Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGBIOTEC

Apresentação do PPGBIOTEC

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, constituído pelas áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, busca incentivar o desenvolvimento da agroindústria e das indústrias de alimentos do Estado, potencializar a agregação de valor e desenvolvimento tecnológico das cadeias produtivas de matérias-primas do RS e favorecer os avanços na área da saúde.

A área de concentração em Biotecnologia Agroalimentar está focada na demanda por inovação do setor. A biotecnologia aplicada à agropecuária e de produção de alimentos auxiliará os produtores rurais, as indústrias, e os profissionais da região no estudo e desenvolvimento de produtos e processos alimentares, além de melhorar a qualidade e a produtividade dos vegetais e animais relevantes para a indústria agropecuária, que gerará grande repercussão socioeconômica na região. O Vale do Taquari possui biomas de grande valor econômico que podem ser potencializados, com sustentabilidade e sem degradação ambiental, por meio da biotecnologia. A região tem infraestrutura agroindustrial e logística já instalada, que facilita o desenvolvimento regional. O objetivo é gerar emprego e renda, aumentando a riqueza local por meio da valorização das commodities, além de otimizar o sistema produtivo e ampliar a base industrial.

A área de concentração de Biotecnologia em Saúde visa abordar os diversos segmentos da pesquisa em saúde humana e animal, em especial patologias de importância epidemiológica e econômica da região sul do Brasil. Além disso, envolve a área de genômica, com sua extensão para a detecção, prognóstico, tratamento e prevenção de doenças e de modulação de defeitos metabólicos. As pesquisas desenvolvidas no PPGBiotec vinculadas à saúde abordam por diferentes vias essas doenças e apresentam um potencial de auxiliar na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos, assim como favorecer a busca por tratamentos mais eficazes. Diante disso, os projetos de pesquisa vinculados à área de biotecnologia em saúde visam atuar, de forma multidisciplinar, tanto no entendimento de mecanismos moleculares associados com algumas doenças multifatoriais, como as doenças cardiovasculares e metabólicas, quanto na busca por novas abordagens terapêuticas, focadas em extratos de plantas da região, para doenças como o câncer.

Ambas as áreas de concentração do PPGBiotec da Univates representam setores com constantes demandas por novas tecnologias ou aperfeiçoamento de processos. Assim, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates está calcado na sua sólida relação com o setor produtivo regional e nacional, amparado pelo comprometimento institucional já demonstrado pelos investimentos em pesquisa e parque tecnológico. Essas condições são determinantes para o desenvolvimento das atividades do PPGBiotec, resultando em publicações científicas e geração de patentes.

Objetivo geral

- Formar recursos humanos qualificados capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos, e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas.

Objetivo específicos

- Promover a especialização e formação continuada de diplomados do ensino superior aptos para lidar com a problemática da Biotecnologia relacionada à produção de alimentos e a saúde humana e animal, ampliando as possibilidades de atuação e inserção no mercado de trabalho;
- Formar profissionais aptos a aplicar conhecimentos teórico-práticos nas diversas áreas da Biotecnologia, incluindo gestão e empreendedorismo, e incentivando a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região, no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil;
- Capacitar recursos humanos no campo da Biotecnologia, sob perspectiva multi e interdisciplinar, para atuar em instituições de ensino, pesquisa e organizações públicas e privadas, fomentando a integração entre esses setores por meio de ações de pesquisa e extensão;
- Criar e aperfeiçoar produtos e processos biotecnológicos no atual contexto socioeconômico, com foco na produção primária e industrial de alimentos, e na saúde humana e animal, conciliando a preservação de recursos naturais e a exploração sustentável, com vistas à agregação de valor e à melhoria da qualidade de vida;
- Implementar, em conjunto com as organizações locais, biotecnologias geradas nos projetos desenvolvidos, promovendo inovações tecnológicas que agreguem valor aos produtos e serviços, em consonância com políticas públicas de desenvolvimento.

Perfil do Diplomado

Os diplomados formados nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates estarão aptos a atuar no âmbito da Biotecnologia Agroalimentar ou de Saúde, com uma visão crítica e inovadora na produção, avaliação e implementação de produtos e processos biotecnológicos, considerando os aspectos éticos, socioeconômicos e ambientais.

Os diplomados na área de concentração Biotecnologia Agroalimentar serão profissionais com domínio de conhecimentos básicos e aplicados de Biotecnologia, voltados às produções primária e industrial de alimentos. Sua formação estará comprometida com a eficiência, qualidade e produtividade, atendidos os preceitos do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar.

Os diplomados na área de concentração Biotecnologia em Saúde serão profissionais qualificados para detectar e caracterizar micro-organismos e investigar fisiopatologias humanas e animais de importância epidemiológica e econômica, além de serem capazes de desenvolver técnicas e processos que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

Os profissionais formados neste Programa de Pós-Graduação estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho e a buscar soluções utilizando ferramentas biotecnológicas, atuando no âmbito local, regional, nacional e internacional. Devem ainda, ser capazes de atuar em equipes multidisciplinares, ter senso ético-profissional e responsabilidade socioambiental, objetivando a melhoria da qualidade de vida.

Regimento do PPGBIOTEC

Coordenador

Dra. Verônica Contini

E-mail: veronica.contini@univates.br

Membros do Conselho

  • - Dra. Verônica Contini
    (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia)
  • - Dr. Carlos Cândido da Silva Cyrne
    (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação)
  • - Dra. Lucélia Hoehne
    (Representante Docente)
  • - Dr. Raul Antonio Sperotto
    (Representante Docente)
  • - Dr. Ivan Cunha Bustamante Filho
    (Representante Docente)
  • - Dra. Márcia Inês Goettert
    (Representante docente - 1º suplente)
  • - Dr. João Antonio Pêgas Henriques
    (Representante docente - 2º suplente)
  • - Dr. Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers
    (Representante docente - 3º suplente)
  • - Alexandre dos Santos Martins
    (Representante discente)
  • - Ana Paula Morschbacher
    (Representante discente suplente)
Inscreva-se
Nos envie sua dúvida.
*Erro: Todos os dados devem ser preenchidos
Sua mensagem foi enviada com sucesso!