Design - TCC II
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Navegando Design - TCC II por Orientador "Brod, Rodrigo de Azambuja"
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- ItemAcesso AbertoA tipografia como tema do design filatélico brasileiro(2022-12) Griebeler, Débora Elger; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Zarpellon, VagnerO trabalho apresentado neste memorial descritivo é desdobramento do artigo científico apresentado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, intitulado “Os selos Postais Brasileiros Como Objeto de Design: Uma Análise Tipográfica” e que serviu de embasamento teórico para os resultados aqui apresenta- dos. Este documento aborda a metodologia e o desenvolvimento de uma coleção de selos postais com a temática da tipografia, a partir de caracteres extraídos e analisados de selos postais brasileiros reais. Em complemento à coleção de selos desenvolveu-se também um carimbo e um cartão postal com a mesma temática.
- ItemAcesso AbertoBahgunça Skate Magazine: unindo o analógico e o digital para a construção de um zine(2024-12-16) Facchini, Ricardo Zanuz; Brod, Rodrigo de Azambuja; Zarpellon, Vagner; Werlang, LuísO projeto apresentado neste memorial descritivo é o desdobramento do artigo cientifico Intitulado “Grids and Grinds: uma análise gráfica das manobras gráficas da revista Brasileira CEMPORCENTOSKATE”, apresentado como parte das exigências para a graduação do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Por meio das conclusões encontradas na pesquisa, foi obtido o embassamento para o projeto editorial que se apresenta neste memorial descritivo. O memorial apresenta o desenvolvimento e desdobramento da criação de um zine de skateboard chamado “Bahgunça Skate Magazine”, no qual foi utilizado processos digitais e analógicos para a construção de um material, que remete a verdadeira essência do skateboard brasileiro
- ItemAcesso AbertoBem coletivo: proposta de interface para ferramenta digital de busca e oferta de trabalho voluntário com foco no design(2018-01) Leão, Débora Seibert de; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Brod, Rodrigo de AzambujaEste trabalho busca propor uma ferramenta online que facilite e estimule a busca e oferta de trabalho voluntário na área do design. Para isto, fez-se um estudo bibliográfico mais aprofundado sobre o design no Brasil a fim de compreender de que forma esta atividade tem se relacionado no dia a dia das pessoas. O trabalho contempla ainda a experiência do usuário em conceitos, trazendo questões de ergonomia, design voltado ao usuário com princípios de usabilidade e interação de interfaces digitais e design voltado ao ser humano. O referencial também apresenta alguns dados e algumas colocações em relação ao voluntariado no Brasil e no design. Para se chegar ao resultado final deste trabalho, foram utilizados diferentes conceitos abordados ao longo do estudo, aliados a metodologia de Garret (2011) e IDEO (2017). A metodologia é divida em 5 etapas, conforme proposto por Garret, sendo elas: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Essas etapas foram desenvolvidas ao longo de dois semestres acadêmicos, de forma que no primeiro semestre foram realizadas as etapas de estratégia e escopo, com o levantamento de dados, identificação de usuários, pesquisa bibliográfica sobre o assunto e listas de requisito de conteúdo e especificações funcionais. No segundo semestre foi realizado o complemento das etapas citadas anteriormente e o desenvolvimento das etapas de estrutura, esqueleto e superfície que resultou nas telas finais da interface criada.
