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Browsing História by browse.metadata.advisor "Volkmer, Márcia Solange"
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- ItemOpen AccessColonização Germânica no Vale do Taquari: os colonos católicos de Santa Clara (século XIX)(2017-05) Weber, Simone Elisa; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Weizenmann, TiagoO presente trabalho consiste na pesquisa e análise sobre o histórico de colonização germânica no Vale do Taquari, enfocando-se a Fazenda Santa Clara, localizada atualmente no município de Santa Clara do Sul/RS, no século XIX. Buscou-se analisar diversas fontes históricas, encontradas em diferentes acervos no estado do Rio Grande do Sul, bem como analisar diversas bibliografias que tratam sobre a imigração e colonização. A partir destes estudos, foi possível observar o processo de colonização no Vale do Taquari, bem como a organização e constituição da Fazenda Santa Clara e de outras comunidades próximas, em suas primeiras décadas de ocupação. Investigou-se a forte presença de germânicos católicos nesta comunidade, buscando compreender as suas características religiosas e as relações inter-étnicas com as outras comunidades localizadas na proximidade. Objetivou-se, assim, contribuir para uma melhor compreensão destes processos históricos do Vale do Taquari e de Santa Clara do Sul.
- ItemOpen AccessO cotidiano da Inclusão Escolar: significados, discursos e práticas inclusivas no município de Arroio do Meio – RS(2017-05) Westenhofen, Élin Regina; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Hattge, Morgana DomênicaA política pública de Inclusão Escolar vem intensificando seu movimento ao longo das últimas décadas no Brasil. Ao mesmo tempo, a temática da Inclusão Escolar vem permeando as discussões docentes e da sociedade como um todo. Nesse sentido, a presente monografia busca compreender historicamente o processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, mas principalmente nas instituições escolares. Para tanto, busca através das legislações e bibliografias constituir o histórico brasileiro da inclusão escolar, perpassando as instituições especializadas e regulares. A partir dessa contextualização, objetiva-se compreender de que maneira os profissionais envolvidos diariamente com essas práticas entendem a Inclusão Escolar e questões pertinentes a ela - como os conceitos de deficiência, diferença e currículo. Neste sentido, é através de observações e entrevistas com professores e monitores do município de Arroio do Meio, das diferentes etapas do ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio que pesquisa busca alcançar esse objetivo, ao mesmo tempo em que pretende compreender as dinâmicas que ocorrem na Escola Especial da APAE, em que são atendidos alunos com deficiência. Essencialmente, o trabalho busca a escuta desses profissionais, para a partir de então, compreender suas ações e relacioná-las a contextos de maior amplitude, como as demandas neoliberais que vêm norteando os movimentos inclusivos.
- ItemOpen AccessImigração italiana na colônia Conde D’Eu e a Societá Italiana di Mútuo Soccorso Stella D’Itália(2017-05) Fachin, Gabriela; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Faleiro, Silvana RossettiEste trabalho analisa a imigração italiana na antiga colônia Conde D’Eu, no atual município de Garibaldi, na serra gaúcha, e as atividades do associativismo italiano, com destaque para a Sociedade Italiana de Mútuo Socorro Stella D’Itália, constituída no ano de 1878. A emigração italiana consolidou-se com o intuito de manter o equilíbrio socioeconômico da Itália, após os interesses capitalistas de produção surgirem com a Reunificação e a formação do Reino Italiano. Um dos países que incluíram os italianos em seu processo imigratório foi o Brasil, que pretendia branquear a população brasileira, ocupar as terras devolutas, substituindo o trabalho escravo pelo trabalho livre, principalmente agrícola, também como forma de proteger e legitimar as suas fronteiras. O Rio Grande do Sul intensifica seu processo imigratório recepcionando italianos a partir de 1870, com o intuito de abastecer o mercado interno através da agricultura, povoando terras devolutas e criando núcleos coloniais. A partir de então, inicia-se a nova fase vivida pelos imigrantes italianos aqui estabelecidos, os quais são abordados neste trabalho, através da Colônia Conde D’Eu, que recebe imigrantes italianos em sua quase totalidade e em maior fluxo a partir de 1875. A Sociedade de Mútuo Socorro estabelecida nesta colônia era o refúgio dos imigrantes italianos, onde os mesmos podiam cultuar suas crenças, costumes e atividades como, por exemplo, momentos de solidariedade, amizades, lazer, atendimentos médicos, reuniões e assistência social. Além disso, a principal função do