XIV Ciclo de palestras do curso de Biomedicina

 16 de Agosto de 2021

  19h às 22h

 Plataforma Univates AO VIVO

Sobre o evento

O Ciclo de Palestras do curso de Biomedicina ocorre todos os anos, objetivando trazer atualizações da área, proporcionar interação entre estudantes e profissionais, e conhecer diferentes áreas de atuação profissional. 

As palestras abordarão diferentes temas relacionados às áreas de habilitação da Biomedicina, como banco de sangue, radiologia, reprodução humana, biomedicina estética, bromatologia, bioinformática e perícia criminal.

 
 
Programação

Dia 30 de março - Aula Inaugural do curso de Biomedicina Início: 19h Conversa com os egressos do curso de Biomedicina da Univates, sobre sua trajetória e área de atuação. Os profissionais vão abordar as áreas de banco de sangue, imagenologia (radiologia),

Palestrantes: Fabíola Dresch – Biomédica, trabalha no Hemosc, em Florianópolis. Dafhner Rabaiolli D'Avila e Natália Salini – Biomédicas, trabalham no serviço de Radiologia da UPA, em Lajeado. Monica Andressa Wessner do Nascimento – Biomédica Esteta da Clínica Be A, em Balneário Camboriú. Jones Kohl – Biomédico, responsável pelos laboratórios de qualidade da Languiru, em Lajeado. 

 

Dia 16 de agosto Aplicações da biologia computacional na imunoterapia contra o câncer Início: 19h30min 

Palestrante: Dinler Amaral Antunes – Biomédico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela mesma Universidade (PPGBM/UFRGS). Tem experiência na área de imuno informática, com ênfase em resposta imunológica celular e reatividade cruzada. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Cross Tope Data Bank, um banco contendo estruturas de complexos peptídeo-MHC, com foco no estudo da imunogenicidade e na predição de reatividade cruzada (http://www.crosstope.com). Atualmente é professor e desenvolve seu projeto de Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Computação da Rice University, em Houston (TX). Seu trabalho foca no desenvolvimento de novos métodos para modelagem e análise estrutural de complexos peptídeos-MHC, visando aplicações em imunoterapia contra câncer. 

 

Dia 17 de novembro – Perícia Criminal: da faculdade de Biomedicina ao local de crime Início: 19h30min 

Palestrante: Nadine Glesse – Biomédica formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, 2008), com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma instituição (PPGBM/UFRGS). 

Público alvo

 Estudantes, professores e egressos do curso de Biomedicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculados a Área das Ciências da Vida - CV. Demais interessados da comunidade de Lajeado e região. 

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.

Promoção

Área das Ciências da Vida (CV)

Realização

Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos. 

 
Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944 ou e-mail eventos@univates.br

 
Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.


Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.


Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.


Certificados

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.