Univates abre 35 vagas de mestrado e doutorado para PPG em Ambiente e Desenvolvimento

Postado as 27/09/2021 17:26:28

Por Gabriela Hautrive

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas para o processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), com um total de 35 vagas: 20 para mestrado e 15 para doutorado, sendo que em ambos os processos seletivos as inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de outubro de 2021, de forma on-line, na página www.univates.br/ppgad. O programa tem três linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; e Ecologia.

Para participar da seleção em mestrado, o interessado deve ser graduado em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já para o doutorado, é necessário o diploma de mestrado. Após o preenchimento dos dados será gerado boleto no valor de R$ 100,00, referente à taxa de inscrição, que só será homologada após a confirmação do pagamento e o recebimento da documentação exigida nos editais, tanto para candidatos do mestrado, como para doutorado, que devem ser enviadas para o e-mail ppgad@univates.br

Serão atribuídas três notas aos candidatos de doutorado, cujo valor final será de zero a dez, observando-se três etapas: currículo lattes, pré-projeto de tese e entrevista. No caso do mestrado, serão duas notas: currículo lattes e entrevista.

A divulgação da classificação parcial dos candidatos será realizada até o dia 16 de novembro em univates.br/institucional/editais e na página do PPGAD. O candidato deve informar à secretaria do PPGAD, pelo e-mail, até o dia 26 de novembro de 2021, seu interesse, ou não, em confirmar a matrícula.

O mestrado tem duração de 24 meses e o doutorado de 48 meses. As aulas acontecerão em regime regular nas sextas-feiras das 19h às 22h e sábados das 9h às 12h. As aulas em regime Intensivo, nos meses de janeiro e julho, são de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O que é o PPGAD

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), da área Ciências Ambientais, tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas ligados à área ambiental.