Engenharia de Produção
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Navegando Engenharia de Produção por Orientador "Jacobs, William"
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- ItemAcesso AbertoAnálise da maturidade do processo de planejamento de vendas e operações em um frigorífico de aves(2021-11) Capalonga, Regina Marquetto; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O mercado é cada vez mais dinâmico e exige das empresas uma estratégia competitiva bem definida a fim de atingir os objetivos organizacionais, sendo essencial a coordenação entre os diversos departamentos para garantir que os planos operacionais estejam em consonância com os planos de negócio. Nesse contexto, o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) surge como um processo integrado de gerenciamento, unindo diferentes planos de negócios com o objetivo de balancear recursos e demanda, visando o lucro da organização. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em um frigorífico de aves. A empresa atua nos mercados interno e externo, com foco na produção de aves para cortes. O estudo de caso tem como objetivo analisar a integração dos processos de planejamento a nível tático com base em modelos de maturidade de S&OP, a fim de identificar aspectos que podem ser aprimorados neste processo. Foram utilizados três modelos de avaliação de maturidade S&OP, sendo dois modelos qualitativos, e um modelo quantitativo. Como resultado, a pesquisa indica que a empresa estudada encontra- se em estágios evolutivos intermediários de S&OP, apresentando indícios de avanço para os estágios seguintes. Os resultados encontrados nos diferentes modelos não divergem, apesar de contarem com dimensões e métricas de análise distintas. Os principais pontos passíveis de melhoria identificados foram planos de vendas e operações alinhados, contudo não integrados, e a necessidade de investimento em softwares de previsão e planejamento para centralizar os dados e promover melhor integração entre os planos.
- ItemAcesso AbertoAnálise da percepção dos engenheiros de produção egressos da Univates quanto ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS(2022-06) Korb, Juliano; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Rosário, Cláudio Roberto DoO ingresso no mercado de trabalho competitivo e especializado é um dos principais desafios enfrentados pelos egressos de instituições de ensino superior. Estar alinhado às necessidades e exigências do mercado é de suma importância para a carreira dos profissionais. À vista disso, é necessário que o preparo durante a graduação esteja de acordo com o requerido fora do cenário acadêmico. Sendo assim, esta monografia tem por objetivo analisar a percepção dos egressos do curso de Ensino Superior de Engenharia de Produção da Univates quanto ao seu preparo e qualificação ao ingresso no mercado de trabalho do Vale do Taquari/RS. O método utilizado para o levantamento de dados foi do tipo survey, com a aplicação de um questionário eletrônico aos egressos do curso entre os anos de 2011 e 2020. O questionário foi aplicado a 144 egressos e foram obtidas 45 respostas, representando 31,25% de respondentes dentro do total do público-alvo. Através dos resultados obtidos foi possível identificar o atual perfil do profissional graduado na instituição, bem como obteve-se resultado positivo quanto à percepção dos profissionais acerca de suas capacitações, atribuídas às suas respectivas admissões no mercado de trabalho da região. Dentre as habilidades e competências específicas, as requeridas em maior grau no contexto profissional são tanto técnicas quanto interpessoais. Como possíveis pontos de melhoria ao processo de ensino do curso, foi possível identificar que na visão dos egressos salienta-se uma maior aplicação de aulas práticas, tanto em laboratórios da instituição quanto em contato com as empresas da região. Ademais, o presente estudo obteve resultados positivos quanto a satisfação dos egressos no que diz respeito ao curso de graduação aqui contemplado.