- ItemAcesso AbertoDados que transbordam: design de informação aplicado à representação visual das enchentes(2025-06) Becker, Marina Sartori; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Lohmann, Renata; Werlang, Luís André RibasEste memorial descritivo documenta o desenvolvimento do projeto Dados que Transbordam: Design de Informação Aplicado à Representação Visual das Enchentes, um artefato digital interativo voltado à representação visual das enchentes no Rio Grande do Sul, com ênfase na construção de narrativas visuais sensíveis, acessíveis e politicamente engajadas. O projeto busca integrar visualização de dados, design de informação e comunicação de crise, explorando como a articulação entre dados quantitativos e dimensões simbólicas pode promover conscientização social, memória coletiva e ajudar na tomada de decisões de forma mais assertiva A proposta utiliza o método projetual de Medeiros (2021), estruturado em quatro etapas: pesquisa, ideação, prototipação e avaliação, com apoio de diversas ferramentas de design. A prototipação foi realizada no Figma, adotando uma lógica centrada no usuário e em metáforas visuais que humanizam os dados. Ao representar temas como desigualdade, trauma e reconstrução social, o projeto reafirma o papel do design como mediador entre dados complexos e experiências humanas profundas.
- ItemAcesso AbertoDedique à estrela que te guia: projeto gráfico editorial de um livro interativo para elaborar o luto por perda gestacional(2023-07) Souza, Franciele de; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Lohmann, RenataO trabalho apresentado neste memorial descritivo é o desdobramento do artigo científico apresentado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que serviu de embasamento teórico para os resultados aqui apresentados. Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto gráfico editorial: um livro interativo voltado para mães que vivenciaram perdas gestacionais. O objetivo é oferecer suporte e recursos para auxiliar mães enlutadas a elaborarem o luto de forma saudável. O livro foi embasado em pesquisas teóricas e estudos sobre o luto materno resultante de perdas gestacionais, proporcionando um espaço seguro para expressar emoções, refletir sobre a perda e encontrar formas de lidar. A narrativa do livro foi desenvolvida em colaboração com uma psicóloga especializada na área, garantindo a credibilidade do conteúdo. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do livro seguiu a abordagem do Design Centrado no Humano (HCD).
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento da interface de um aplicativo mobile para vistoria cautelar(2023-07) Mückenheim, Arthur Felipe de Oliveira; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Zarpellon, VagnerEste Trabalho de Conclusão de Curso visa documentar o desenvolvimento e prototipagem da interface gráfica e experiência do usuário de um aplicativo mobile, assim como justificar e defender as escolhas feitas durante o processo de elaboração da mesma. Este projeto tem como foco o estudo das metodologias de usabilidade e de experiência do usuário aplicadas a uma interface mobile com o tema de facilitar a negociação de veículos usados.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de interface para aplicativo mobile de streaming de música como foco na interação entre usuários(2024-07) Vianna, Henrique Fernandes; Brod, Rodrigo de Azambuja; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Meurer, Flávio Roberto; Zarpellon, VagnerEste memorial descritivo aborda a metodologia e o desenvolvimento de uma interface para aplicativo mobile de streaming de música, com foco em fomentar a interação entre os usuários. O projeto foi motivado pela necessidade de trocas e descobertas musicais de maneira mais orgânica, diferenciando-se do modelo atual, que se baseia em recomendações algorítmicas e tendências. A metodologia de Garrett (2011) foi utilizada para o desenvolvimento do projeto e dividiu, de acordo com seus planos, todo o processo documentado. Desde os aspectos mais abstratos, como a realização de pesquisas e a definição de requisitos que fundamentam o projeto, até os elementos mais concretos, como a criação de wireframes e a prototipagem. Por fim, é apresentado o protótipo e conclui-se que plataformas de streaming que valorizam a interação social e a descoberta orgânica têm o potencial de redefinir os padrões atuais de consumo de música digital. Além disso, observou-se que é necessária uma abordagem que mantenha padrões já consolidados em serviços de streaming, trazendo familiaridade e facilitando o uso de uma nova plataforma.