Biotecnologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Biotecnologia por Orientador "Ferla, Noeli Juarez"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAvaliação de fatores bióticos e presença de ácaros em fábrica de rações: perfil nutricional de Aleuroglyphus ovatus e Tyrophaghus putrescentiae alimentando-se de matérias primas utilizadas na preparação de rações(2017-01) Siegert, Mônica Krauze; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893; Ferla, Noeli Juarez; Ethur, Eduardo Miranda; Johann, Liana; Oliveira, Maurício DeÁcaros de importância econômica encontrados em armazéns de grãos, farinhas e rações, assim como, nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais são comuns no Brasil. Este estudo teve como objetivo reconhecer a fauna acarina, associando a fatores ambientais e locais onde estão presentes em fábrica de rações. As coletas foram realizadas no período de dezembro de 2013 a setembro de 2014 numa fábrica de ração do Município de Estrela, Rio Grande do Sul. As amostragens foram realizadas mensalmente no rada pé do depósito de embalagens (DE), na tampa da moega de farelo de arroz (FA) na fita transportadora de milho (FM), na abertura inferior do silo de farelo de soja (FS), ninhos de pombos (NP), no elevador de produto de origem animal (OA), e na estrutura estrena do resfriador da peletizadora (RP), e telhado (TE) de uma fábrica de rações. Foram encontrados 2.401 ácaros pertencentes às famílias Acaridae, Blattisocidae, Caligonellidae Cheyletidae, Glycyphagidae, Macrochelidae, Macronyssidae, Melicharidae, Phytoseiidae, Pyroglyphidae, Raphignathidae, Tydeidae, além de Uropodidae e a Subordem Oribatida. Cheyletidae apresentou maior riqueza. Em NP e FS houve maior riqueza. Dermatophagoides farinae foi a espécie mais abundante (883 espécimmes), seguido por Tyrophagus putrescentiae (654 espécimes) e Cheyletus malaccensis (506). Em RP, local de maior contaminação, observou-se 36% do total de ácaros coletados, seguido por FM, com 17,5% e FA, FS, com 14%. Entre março e agosto houve maior abundância acarina, sendo que em março houve maiores populações de Dermatophagoides farinae, agosto, Tyrophagus putrescentiae enquanto que de dezembro a fevereiro prevaleceu Cheyletus malaccensis.
- ItemAcesso AbertoCaracterísticas físico-químicas de farinhas infestadas por ácaros(2018-01) Vogel, Patrícia; Hoehne, Lucélia; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893Changes on the physicochemical characteristics of wheat, maize and oat flour infested by Tyrophagus putrescentiae (T. putrescentiae) were evaluated for a period of nine months of storage. The moisture increased, but there was no statistical difference. 30 The organic components, protein and lipids, decreased during storage, while ashes and minerals increased. We observed statistical differences during the period in the same samples. However, there was no statistical difference in samples with and without mites. Therefore, small amounts of T. putrescentiae, as assessed in the present study, were not able to change physicochemical characteristics in wheat, maize and oat flour.
- ItemAcesso AbertoCaracterização morfológica, molecular e compatibilidade reprodutiva de Panonychus ulmi (Acari: Tetranychidae) proveniente de macieiras e videiras(2016-07) Nascimento, Joseane Moreira Do; Johann, Liana; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893; Ferla, Noeli Juarez; Johann, Liana; Sperotto, Raul Antônio; Rempel, Claudete; Mendonça, Renata Santos DePanonychus ulmi (Koch) (Acari: Tetranychidae) é um ácaro fitófago que causa danos ao cultivo de macieiras e recentemente foi encontrado em videiras no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A presente dissertação de mestrado teve como objetivo verificar a ocorrência de biótipos associados a estes dois hospedeiros, realizada pela caracterização morfológica, molecular e verificação da compatibilidade reprodutiva. A caracterização morfológica ocorreu através de medições de fêmeas de 17 áreas de amostragem, sendo dez de videiras e sete de macieiras, sendo que se obteve sobreposição das populações de macieiras e videiras na análise dos componentes principais. Para caracterização molecular, foram analisados três fragmentos: a região intergênica ITS do DNA ribossômico e dois fragmentos do gene citocromo c oxidase I (COI) do DNA mitocondrial. Os resultados para COI demonstraram a ocorrência de linhagens distintas em macieiras e videiras. A divergência intraespecífica foi baixa, 1,1%, indicando tratar-se de uma mesma espécie. Para verificação da compatibilidade reprodutiva, foram realizados cruzamentos entre uma população de macieiras proveniente de Vacaria (RS) e uma população de videiras proveniente de Bento Gonçalves (RS). Foram realizados cruzamentos e retrocruzamentos, nos quais se observou diferença significativa no potencial reprodutivo da população proveniente de macieiras, embora tenha havido compatibilidade reprodutiva entre as populações analisadas. Os resultados indicaram que as populações de Panonychus ulmi proveniente de macieiras e videiras consistem em uma mesma espécie, e sugeriram a ocorrência de biótipos ou host race ligada ao hospedeiro, com melhor desempenho em macieiras. Os resultados obtidos demonstraram a importância da caracterização de biótipos, pois estas informações são essenciais para o planejamento e aplicação em programas de controle biológico nas culturas avaliadas, ao nível de campo.
