Administração
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Navegando Administração por Orientador "Franke, Luciane"
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- ItemAcesso AbertoAs diferenças entre as perspectivas da geração Z e das organizações sobre o mercado de trabalho: uma análise no município de Arroio do Meio/RS(2023-06) Heineck, Luciana; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Cerutti, Bernadete; Nagel, ElaineEste estudo buscou identificar as principais diferenças entre as perspectivas da geração Z e das empresas acerca das competências necessárias para o ingresso do jovem no mercado de trabalho, em Arroio do Meio/RS. A geração Z é composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, caracterizados por uma forte conexão com a tecnologia e por terem opiniões, pensamentos e motivações distintas das gerações anteriores. A entrada desse grupo no mercado de trabalho exige que as organizações se adaptem às demandas, interesses e expectativas dessa geração. Na realização da pesquisa foi adotada uma abordagem quantitativa, utilizando questionários aplicados presencialmente aos estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes e por meio do sistema Google Forms para as organizações do município de Arroio do Meio/RS. Entre os principais resultados, destaca-se que há uma lacuna entre as competências dos jovens que estão concluindo o ensino médio e aquelas esperadas pelas organizações no referido município. A fim de aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho, os jovens devem buscar conhecimentos empresariais, ferramentas de gestão ou cursos técnicos e/ou superiores. Por outro lado, as organizações podem garantir as competências desejadas por parte de seus profissionais por meio da capacitação interna.
- ItemAcesso AbertoDesafios da gestão em empresas familiares prestadoras de serviços no município de Lajeado- RS(2023-06) Federhen, Vinício Luiz; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Faleiro, Sandro Nero; Conto, Samuel Martim deEste estudo analisou a gestão de três empresas familiares prestadoras de serviços gerais, localizadas em Lajeado - RS, com foco nos desafios da gestão, cultura organizacional e cultura familiar. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com membros da família que também desempenham funções de gestão nas empresas. Os principais resultados revelaram desafios específicos enfrentados por cada empresa. Na Empresa 1, o consenso na tomada de decisão foi identificado como um desafio relevante. Na Empresa 2, a gestão financeira, especialmente o fluxo de caixa, foi apontada como um desafio significativo. Já na Empresa 3, a principal dificuldade da gestão estava relacionada à organização de prazos, portanto, um aspecto operacional. Em relação à resolução de problemas diários, os funcionários mais antigos foram destacados pelos entrevistados como capazes de solucionar a maioria dos problemas por conta própria, buscando a orientação dos chefes apenas em situações excepcionais. Quanto à cultura organizacional e familiar, as respostas dos entrevistados na Empresa 1 e Empresa 2 apontaram a cultura organizacional como o aspecto mais proeminente. Já na Empresa 3, foi observada uma percepção de mistura entre as duas culturas, com divergências entre os entrevistados. Essa pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre a gestão em empresas familiares, a tomada de decisão e os desafios enfrentados por esse tipo de organização.
- ItemAcesso AbertoEstudo de viabilidade econômico-financeira da implantação de uma empresa de preparo de cortes à base de carne suína(2024-07-08) Salvadori, Melina Amália; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Braido, Gabriel Machado; Conto, Samuel Martim deO Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores globais de carne suína. Os avanços tecnológicos e aumento do consumo contribuíram para o desenvolvimento da suinocultura e, consequentemente, para a economia nacional, garantindo a segurança alimentar para o consumidor, tanto no abate como no desenvolvimento de produtos derivados. Diante disso, identificou-se uma oportunidade de negócio no mercado de carne suína, fazendo-se necessário analisar se esse tipo de investimento é viável para o investidor. O presente trabalho buscou contextualizar os principais conceitos de administração financeira com o objetivo de identificar e avaliar a viabilidade da abertura de uma empresa de cortes à base de carne suína no interior do município de Roca Sales/RS, junto à atual empresa Montes Claros Agroindustrial. Para o desenvolvimento teórico foram abordados diversos aspectos referentes ao desenvolvimento de projetos, financiamentos e ferramentas de análise de viabilidade econômico-financeiras. Por meio da pesquisa de objetivo exploratório e descritivo, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, de procedimento bibliográfico e documental e com a coleta de dados junto à trabalhos anteriores, fornecedores e profissionais da área, essa monografia elencou as informações necessárias quanto ao investimento total, as fontes de financiamento, previsão de custos, despesas e receitas. Com os dados, realizou-se uma projeção realista da Demonstração do Resultado do Exercício e da Demonstração do Fluxo de Caixa para os 6 primeiros anos de atividade. Calculou-se a viabilidade do investimento através de indicadores-chave como o Valor Presente Líquido, a Taxa Mínima de Atratividade, a Taxa Interna de Retorno e o Payback e realizou-se a análise de cenários, levando à conclusão de que é viável o investimento previsto e que o valor investido será recuperado dentro do prazo estabelecido de seis anos.
- ItemRestritoNeuromarketing: o comportamento do consumidor de produtos e serviços de beleza e bem-estar(2024-11) Klauck, Ariele Cristiane; Franke, Luciane; http://lattes.cnpq.br/7473626501539750; Cerutti, Bernadente; Conto, Samuel Martim deO neuromarketing é um novo estudo que busca entender melhor a mente do consumidor, assim, através dele é possível aperfeiçoar as estratégias de marketing e desenvolver produtos e serviços que atraiam mais os clientes. Atualmente, há alguns estudos que abordam o assunto de forma mais ampla, buscando compreender os motivos que levam as pessoas a comprar, tendo em vista que o neuromarketing é uma junção do marketing com a neurociência, dois estudos que analisam as ações do ser humano e a forma que ele é influenciado. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo identificar o perfil de clientes que consomem produtos e serviços de beleza e bem-estar. Desse modo, para alcançar os objetivos, a presente pesquisa foi realizada com estudantes da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio de um questionário on-line. Os resultados obtidos foram submetidos à análise descritiva. Assim, após a análise, constatou-se que os respondentes têm o hábito de consumir produtos e serviços voltados aos cuidados pessoais e à saúde. Além disso, revelou-se que a qualidade é um tópico importante na escolha dos produtos, assim como a apresentação deles. De forma semelhante, averiguou-se que os gatilhos mentais são significativos na hora da compra. A pesquisa demonstrou, ainda, que as pessoas fazem suas compras em lugares que têm mais variedade de produtos e maior praticidade, como lojas físicas de cosméticos, farmácia ou lojas on-line. Frente a isso, observa-se o desafio de compreender o comportamento do consumidor e determinar qual é a melhor forma de chegar até ele, a fim de que determinado produto supra as necessidades e os desejos do cliente.