- ItemAcesso AbertoAplicação de metodologia Scrum e mapeamento do fluxo de valor na redução de perdas de uma linha de produção da indústria alimentícia(2023-11) Schmidt, Luiz Henrique; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Neide, Italo GabrielO avanço da tecnologia e o processo de globalização resultam em um mercado com um ambiente cada vez mais competitivo e exigente. Na busca por uma base sólida nesse mercado e a consequente obtenção de lucros, não basta desenvolver a capacidade de vendas e a geração de volume necessário para o atendimento da demanda, mas também é crucial realizar o melhor gerenciamento dos recursos disponíveis, que influenciam diretamente nos indicadores de produtividade e eficiência, e na margem de custo de cada produto. Sendo assim, este estudo tem como objetivo desenvolver e analisar uma metodologia de redução de desperdícios de uma linha produtiva de uma empresa do ramo alimentício. O estudo caracteriza-se como dedutivo, com objetivo descritivo, sendo o modo de abordagem classificado como quali-quantitativo, e os procedimentos técnicos adotados são classificados como pesquisa-ação e estudo de caso. Trata-se da construção de uma metodologia, que inicia pelo mapeamento do fluxo de valor da linha produtiva, o que permite a identificação dos desperdícios mais expressivos na geração de valor do processo produtivo; bem como da aplicação da metodologia ágil Scrum. Ao final do estudo, o trabalho apresenta os resultados obtidos nos indicadores de perda de matéria-prima, perda orgânica e geração de retrabalho da empresa, sinalizando pequena melhora observada na linha de produção, e um feedback positivo da equipe envolvida a respeito da aplicação da metodologia Scrum, para fins de gestão e estrutura organizacional.
- ItemAcesso AbertoAplicação de projeto Seis Sigma para otimização de um processo de envase de refrigerante com ênfase na utilização de um projeto fatorial 2k(2016-02-04) Vargas, Guilherme Monteiro; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402A presente monografia aborda a aplicação de um projeto Seis Sigma para a otimização de um processo de envase de refrigerante, em uma linha de produção de refrigerante tipo PET 2 litros. O objetivo do estudo consiste em analisar os fatores que influenciam o volume envasado de refrigerante e, para estes, determinar os valores ótimos de trabalho que permitam melhorar o desempenho do processo e reduzir o desperdício de xarope. Para identificar as variáveis significativas e quantificar a relação entre as variáveis de entrada e o nível de refrigerante envasado, foi utilizada a técnica Projeto Fatorial 2k. Em seguida, realizou-se a otimização do processo por meio de análise gráfica, através do software Action, onde foi determinado o nível ótimo de cada variável de entrada. Os valores propostos pelo estudo foram testados e obtiveram resultados almejados no projeto, através da otimização do processo foi possível diminuir a variabilidade em torno do valor alvo e reduzir o desperdício de xarope em 30%.
- ItemAcesso AbertoAplicação de um modelo de avaliação do desempenho do planejamento de vendas e operações (S&OP) em uma empresa de bebidas(2019-11) Wallauer, Augusto; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é um processo que objetiva alinhar as diferentes áreas das organizações, integrando os planos de vendas, operações, marketing e financeiro, melhorando seus níveis de estoque e de entrega, e consequentemente, o resultado da empresa. O S&OP, bem como outros processos, deve ter seu desempenho avaliado e monitorado. O estudo aborda a escolha de um método de avaliação, análise e monitoramento de desempenho do S&OP em uma empresa de bebidas. O modelo escolhido, desenvolvido por Pandim, é quantitativo e se baseia no diagnóstico e redução de falhas, identificando a ineficiência de seus fatores críticos. Para alcançar os objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios. Quanto à natureza da pesquisa, classifica-se como qualitativa e em relação aos procedimentos técnicos, pode-se definir como um estudo de caso, pois busca a aplicação prática dos conhecimentos para melhorar processos. Em relação aos resultados, através da aplicação do modelo, verificou-se que, apesar de a empresa já possuir um processo de S&OP satisfatório, alguns pontos de melhoria foram identificados, gerando planos de ações simples, como um treinamento teórico para colaboradores, e complexos, como a aquisição de tecnologia específica de S&OP. A aplicação do modelo foi satisfatória, contribuindo para a empresa realizar a melhoria contínua, obtendo um Planejamento de Vendas e Operações excelente.
