Letras
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Letras by browse.metadata.advisor "Haetinger, Rosiene Almeida Souza"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessA configuração do corpo feminino no romance A gorda, de Isabela Figueiredo(2023-12) Link, Etiele Naiane; Haetinger; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Isse, Silvane FensterseiferO presente trabalho analisa a obra A gorda, de Isabela Figueiredo, explorando a representação do corpo feminino, principalmente através da protagonista Maria Luísa, uma mulher gorda que migra de Moçambique para Portugal. A análise se concentra na forma como o livro aborda as vivências de mulheres gordas na sociedade, discutindo temas como dominação do corpo feminino, opressão histórica das mulheres em uma sociedade patriarcal e as relações de gênero. Além disso, destaca como a escrita é fundamental para Maria Luísa compreender a si mesma e desafia as normas sociais que marginalizam as mulheres gordas. A escolha da obra se dá pela relevância da representatividade e da minha identificação pessoal como mulher gorda, buscando compreender e evidenciar as complexidades e desafios enfrentados por mulheres que fogem dos padrões estéticos impostos pela sociedade.
- ItemOpen AccessA trajetória do herói beat em Pic - uma novela de Jack Kerouac(2021-12) Duarte, Flávia Alexandra Radeucker; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Keller, Garine AndreaJack Kerouac foi um dos principais expoentes do movimento beatnik, que em meados da década de 1950 desacomodou artistas de diferentes áreas a se distanciar do estilo de vida americano tradicional. Kerouac desde cedo teve contato com grandes nomes da literatura, mas quando se desprendeu de influências materialistas e aventurou-se pelas estradas do país sem um rumo específico compreendeu a essência da ideologia beat que dali em diante passou a narrar em suas produções literárias. E é através do personagem-narrador de Pic - uma novela que o autor traduz tal essência, representando o protagonista como um herói beat. O termo herói beat é elaborado a partir da presente pesquisa para denotar as personagens expoentes da literatura beatnik que representam a ideologia desse movimento, pois são elas que partem pelas estradas em longas viagens em busca de liberdade e iluminação interior. Em Pic, Kerouac representa a trajetória do herói beat, um marginal santificado, através da vida de uma criança da Carolina do Norte que vai até Nova York junto de seu irmão mais velho em busca de uma nova vida, e sobretudo, da sua liberdade.
- ItemOpen AccessDecolonializando a periferia: a resistência nas crônicas de José Falero(2024-07) Mayer, Joana Pires; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Klein, Ana Emília; Cardoso, Rosane MariaO presente artigo busca evidenciar a decolonialidade na obra Mas em que mundo tu vive?, do autor gaúcho José Falero, a partir da análise literária de quatro crônicas. Para isso, o estudo apresenta, primeiramente, um panorama teórico acerca de três pilares: a decolonialidade, segundo autores como Quijano (1992; 2007), Walsh (2012; 2013; 2019) e Maldonado-Torres (2007; 2018); o lugar de fala, conforme preceitos de Djamila Ribeiro (2020); e a resistência através da literatura, conforme estudo de Dalcastagnè (2012). A partir do referencial teórico, fez-se uma pesquisa bibliográfica, a qual teve por objetivo analisar as obras do referido autor, destacando seu caráter decolonial enquanto ferramenta de enfrentamento e resistência. Percebeu-se, ao final das análises, que o autor marginal-periférico estudado dá voz aos silenciados, fazendo-os superar, de certa forma, a colonialidade imposta aos sujeitos.
- ItemOpen AccessO engajamento do leitor literário contemporâneo através do tropo narrativo(2024-07-22) Moises, Isabelle Maria Pattussi; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Klein, Ana EmiliaEste trabalho de conclusão de curso investiga a influência do tropo narrativo no engajamento do leitor ubíquo, um conceito proposto por Santaella (2013). O estudo aborda a redefinição do que é um tropo dentro de uma narrativa e sua relevância para o engajamento do leitor contemporâneo. A pesquisa analisa como os tropos são utilizados por influenciadores digitais para captar a atenção dos leitores e moldar as conversas em torno de livros dentro da rede social TikTok e se concentra na pergunta: “Como os tropos narrativos engajam o público leitor por meio da internet?”. O estudo também examina a presença de tropos narrativos através do prisma da cultura de convergência, conforme caracterizado por Jenkins (2009). O estudo é relevante para educadores e escritores que buscam estratégias para engajar seus alunos ou leitores, respectivamente.
