Odontologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Odontologia por Assunto "academic performance"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoFatores associados ao desempenho acadêmico dos estudantes de odontologia da Universidade do Vale do Taquari(2024-07) Reckziegel, Leonardo; Oliveira, João Augusto Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/2744514604075117; Rados, Andreas Rucks Varvaki; Neto, Victório PolettoO estudo dos fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de odontologia é escasso. Poucos estudos com este foco foram publicados, sendo a maioria em universidades públicas brasileiras. O presente trabalho teve como objetivo avaliar quais os fatores que podem estar associados ao desempenho acadêmico dos estudantes de Odontologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates), no município de Lajeado, RS. Tratou se de um estudo observacional analítico de delineamento transversal, que utilizou uma amostragem por conveniência. As variáveis avaliadas incluíram dados sociodemográficos e dados acadêmicos. Estes dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados aos estudantes com matrícula ativa do curso de odontologia da Univates, e também através de consultas ao sistema de informações dos estudantes da Univates. A avaliação da ansiedade foi realizada através do Inventário Beck de avaliação da ansiedade. Para mensurar a qualidade do sono dos estudantes foi utilizado o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh. Na análise dos dados, o desempenho acadêmico foi analisado como variável de desfecho, sendo as variáveis independentes os dados sociodemográficos, dados acadêmicos, ansiedade e qualidade do sono. Associações entre as variáveis independentes e o desfecho foram avaliadas através de análises bivariadas, utilizando o teste do qui-quadrado. Estudantes com 21 anos de idade ou menos (p < 0,001), estudantes que se encontram nos primeiros 5 módulos do curso (p < 0,003), e estudantes que fazem parte do currículo Aula + (p < 0,003) apresentaram melhor desempenho acadêmico