- ItemAcesso AbertoAplicação do Scrum na gestão da comunicação em uma empresa prestadora de serviços(2021-11) Kist, Natália Lauschner; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402Esta pesquisa visa melhorar a eficiência da gestão da comunicação em projetos, aplicando o conceito da metodologia ágil Scrum, bem como a realização de uma pesquisa-ação aplicando a proposta desenvolvida em uma equipe de gerenciamento de projetos em uma empresa prestadora de serviços. Para tanto, quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e como método foi utilizada a exploração bibliográfica, por meio de uma pesquisa das metodologias ágeis existentes, com especial atenção ao Scrum. Além disso, por ser um modelo amplamente aceito nas organizações, as diretrizes do PMBOK são utilizadas como base para a pesquisa. A partir do estudo de caso, a utilização do método de gestão da comunicação proposto pode ser demonstrado na prática. Para a avaliação dos resultados, quatro afirmações foram elaboradas com base nos nove indicadores de benefícios proporcionados pelo Scrum encontrados na literatura e enviadas aos participantes da equipe do projeto. Essas pessoas foram orientadas a ler as frases e responder de acordo com seu grau de concordância, usando a escala de Likert, variando de 1 (discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente). A frase que demonstrou maior concordância por parte da equipe foi o aprimoramento da comunicação e colaboração entre o time, mas as outras afirmações também demonstraram um bom grau de concordância, levando à conclusão de que a equipe sentiu a maioria dos benefícios do Scrum.
- ItemRestritoDesenvolvimento de indicadores em Power BI para análise da gestão de um salão de beleza com base nas premissas do Balanced Scorecard(2023-06-19) Faller, Gabriel Sehn; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Rosário, Cláudio Roberto DoEste trabalho busca analisar a gestão de uma empresa de pequeno porte de acordo com a metodologia Balanced Scorecard, bem como definir indicadores para auxiliar o processo tomador de decisão da empresa através da construção de um dashboard interativo desenvolvido no software Microsoft Power BI. Para tanto, quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e o método utilizado foi descritivo e exploratório, elucidando os principais pilares do BSC e adequando-os ao sistema de gestão de uma empresa de pequeno porte. Além disso, a utilização de abordagens de análise de dados e business intelligence foram base para a extração, tratamento e validação dos dados. A partir da definição de indicadores e o desenvolvimento de análises integradas entre diferentes áreas da empresa, foi desenvolvido o estudo de caso buscando atender ao objetivo estratégico definido pela diretora da empresa. A partir deste trabalho, foi possível modelar indicadores interativos para serem utilizados no dia a dia pela gestão e facilitar o processo de tomada de decisão de uma empresa de pequeno porte. Inicialmente focando nos quatro pilares do BSC, podem ser agregados novos indicadores aos ambientes interativos do Power BI conforme novas demandas apareçam. Foi possível notar um grande impacto e satisfação por parte da gestão da empresa a partir deste novo olhar advindo da implantação do BSC aliado ao Power BI.
- ItemAcesso AbertoEstudo comparativo entre layouts sob a ótica dos indicadores da teoria das restrições com apoio de simulação de eventos discretos em empresa de alimentos(2018-08-15) Assunpção, Lucas Eggers; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O layout tem grande interferência nos sistemas produtivos das empresas, porém há uma grande dificuldade em prever todas as variáveis em seu rearranjo, e se ao final atenderá às metas globais da empresa. Este estudo tem como objetivo analisar, com apoio da simulação de eventos discretos, qual o arranjo físico mais adequado – celular ou funcional - a ser utilizado em um setor de misturas de uma empresa de alimentos, sob a perspectiva dos indicadores operacionais da Teoria das Restrições (TOC): ganho, investimentos e despesas operacionais. Este trabalho consiste em um estudo de caso com abordagem quantitativa, tendo como objetivo o modelo de avaliação. O trabalho foi conduzido através de modelagem computacional. Inicialmente foram identificados, por meio de curva ABC, os produtos que mais venderam em um período de 12 meses. Após foram coletados dados do processo produtivo em questão, como tempos de processamento, capacidades e recursos disponíveis. Em seguida foi realizado o projeto de layout através do método de planejamento computadorizado de relação de layout (CORELAP), para o layout funcional, e o método de análise de fluxo de produção (FPA), para o projeto de layout celular. Depois de realizada a modelagem dos dois modelos de layout com os dados coletados, foram rodadas as simulações e analisadas com base nos indicadores operacionais da TOC, apontando, ao final, o layout mais adequado. Os resultados mostraram que o layout funcional apresentou o melhor desempenho sob a perspectiva dos indicadores operacionais da TOC, de forma que este arranjo físico proporcionou o aumento no ganho (+12,34%), redução nos investimentos (-11,47%) e redução nas despesas operacionais (-18,71%). Conclui-se que o layout funcional oferece maior flexibilidade produtiva, impactando de forma positiva nos indicadores operacionais da TOC. Assim garante-se o ótimo global, e não apenas o ótimo local, podendo impulsionar a lucratividade da empresa, que segundo a Teoria das Restrições, é o seu único objetivo.
