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PPGECE

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Detalhes do Projeto de Pesquisa

Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas

Coordenação: Maria Madalena Dullius

Pesquisadores:
Italo Gabriel Neide
Maria Claudete Schorr
Maria Madalena Dullius
Marli Teresinha Quartieri
Miriam Ines Marchi
Marco Antonio Moreira

Órgãos Financiadores:

.Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento - FUVATES


Resumo:

A pesquisa tem como objetivo investigar o ensino e a aprendizagem de conteúdos das ciências exatas com a integração de tecnologias digitais e uso de atividades experimentais, analisar suas potencialidades e estruturar, explorar e discutir propostas de ensino. O referencial teórico se fundamenta em autores que discutem a integração de tecnologias e atividades experimentais nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como os conhecimentos necessários para esta integração. A pesquisa é qualitativa e segue pressupostos de estudos de caso e Design Based Research (DBR) que é uma investigação que envolve diversos ciclos envolvendo as fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de design e nos instiga a um constante redesenho das experiências de ensino. O contexto de investigação são estudantes da Educação Básica e de Graduação e professores e mestrandos/doutorandos participantes de processos de formação continuada. Os dados serão coletados das aulas observadas, de gravações de áudio e vídeo, de produções dos estudantes e professores, de entrevistas e das reuniões de trabalho dos pesquisadores, professores e mestrandos/doutorandos. Almeja-se que as propostas de ensino permitam aos estudantes vivenciarem novas experiências nas aulas de Ciências Exatas, motivando-os a uma participação ativa nesse processo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Busca-se também desenvolver produtos educacionais, bem como artigos e livros.

Sub projetos
Coordenação: Marli Teresinha Quartieri
Pesquisador(a):

Marli Teresinha Quartieri

Maria Madalena Dullius

Italo Gabriel Neide

Miriam Inês Marchi


Fontes Financiadoras:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)


Resumo:

Este projeto de pesquisa, intitulado ?Metacognição, atividades experimentais e uso de tecnologias digitais: possibilidades para aprendizagem em Ciências e Matemática?, tem por objetivo investigar como o uso de tecnologias digitais e de atividades experimentais, aliado a processos metacognitivos, pode promover indícios de aprendizagem de Ciências e de Matemática nos diversos níveis de escolaridade. O referencial teórico é composto por ideias de autores que fazem alusão à produtividade de aliar metacognição, uso de atividades experimentais e de tecnologias digitais na área de Ciências e de Matemática. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, e o campo de investigação são estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior (em especial das Engenharias). Os diferentes atores envolvidos serão agentes ativos do processo, participando da exploração e avaliação de sequências de atividades, considerando o ?bom uso? de tecnologias digitais e de atividades experimentais. O intuito é utilizar pressupostos da metacognição, visando identificar os processos de aprendizagem dos estudantes, quando utilizam atividades experimentais e tecnologias digitais, promovendo espaços para que se autoconheçam e, assim, traçar estratégias para a compreensão de um determinado conteúdo. Os dados da pesquisa serão coletados por meio de diversos instrumentos, tais como: diário dos pesquisadores com registro de aulas observadas e/ou ministradas, gravações de áudio e vídeo das aulas e das reuniões de pesquisa, produções dos estudantes, análise de roteiros-guia, questionários e entrevistas com estudantes. A metodologia seguirá pressupostos da Investigação Baseada em Design, tendo, como uma de suas características, incidir sobre problemas com os quais os professores se deparam no seu processo de ensinar, buscando promover a aprendizagem dos discentes mediante produção teórica. Além disso, é um tipo de investigação que envolve diversos ciclos referentes às fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de Design. A análise dos resultados ocorrerá por intermédio da interpretação das decisões tomadas pelo grupo de pesquisadores, consideradas fundamentais ao avanço da investigação e às novas implementações nas atividades, utilizando-se também algumas características da análise textual discursiva. Espera-se que os resultados possam incentivar o uso das tecnologias digitais e atividades experimentais nas aulas de Ciências e Matemática, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos estudantes, bem como lhes possibilitem refletir sobre sua forma de aprender por meio de tomada de consciência metacognitiva.

Coordenação: Maria Madalena Dullius
Pesquisador(a):

Maria Madalena Dullius

Italo Gabriel Neide

Marli Teresinha Quartieri


Fontes Financiadoras:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs)


Resumo:

A pesquisa tem como objetivo investigar como aplicativos e simuladores relacionados à área de Ciências Exatas potencializam o ensino híbrido ou remoto na Educação Básica. O referencial teórico se fundamenta em autores que discutem a integração de aplicativos e simuladores nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como em referenciais de Lesson Study como metodologia de formação continuada de professores. Nesta metodologia predomina o trabalho colaborativo entre professores e pesquisadores pensando no que é relevante para aprendizagem dos estudantes e/ou para o ensino pelos professores. A equipe, colaborativamente, realiza o planejamento da aula, a implementação/observação e a reflexão. A metodologia de pesquisa seguirá pressupostos de Design Based Research (DBR) que é um tipo de investigação que compreende diversos ciclos envolvendo as fases de preparação, realização e análise retrospectiva de uma experiência de design e nos instiga a um constante redesenho das experiências de ensino que serão desenvolvidas. O campo de investigação são professores da Educação Básica participantes de processos de formação continuada, com os quais serão desenvolvidas as sequências de atividades para o ensino remoto ou híbrido de Ciências Exatas usando aplicativos e simuladores. Para a obtenção de informações, faremos estudos teóricos e coletaremos dados empíricos. Os dados empíricos serão coletados do Lesson Study, das aulas observadas, de gravações de áudio e vídeo, de entrevistas e das reuniões de trabalho dos pesquisadores e professores da Educação Básica. Pretendemos contar com uma intensa cooperação entre pesquisadores e professores para análise e interpretação das informações advindas das experiências de ensino. Busca-se também desenvolver produtos educacionais, bem como artigos e livros.

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