associativismo, implementado não somente nesta região sul do país, mas também em outras regiões, era a de auxílio financeiro. A pesquisa documental apoia-se nos documentos administrativos, sobretudo nos Estatutos, e registros fotográficos. Foi realizada também uma pesquisa nos registros paroquiais do final do século XIX. Pode-se observar que o perfil dos associados estava ligado aos interesses materiais que a Sociedade viria a oferecer-lhes, pois a maioria chegava na região destinada a seu estabelecimento com muito pouco, principalmente sem recursos ou sem o apoio que deveriam receber do governo provincial. Tais sociedades ficavam encarregadas de abrigar os imigrantes, ajudá-los com emprego e até mesmo empréstimos financeiros. Já as lideranças destas sociedades tinham atuação principal no contexto político, reivindicando os direitos dos imigrantes, intermediando as demandas entre os italianos e as lideranças políticas locais como um elo de contato com a pátria mãe, a Itália, que através da Sociedade enviava materiais e auxílio financeiro, e possibilitava um espaço de comunicação para manter viva a cultura italiana dos imigrantes. Em Garibaldi, a Sociedade teve como preceito a ajuda mútua entre os compatriotas italianos, sendo utilizada como albergue, escola,
- ItemOpen AccessA institucionalização do ensino agrícola no Vale do Taquari: a Escola Agrícola Teutônia (1952 -1977)(2014-12) Fiegenbaum, Rosana; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Lopes, Sérgio NunesO Brasil constitui-se como um país de economia essencialmente agrária, característica que constituiria os projetos estatais e as relações sociais. Nas primeiras décadas do século XX, diante do processo de industrialização, o setor agrário é estimulado a se renovar. Havia a necessidade de revitalizar as técnicas de cultivo e modernizar a estrutura das propriedades agrícolas, para poder acompanhar os avanços tecnológicos e aumentar a produtividade. Nesse sentido, atribui-se um papel fundamental para as escolas de ensino técnico, que possibilitariam a formação que o homem do campo necessitava. As escolas agrícolas, ao ensinar as práticas necessárias para a lida na agricultura, estariam contribuindo para a fixação da mãode- obra ao campo e formando tecnicamente esses alunos para o incremento na produção. No Vale do Taquari, que a partir do processo de colonização constitui a sua economia com base na produção rural de pequenas propriedades, o desenvolvimento da agricultura será um preocupação central. Congregando esforços da Comunidade Evangélica de Teutônia e demais autoridades dos municípios da região, no ano de 1952, será criada a Escola Técnica Rural. Esta instituição, voltada ao ensino técnico agrícola, seria constituída com o propósito de dar formação aos filhos dos agricultores da região, para que pudessem contribuir com o desenvolvimento econômico das propriedades familiares. A partir da pesquisa nas fontes documentais da Escola este trabalho estuda a estruturação desse espaço educativo nos seus primeiros 25 anos de funcionamento. Mapeia-se o contexto de sua formação, a estrutura curricular, as alterações físicas e os cursos ofertados, dando destaque aos agentes sociais que participaram desse processo. O trabalho evidencia a importância desta instituição no cenário educativo do Vale do Taquari.
- ItemOpen AccessOlhares, gestos, sentimentos e muita prática: o ofício das parteiras no Vale do Taquari no século XX(2017-01) Segabinazzi, Jandra Cardoso; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Lopes, Sérgio NunesNos primeiros anos do século XX no Brasil, a grande preocupação com a regulamentação da medicina tornou-se um dos principais assuntos que circulavam entre os médicos e envolvidos com a saúde pública do país. No Rio Grande do Sul, o positivismo de Júlio de Castilhos regia as demandas do território estadual e, principalmente, possibilitava por lei a liberdade profissional. Nesse cenário gaúcho, era possível a manifestação e exercício dos práticos de cura, ou seja, não necessariamente precisava-se de um diploma para exercer atividades na área da saúde. As parteiras estavam incluídas nesse grupo, e eram elas que davam conta do importante ofício de partejar. Mesmo com a regulamentação e com as leis que buscavam regular essa prática sendo aplicadas pela federação, as parteiras continuaram a realizar o seu ofício até o final do século XX. Muitas delas passaram por cursos de formação, outras contaram com a prática e o saber recebido pelas parteiras mais antigas. No Vale do Taquari a presença destas senhoras foi estudada a partir da análise de registros e documentos, bem como a partir dos relatos e da memória dos moradores da região. Estes registros e relatos pretendem dar visibilidade a estas agentes sociais que foram importantíssimas para o desenvolvimento da região.
