Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Componentes curriculares

Semestre 1

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações de diferentes matérias artísticas. Exercício de criação para uma docência criadora/inventiva.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A arte como disparadora do exercício de pensar. A arte como matéria para uma docência criadora/inventiva.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.   

Co-requisitos: LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: As representações de infâncias em artefatos culturais.    

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A trajetória histórica dos conceitos de infância em diferentes espaços e tempos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.  

Co-requisitos: COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.        

Co-requisitos: COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)

Semestre 2

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo e problematização dos discursos sobre a alfabetização de crianças.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Práticas de alfabetização, planejamento e desenvolvimento de propostas educacionais para a leitura e a escrita.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os modos de atendimento da infância brasileira, seus deslocamentos nos tempos e espaços e as políticas públicas para a infância.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A formação dos profissionais da Educação Infantil: legislação, práticas e desafios.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas com direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo acerca da pesquisa em Educação na contemporaneidade, considerando aspectos éticos e metodológicos.  

Semestre 3

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do corpo como elemento de linguagem. Experimentações corporais tendo como suporte os princípios do corpo sensível, expressivo e dialógico.    

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Criação de propostas pedagógicas que considerem o protagonismo infantil no processo de alfabetização.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentação e criação de práticas de pesquisa em espaços educativos não escolares.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e indentitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentação e criação de procedimentos na pesquisa com crianças.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A pesquisa com crianças: ética, métodos e procedimentos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diferenças e singularidades nos processos de alfabetização, leitura e escrita de textos na escola básica.   

Semestre 4

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Produção de práticas de pesquisa em espaços escolares como potência para o fazer docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivências dos processos de gestão escolar em sua interface com a formação continuada docente. A elaboração e a implementação da proposta pedagógica da escola.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar considerando o comum como um princípio político, analisando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estrutura pedagógica das escolas infantis: organização curricular, metodologias de planejamento, constituição dos espaços internos e externos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estrutura pedagógica das escolas infantis: a construção do planejamento e dos espaços de aprendizagem das crianças.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Avaliação como acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, problematizando as estratégias disciplinares e de controle na/da escola.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Investigação, análise e construção de instrumentos de avaliação.

Semestre 5

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações criadoras em educação a partir das imagens do cinema  e da linguagem cinematográfica.  

Co-requisitos: AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA (2231226)
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Co-requisitos: AGENCIAMENTOS E TRANSVERSALIDADES: EDUCAÇÃO E CINEMA (1441236)
AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA (2231226)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no ensino, assim como das teorias sobre a aquisição e a aprendizagem de uma segunda língua.  

Co-requisitos: AGENCIAMENTOS E TRANSVERSALIDADES: EDUCAÇÃO E CINEMA (1441236)
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O brincar como eixo estruturante de uma docência inventiva e investigativa, a partir da experimentação lúdica.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O brincar e suas implicações na educação e nos processos de ensinar e aprender.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.   

Semestre 6

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: As crianças (e as infâncias) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as práticas pedagógicas do cotidiano escolar.    

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A estrutura normativa da educação brasileira contemporânea e suas diferentes modalidades educacionais na perspectiva da Educação Integral.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das políticas educacionais e da legislação da educação básica e suas implicações sobre a organização dos sistemas de ensino na perspectiva da Educação Integral.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de espaços escolares e não escolares e a produção de subjetividades de jovens e adultos na contemporaneidade.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos processos cognitivos ligados ao processamento da compreensão leitora, para o desenvolvimento de práticas de leitura na Educação Básica.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudos da relação tempo e devir-criança na interface com a pedagogia.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O processo de escolarização e da constituição da criança em aluno na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Semestre 7

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Criação de propostas pedagógicas e recursos didáticos no campo das ciências e da linguagem matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.   

Co-requisitos: SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA E DO MUNDO NATURAL (1441240)
EMPREENDEDORISMO (3453404)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.  

Co-requisitos: DIÁLOGOS E EXPERIMENTAÇÕES NA/DA ESCOLA: A MATEMÁTICA E O MUNDO NATURAL (1441241)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA E DO MUNDO NATURAL (1441240)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Prática pedagógica docente no primeiro e no segundo anos dos anos iniciais do  Ensino Fundamental.  

Co-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9101209)
TEMPO E DEVIR-CRIANÇA (1441255)
EXPERIÊNCIA DA ARTE (2124204)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentação e criação artística a partir da literatura, música, escrita, dança, teatro, cinema, fotografia, artes visuais e outras manifestações estéticas relacionadas ao campo das artes.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os processos de inclusão e suas implicações, considerando as políticas públicas e as práticas de in/exclusão nos espaços escolares e não escolares.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da linguagem matemática e da área de ciências da natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453404)
DIÁLOGOS E EXPERIMENTAÇÕES NA/DA ESCOLA: A MATEMÁTICA E O MUNDO NATURAL (1441241)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O conceito de devir-criança e seu potencial de transformação dos contextos da escola e da cidade.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Elaboração de um projeto de pesquisa.

Co-requisitos: EXPERIÊNCIA DA ARTE (2124204)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS I (9201229)

Semestre 8

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A literatura como um modo de criação e experimentação na vida e na educação.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos conceitos de tempo e de espaço pela Geografia e pela História na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Investigação, pesquisa e produção de materiais didáticos sobre temas históricos e geográficos envolvendo a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Prática pedagógica docente no terceiro, quarto e/ou quinto anos dos anos iniciais do  Ensino Fundamental.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Prática pedagógica em Gestão Educacional ou em Formação de Professores.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Criação e experimentação de práticas pedagógicas para o ensino de matemática na Educação infantil e nos Anos Iniciais.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Produção de artigo científico ou monografia a partir do desenvolvimento da proposta de pesquisa científica apresentada no Trabalho de Conclusão de Curso I.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional.   

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 75