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de um guia de geração de layouts de websites para micro e pequenas empresas(2023-11) Corrêa, Lars dos Santos; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Amaral Filho, Lúcio SiqueiraEste memorial aborda o processo de elaboração de um guia de geração de layouts de websites para micro e pequenas empresas baseado na boa utilização de conceitos do design de experiência do usuário e do design de interface. Foi utilizada como base a metodologia de Garret para o desenvolvimento do projeto, apresentado por meio de etapas de criação, incluindo descrições e demonstrações de todos os métodos utilizados para gerar os resultados obtidos.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de um guia para popularizar os conhecimentos básicos da identidade da marca(2018-08-27) Zandonoto, Ismael; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139Este trabalho faz um levantamento das informações acerca da identidade da marca e os elementos que a constituem, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para a popularização de seus conhecimentos básicos. Visto que as micro e pequenas empresas possuem dificuldades para criar e estabelecer suas marcas, este trabalho tem por objetivo facilitar o acesso das informações sobre identidade da marca para este conjunto de pessoas por meio do auxílio do Design. A partir deste entendimento foram introduzidos os assuntos referentes às marcas, que envolvem a apresentação do crescimento de sua importância para as empresas ao longo do tempo, assim como suas funções e benefícios. Em paralelo as definições de marca estão apresentadas as definições de identidade da marca, bem como sua relevância, importância e conceitos gerais baseados em diversos autores. Apresentou-se que a identidade da marca é composta por diversos elementos, os quais dão forma às suas características finais. Para a conceber o resultado final deste projeto foi criada uma metodologia baseada em diversos autores, a qual foi desenvolvida para suprir as necessidades criativas do trabalho. Ela se desenvolve com a definição das diretrizes de geração de conteúdo e sua organização em formato de guia, o qual foi delimitado por diversos fatores que tornaram os conteúdos apresentados de fácil entendimento. Para validar os resultados foram realizadas entrevistas com empreendedores, os quais afirmaram sua importância e confirmaram sua utilidade. Por fim foi desenvolvida a solução final com base nos estudos e análises apresentadas, ela visa colaborar com as empresas de forma a auxiliar a geração de marcas com propósitos cada vez mais relevantes para o mundo atual.
- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de uma interface aplicada a processos de uma empresa B2B(2024-12-23) Brugnera, Laura Silva; Ahlert, Edson Moacir; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Amaral Filho, Lúcio Siqueira; Souza, Raquel Barcelos deEste memorial descritivo apresenta a metodologia e o processo de desenvolvimento de duas interfaces digitais interdependentes para a empresa Lumiara, especializada em semijoias personalizadas no segmento B2B. O projeto visa otimizar a gestão interna, centralizando processos e recursos, e melhorar a experiência dos clientes, oferecendo acesso fácil ao acompanhamento de pedidos e materiais. A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto foi a de Garrett (2011), que oferece uma estrutura clara e detalhada para o design de interfaces digitais, dividida em cinco planos: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície. Além disso, as leis da psicologia de Jon Yablonski (2020) foram utilizadas para orientar o desenvolvimento, assegurando usabilidade e clareza nas interfaces. Todas as etapas do projeto foram documentadas, desde o planejamento inicial até os protótipos finais das interfaces. Além disso, foram realizados testes de validação, cujos resultados demonstraram sucesso, destacando a importância do design no desenvolvimento de soluções eficientes e intuitivas, bem como o papel da tecnologia em facilitar e otimizar processos complexos.
