Bancas de Defesa das Teses do Doutorado em Ensino - 2022
|
|
Aluno |
Título do Projeto de Dissertação |
Orientadores |
Avaliadores |
Data, Horário e Local |
|
|
|
|
|
Fabricio Pereira da Silva |
A interculturalidade presente no currículo de Matemática nas licenciaturas interculturais das Instituições de Ensino Superior da Bahia |
- Dra. Maria Madalena Dullius |
- Dra. Ieda Maria Giongo;
- Dra. Neli Teresinha Galarce Machado;
- Dra. Gabriela dos Santos Barbosa;
- Dr. Hilbert Blanco-Álvarez
|
|
Vagner Viana da Graça |
Ensino de números racionais por meio de atividades de conversões semióticas |
- Dra. Andreia A. Guimarães Strohschoen |
- Dra. Ieda Maria Giongo;
- Dra. Marli Teresinha Quartieri;
- Dra. Rosineide de Sousa Jucá;
- Dr. Márcio Pironel. |
|
Nilton Cézar Rodrigues Menezes |
Ampliando horizontes de compreensão: ensino à luz da hermenêutica filosófica |
- Dr. Rogério José Schuck |
- Dra. Marli Teresinha Quartieri;
- Dr. Derli Juliano Neuenfeldt;
- Dr. Itamar Luis Hammes;
- Dr. Cesar Luis Selbt. |
|
Francisco Jucivânio Félix de Sousa |
A prática como componente curricular no curso de
Licenciatura em Matemática: como ensinam a ensinar |
- Dr. José Claudio Del Pino (orientador) |
- Dra. Eniz Conceição Oliveira;
- Dra. Neli Galarce Machado;
- Dra. Vanessa Vian;
- Dra. Márcia Finimundi Nóbile;
- Dr. Everton Bedin. |
|
José Alberto Romaña Díaz |
Por uma formação inicial docente que se quer
criadora: o arquivo de Lleida. Crônicas-Vallenato do cantor de Macondo |
- Dra. Angélica Vier Munhoz (orientadora);
- Dra. Glòria Jové Monclús (coorientadora) |
- Dra. Fabiane Olegário;
- Dra. Suzana Feldens Schwertner;
- Dra. Luciana Grupelli Loponte;
- Dr. Máximo Daniel Lamela Adó. |
|
Simone Beatriz Reckziegel Henckes |
Espaços não formais como potencializadores para o ensino norteado pela alfabetização científica em cursos de Ciências Biológicas |
- Dra. Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen |
- Dra. Suzana Feldens Schwertner;
- Dra. Mônica Maciel;
- Dr. Diógenes Gewehr;
- Dr. Valdemir José Omena da Silva |
|
Cássia dos Santos Teixeira |
O letramento digital e a argumentação na interação: um diálogo na interface para o ensino da língua Portuguesa |
- Dr. Rogério José Schuck (orientador);
Dra. Kári Lúcia Forneck (coorientadora). |
- Dr. Derli Juliano Neuenfeldt;
- Dra. Silvana Neumann Martins;
- Dra. Maristela Juchum;
- Dra. Maria do Carmo Galiazzi. |
|
Francineide Pereira de Jesus |
Autolesão Sem Ideação Suicida (ASIS): estudo de caso de instituição pública de ensino no interior da Bahia com perspectivas de ações preventivas tendo em vista estudantes adolescentes |
- Dr. José Claudio Del Pino |
- Dr. Rogério José Schuck;
- Dra. Gisele Dhein;
- Dra. Marta Sofia Ventosa Brás;
- Dra. Karem Scavacini. |
|
Vinicius Lopes Marinho |
O papel do preceptor na formação de futuros médicos no internato médico: de preceptor a mentor |
- Dra. Nélia Maria Pontes Amado |
- Dra. Marli Teresinha Quartieri;
- Dra. Susana Paula Graça Carreira;
- Dra. Helena Luísa Martins Quintas;
- Dra. Ana Paula Canavarro. |
|
Camila Ribeiro Menotti |
Entrelaçando metacognição e pedagogia do conceito no ensino de filosofia: refletindo sobre a construção do próprio conhecimento |
- Dra. Marli teresinha Quartieri |
- Dr. Rogério José Schuck;
- Dr. José Claudio Del Pino;
- Dra. Elisete Medianeira Tomazetti;
- Dra. Cleci Teresinha Werner da Rosa. |
|
Vera Cristina de Quadros |
Construção do conhecimento profissional para o ensino do pensamento algébrico nos anos iniciais: aprendizagens em uma comunidade de prática |
- Dra. Susana Paula Graça Carreira. |
- Dra. Nélia Maria Pontes Amado;
- Dra. Marli Teresinha Quartieri;
- Dr. Dario Fiorentini;
- Dr. Alessandro Jacques Ribeiro. |
|