Administração - LFE Administração de Empresas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração - LFE Administração de Empresas por Orientador "Diehl, Liciane"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAnálise do mercado de trabalho a partir da percepção de pessoas desempregadas(2017-02) Debortoli, Sonimara; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579O ano de 2016 tem se apresentado um desafio devido à crise econômica que o Brasil está passando. Assim, este estudo propõe analisar a percepção de pessoas desempregadas em relação à atual situação do mercado de trabalho. Busca também compreender os reais motivos do aumento significativo da taxa de desemprego e apontar os impasses entre oferta e procura de emprego. Para tanto, foram aplicados questionários com questões fechadas e uma aberta a sujeitos desempregados do Vale do Taquari-RS, caracterizando essa pesquisa como quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que o desemprego afeta pessoas sem distinção de gênero, idade e grau de escolaridade, e que, mesmo estando desempregadas, as pessoas estão otimistas em relação às perspectivas de conseguir um trabalho, permanecem constantemente na busca por uma vaga e por qualificação. Para se manterem financeiramente, buscam alternativas de renda em atividades informais e contam com a ajuda de pessoas próximas. Ainda, destacam que as exigências por parte das empresas no momento da seleção estão cada vez mais rigorosas, demandam pessoas com experiência e qualificações específicas, banindo muitas de conseguir uma oportunidade. Este estudo mostrou-se importante na medida em que ampliou o conhecimento referente à atual situação do mercado de trabalho e a situação do desemprego que afeta uma grande diversidade de pessoas e aumenta cada vez mais a concorrência por uma vaga, sendo assim imprescindível conhecimento e qualificação para estar à frente do mercado.
- ItemAcesso AbertoAvaliação de instrumentos e métodos de análise de perfil profissional em estudantes de um centro universitário(2017-03) Weizenmann, Sabrina; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579As técnicas de recrutamento de pessoas observadas na atualidade não mais têm a função, como a encontrada nos primórdios do século XX, de um simples preenchimento de cargos a fim de compor a força de trabalho de uma organização. Hoje, a busca por profissionais visa encontrar indivíduos que tenham um reconhecido potencial para contribuir na construção das metas organizacionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar instrumentos e métodos de análise de perfil profissional em estudantes universitários. Caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem quantitativa, de natureza exploratória e descritiva de corte transversal. A amostra foi composta por 110 alunos, nos quais foram aplicados três questionários de análise de perfil: DISC, Âncoras de Carreira e Teste de Perfil Comportamental, e por quatro empresas clientes do centro universitário que mais utilizam o serviço do Balcão de Empregos. Os resultados mostraram que o Teste de Perfil Comportamental se mostrou o mais indicado para o uso no Balcão de Empregos da instituição, já que apresentou 1% de erro em uma questão em que o aluno esqueceu de realizar a marcação, o que configurou um erro de atenção e não de interpretação, e traz resultados tão eficazes quantos os outros, permitindo traçar o perfil do candidato.
- ItemAcesso AbertoEstressores psicossociais no contexto laboral de prestadores de serviços do ramo da saúde do Vale do Taquari/RS(2018-09-04) Fernandes, Jéssica Horn; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579Na sociedade pós-fordista, o setor de serviços, considerado o setor terciário da economia, ganha destaque e, com isto, surge uma forma de trabalho que até então era considerada improdutiva: o trabalho imaterial. A ênfase na subjetividade do trabalho imaterial e na potência de criação, faz com que os trabalhadores se enquadrem em quadro psicopatológicos que são cada vez mais comuns, como é o caso do estresse, da depressão e do pânico emergentes a partir das relações de trabalho. Este projeto de pesquisa teve, como objetivo descrever, com base no modelo de Ferreira et al. (2015), os estressores psicossociais no contexto laboral do setor de prestadores de serviços do ramo da saúde do Vale do Taquari - RS. A pesquisa foi descritiva e de abordagem quantitativa, sendo os dados coletados por meio da Escala de estressores psicossociais no contexto laboral de Ferreira et al. (2015). Após aplicação da pesquisa, os dados foram analisados com o auxílio da planilha eletrônica do Excel, utilizando-se gráficos, tabelas e tabulação das respostas o Google Forms. As pontuações mais elevadas foram encontradas na dimensão “pressão do grau de responsabilidade”, o que é coerente considerando o público-alvo pesquisado, pois trata-se de profissionais que lidam diretamente com a saúde e a vida de outras pessoas, e na dimensão “conflito trabalho e família”, que pode estar relacionado à carga horária de trabalho, que geralmente é dupla ou tripla nesta categoria. Torna-se fundamental refletir sobre essas dimensões e pensar alternativas para conscientizar este profissional, durante a graduação, sobre a natureza do seu trabalho e, ainda, sobre a realidade do mercado de trabalho. Também salienta-se a importância de estes profissionais terem maior autonomia na execução de suas atividades e que o número de profissionais seja adequado para a demanda, diminuindo a pressão em realizar atividades de forma rápida e sem a devida atenção.