- ItemAcesso AbertoEstudo de arranjo físico dos setores de congelamento e expedição em abatedouros de aves por meio da simulação de eventos discretos(2018-02-28) Lagemann, Rodrigo Luis; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O cenário econômico atual com grande dificuldade financeira e a concorrência desleal, vêm exigindo que as empresas façam mudanças nos arranjos físicos de suas plantas fabris, visando reduzir custos operacionais e otimizar seu processo produtivo. Este trabalho tem por objetivo analisar o arranjo físico, com auxílio da simulação de eventos discretos, para os setores de congelamento e expedição em um abatedouro de aves. Inicialmente foi realizado a modelagem do processo, após foi realizado a cronometragem das atividades, e com os dados coletados foi construído a Curva ABC, Diagrama de Produto-quantidade, Fluxograma, Mapofluxograma e Diagrama de Afinidades do arranjo atual e do novo arranjo físico. Por meio da simulação de eventos discretos e do software ProModel foi realizado a modelagem do arranjo físico atual, após foi proposto um novo arranjo físico para a planta fabril e ao final comparados os dois arranjos físicos. Estas ferramentas são importantes na projeção de arranjos físicos de sistemas produtivos, inicialmente simulados via software na plataforma computacional e após, se aprovados, implantados na planta fabril, reduzindo com isso o risco de implantação. O estudo demostrou que o novo arranjo físico se adapta a planta fabril e com a implantação deste empreendimento terá infinitas vantagens competitivas, desde melhora significativa da qualidade do produto, ganhos financeiros, melhor eficiência energética, menor custo por quilo de produto congelado, aumento da automação do processo e melhoria no processo de produção.
- ItemAcesso AbertoEstudo do arranjo físico em setor de empacotamento de beneficiadora de grãos por meio da simulação de eventos discretos(2018-10-08) Vargas, Jonas Lopes De; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O arranjo físico adequado é fundamental para o aumento de eficiência do sistema produtivo de uma empresa, consiste na organização dos recursos que influencia diretamente no fluxo das operações, com objetivo de organizar os centros de trabalho, máquinas, equipamentos, etc. O presente estudo tem por objetivo analisar uma alternativa de reestruturação do arranjo físico para um setor da empresa de beneficiamento de grãos, por meio da simulação de eventos discretos. Desenvolve a criação de um cenário produtivo, conservando a interação lógica do processo real em um ambiente virtual, onde busca propor melhorias por meio da simulação, que permite identificar as oportunidades do sistema estudado. A metodologia deste estudo é classificada como dedutiva, quantitativa, descritiva e do tipo experimental e estudo de caso. Com o cenário alternativo o estudo expõe um desempenho produtivo superior ao atual, maximizando os recursos e minimizando a movimentação desnecessária. Assim, este trabalho exibe a simulação de eventos discretos, como uma grande aliada no planejamento das instalações dos recursos, otimizando os processos e gerando informações críticas para a tomada de decisão.
