Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Pós-Graduação em Ensino consolida Univates como polo de formação e produção de conhecimento

Postado as 22/08/2023 13:53:18

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

 

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates comemora 10 anos de atividades em 2023. O mestrado do PPGEnsino teve início em 2013 e o doutorado, em 2016. Desde então, já foram defendidas 159 dissertações e 46 teses, ou seja, o Programa já titulou 205 pessoas ao longo da primeira década de atividades.

Atualmente o PPGEnsino tem como área de concentração “Alfabetização Científica e Tecnológica” e como linhas de pesquisa “Ciência, Sociedade e Ensino”, “Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino” e “Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação”. São três grupos de pesquisa, cinco projetos de pesquisa e 100 estudantes vinculados ao PPG. O Programa tem nota 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Nicole Morás

“Ao longo dos últimos 54 anos, a Univates tem oportunizado à comunidade do Vale do Taquari a formação e qualificação de professores, das escolas públicas e particulares. Mais recentemente a oferta do PPGEnsino veio para ampliar essas oportunidades, tendo formado mestres e doutores que atuam de forma a aprimorar os processos de ensinar e aprender nos diferentes níveis de ensino”, destaca o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Carlos Candido da Silva Cyrne. 

“A qualidade da formação é comprovada pelos conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e por meio dos reconhecimentos aos trabalhos desenvolvidos pelos professores e acadêmicos. Nos cabe agradecer aos docentes que atuam como mediadores para a construção de novos conhecimentos que auxiliam nossos alunos a transformar a realidade da educação no Brasil e, em especial, aos alunos que depositam na Univates e no PPGEnsino sua confiança e nos escolhem para participar desta importante etapa de suas vidas. Parabéns e vida longa ao PPGEnsino”, complementa Cyrne. 

Prêmio Capes de Tese

A Capes divulgou, em novembro do ano passado, os três vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese de 2022. Marcos Marques Formigosa, doutor pelo PPGEnsino da Univates, é um dos três contemplados ‒ na categoria referente ao Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar ‒ com o Grande Prêmio Cândido Rondon. A tese foi defendida em 2021 para obtenção do título acadêmico de doutor. O trabalho de Formigosa, orientado pela professora doutora Ieda Maria Giongo, já havia recebido o Prêmio Capes de Tese 2022 na Área de Ensino. Sua pesquisa tem como título “As Etnomatemáticas dos alunos ribeirinhos do rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência”.  

Divulgação/Acervo pessoal

Formigosa é de Bagre, na Ilha do Marajó, Pará, e atualmente reside em Altamira, também no Pará. Ele cita o regime intensivo das atividades do PPGEnsino como um diferencial para ter concluído a formação. “Devido à forma de oferta do curso (intensivo ‒ janeiro e julho), pude cursar o doutorado e continuar trabalhando, sem precisar me desligar do trabalho. Isso me manteve diretamente ligado ao meu objeto de pesquisa, pois se tivesse que me mudar para Lajeado (ou para outra cidade, caso tivesse optado por outro PPG) para poder estudar, dificilmente conseguiria desenvolver a pesquisa de alto impacto em razão de o de pesquisa se situar em uma comunidade rural/ribeirinha distante da área urbana de Altamira”, explica. 

“Outros impactos foram o acúmulo teórico, a diversidade de sujeitos no PPGEnsino e a aprendizagem sobre acolhimento e condução de orientação em pesquisa que tive com minha orientadora, professora Ieda. Sou docente de uma universidade e esse exercício me acompanhará por um longo período”, afirma Formigosa. 

Nicole Morás

Primeira tese do Programa 

A primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ensino foi defendida em janeiro de 2019. Intitulada “Projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição”, o trabalho foi realizado por Diógenes Gewehr, sob orientação da doutora Andreia A. Guimarães Strohschoen e coorientação do doutor Rogério José Schuck. Na tese, Gewehr pesquisa a relação do desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados a feiras de ciências com a metacognição.

Nicole Morás

“O PPGEnsino visa a formar profissionais nas diversas áreas do ensino, contribuindo para pensar a formação de professores, práticas pedagógicas inovadoras e novos olhares sobre o ensino. Tem por missão o aprimoramento e qualificação no campo científico e tecnológico para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino”, detalha o coordenador do PPGEnsino, professor Rogério Schuck. 

PPGEnsino em diferentes lugares do Brasil 

Programas de pós-graduação com boa avaliação são autorizados pela Capes para serem oferecidos fora da sede da instituição promotora, como forma de proporcionar o desenvolvimento científico e cultural em diferentes partes do País. 

No ano de 2018, a Univates expandiu a oferta de cursos stricto sensu para outras regiões, quando, em parceria com o Centro Universitário AGES, passou a ofertar o Mestrado Interinstitucional (Minter) do PPGEnsino na cidade de Paripiranga, na Bahia.

Em agosto de 2022 começaram as aulas do PPGEnsino na modalidade de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI). O curso é realizado no Instituto Mandacaru de Desenvolvimento Humano (IMDH), no município de Paulo Afonso, na Bahia. O programa homologado pela Capes, do Ministério da Educação, é uma promoção da Univates em parceria com o Instituto Mandacaru.

Divulgação/Univates

Nuvem de palavras criada com os títulos das teses e dissertações defendidas no PPGEnsino

Estrutura do PPGEnsino 

Para receber os títulos, além de outros requisitos legais, os candidatos a mestres e a doutores matriculados no PPGEnsino devem apresentar suas pesquisas desenvolvidas ao longo do mestrado ou doutorado, por meio de dissertações e teses defendidas em sessão pública. A duração do curso é de cerca de dois anos para o mestrado e de quatro anos para o doutorado. Os trabalhos devem estar alinhados com a área de concentração e, consequentemente, com as linhas de pesquisa do programa e com os docentes orientadores que atuam na linha de pesquisa escolhida pelo mestrando ou doutorando.

O cotidiano acadêmico de um programa de pós-graduação acontece em grande parte nos grupos de pesquisa, que, por sua vez, realizam projetos de pesquisa ‒ nos quais efetivamente atuam os mestrandos, doutorandos e professores pesquisadores. O PPGEnsino conta com um número alto de discentes vindos de regiões afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, de modo que os temas de pesquisa convergem para as análises específicas de problemáticas sociais que permeiam diferentes grupos sociais. 

Logo ods-4