- ItemOpen AccessPatrimônio, cultura e imigração: caracterização da arquitetura do município de Teutônia(2015-07) Krauser, Miriam Raquel; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Lopes, Sérgio NunesO processo de imigração iniciado em meados do século XIX foi definidor das características socioculturais do Vale do Taquari. A monografia tem como objetivo caracterizar a arquitetura do município de Teutônia, destacando os aspectos culturais e históricos vinculados à imigração germânica na região. A partir da pesquisa bibliográfica e da realização de um inventário das residências em estilo enxaimel que ainda existem no município, estuda-se os elementos que fazem referência à identidade imigrante. Teutônia tem um passado de colonização que hoje é rememorado em distintos símbolos, e este estudo pretende mapear o processo de construção dessa memória. Nesse sentido, entende-se a arquitetura como um vestígio dos primeiros colonizadores, sobretudo vestfalianos, que trouxeram consigo a cultura de construir residências em estilo enxaimel, adaptando-a às condições locais. A pesquisa revelou, através da caracterização da arquitetura local, que há um sentimento de pertencimento a essa cultura germânica trazida pelos colonizadores. A partir de 1981, quando acontece a emancipação do município, esse passado de imigração passa a caracterizar a identidade local. Os principais símbolos da municipalidade fazem referência à memória dos imigrantes, e a construção do Centro Administrativo inauguraria uma série de construções estilizadas do enxaimel. Discute-se, portanto, a construção de um patrimônio cultural local, que referencia o processo de imigração, e que busca na memória coletiva da população os elementos de identificação cultural.
- ItemOpen AccessO processo de patrimonialização dos monumentos históricos: a Casa do Morro de Cruzeiro do Sul/RS(2017-05) Gregory, Júlia Leite; Volkmer, Márcia Solange; http://lattes.cnpq.br/7763797149516721; Volkmer, Márcia Solange; Lopes, Sérgio NunesO Patrimônio Cultural contempla todas as formas de expressão e manifestação das culturas. Vinculado à identidade e memória da população, constitui-se a partir de escolhas e processos que determinam o que será preservado em cada contexto. Esta monografia apresenta os resultados obtidos a partir do desenvolvimento da pesquisa sobre a Casa do Morro de Cruzeiro do Sul. Objetivou-se realizar um estudo aprofundado no que concerne ao patrimônio histórico da cidade de Cruzeiro do Sul, com destaque ao processo de patrimonialização da Casa do Morro, amparado por um referencial teórico sobre patrimônio, memória e identidade. Inicialmente apresentamos uma contextualização histórica sobre a construção da Casa do Morro e da história de Cruzeiro do Sul, e logo após analisamos o processo de patrimonialização da Casa do Morro a partir do estudo das atas da Câmara Municipal de Vereadores de Cruzeiro do Sul e de questionários feitos com o grupo Amigos da Casa do Morro. O prédio foi construído por Primórdio Centeno de Azambuja, filho de Laura Centeno de Azambuja, matriarca da família fundadora do município de Cruzeiro do Sul. A Casa foi construída entre os anos de 1873 e 1878, aproximadamente, no alto do morro para que ficasse protegida das frequentes enchentes do rio Taquari. A Casa foi sendo reutilizada de várias maneiras ao longo de sua história, como por exemplo, já abrigou inquilinos, um restaurante, museu municipal e biblioteca. Hoje se encontra fechada ao público. A pesquisa possui caráter qualitativo com análise de conteúdo e utilizou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da utilização da História Oral e de questionários. Por fim, este estudo demonstrou que a Casa do Morro se tornou patrimônio municipal devido a uma escolha política realizada pelos vereadores do município, e que é interpretada como lugar de memória por uma parcela da população, que luta por sua preservação.