Odontologia
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Navegando Odontologia por Assunto "Ansiedade"
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- ItemAcesso AbertoAnsiedade e ensino superior: percepções de estudantes de graduação em odontologia(2021-06) Back, Larissa Eduarda; Dhein, Gisele; http://lattes.cnpq.br/9630414709702192A ansiedade é definida como um conjunto de sensações e sentimentos que podem afetar o indivíduo durante atividades cotidianas ou específicas, podendo ser advinda de um transtorno, ou se mantendo apenas como um sintoma. Deste modo, esta pesquisa busca compreender os fatores desencadeadores de ansiedade em universitários do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari. Para isso, foi realizado um grupo focal com 10 estudantes que concluíram mais de 30% do curso e os dados foram avaliados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam quatro categorias de análise, que foram debatidas e problematizadas: sinais e sintomas de ansiedade; sugestões para uma formação menos ansiogênica; permanência dos professores durante o atendimento clínico; e retorno das aulas durante a pandemia de SARS-CoV-2.
- ItemAcesso AbertoFatores associados aos transtornos mentais comuns entre estudantes de odontologia(2021-11) Demarchi, Giovana; Guarnieri, Fábio; http://lattes.cnpq.br/2295714218481079O ingresso na Universidade é marcado por mudanças em que os jovens precisam se adaptar aos novos métodos de ensino e formar novas conexões. O aumento dessas novas necessidades criam inseguranças e conflitos levando a algum transtorno mental comum, dentre eles ansiedade, depressão e estresse. O objetivo deste estudo é verificar a frequência dos Transtornos Mentais Comuns entre os estudantes de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari- Univates. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, transversal e analítico, de uma amostra de estudantes do curso de Odontologia, cursando do primeiro ao décimo semestre, no período entre outubro e novembro de 2021. Foram utilizados dois questionários, um para coleta de dados sociodemográficos e para avaliar a percepção dos estudantes com relação a determinados fatores de estresse presentes no seu ambiente acadêmico e outro para rastreamento de transtornos mentais comuns (TMC)-SRQ 20. A amostra constitui-se de 30 estudantes; 80% eram do gênero feminino, 83,3% não possuía renda própria e 70% possuía entre 20 e 23 anos. Dos respondentes, 33,3% responderam positivamente para TMC. Dentre os resultados obtidos, a renda familiar (p 0,010) têm relevância estatística para desenvolver TMC, o excesso de disciplinas para cursar (p 0,045) e dificuldade de conciliar os estudos com a família (p 0,02) destacaram-se. A renda familiar tem relação com a frequência de TMC, o excesso de disciplinas para cursar e a dificuldade de conciliar estudos e família são fatores de risco para desenvolvimento de TMC.
- ItemAcesso AbertoPrevalência de hábitos parafuncionais em estudantes do curso de odontologia da Univates(2024-07) Borgelt, Ana Carolina; Neto; Neto, Victório Poletto; http://lattes.cnpq.br/5279273345548763; Reis, Bianca Soares; Cantarelli, RômuloOs hábitos parafuncionais envolvem atividades repetitivas e involuntárias que afetam o sistema estomatognático, podendo resultar em problemas na articulação temporomandibular e outros sinais e sintomas negativos. Esses hábitos incluem bruxismo do sono e de vigília, morder objetos não alimentares, roer unhas, morder lábios, sucção digital e força excessiva na mandíbula. O estresse, ansiedade e má oclusão dentária podem desencadear esses hábitos, podendo causar desgaste dental, fraturas, aumento das falhas em restaurações, dor na articulação temporomandibular, dor muscular e afetar a qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência dos hábitos parafuncionais em estudantes do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari Univates/RS, por meio da aplicação do questionário OBC 21, coletando dados sobre o relato e a frequência dos comportamentos orais dos estudantes, sua correlação com gênero, idade, semestre da graduação, hábitos, estresse, ansiedade e seu impacto na qualidade de vida. O uso do Oral Behavior Checklist é uma ferramenta útil para coletar dados sobre esses comportamentos, o qual nos permitiu identificar os impactos que causa nas dimensões sociais, de saúde e psicológicas dos estudantes. A pesquisa contou com a participação de 88 alunos do curso de Odontologia da Univates, após assinarem o TCLE, tratando-se de um estudo quantitativo, de caráter transversal por meio de estatística descritiva. Contando com 20,45% do sexo masculino e 79,55% do sexo feminino, onde foram avaliados 87 os alunos que estão na Pré-Clínica (1° ao 4° semestre) que são 47,3% e Clínica (5° ao 10° semestre) que são 52,87%. Entre os hábitos parafuncionais mais prevalentes encontra-se 61,4% dos estudantes que fazem o apertamento dos dentes durante a vigília, 75% inclinam a mão na mandíbula e 64,8% dos alunos mastigam alimentos apenas de um lado. Há estatisticamente uma relação pertinente entre fatores emocionais e parafunções, onde nota-se que 53,4% dos estudantes se sentem nervoso(a), ansioso(a) ou irritado(a) durante vários dias. No entanto esse estudo mostra-se importante a identificação dos hábitos parafuncionais para conhecimento próprio e para uma abordagem multidisciplinar envolvendo a identificação precoce, educação, tratamento adequado e monitoramento contínuo para garantir a saúde e bem-estar do estudante.