Tuane Eggers

Univates seleciona pesquisadores para bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial

Postado as 25/03/2024 11:49:51

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Estão abertas as inscrições para as seleções de bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI, em conformidade com os editais de chamada pública da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) - Programa Techfuturo. Os bolsistas irão atuar em projetos de pesquisa coordenados por diferentes professores na Universidade do Vale do Taquari - Univates.

As bolsas de DTI têm entre seus objetivos o fortalecimento da equipe responsável pela execução do projeto de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, por meio da incorporação temporária de profissional qualificado para a execução de atividades específicas.

Os pesquisadores deverão cumprir carga horária semanal de 40 horas e receberão a remuneração mensal conforme a tabela de valores de diárias e bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de cada edital, bem como aos seus critérios de seleção. Informações também podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5614.

A seguir saiba quais processos estão com inscrições abertas.

Bolsas DTI para doutores

Duas bolsas são destinadas ao projeto de pesquisa “Bioprodutos para o controle biológico de ácaros: o caso dos ácaros predadores fitoseídeos”, coordenado pelo professor Noeli Juarez Ferla. O foco do projeto é desenvolver um processo comercialmente viável de produção em escala de ácaros predadores como agentes biológicos a serem empregados no controle de populações de ácaros fitófagos em culturas típicas do Sul do Brasil.

Para se candidatar, é necessário ter titulação de doutor nas áreas de química, biologia, biotecnologia, ciências ou áreas afins. As inscrições devem ser realizadas, até o dia 25 de março, neste link.

Clique aqui para ler o edital

Bolsa DTI para mestre e graduado

Um dos editais prevê a seleção de dois bolsistas para o projeto de pesquisa “Desenvolvimento de um bioherbicida a partir de extratos de erva-mate”, coordenado pela professora Elisete Maria de Freitas. O objetivo do projeto é avaliar a viabilidade para o desenvolvimento de um herbicida natural com extratos aquosos de folhas, frutos verdes e/ou frutos maduros de I. paraguariensis como alternativa ao uso de agrotóxicos.

Uma vaga é para profissional com titulação de mestre nas áreas de biotecnologia, agronomia, ciências biológicas ou áreas afins; enquanto a outra é para candidato com graduação nas áreas de ciências biológicas, biomedicina, agronomia, química ou afins. As inscrições deverão ser realizadas, até o dia 26 de março, neste link.

Clique aqui para ler o edital.

Bolsa para graduado

O terceiro edital selecionará um bolsista com graduação  em Ciências Biológicas, Farmácia, Biomedicina ou Medicina Veterinária para atuar no projeto de pesquisa intitulado “Diagnóstico de patógenos e controle de ácaros ectoparasitos na avicultura”. O projeto, coordenado pelo professor Guilherme Liberato da Silva, objetiva diagnosticar os microrganismos patogênicos presentes no ácaro Dermanyssus gallinae e avaliar, por meio do uso de biomoléculas, estratégias de controle desse ectoparasito.

As inscrições deverão ser realizadas, até o dia 29 de abril, neste link.

Clique aqui para ler o edital.

Logo ods