- ItemAcesso AbertoEstressores psicossociais no contexto laboral do comércio de Lajeado/RS(2018-01-24) Sehn, Eduarda Cristina; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579Como consequência do forte impacto que o estresse ocupacional tem causado nas organizações e no meio social do trabalho, os estudos referentes a este assunto têm crescido substancialmente. Percebe-se a importância do reconhecimento dos estressores psicossociais que são os causadores e provedores do estresse laboral. Assim, este artigo de pesquisa, objetiva descrever, com base no modelo de Ferreira et al. (2015), os estressores psicossociais no contexto laboral do setor do comércio de Lajeado-RS. A pesquisa se classifica como descritiva e de abordagem quantitativa e qualitativa, cujos dados foram coletados por meio da Escala de Estressores Psicossociais no Contexto Laboral, de Ferreira et al. (2015) e por uma questão aberta. Os dados foram analisados com o auxílio de uma planilha eletrônica do Excel e apresentados em gráficos, tabelas e tabulações. Os estressores psicossociais com maior índice foram a Pressão de Grau de Responsabilidade, Conflito e Ambiguidade de Papéis, Insegurança na Carreira e Conflito entre Família e Trabalho.
- ItemAcesso AbertoEvolução histórica da Administração de Recursos Humanos: um estudo com empresas do Vale do Taquari/RS(2016-06-12) Erthal, Amanda; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579A Administração de Recursos Humanos (ARH) evolui de acordo com os fatos históricos, políticos, econômicos e sociais de cada época. No decorrer do século XX, as mudanças nas funções de Recursos Humanos passaram por três fases. O objetivo deste estudo é identificar em qual destas fases da evolução de Recursos Humanos as empresas do Vale do Taquari/RS se encontram. Para tanto, apoiou-se no método exploratório, descritivo e quantitativo, com coleta de dados por meio de questionários aplicados em 27 representantes de RH, cujas empresas integram o Grupo RHVT. Posteriormente, os dados foram tabulados em uma planilha em Excel, analisados e interpretados. Os resultados mostraram que 85% das empresas respondentes têm práticas avançadas em gestão de pessoas, o que condiz com o fato de pertenceram a um grupo que estimula a discussão neste sentido.
- ItemAcesso AbertoMotivação no trabalho: concepções de estudantes do curso de Administração(2017-01) Senter, Grasiela; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579A motivação é de suma importância para as organizações, pois é por intermédio dela que os funcionários executam suas tarefas com mais entusiasmo. A falta de motivação reduz a produtividade e dessa forma, os resultados da organização não serão alcançados. Este trabalho analisou as concepções sobre a motivação dos estudantes de Administração de um centro universitário do interior do Rio Grande do Sul. Tratase de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, e de abordagem qualitativa, em que a coleta de dados deu-se por meio de entrevistas, e a análise de conteúdo foi técnica de análise de dados. Os resultados apontam que, para os estudantes, as concepções sobre motivação estão próximas ao que aborda a teoria, sendo um conjunto de fatores que impulsionam os indivíduos a atingir um objetivo específico, que o conduza para a satisfação de suas necessidades pessoais e profissionais. Este estudo pode contribuir como fonte de reflexão no que diz respeito à compreensão sobre o que é a motivação e de que maneira ela pode ser despertada nas pessoas, assim como poderá inspirar as empresas a criarem e desenvolverem políticas de gestão de pessoas dentro das organizações.
- ItemAcesso AbertoPerspectivas de inserção no mercado de trabalho: o que pensam os candidatos a emprego?(2017-02) Müller, Mariana; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579Ao longo da última década (2006-2016), observou-se um aumento nos níveis de desemprego no país, bem como na região do Vale do Taquari-RS. Frente a isso, esse artigo tem, como objetivo, identificar qual a percepção dos candidatos sobre as qualificações exigidas nas vagas disponíveis hoje no mercado de trabalho no Vale do Taquari-RS. No desenvolvimento da fundamentação teórica, foram abordados conceitos de autores sobre o significado do trabalho na vida das pessoas, mercado de trabalho, recrutamento e seleção, bem como gestão por competências. A pesquisa ocorreu de modo exploratório e descritivo e a coleta e análise das informações seguiram abordagem qualitativa. Os indivíduos que participaram da pesquisa foram pessoas à procura de emprego, residentes no Vale do Taquari-RS, totalizando nove entrevistados. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que os indivíduos entrevistados estão em constante busca por aperfeiçoamento profissional, além de considerarem o trabalho como principal responsável por sua independência financeira. Espera-se que estes resultados contribuam de forma a diminuir os impactos do desemprego na região, auxiliando mais pessoas e empresas na ocupação de forma correta das vagas disponíveis no mercado.
