Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Nicole Morás

PPGEnsino comemora 10 anos com série de atividades

Postado as 13/07/2023 11:55:43

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates iniciou suas atividades em 2013. Para comemorar a primeira década de atividades, estão programadas celebrações ao longo dos próximos meses. A primeira atividade foi um jantar de confraternização, realizado no último dia 6. Participaram do encontro professores, estudantes e equipe técnico-administrativa vinculada ao Programa. 

Para novembro, está sendo programado um evento, com a possibilidade de participação de representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em janeiro de 2024 será realizado o 2º Encontro de Doutorandos, um evento no qual alunos de doutorado dos PPGs discutem seus projetos, com a possibilidade de participação de estudantes de outras instituições. 

Divulgação/Univates

O mestrado do PPGEnsino teve início em 2013 e o doutorado, em 2016. Desde então, já foram defendidas 159 dissertações e 46 teses, ou seja, o Programa já titulou cerca de 220 pessoas ao longo da primeira década de atividades. No Mestrado Interinstitucional ofertado em parceria com o Centro Universitário AGES (UniAGES), de Paripiranga, na Bahia, foram tituladas 14 pessoas desde 2018. Atualmente o PPGEnsino tem 36 estudantes no mestrado e 48 no doutorado, e outros 12 na modalidade de Projetos de Cooperação entre Instituições (PCI), totalizando 96 estudantes matriculados. O Programa tem nota 4 na Capes. 

Na imagem, o primeiro doutor titulado pelo PPGEnsino Diógenes Gewehr. 

Divulgação/Univates

Proporcionar a qualificação da formação docente para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino é o objetivo central do PPGEnsino. Conforme o professor doutor Rogério José Schuck, coordenador do Programa, “o PPGEnsino visa a formar profissionais, nas diversas áreas do ensino, que busquem pensar a formação de professores, práticas pedagógicas inovadoras e novos olhares sobre o ensino. Tem por missão o aprimoramento e qualificação no campo científico e tecnológico para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino”. 

Logo ods