- ItemAcesso AbertoDesign e intergeracionalidade: criação de plataforma digital para fortalecer os vínculos afetivos entre idosos e crianças por meio do estímulo cognitivo de ambos(2020-12) Bruckner, Melanie Sol; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Teixeira, Bruno da Silva; Dapper, Silvia Trein HeimfarthA intergeracionalidade pode ser definida como a interação social entre indivíduos de idades distintas, na qual há troca de conhecimentos, valores e experiências de vida. Neste contexto, a relação entre crianças na terceira infância e idosos, tema deste projeto, traz benefícios para ambos, ao contribuir para o estímulo de suas funções cognitivas, pois elas desempenham um papel importante ao longo da vida, auxiliando na realização de tarefas de forma autônoma e influenciando na qualidade de vida. Entretanto, essa relação está passando por um processo de distanciamento, devido às mudanças de princípios e hábitos entre as gerações. Desta forma, as tecnologias digitais surgem como possíveis aliadas do processo de aprendizagem e do incentivo à atividade mental, desde que bem aplicadas. Assim, o objetivo do projeto é criar uma plataforma digital com atividades que estimulem as funções cognitivas e incentivem o fortalecimento dos vínculos afetivos entre idosos e crianças na terceira infância, contribuindo para manter a mente ativa do idoso, a desenvolver as capacidades mentais da criança e a melhorar a empatia e interação social de ambos. Para tal, foi utilizada a metodologia de Jesse James Garrett em conjunto com os métodos do Human-Centered Design. Na etapa de coleta de dados foram realizadas análise de similares, entrevistas com possíveis usuários, com profissionais e questionários quantitativos que, juntamente com a pesquisa teórica, possibilitaram formar um conjunto de dados a ser explorado, por meio de uma lista de requisitos que orientou a etapa criativa deste trabalho. O desenvolvimento criativo da plataforma iniciou-se com métodos do Human-Centered Design que auxiliaram na definição do conceito e serviram de inspiração para a identidade visual do projeto. Ademais, foram estruturados o fluxo do usuário, os wireframes e os elementos que fazem parte da interface digital. A partir disso, criou-se um protótipo funcional para testes de usabilidade, avaliando se os objetivos foram alcançados e recebendo feedback que auxiliou no refinamento das telas finais do projeto. Por fim, refletiu-se sobre a necessidade de firmar parcerias com profissionais da área da tecnologia, saúde e educação para a futura implementação da plataforma digital. Com este trabalho, obteve-se a percepção do design como uma ferramenta interdisciplinar que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos usuários e sua comunidade.
- ItemAcesso AbertoDesign estratégico para uma pequena empresa: o caso Árvore Querida(2014-11) Coutinho, Marcel Molz; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Kreutz, Elizete de Azevedo; Dapper, Silvia Trein Heimfarth; Brod, Rodrigo de AzambujaEste trabalho tem como objetivo identificar ferramentas e métodos comuns aos projetos de Design Estratégico que foram, de forma empírica, aplicados ao caso escolhido para estudo, bem como compreender as motivações que levaram os gestores da Simbiota, uma pequena empresa de consultoria ambiental do Rio Grande do Sul com administração familiar, a prosseguir no desenvolvimento de um projeto que contemplou o Design Estratégico como instrumento para geração de diferencial competitivo. O estudo narra como que esta empresa percorreu o caminho para o planejamento, produção, comunicação e distribuição, isto é, do produto ao sistema-produto. O referencial teórico apresenta o Design Estratégico, a sua contextualização e aplicação junto às Micro e Pequenas Empresas. Busca sintetizar e compilar referências de autores para simplificar a comparação ao estudo de caso único, a Árvore Querida, e ainda identifica como esta inseriu as ferramentas do Design Estratégico para uma vantagem competitiva.
- ItemAcesso AbertoO design na desconstrução dos não-lugares: movimentações para promover reflexão e transformação na ocupação do espaço público(2018-08-28) Müller, Marina Helena; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139A estrutura de uma cidade apresenta significante impacto na vida de sua população, bem como a sociedade também impacta a construção dos espaços urbanos que a rodeia. Neste trabalho, os aspectos estruturais e sociais do território urbano são relacionados e discutidos, tendo o propósito de promover a reflexão acerca do desenvolvimento e da ocupação dos espaços públicos. Ao utilizar autores que dialogam com aspectos humanos, esta pesquisa também questiona os planejamentos urbanos à distância e a priorização do automóvel, especialmente no que tange à realidade local. Ainda traz como exemplo intervenções que proporcionaram inovações sociais em outras comunidades, no contexto dos espaços públicos urbanos. Além disso, ao abordar as problemáticas do território urbano de Lajeado e o conhecimento e criatividade que o profissional de design possui para a resolução de problemas, este trabalho adota a metodologia Human Centered Design (IDEO, 2009) para realizar uma pesquisa qualitativa, na qual incluem-se entrevistas com a população, acerca de um não-lugar lajeadense - o espaço popularmente chamado de “Valão”. A partir disso, também realiza uma oficina de cocriação com a participação de pessoas da comunidade e desenvolve uma proposta de intervenção para ressignificar este não-lugar.
