Univates

Licenciaturas: conheça o Labrinque, a brinquedoteca da Univates

27 mar 2024 Leitura: 5 min

Licenciaturas: conheça o Labrinque, a brinquedoteca da Univates 
Entenda como você pode utilizar o espaço para realizar práticas pedagógicas e desenvolver ainda mais sua aprendizagem durante a graduação

Licenciaturas: conheça o Labrinque, a brinquedoteca da Univates. Feche os olhos por um instante e imagine um lugar grande, colorido e repleto de brinquedos educativos de todos os tipos e tamanhos. Assim é o Labrinque, o Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca da nossa Universidade! Lendo o post de hoje, você vai descobrir como utilizar o espaço para realizar práticas pedagógicas e desenvolver ainda mais sua aprendizagem durante a graduação. Acompanhe. 👩‍🏫📚

5 motivos para fazer uma Licenciatura

O que é uma brinquedoteca?

A brinquedoteca é um ambiente especialmente projetado para o desenvolvimento das crianças, no qual elas podem explorar, experimentar e aprender por meio do brincar. É um espaço rico em estímulos sensoriais e cognitivos, essenciais para o  crescimento e aprendizado dos pequenos.

Para os estudantes dos cursos de Licenciatura, a brinquedoteca é um local de formação. Por meio da interação com os recursos disponíveis (jogos educativos, livros infantis, quebra-cabeças, materiais artísticos etc.), os futuros educadores podem observar e compreender como as crianças aprendem e se desenvolvem. Além disso, a brinquedoteca proporciona um ambiente para os alunos testarem suas teorias e estratégias em contextos reais.

O lugar perfeito para aprender observando, experimentando, criando…

Além de servir como um espaço de formação prática, a brinquedoteca é fundamental para complementar a aprendizagem dos estudantes dos cursos de Licenciatura por diversas outras razões. Veja algumas delas: 

  • Estimula a criatividade e a inovação: quando estão na brinquedoteca, os estudantes dos cursos de Licenciatura são desafiados a pensar de modo criativo para elaborar atividades e propostas pedagógicas que engajem e divirtam as crianças. É por isso que dizemos que o local é um verdadeiro laboratório de ideias, onde a imaginação é incentivada e novas abordagens são constantemente exploradas.
  • Promove a colaboração e o trabalho em equipe: às vezes, os estudantes trabalham em conjunto na brinquedoteca, compartilhando ideias, recursos e responsabilidades para desenvolver ações capazes de beneficiar tanto as crianças como a si próprios. 
  • Desenvolve habilidades de experimentação e observação: ao interagir com as crianças na brinquedoteca, os estudantes dos cursos de Licenciatura têm a oportunidade de observar de perto o comportamento, as preferências e as necessidades individuais dos pequenos. Assim, os futuros educadores podem aprimorar sua capacidade de identificar padrões de desenvolvimento, entender as diferentes formas de aprendizado e adaptar suas práticas pedagógicas de acordo com as características específicas de cada criança.
  • Estimula a empatia e a compreensão: ao trabalhar diretamente com as crianças na brinquedoteca, os estudantes têm a chance de se colocar no lugar delas e compreender seus sentimentos, medos e alegrias. Essa experiência promove o desenvolvimento da empatia, uma habilidade que todos os educadores devem possuir. 

Conheça o Labrinque

Chega de suspense! Vamos finalmente falar sobre o Labrinque, um dos espaços mais fofos da Univates. Sério, é impossível não se apaixonar por ele… 🥰

O Labrinque é um laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão. Frequentado por estudantes e professores de graduação e pós-graduação, o espaço oportuniza o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e o desenvolvimento de ideias e projetos inovadoras. Temos certeza de que você viverá experiências inesquecíveis nesse local que estimula a criatividade e incentiva a busca pelo conhecimento! 

Curso de Pedagogia da nossa Universidade é o melhor do Sul do Brasil 
Por que estudar na Univates pode ser uma opção para você? 
Já conhece os benefícios de ser aluno da nossa Universidade?

Fim

O Labrinque é realmente muito importante para a formação dos estudantes dos cursos de Licenciatura da Univates. Além de oferecer um ambiente rico em estímulos sensoriais e cognitivos, ele proporciona uma experiência única de aprendizado prático. Convidamos você para fazer uma visita à nossa brinquedoteca e descobrir tudo o que há de mais surpreendente nela. Bora lá? 💙🧸⚽

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3