- ItemAcesso AbertoPlanejamento de carreira em um contexto de crise(2017-02) Reis, Bruna Benini Dos; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579Atualmente (2016), o Brasil está passando por um momento de crise econômica. Sendo assim, este estudo se propôs a analisar como as pessoas estão planejando suas carreiras profissionais e quais as formas de melhoria de crescimento profissional estão utilizando para se manter no mercado de trabalho. Para isso, foram realizadas entrevistas com estudantes e recém-formados de nível superior, caracterizando o estudo como qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e posteriormente foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que todos os entrevistados sabem o que é e como funciona um planejamento de carreira, embora muitos não o façam. Espera-se que esta pesquisa traga contribuições aos jovens a serem inseridos no mercado de trabalho, de modo que possam refletir sobre a maneira adequada de planejar a carreira e se manter no mercado de trabalho.
- ItemAcesso AbertoQualidade de vida no trabalho a partir da percepção de acadêmicos de um centro universitário(2018-01) Carminatti, Michele; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é fundamental para assegurar o bem-estar do funcionário. A abordagem da QVT mostra-se emergente e de extrema importância na atualidade corporativa, com o propósito de obter melhor desempenho dos funcionários na organização. Este estudo objetivou identificar os indicadores de Qualidade de Vida no Trabalho considerados satisfatórios pelos acadêmicos de um centro universitário, baseado no modelo de QVT de Richard Walton (1973). Esta pesquisa classificou-se, quanto à abordagem, como quantitativa, e em relação aos objetivos, é exploratória e descritiva. Para a coleta de dados da pesquisa utilizou-se um questionário estruturado com base nas categorias propostas no Modelo de Walton (1973). O público- alvo da pesquisa foram estudantes de diversos cursos de graduação, constituindo-se a amostra de 648 acadêmicos. Os dados foram tabulados, convertidos em porcentagens e tabelas e interpretados conforme as categorias de Walton (1973). Pode-se concluir que a categoria de Relevância Social atingiu os melhores resultados em nível de satisfação. O estudo também evidenciou que a categoria de Compensação Justa e Adequada tem os índices mais baixos de satisfação. O estudo demonstra que melhorias devem ser propostas pelas empresas para o bem-estar de todos.
- ItemAcesso AbertoQualidade de vida no trabalho em bancários de um município do interior do Rio Grande do Sul(2016-06-12) Tiecher, Bruna; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é requisito fundamental para garantir o bem-estar do colaborador, assim como o seu desempenho no ambiente laboral. No setor bancário, a necessidade do cumprimento de metas para o alcance dos resultados faz com que os trabalhadores sofram diferentes exigências de produtividade e constantes cobranças. Assim, este artigo de pesquisa objetiva verificar, com base no modelo de Richard Walton (1973), como os bancários de um município do interior do Rio Grande do Sul avaliam a sua QVT. Para tanto, apoiou-se no método exploratório, descritivo, quantitativo e qualitativo, sendo o questionário utilizado para a coleta de dados. Constatou-se que a categoria Relevância Social da Vida no Trabalho obteve destaque, demonstrando que, apesar das dificuldades verificadas, o colaborador tem muito orgulho em trabalhar na instituição financeira, desenvolvendo atividades relevantes na vida das pessoas.
- ItemAcesso Aberto“O relacionamento entre nós é muito amigável”: ambiente laboral bancário livre de assédio moral(2017-01) Chiesa, Kelly; Diehl, Liciane; http://lattes.cnpq.br/2335571230073579O assédio moral é uma forma de violência ocorrida no ambiente laboral que expõe o trabalhador a situações humilhantes de forma constante e repetitiva, causando efeitos nocivos a sua saúde. Este estudo tem como objetivo principal investigar possíveis indícios de assédio moral no ambiente corporativo bancário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados deu-se pela análise do conteúdo, o qual resultou em quatro categorias: aspectos da cultura e clima organizacional, relações socioprofissionais, fatores de risco à saúde e bem-estar e medidas de estímulo à saúde e bem-estar. Os resultados apontaram que as instituições bancárias mantêm boas práticas de gestão, porém, ainda é notado, no ambiente laboral, a existência de pressões “mascaradas” pelo reconhecimento e valorização ao funcionário. Além disso, identifica-se que o trabalho excessivo e as metas inatingíveis são sinais de alerta e risco à saúde, visto as instituições apresentarem nulas ou ineficazes as medidas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida de seus trabalhadores. Desse modo, não foi possível identificar indícios significativos de assédio moral no ambiente laboral dessas organizações.