- ItemAcesso AbertoDúbia: protótipo de Jogo Indie com exploração de narrativa interativa(2024-12-16) Miranda, Flávia Leonhardt; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Werlang, Luís André RibasEste memorial descritivo documenta o processo de criação do protótipo de Dúbia, um jogo indie focado em puzzles e na exploração da interatividade narrativa. O projeto tem como objetivo aplicar os conceitos desenvolvidos pela autora no artigo “Jogabilidade emocional e narrativa interativa: a construção de relações identitárias e imersivas no storytelling de jogos digitais” (Miranda, 2024), utilizando o Figma para demonstrar como um jogo pode ser idealizado na ferramenta, expandindo o seu uso comum para além do design de interfaces. Para isso, foi adaptada a metodologia de Munari (2008), onde cada etapa foi cuidadosamente planejada, utilizando seus conceitos para que o modelo prático de Dúbia se tornasse possível.
- ItemAcesso AbertoJúlio e as cores do coração: design editorial e a representatividade LGBTQIAPN+ na literatura infantil(2023-11) Betti, Marcelo Júlio dos Santos; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Zarpellon, VagnerEste memorial descreve o processo de criação de um livro ilustrado infantil que aborda questões de identidade, aceitação e pertencimento, especialmente no contexto da comunidade LGBTQIAPN+. Inspirado em experiências pessoais do autor, o projeto busca confrontar práticas discriminatórias e promover a igualdade. A narrativa visa criar um espaço seguro para a compreensão e celebração da diversidade desde a infância, contribuindo para um futuro mais inclusivo.
- ItemAcesso AbertoLolou: criando uma animação de baixo custo(2024-07) Beneduzi, Henrique; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Rosselli, Bruno SoutoO presente memorial descritivo relata o processo de criação de uma animação de baixo custo, de forma independente, utilizando técnicas já consagradas por estúdios adeptos da animação limitada. A partir dos oito princípios da animação de baixo custo elaborados pelo autor em seu artigo do TCC I, aplicando os conhecimentos adquiridos criou-se uma animação para comprovar a eficácia dos princípios e para incentivar animadores independentes a criarem suas próprias produções. Este projeto adotou a metodologia Double Diamond para guiar o processo de criação. O resultado final é o curta de animação “Lolou”, disponibilizado no Youtube.
- ItemAcesso AbertoMethodos: protótipo de plataforma digital para apoiar o desenvolvimento de projetos de design(2022-06) Landmeier, Natália; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Rosselli, Bruno Souto; Pretto, FabrícioOs métodos são um instrumento de trabalho, que podem ser considerados como um passo a passo para que todos os processos, ao se realizar um projeto, ocorram de forma coerente, organizando o pensamento científico e criativo. Empregar métodos em projetos pode ser visto como uma boa prática que contribui com a jornada do designer, tendo em conta a complexidade de informações e áreas que o profissional ou estudante deve gerenciar e dominar. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de plataforma digital para apoiar o desenvolvimento de projetos de de- sign utilizando metodologias projetuais, de tal forma que, proporcione ao acadêmico uma aprendizagem dinâmica do processo metodológico em design e que contribua com a formação do conhecimento do designer sobre a aplicabilidade de metodologi- as projetuais. Para a pesquisa e efetivo desenvolvimento da interface digital, foi utili- zada a metodologia de Jesse James Garrett e como procedimento técnico da pes- quisa exploratória, foi adotada a pesquisa bibliográfica e documental. A etapa de levantamento de dados contempla a análise de similares e as pesquisas qualitativas e quantitativas, realizadas com estudantes, profissionais e professores de design, contribuindo com a elaboração da lista de requisitos funcionais e de conteúdo. Se- guindo o método de Garrett, a etapa criativa conta com o desenvolvimento de uma identidade visual, criação de um conceito, da jornada do usuário e definição do con- teúdo. Após isso foram elaborados os fluxos, wireframes e protótipo para testes. O teste seguiu um roteiro com tarefas pré-determinadas, sendo possível avaliar os pontos de dificuldade dos usuários para que fossem tratados nas telas finais.
