Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações de diferentes matérias artísticas. Exercício de criação para uma docência criadora/inventiva.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A arte como disparadora do exercício de pensar. A arte como matéria para uma docência criadora/inventiva.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.
Co-requisitos:
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: As representações de infâncias em artefatos culturais.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A trajetória histórica dos conceitos de infância em diferentes espaços e tempos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.
Co-requisitos:
COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.
Co-requisitos:
COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo e problematização dos discursos sobre a alfabetização de crianças.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Práticas de alfabetização, planejamento e desenvolvimento de propostas educacionais para a leitura e a escrita.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Os modos de atendimento da infância brasileira, seus deslocamentos nos tempos e espaços e as políticas públicas para a infância.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A formação dos profissionais da Educação Infantil: legislação, práticas e desafios.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas com direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo acerca da pesquisa em Educação na contemporaneidade, considerando aspectos éticos e metodológicos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do corpo como elemento de linguagem. Experimentações corporais tendo como suporte os princípios do corpo sensível, expressivo e dialógico.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Criação de propostas pedagógicas que considerem o protagonismo infantil no processo de alfabetização.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e criação de práticas de pesquisa em espaços educativos não escolares.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e indentitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e criação de procedimentos na pesquisa com crianças.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A pesquisa com crianças: ética, métodos e procedimentos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Diferenças e singularidades nos processos de alfabetização, leitura e escrita de textos na escola básica.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Produção de práticas de pesquisa em espaços escolares como potência para o fazer docente.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Vivências dos processos de gestão escolar em sua interface com a formação continuada docente. A elaboração e a implementação da proposta pedagógica da escola.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar considerando o comum como um princípio político, analisando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estrutura pedagógica das escolas infantis: organização curricular, metodologias de planejamento, constituição dos espaços internos e externos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estrutura pedagógica das escolas infantis: a construção do planejamento e dos espaços de aprendizagem das crianças.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Avaliação como acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, problematizando as estratégias disciplinares e de controle na/da escola.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Investigação, análise e construção de instrumentos de avaliação.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações criadoras em educação a partir das imagens do cinema e da linguagem cinematográfica.
Co-requisitos:
AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA (2231226)
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos:
AGENCIAMENTOS E TRANSVERSALIDADES: EDUCAÇÃO E CINEMA (1441236)
AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA (2231226)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no ensino, assim como das teorias sobre a aquisição e a aprendizagem de uma segunda língua.
Co-requisitos:
AGENCIAMENTOS E TRANSVERSALIDADES: EDUCAÇÃO E CINEMA (1441236)
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O brincar como eixo estruturante de uma docência inventiva e investigativa, a partir da experimentação lúdica.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O brincar e suas implicações na educação e nos processos de ensinar e aprender.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: As crianças (e as infâncias) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas do cotidiano escolar.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A estrutura normativa da educação brasileira contemporânea e suas diferentes modalidades educacionais na perspectiva da Educação Integral.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das políticas educacionais e da legislação da educação básica e suas implicações sobre a organização dos sistemas de ensino na perspectiva da Educação Integral.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de espaços escolares e não escolares e a produção de subjetividades de jovens e adultos na contemporaneidade.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos cognitivos ligados ao processamento da compreensão leitora, para o desenvolvimento de práticas de leitura na Educação Básica.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudos da relação tempo e devir-criança na interface com a pedagogia.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O processo de escolarização e da constituição da criança em aluno na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Criação de propostas pedagógicas e recursos didáticos no campo das ciências e da linguagem matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.
Co-requisitos:
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA E DO MUNDO NATURAL (1441240)
EMPREENDEDORISMO (3453404)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos:
DIÁLOGOS E EXPERIMENTAÇÕES NA/DA ESCOLA: A MATEMÁTICA E O MUNDO NATURAL (1441241)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA E DO MUNDO NATURAL (1441240)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Prática pedagógica docente no primeiro e no segundo anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9101209)
TEMPO E DEVIR-CRIANÇA (1441255)
EXPERIÊNCIA DA ARTE (2124204)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e criação artística a partir da literatura, música, escrita, dança, teatro, cinema, fotografia, artes visuais e outras manifestações estéticas relacionadas ao campo das artes.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Os processos de inclusão e suas implicações, considerando as políticas públicas e as práticas de in/exclusão nos espaços escolares e não escolares.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da linguagem matemática e da área de ciências da natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453404)
DIÁLOGOS E EXPERIMENTAÇÕES NA/DA ESCOLA: A MATEMÁTICA E O MUNDO NATURAL (1441241)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O conceito de devir-criança e seu potencial de transformação dos contextos da escola e da cidade.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Elaboração de um projeto de pesquisa.
Co-requisitos:
EXPERIÊNCIA DA ARTE (2124204)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS I (9201229)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A literatura como um modo de criação e experimentação na vida e na educação.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos conceitos de tempo e de espaço pela Geografia e pela História na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Investigação, pesquisa e produção de materiais didáticos sobre temas históricos e geográficos envolvendo a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Prática pedagógica docente no terceiro, quarto e/ou quinto anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Prática pedagógica em Gestão Educacional ou em Formação de Professores.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Criação e experimentação de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na Educação infantil e nos Anos Iniciais.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Produção de artigo científico ou monografia a partir do desenvolvimento da proposta de pesquisa científica apresentada no Trabalho de Conclusão de Curso I.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional.