Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Ansiedade"
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- ItemAcesso AbertoNíveis de ansiedade, depressão e estresse em mulheres fibromialgicas participantes e não participantes de hidroterapia(2019-11) Knecht, Pâmela Francine; Bücker, Joana; http://lattes.cnpq.br/1252408669562705A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica e difusa, que afeta a qualidade de vida dos indivíduos diagnosticados com essa condição, que normalmente vêm acompanhada por outras doenças, como ansiedade e depressão. Atualmente vêm-se buscando formas no enfrentamento da dor e na redução de sintomas ansiosos e depressivos causados pela doença, dentre uma dessas atividades, surge a hidroterapia. Portanto, o principal objetivo do presente estudo foi identificar os níveis de ansiedade e depressão em mulheres fibromiálgicas, avaliando se há diferenças nestes níveis em mulheres que praticam e que não praticam hidroterapia. Tratando-se de uma pesquisa de cunho quantitativo realizado com dois grupos de mulheres fibromiálgicas, sendo um destes grupos mulheres praticantes de Hidroterapia e o outro grupo escolhido por conveniência. Participaram desta pesquisa 14 mulheres, sendo 6 destas praticantes de hidroterapia e 8 não praticantes desta atividade. O instrumento utilizado para avaliar os níveis de ansiedade e depressão foi a Escala EADS-21 itens, de Lovibond e Lovibond, além de um questionário sociodemográfico. Por fim, concluiu-se a partir dos dados obtidos percebe-se diferença entre as idades das mulheres dos grupos participantes, sendo que as mulheres que praticam hidroterapia apresentam nível de estresse mais elevado do que as mulheres que não participam. Já entre os níveis de ansiedade e depressão, os grupos não apresentaram diferenças significativas.
- ItemAcesso AbertoRelato de experiência na aplicação do protocolo de Terapia de Reciclagem infantil(2018-10-11) Bastos, Daniela Vargas; Boff, Raquel De Melo; http://lattes.cnpq.br/9543616469116157Os transtornos depressivos e ansiosos na infância vêm crescendo significativamente podendo acarretar prejuízos no desenvolvimento a esse público e em razão disso intervenções psicoterápicas eficazes são cada vez mais necessárias a fim de minimizar o sofrimento dessa população. A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem que atualmente conta com estudos empíricos indicando sua eficácia para diferentes transtornos, inclusive para o tratamento de psicopatologias na infância e adolescência. Além das técnicas específicas, uma das ferramentas utilizadas pela TCC são os protocolos estruturados que representam um recurso importante para o tratamento dessas psicopatologias. O objetivo do presente estudo é relatar uma experiência na aplicação do Protocolo de Terapia de Reciclagem Infantil (TRI) em criança, de 11 anos, com sintomatologia clínica de ansiedade e depressão. A intervenção ocorreu num formato de 12 sessões individuais, semiestruturadas e semanais, com 1 hora de duração cada uma. A aplicação do protocolo TRI mostrou-se eficaz, na medida em que foi possível perceber uma melhora gradual nos sintomas depressivos e ansiosos da paciente durante todo o processo terapêutico.
- ItemAcesso AbertoTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade e ansiedade na infância: um estudo correlacional(2023-06-15) Wille, Ana Paula; Bücker, Joana; http://lattes.cnpq.br/1252408669562705; Oliveira, Michelle Engers Taube de; Freitag, Ana LuizaIntrodução: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comum na infância e na adolescência. Diversos fatores, genéticos, biológicos e ambientais, atuam na manifestação e nos sintomas do TDAH, que é responsável por uma série de prejuízos, como estresse nas famílias, elevados custos, dificuldades escolares e baixa autoestima, o que aumenta em 80% os riscos da presença de sintomas ansiosos entre a população. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a correlação entre os sintomas do transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade e ansiedade na infância. Método: Para avaliar os sintomas de ansiedade, foi aplicada a Escala MASC (Escala multidimensional de Ansiedade para crianças e adolescentes) nas crianças e para avaliar sintomas de TDAH, foi aplicado o SNAP IV nos pais ou responsáveis. A amostra foi de 15 crianças com idades entre 7 e 12 anos, com diagnóstico prévio de TDAH, confirmado através de laudo médico e/ou avaliação neuropsicológica. A análise dos dados obtidos foi realizada através do SSPS 21.0 para Windows, sendo considerada em todos os testes a significância estatística de 0,05. Resultados: Não foi encontrada correlação estatística significativa entre os sintomas de desatenção/hiperatividade e ansiedade. Porém, destaca-se que 11 crianças (73,33%) da amostra preencheram índices gerais de ansiedade, de acordo com a MASC. Conclusão: Pode-se observar elevados níveis de ansiedade nas crianças participantes, o que torna relevantes estudos que busquem compreender de que forma essas sintomatologias estão relacionadas.