- ItemAcesso AbertoIntegração de técnicas de previsão de demanda e controle de estoque: estudo de caso em uma empresa do setor de joias folheadas(2018-02-28) Casonatto, Liziane; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402É importante que toda empresa tenha por objetivo reduzir os custos de manter estoques a um nível de serviço desejável. Para isso, a integração de técnicas de previsão de demanda com o controle dos estoques é fundamental para que o objetivo seja atingido. O presente estudo tem por objetivo desenvolver e analisar os resultados de um método que integre as técnicas de previsão de demanda e controle de estoques em uma empresa do ramo joalheiro. O trabalho é de natureza aplicada; quanto aos objetivos, classifica-se como exploratório e descritivo; a abordagem é classificada como quantitativa; quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. O estudo de caso é composto das seguintes etapas: Classificação ABC, com a finalidade de classificar quais são os produtos de maior importância; previsão de demanda, a fim de definir o modelo de previsão; e controle de estoques, com a intenção de saber quais são os estoques mínimos necessários para a empresa não ficar sem atender o cliente, e qual o momento que se deve realizar uma nova compra. O estudo demonstrou que o método de Holt-Winters foi o método de previsão que apresentou os melhores resultados para os produtos classificados como “A” na classificação ABC. Através da técnica de previsão de demanda se obteve os resultados das previsões futuras. Os valores encontrados nas previsões foram utilizados para calcular os estoques de seguranças e o ponto de ressuprimento ou estoque mínimo. Desta forma, integrar as técnicas de previsão de demanda com o controle dos estoques, pois só se controla estoques quando se tem uma previsão e entendimento do que o mercado irá demandar.
- ItemAcesso AbertoIntegração dos métodos Critical Path e Last Planner System para a gestão do projeto de edificações: um estudo de caso(2018-02-28) Diehl, Carlos Henrique; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402O setor da construção civil é caracterizado por apresentar altos índices de desperdícios em seus projetos e baixa eficiência produtiva, necessitando de modificações em seu sistema produtivo tradicional, para que, dessa maneira, consiga atender de forma rápida e ágil às exigências dos seus clientes. Os resultados adquiridos pela indústria manufatureira com a utilização da filosofia Lean Manufacturing motivaram a adaptação desta filosofia para a indústria da construção civil, costituindo uma nova filosofia que foi intitulada de Lean Construction. Neste contexto, destacou-se o Last Planner System, que tem como principal objetivo aperfeiçoar o processo de planejamento e controle da produção por meio de medidas que procuram diminuir as incertezas do planejamento. Contudo, este modelo, segundo autores, necessita ser complementado para ter sucesso no gerenciamento de obras. Desta forma, para sanar estas problemáticas, através de um estudo de caso, este trabalho tem como objetivo implantar o Last Planner System integrado com o modelo tradicional de Gestão de Projetos que utiliza o método Critical Path para o planejamento da produção. Assim, os métodos de Gestão de Projetos e a filosofia Lean Construction surgem como uma opção para aperfeiçoar os processos produtivos no canteiro de obra, trazendo benefícios por meio da diminuição de desperdícios e extraindo maior produtividade das equipes de produção. Os resultados observados com a implementação das ferramentas foram significativos. Devido à constatação de um crescimento no percentual de planos concluídos e a criação de um fluxo contínuo na execução das atividades, estes fatores refletiram no aumento do índice de desempenho da obra. Além disso, observou-se que a integração das ferramentas concedeu à empresa um sistema de planejamento e controle nos três níveis gerenciais, estratégico, tático e operacional. Em vista dos argumentos apresentados, pode-se inferir que a implementação das ferramentas pode oferecer resultados positivos para o gerenciamento de obras na construção civil, diminuindo os desperdícios de processamento, produção, transporte, movimentação e espera.