- ItemAcesso AbertoO Dia de Cada Vez: o design como ferramenta para o autocuidado(2023-07) Rosa, Paula Santos da; Brod, Rodrigo de Azambuja; Souza, Raquel Barcelos de; Rosselli, Bruno SoutoEste memorial descritivo aborda a metodologia, o caminho criativo e desenvolvimento do livro interativo “O Dia de Cada Vez”, que por meio da analogia ao bordado e a borboleta, busca ser uma ferramenta para auxiliar na prática do autocuidado. O projeto editorial apresentado aqui se relaciona com o artigo científico apresentado no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I, do curso de Design na Universidade do Vale do Taquari - Univates, intitulado “O design gráfico auxiliando na autoestima de mulheres durante o tratamento de câncer de mama”. Para complementar o projeto, e enriquecer a experiência das futuras leitoras, foram desenvolvidos materiais que acompanham a temática do livro.
- ItemAcesso AbertoPausa no Feed: desenvolvimento de uma marca-movimento com foco na redução do consumo excessivo de redes sociais(2023-12) Becker, Julia Amanda; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139; Souza, Raquel Barcelos de; Rosselli, Bruno SoutoNo presente trabalho, surge a marca-movimento “Pausa no Feed”, uma abordagem voltada à conscientização dos impactos do uso excessivo de redes sociais, especialmente entre a Geração Z. Inspirada pela metodologia de projeto de identidade visual de Alina Wheeler e pelas ferramentas criativas do Human Centered Design (HCD), essa iniciativa se baseia em uma profunda compreensão dos usuários-alvo, suas interações online e os mecanismos de design que moldam seus comportamentos. O desenvolvimento inclui a elaboração de uma identidade visual coesa, culminando na criação de um design kit abrangente para garantir a consistência na aplicação da marca. O propósito vai além da mera informação sobre os desafios digitais, buscando instigar uma conscientização ativa e equilibrada no uso das redes sociais, com foco na saúde mental e na qualidade de vida dos usuários.
- ItemAcesso AbertoPixo-Conceito-Produto: uma abordagem metodológica aberta aplicada ao design(2016-06) Santos, Gabriel Luiz dos; Brod, Rodrigo de Azambuja; http://lattes.cnpq.br/9824565922858139Este trabalho faz uma leitura do atual mercado produtivo e criativo que, em virtude da globalização e do avanço dos meios de comunicação, acabou tornando-se homogêneo no que diz respeito à oferta de produtos e bens de consumo. A partir desse contexto, o trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de concepts baseados em um contexto singular de identidade cultural, no caso, o cenário das pichações no ambiente urbano da cidade de São Paulo. Como objetivos específicos, busca-se analisar e questionar até que ponto os designers gráficos e seu repertório de referências visuais podem contribuir no campo do design de produtos como agentes inovadores na concepção de projetos. Também procura-se investigar, se de fato, o estudo de concepts age de forma positiva na inserção de produtos de caráter inovador no atual mercado global. O método utilizado na apropriação cultural das pichações e no desenvolvimento dos concepts foi construído pelo autor conforme as necessidades criativas do trabalho, tendo como base métodos de desenvolvimento de produto e métodos de leitura e percepção sensível de contextos. Desse processo foram obtidos conceitos-síntese utilizados como inspiração para o desenvolvimento de concepts que, posteriormente, foram submetidos à avaliação de designers convidados como verificadores.