- ItemOpen AccessO que pode a literatura: a importância da leitura literária de clássicos na escola para a formação da pessoa sob a perspectiva dos professores(2024-12) Schmidt, Vitória Scherer; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Klein, Ana Emília; Cardoso, Rosane MariaO presente trabalho aborda a perspectiva de professores de literatura do Ensino Médio de uma cidade do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul/Brasil, a respeito da importância da leitura literária de clássicos na escola à formação da pessoa. O trabalho se configura numa abordagem qualitativa (Leopardi, 2002), cujos dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com sete professores de literatura do Ensino Médio. O desenvolvimento do trabalho contempla os teóricos literários que versam sobre o assunto e documentos educacionais legais em diálogo com as respostas dos professores entrevistados. “Clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer” (Calvino, 2023, p. 17), tendo um valor cultural muito grande e sendo importantes porque, ao lê-los, compreende-se melhor a si (Todorov, 2021). A partir dessa perspectiva, o presente trabalho ressalta a importância da escola no acesso ao clássico, dado que ela é um “espaço privilegiado” (Zilberman, 2003, p. 16) responsável por apresentar a cultura da literatura aos estudantes. Ainda, apesar de todos os professores compreenderem a importância do clássico à formação pessoal e trabalharem com ele, há alguns elementos que podem acometer um trabalho efetivo com a literatura, estes expostos nas considerações finais.
- ItemOpen AccessPerformatividade e identidade de gênero: uma análise da identidade de Nick Nelson, de Heartstopper, à luz de Judith Butler(2024-12) Pereira, Thaila; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Klein, Ana Emília; Cardoso, Rosane MariaA série Heartstopper, de Alice Oseman, é uma graphic novel que explora identidade de gênero e sexualidade na literatura juvenil contemporânea. A trama acompanha Nick Nelson e Charlie Spring, alunos do ensino médio, cuja amizade se transforma em romance, abordando temas como autodescoberta e os desafios enfrentados por jovens LGBTQIAPN+. Este estudo analisa a construção da identidade de gênero de Nick a partir da Teoria da Performatividade de Gênero de Judith Butler, investigando como suas ações e interações refletem e desafiam normas sociais. A trajetória do personagem revela a fluidez da identidade e destaca a importância de narrativas autênticas na promoção da diversidade e inclusão. Heartstopper transcende o entretenimento ao funcionar como um espaço de reflexão sobre experiências LGBTQIAPN+, incentivando empatia e discussão crítica entre jovens leitores. Além de representar positivamente essa vivência, a obra oferece ferramentas valiosas para a educação ao abordar temas sensíveis e contribuir para debates acadêmicos. Conclui-se que a série amplia o diálogo sobre diversidade, ajudando na formação de uma sociedade mais justa e plural.
- ItemOpen AccessA representatividade e a representação da personagem negra em obras literárias infantis distribuídas pelo MEC através do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)(2018-08-28) Appel, Daiane Cristina; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624O presente artigo apresenta um estudo acerca da representação e da representatividade da personagem negra na literatura infantil, fazendo, para tanto, uma análise dos livros infantis distribuídos pelo MEC, mais precisamente em obras disponibilizadas às escolas pelo PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), desde o ano de 2010 até 2014, na Categoria 3 (anos iniciais). Na análise procurou-se verificar se há obras com a presença da personagem negra e como ela está figurada dentro destas por meio do texto e das ilustrações. A partir dessa pesquisa e análise, oportunizou-se uma oficina sobre o tema do presente artigo a profissionais da educação de uma escola pública no intuito de refletir acerca da importância do uso de livros que tenham personagens negras em sala de aula. Na oficina, os educadores puderam perceber que nos livros utilizados a presença do negro vinha representada por uma cultura, pela falta de interação com outras personagens brancas ou, ainda, acompanhada da pobreza. A partir da pesquisa e dos resultados da oficina, conclui-se que das obras distribuídas, poucas têm a representatividade da personagem negra e menos ainda sua representação.