- ItemAcesso AbertoLogística reversa em uma empresa de comércio de acessórios para segurança de cargas: um estudo da viabilidade técnico-econômica com base em simulação de eventos discretos(2023-11) Paoli, Joana Fachinelli De; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Delwing, Eduardo Becker; Giongo, Ieda MariaInspirada nos conceitos de Economia Circular, a Logística Reversa apresenta alternativas para auxiliar na redução de recursos descartados inadequadamente. Com objetivo de otimizar o fluxo do bem, o retorno dos produtos acabados ou seus componentes aos ciclos produtivos é uma opção para maximizar o aproveitamento dos recursos naturais. Para isso, esta monografia aborda um estudo de viabilidade técnico-econômica do processo de Logística Reversa em uma empresa de comércio de acessórios para seguranças de cargas, localizada na cidade de Garibaldi-RS. O estudo visa analisar quão viável é a efetivação do retorno das mercadorias já utilizadas, mas que hoje perderam sua funcionalidade principal, de forma a manter em seu processo produtivo uma destinação final ambientalmente adequada. À vista disso, foram desenvolvidas neste trabalho a análise e validação de três cenários distintos, levando em consideração os sistemas de reuso, desmanche e reciclagem separadamente. O método de análise baseou-se na simulação de eventos discretos, com posterior verificação da viabilidade econômica. O software de simulação utilizado foi o FlexSim e foi relevante por permitir o levantamento de custos de transporte. Adicionalmente, a análise de viabilidade exibiu os resultados de cada cenário desenvolvido, demonstrando serem viáveis técnica e economicamente. Com um investimento inicial estimado em R$188.561,88, o VPL variou entre R$ 111.949,50 e R$ 6.524.784,14 no período de sete anos analisados, bem como a TIR, que pode ser percebida entre 24,40% e 356,92% nesse período de tempo. O tempo de payback pode ser esperado em torno de quatro meses para o sistema de reuso; cinco anos e um mês para o sistema de desmanche; e quatro anos e oito meses para o sistema de reciclagem. Espera-se que os fundamentos deste trabalho sirvam de base para o desenvolvimento e constituição do processo de Logística Reversa na empresa MAVE Comércio de Acessórios, visto que os resultados gerados mostram que cada cenário construído retorna valores positivos de VPL, demonstrando perspectivas economicamente viáveis em cada um dos sistemas.
- ItemAcesso AbertoMapeamento e análise dos processos de controle do estoque de chapas de aço carbono em empresa fabricante de implementos rodoviários(2017-01) Heming, Gustavo Bertolini; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402Estoques de matéria-prima ocupam uma considerável quantidade dos recursos financeiros das empresas além de gerarem altos custos de manutenção, sendo imprescindível a eficácia dos seus sistemas de controle. Tendo em vista isso, o problema do presente estudo vem a ser como melhor gerenciar os processos de entradas e saídas no estoque de chapas de aço a fim de aumentar a acuracidade em uma empresa fabricante de implementos rodoviários do Vale do Taquari. Seu objetivo foi de mapear, analisar e propor melhorias nos processos de requisição da matéria–prima. Para tanto, tomou como base conceitos de gestão, recebimento, controle e inventariação de estoques, mapeamento de processos, fluxograma, brainstorming, e diagrama de causa e efeito A partir disso, foram realizados mapeamentos por meio de padrão American National Satandart Institute (ANSI) de todos os processos que agregam ou consomem saldos do seu estoque como recebimento e entrada da matéria-prima, preenchimento de cartões da engenharia, apontamento, solicitação de peças e requisição de material. A metodologia utilizada é qualitativa quanto a abordagem, descritiva quanto aos objetivos e caracteriza-se como estudo de caso quanto aos procedimentos técnicos. Como resultados do estudo, foram obtidos os mapeamentos dos processos de entrada e saída da matéria-prima, sendo identificadas as etapas críticas quanto à mensuração das quantidades de materiais a serem utilizadas e a proposição de melhorias para o sistema de controle do estoque com uso de balanças e restrição ao acesso e retirada de material do estoque. Com a sugestão indicada, acredita-se que o sistema de controle do estoque de chapas atinja maiores níveis de assertividade, inibindo ou até eliminando perdas por excesso ou falta de chapas.
