreas de habilitação da Biomedicina, como banco de sangue, radiologia, reprodução humana, biomedicina estética, bromatologia, bioinformática e perícia criminal.

 
 
Programação

Dia 30 de março - Aula Inaugural do curso de Biomedicina Início: 19h Conversa com os egressos do curso de Biomedicina da Univates, sobre sua trajetória e área de atuação. Os profissionais vão abordar as áreas de banco de sangue, imagenologia (radiologia),

Palestrantes: Fabíola Dresch – Biomédica, trabalha no Hemosc, em Florianópolis. Dafhner Rabaiolli D'Avila e Natália Salini – Biomédicas, trabalham no serviço de Radiologia da UPA, em Lajeado. Monica Andressa Wessner do Nascimento – Biomédica Esteta da Clínica Be A, em Balneário Camboriú. Jones Kohl – Biomédico, responsável pelos laboratórios de qualidade da Languiru, em Lajeado. 

 

Dia 16 de agosto Aplicações da biologia computacional na imunoterapia contra o câncer Início: 19h30min 

Palestrante: Dinler Amaral Antunes – Biomédico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela mesma Universidade (PPGBM/UFRGS). Tem experiência na área de imuno informática, com ênfase em resposta imunológica celular e reatividade cruzada. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Cross Tope Data Bank, um banco contendo estruturas de complexos peptídeo-MHC, com foco no estudo da imunogenicidade e na predição de reatividade cruzada (http://www.crosstope.com). Atualmente é professor e desenvolve seu projeto de Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Computação da Rice University, em Houston (TX). Seu trabalho foca no desenvolvimento de novos métodos para modelagem e análise estrutural de complexos peptídeos-MHC, visando aplicações em imunoterapia contra câncer. 

 

Dia 08 de setembro - Palestra - Crimes sexuais: o agressor mora ao lado: 19h30min
Palestrante: Gustavo Lucena Kortmann - Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRGS (2008) e mestrado em Genética e Biologia Molecular pelo PPGBM-UFRGS (2011). Tem experiência em diversas áreas da genética, com foco em Genética Forense, Genética Humana e Genética da Aprendizagem. Possui experiência didática como professor de cursos de atualização e de formação do IGP-RS, da ACADEPOL e como professor de pós-graduação da UNILASALLE Canoas, UNILASALLE Lucas do Rio Verde e UCS Bento Gonçalves. Atualmente é perito criminal chefe da Divisão de Genética Forense do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), onde desde 2009 atua na identificação humana de cadáveres e comparação genética envolvendo amostras criminais. É um dos autores dos livros: Locais de Crime - dos Vestígios à Dinâmica Criminosa 1ª ed.; Criminalística - Procedimentos e Metodologias 4ª ed.; Introdução à Genética Forense e Guia da Perícia Criminal do Rio Grande do Sul - 1ª ed.

 

Dia 17 de novembro – Perícia Criminal: da faculdade de Biomedicina ao local de crime Início: 19h30min 

Palestrante: Nadine Glesse – Biomédica formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, 2008), com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma instituição (PPGBM/UFRGS). 

Público-alvo

 Estudantes, professores e egressos do curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculados a Área das Ciências da Vida - CV. Demais interessados da comunidade de Lajeado e região. 

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Promoção

Área das Ciências da Vida (CV)

Realização

Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos. 

 
Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944 ou e-mail eventos@univates.br

 
Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.


Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.


Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.


Certificados

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.