Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Orientador "Rocha, Leandro Oliveira"
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- ItemAcesso AbertoEducação Física e escolarização: diálogos com professores da área de linguagens(2023-11) Fortunato, Júlia Pelegrini; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Bublitz, Grasiela Kieling; Brod, AlexadraEsta pesquisa, um trabalho de conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura, tematiza a Educação Física como componente curricular da área de Linguagens e foi produzida a partir da seguinte questão: como os professores da Área de Linguagens de uma escola pública estadual compreendem a Educação Física escolar e a sua função educativa? Para tal propósito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores da escola que atuam na área de Linguagens, sendo dois professores de Educação Física e duas professoras diplomadas em Letras, as quais atuam nos componentes curriculares Português e Inglês. As informações produzidas foram analisadas por meio do processo de triangulação e deram origem às duas categorias de análise da pesquisa, cuja discussão elaborada permitiu identificar que ainda há dúvidas sobre a presença da Educação Física na Área de Linguagens, expressa tanto por professores de Educação Física quanto os demais professores entrevistados. Também foi possível identificar que essa dúvida está condicionada às maneiras específicas que cada um desses professores percebem função educativa da Educação Física - ora compreendida na sua relação com a formação para a vida, ora como prática de atividades físicas, algo que demonstra a necessidade de um entendimento mais aprofundado sobre o seu campo de conhecimento e seu papel educativo na escola.
- ItemAcesso AbertoEducação física escolar: a relação professor-estudante e o trabalho docente(2025-06) Schneider, Bernardo Carlesso; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Junior, Derli Neuenfeldt; Araújo , Samuel Nascimento deEste artigo teve como objetivo investigar a relação professor–estudante e o trabalho docente no contexto da Educação Física escolar da rede municipal de Estrela/RS, buscando compreender como esse vínculo influencia o engajamento dos alunos, a motivação para as práticas corporais diversificadas e a efetividade das propostas pedagógicas. A pesquisa baseia-se em entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, articulando fundamentos teóricos sobre mediação pedagógica, formação integral e políticas públicas educacionais. Os resultados indicam que a confiança, o diálogo e a empatia são elementos centrais para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativo, favorecendo tanto o desenvolvimento motor quanto o social e emocional dos estudantes. Além disso, identificou-se a necessidade de formalizar diretrizes pedagógicas que integrem intencionalmente os objetivos formativos ao planejamento das aulas. Por fim, o estudo aponta estratégias para fortalecer o vínculo professor–estudante, contribuindo para práticas mais inclusivas e significativas nas aulas de Educação Física.
- ItemAcesso AbertoO brincar nas aulas de Educação Física nos Anos Iniciais: percepções de professores do município de Arroio do Meio/RS(2024) Schwarzer, Luana; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Brod , Alessandra; Horn, Cláudia InêsEsta pesquisa discute como professores de Educação Física que atuam nas escolas municipais de Arroio do Meio/RS compreendem e sistematizam o brincar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram produzidas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os seis professores com o maior tempo de docência no município. As informações foram analisadas pelo processo de triangulação, dando origem a duas categorias de análise da pesquisa. Em conclusão, os professores pautam as aulas na perspectiva de que o corpo precisa ser fortalecido e treinado por meio de atividades que promovam a socialização, relegando a experimentação corporal e a noção de corpo para ser vivido e sentido em segundo plano. Por conseguinte, o brincar gradativamente vai perdendo seu espaço, diminuindo a possibilidade de cada criança construir suas identidades culturais por meio do brincar e no seu tempo.
- ItemAcesso AbertoO esporte no contraturno escolar: diálogos sobre a sua relevância formativa(2024-12-20) Black, Rafael Bruxel; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Neuenfeldt, Derli Juliano; Araújo, Samuel Nascimento deEste artigo teve como objetivo principal analisar como professores de Educação Física de escolas particulares de Lajeado/RS compreendem a função formativa do esporte no contraturno escolar, investigando sua relevância pedagógica, estruturação e desafios enfrentados. A pesquisa também buscou compreender como os projetos esportivos contribuem para a formação integral dos alunos, envolvendo aspectos éticos, sociais e emocionais. Com abordagem qualitativa e descritiva, a investigação contou com a participação de cinco professores de modalidades esportivas coletivas, utilizando entrevistas semiestruturadas realizadas presencialmente e virtualmente. Os resultados indicaram um consenso sobre o esporte como ferramenta educativa que vai além do ensino técnico e competitivo, promovendo valores como cidadania, empatia, trabalho em equipe e ética. Contudo, identificou-se uma lacuna entre o discurso e a prática pedagógica, pois as ações formativas muitas vezes não estão formalizadas nos planejamentos escolares e dependem de interpretações individuais dos professores. Além disso, os participantes relataram desafios relacionados à falta de recursos humanos, materiais e à dificuldade de engajar adolescentes nos projetos. Constatou-se ainda que o esporte é uma prática inclusiva, com relatos de avanços sociais e motores em alunos com necessidades especiais, reforçando seu papel no desenvolvimento integral. Conclui-se que, para maximizar os benefícios formativos do esporte, é essencial formalizar diretrizes pedagógicas, fortalecer a articulação entre escolas e clubes, ampliar o suporte institucional e adotar estratégias inovadoras para manter o interesse dos alunos, assegurando que o esporte no contraturno escolar seja efetivamente uma prática formativa.
- ItemAcesso AbertoTrabalho, família e profissão: com a palavra os guardas vidas civis temporários(2023-12) Sulzbach, Alan Felipe; Rocha, Leandro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5053031416763217; Neuenfeldt, Derli Juliano; Demarco, Jayme Quint NetoEste estudo foi elaborado no ano de 2023 como forma de Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Seu objetivo foi compreender como os guarda vidas civis temporárias percebem o trabalho de guarda vidas e as relações com suas vidas pessoais, profissionais e com a Educação Física escolar. Utilizou uma abordagem qualitativa descritiva, explorando e interpretando as percepções e significados atribuídos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os cinco GVCT mais experientes de um dos pelotões do Litoral Norte do Rio Grande do Sul via Google Meet. Esse método oferece praticidade e conveniência aos participantes, permitindo a condução das entrevistas remotamente. As informações foram analisadas por meio do processo de triangulação, buscando compreender melhor os fatores psicossociais que permeiam o cotidiano dos Guarda Vidas e como a Educação Física pode contribuir para a profissão.