- ItemAcesso AbertoPrevisão da demanda por meio de técnicas de séries temporais em empresa de serviços de transporte rodoviário(2017-01) Siqueira, Augusto Cesar De; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402A previsão de demanda de passageiros em empresas de transporte rodoviário é essencial, visto a competitividade com que este setor trabalha e a necessidade de se obter um planejamento de suas atividades, visto que cada ampliação e investimento deste setor, representa uma incremento considerável em seu serviço. O presente estudo tem por objetivo definir o melhor modelo para a previsão de demanda de passageiros dentre as técnicas de séries temporais consideradas. Foram considerados três métodos de previsão de séries temporais, são: (i) médias móveis, pela sua simples aplicação e flexibilidade; (ii) suavização exponencial, pela sua eficiência computacional e razoável precisão; e, (iii) Box-Jenkins, por sua eficiente precisão e ponderação. A análise dos dados é realizada com indicadores de eficácia do método (MAE e MAPE de ajustamento e previsão), comparando um método ao outro, com o mesmo critério de análise. O método de pesquisa é constituído das seguintes etapas: (i) coleta dos dados; (ii) organização dos dados; (iii) modelagem e previsão da série temporal; (iv) comparação das previsões realizada com indicadores; e, (v) apresentação e análise dos resultados. O trabalho é um estudo de modelagem quanto aos procedimentos técnicos, aplicado quanto à natureza, descritivo quanto aos objetivos e quantitativo quanto a abordagem do problema. O melhor resultado dentre os métodos aplicados foi obtido pela metodologia de Box-Jenkins, com um MAPE de previsão de 2,25%, mas em relação à metodologia de Holt-Winters, apenas 5,58% superior. Em termos de análises estatísticas, se considera o método de Box-Jenkins, com a modelagem SARIMA (1,0,2)(1,0,2)12, como o melhor método de capacidade preditiva para a série temporal estudada.
- ItemAcesso AbertoProcesso de planejamento de vendas e operações (S&OP) em empresa de bebidas(2018-01-28) Bohnert, Guilherme Ricardo; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Costa, Manfred; Rehfeldt, Márcia Jussara HeppO setor de bebidas é um dos mais competitivos no Brasil e no mundo. A globalização do mercado e suas mudanças frequentes tornam evidente a busca por novas técnicas de planejamento integrado para as diversas áreas de uma empresa, como marketing, financeiro, operações e vendas, sendo estes realizados de médio a longo prazo. O Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) é um processo que possui como propósito desenvolver um plano coordenado para toda a empresa. O presente estudo tem por objetivo definir um processo de S&OP que possibilite integrar os planos de vendas, marketing, financeiro e operações, garantindo o alinhamento entre áreas em empresa do ramo de bebidas. O estudo aborda os processos de caracterização e implementação do S&OP. Buscou-se também, a avaliação do estágio de maturidade do S&OP, levantando-se pontos de melhoria. Para isso, utilizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos de forma a levantar informações para a pesquisa. Em relação à abordagem, classifica-se como qualitativa e, quanto aos procedimentos técnicos, caracteriza-se por pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa-ação. Quanto aos resultados, através de análises antecipadas das restrições de operações e vendas possibilitou-se o equilíbrio entre planos, além da execução de um processo robusto, com um alinhamento de informações em todos os níveis da estrutura organizacional da empresa. A aplicação do processo definido possibilita também a obtenção de um estágio de nível avançado na execução do S&OP, com um processo robusto que permite o alinhamento e harmonia entre as áreas.
- ItemAcesso AbertoProposta de modelos para gestão de estoques das principais matérias-primas utilizadas no processo produtivo de condimentos alimentícios(2017-01) Hillebrand, Luis Henrique; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Neuenfeldt, Adriano Edo; Lagemann, Carlos Henrique; Jacobs, WilliamDiante de um mercado cada vez mais competitivo, faz-se necessário a utilização de ferramentas que tornem as empresas mais competitivas. O presente trabalho tem por objetivo analisar três modelos de gestão de estoque para uma indústria de condimentos alimentícios. Busca-se através deste estudo a otimização dos volumes de estoques, melhoria no atendimento da demanda produtiva e redução nos custos relacionados a armazenagem e compra das matérias-primas. Para a realização desta análise, propõe-se três modelos de ressuprimento, sendo eles: ponto de pedido, reposição periódica e Material Requirements Planning (MRP). Por fim, os resultados evidenciaram a importância da gestão dos estoques utilizando o modelo de gestão mais adequado as características de demanda e ressuprimento para cada matéria-prima disponível no estoque da empresa.
