Características

A partir da problematização dos fatos de linguagem, a formação em Letras promove a reflexão teórica de diferentes perspectivas, visando à compreensão do funcionamento da língua, ao entendimento dos processos de aquisição da linguagem e das situações de interação por meio das línguas e de suas manifestações culturais.

O curso de Letras da Univates oferece três alicerces de formação:
- a problematização dos fatos de linguagem através do estudo dos fundamentos teóricos e práticos das Línguas Portuguesa, Inglesa;

- a reflexão acerca de questões ligadas à literatura em diferentes línguas, com ênfase na interpretação de textos, visando à prática da crítica literária e à leitura como fruição do texto;

- o entendimento de questões didáticas, pedagógicas e de legislação do ensino brasileiro, fundamentais para o exercício da docência na Educação Básica.

Além disso, o curso de Letras da Univates também prevê uma formação voltada ao respeito à pluralidade das formas de expressão e dos valores linguísticos e literários, à atuação pela responsabilidade social e pelo compromisso com o desenvolvimento da comunidade escolar, bem como, à disseminação da valorização e do cultivo das linguagens como meio de acesso à informação, à aprendizagem, à literatura e à ciência e como alternativa para a aproximação e cooperação entre povos.

Diferenciais do curso

- Segundo critérios de avaliação do MEC, o curso é reconhecido como um dos melhores do Brasil, com base nos excelentes resultados no Enade.

- Ampla e imediata inserção dos alunos no mercado de trabalho desde os primeiros semestres do curso.

- Acesso ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que oportuniza a prática da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

- Acesso a bolsas de iniciação e de extensão científica e a monitorias.

Mercado de Trabalho

O curso de Letras cria perspectivas de trabalho como professor, assessor linguístico, tradutor, intérprete, revisor, pesquisador, redator nas relações internacionais e na tecnologia. O licenciado em Letras também pode atuar interdisciplinarmente, em áreas afins, em contextos de interação por meio da linguagem. Além disso, o curso de Letras da Univates proporciona ao estudante ampla formação cultural, por meio de atividades em grupos de teatro e de contadores de histórias e crítica de cinema.

TENHO INTERESSE


Carga Horária
3.770h (para Língua Portuguesa e Inglesa)
3.230h (para a Língua Portuguesa)

Turno
Noturno

Duração
5 anos (para Língua Portuguesa e Inglesa)
4 anos (para a Língua Portuguesa)

Conceitos
ENADE: 5
Conceito Preliminar de Curso: 4

Intercâmbio
Clique aqui e confira as opções que seu curso oferece.

Coordenação
kári lúcia forneck
letras@univates.br

Centro de Ciências Humanas e Sociais
Fone: (51)3714-7000 ramais 5605 e 5604
Sala 202-2