- ItemAcesso AbertoEstudo do Comportamento de Tetranychus urticae e Tetranychus ludeni sobre cultivares de soja RR e IPRO(2017-06) Galvan, Danielle; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893; Freitas, Elisete Maria de; Johann, Liana; Ferla, Noeli JuarezA cultura da soja tem grande importância para o agronegócio. Durante seu ciclo sofre danos ocasionados por diversas pragas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de Tetranychus urticae Koch e Tetranychus ludeni Zacher em genótipos de soja RR e IPRO, através da avaliação da distribuição espacial destes sobre as plantas e a influência da presença de tricomas, atratividade e preferência de oviposição e preferência às cultivares quando pré-infestadas com uma das espécies. Para tanto, os testes foram realizados no Laboratório de Acarologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, com folhas obtidas de plantas mantidas em casa de vegetação. Os testes foram realizados sobre as cultivares TMG7262RR, NIDERA5959IPRO, SYN13561IPRO, SYN1257RR e CONVENCIONAL. Para distribuição espacial e densidade de tricomas, foram conduzidos ensaios sobre plantas “in vivo” com liberação de indivíduos nos terços medianos das cultivares. Após 72 horas realizou-se a contagem dos indivíduos e oviposição sobre os terços das plantas, e para tricomas o ensaio foi realizado através da amostragem de folhas das cultivares e contagem de tricomas. Quanto ao teste de atratividade e preferência para oviposição e preferência às cultivares quando pré-infestadas com uma das espécies, foram utilizadas bandejas forradas com esponja de 3 cm de espessura umedecidas e cobertas com uma placa de vidro e uma folha de encadernação, em que as folhas de soja eram dispostas em forma de polígonos em cujo centro foram liberados 50 indivíduos das espécies em estudo, sendo que no segundo teste foram feitas duas sequências de liberação. As avaliações foram feitas a partir da contagem de indivíduos e oviposição sobre as folhas para o primeiro ensaio e contagem dos indivíduos no segundo. O delineamento experimental foi de blocos inteiramente casualizados, com 10 repetições por cultivar. Com relação à distribuição espacial, a maior população de ambas as espécies ocorreu nos terços apicais das cultivares CONVENCIONAL e TMG7262RR para Tetranychus urticae e Tetranychus ludeni, respectivamente. Os terços basais foram pouco colonizados, havendo oviposição mais significativa sobre a cultivar NIDERA5959IPRO. Os tricomas não apresentaram influência na preferência. A preferência das espécies acarinas variou entre os genótipos, sendo a cultivar NIDERA5959IPRO a de maior atratividade e preferência para oviposição das duas espécies. Nas diferentes sequências de liberação, as espécies apresentaram maiores populações na cultivar CONVENCIONAL e SYN1257RR para LU e UL, respectivamente. Na sequência LU, T. ludeni apresentou maiores populações em NIDERA5959IPRO e SYN1257RR em relação à T. urticae.
- ItemAcesso AbertoImpactos da infestação de Tetranychus ludeni (Tetranychidae) no metabolismo redox de plantas de soja (Glycine max: Fabaceae)(2025-03-10) Wurlitzer, Wesley Borges; Schneider, Julia Renata; Ferla, Noeli Juarez; http://lattes.cnpq.br/6071378790176893; Hoehne, Lucélia; Daloso, Danilo de Menezes; Ramos, Humberto Josué de OliveiraInfestações de Tetranychus ludeni Zacher (Tetranychidae) têm sido frequentemente observadas em lavouras de soja [Glycine max (L.) Merrill: Fabaceae], tornando crucial o entendimento da homeostase redox para avaliar os níveis de estresse e/ou tolerância destas plantas. No primeiro experimento, foi avaliada a influência da infestação no metabolismo redox e nos pigmentos fotossintéticos, em dois genótipos de soja (Monsoy e Brasmax) e em diferentes tempos de infestação, aos 14 e 24 dias. De forma inesperada, na região apical, a infestação induziu aumento da atividade de ascorbato peroxidase e catalase, que reduziram os níveis de peróxido de hidrogênio, superóxido e peroxidação lipídica, especialmente em Monsoy. Na região basal, folhas senescentes de Brasmax após 24 dias mostraram baixo teor de clorofila, coloração amarelada, acúmulo de espécies reativas de oxigênio e perda de integridade de membrana. No segundo experimento, foi estudado o time-course do metabolismo redox, em intervalos curtos de tempo de plantas infestadas. Uma explosão oxidativa nos primeiros 20 minutos foi detectada, seguida por um declínio nas atividades antioxidantes até seis horas. Após 48 horas, os indicadores redox ainda foram alterados, mas em níveis não indicativos de estresse severo. Os estudos concluíram que infestações de T. ludeni em plantas de soja, resulta em um estresse oxidativo moderado, e uma resposta oxidativa modular dependente do genótipo. Além disso, a oscilação da homeostase redox se mostrou um marcador promissor para a seleção de genótipos mais tolerantes.