- ItemAcesso AbertoProposta de planejamento e controle da produção com base no MRP II em empresa produtora de paletes(2017-01) Garcia, Diego; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402; Jacobs, William; Costa, Manfred; Magedanz, AdrianaA presente monografia teve como objetivo aplicar uma pesquisa quali-quantitativa em uma empresa produtora de paletes, situada no Vale do Taquari, e propor um modelo de planejamento e controle da produção baseado no planejamento dos recursos de manufatura (MRP II). Com auxílio do Software Minitab previu-se a demanda futura que, após validada, serviu como ponto de partida para a construção da proposta, modelando-se, assim, o Planejamento de Vendas e Operações para longo prazo, o Planejamento Mestre de Produção para médio e curto prazo, o Planejamento das Necessidades de Materiais para atender esse plano e, por fim, o Sequenciamento e Programação da Produção, criando-se o encadeamento da lógica MRP II. A proposta mostrou-se aplicável às necessidades, pois com ela a empresa poderá, além de otimizar sua produção, investir estritamente o necessário em recursos de manufatura, aumentando assim sua disponibilidade de dinheiro em caixa.
- ItemAcesso AbertoSimulação de processo de manufatura de caixas plásticas sob a ótica do fluxo de valor(2021-06) Pedretti, Jórdan; Jacobs, William; http://lattes.cnpq.br/2757806043062402Muitas empresas aplicam métodos da produção enxuta visando a redução de perdas no processo produtivo, fator considerado essencial para que elas possam se manter competitivas no mercado, reduzir custos internos e agregar valor aos seus produtos. No entanto, para que seja possível diminuir as perdas, faz-se necessário identificar e analisar o fluxo do processo de manufatura utilizado. Esta monografia teve como objetivo analisar as perdas no processo de manufatura de caixas plásticas, e utilizou, para isso, o método de pesquisa dedutivo; a abordagem quali-quantitativa; metodologias de pesquisa descritiva e exploratória; procedimentos de investigação classificados como estudo de caso, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Sua metodologia teve como base o mapeamento de fluxo de valor com o apoio da simulação, através da qual se apresentou o cenário atual do processo de manufatura, identificaram-se as perdas e, a partir disso, desenhou-se um mapa do estado futuro com o propósito de avaliar as possíveis melhorias no processo produtivo. Com a análise do estado atual, evidenciou-se que o produto percorre uma distância de 192,8 metros, o que corresponde a um lead time de 365.243,74 segundos desde o estoque de componentes até o armazenamento do produto acabado para posterior envio ao centro logístico, apresentando diversas perdas no processo produtivo, como: estoque, superprodução, espera, movimentação, transporte, produção de produtos defeituosos e processamento. Com a aplicação dos princípios e técnicas da produção enxuta, no estado futuro a distância percorrida pelo produto seria reduzida para 33 metros, resultando em uma redução de 28,12% no lead time, aumentando o tempo de valor agregado em 2,78% e, além disso, ocasionando a redução de dois colaboradores no processo produtivo. Com o desenvolvimento do estudo, concluiu-se que as perdas encontradas no processo produtivo impactam diretamente no tempo de lead time do produto. Essas perdas, por sua vez, estão diretamente interligadas a atividades que o recurso exerce dentro do modelo de produção utilizado pela empresa, uma vez que, no ambiente produtivo, o material está sujeito a situações dificilmente dimensionadas e que não agregam valor ao produto, como: viagem vazia, viagem carregada, ociosidade, coleta do material, bloqueio do recurso, espera pelo operador e pelo transporte. Além disso, essas perdas são potencializadas quando há a necessidade de formação de estoques intermediários. Uma alternativa proposta pelo presente estudo para reduzir essas perdas e diminuir o lead time foi a implantação do modelo produtivo baseado no fluxo contínuo.