Univates

O que fazer em Lajeado e na região do Vale do Taquari: anote nossas dicas

6 maio 2022

Você sabia que no Estado do Rio Grande do Sul há nada mais nada menos que 497 municípios? Algumas localidades são superconhecidas, já outras estão escondidas no pampa, como é o caso, por exemplo, da cidade de Lajeado, situada entre as sinuosas curvas 🛣 do Vale do Taquari. A terra da Univates concentra uma infinidade de opções de lazer e de formação acadêmica. A fim de ressaltá-las, elaboramos uma listinha 📝 com dicas de por onde andar e o que fazer na região. Por aqui é possível frequentar desde shopping, universidade e cinema até áreas verdes, nas quais muitos viventes se reúnem, geralmente em finais de semana, para prosear e tomar chimarrão. Tu estás convidado a te aprochegar também, tchê! 😍

Importante: por ora, fique em casa e evite aglomerações. Se cada um fizer sua parte, iremos vencer o novo coronavírus e logo poderemos passear por aí novamente. 

Foto: Lucas George Wendt

Em Lajeado ⬇

Informações gerais 

Lajeado é a maior cidade da região do Vale do Taquari, com 79 mil habitantes. Está situada a 117 km de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul. De acordo com dados divulgados pelo Índice Firjan, Lajeado lidera o primeiríssimo lugar no ranking de municípios gaúchos mais desenvolvidos, e em nível nacional ocupa a 13ª posição.

O município de Lajeado destaca-se no âmbito educacional. A Univates é a principal instituição de ensino superior da região e mantém em funcionamento 45 cursos de graduação presenciais18 cursos de graduação a distância (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia), 22 técnicos37 cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), além de diversos cursos de educação continuada

(Foto: Elise Bozzetto)

campus da Univates é lindo, cheio de vida e aberto à comunidade de Lajeado. Nos finais de semana, a dica é encontrar a galera para colocar o papo em dia na rótula em frente ao Centro Cultural da Instituição ou então no gramado ao lado da Biblioteca mais moderna da América Latina. 

Faça um tour pela Univates e conheça a superestrutura da Instituição

Foto: Ana Reckziegel

O que mais vou encontrar aqui?❓

🌻 Se você não perde nenhuma oportunidade de estar na companhia de árvores, flores e passarinhos, saiba que Lajeado tem muitos parques e áreas verdes. No Jardim Botânico da cidade, por exemplo, é possível fazer trilhas e, quando o cansaço bater, recarregar as energias ouvindo o barulho de cachoeira. Vai dizer que um passeio desses não é tri legal

🌇 No Parque Professor Theobaldo Dick acontecem grandes eventos como shows e espetáculos. Se você curte programas mais calmos, a dica é reunir alguns amigos nesse espaço e, com eles, acompanhar o sol se pondo ao fim de mais um dia. 

🚗 Seu desejo é viajar para mais longe sem sair de Lajeado? Então anote aí outra de nossas dicas: dê um pulinho no Parque Histórico da cidade. Lá você vai encontrar casas em modelo enxaimel como as que existem na Alemanha. 

E se minha vibe for mais urbana? 🏙

Não precisa louquear! Em Lajeado existem opções de entretenimento para todos os gostos. O município conta com shopping, cinema e uma área de compras localizada na rua Júlio de Castilhos, a principal da cidade. Passear por essas bandas é divertidíssimo. Só não fica faceiro quem não quer!

(Foto: Lucas George Wendt)

Na região do Vale do Taquari ⬇

Informações gerais 

Na região do Vale do Taquari vivem 348.435 habitantes (número que representa 3,11% de toda a população do Rio Grande do Sul), distribuídos em 36 cidades. De acordo com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), há no Vale do Taquari:

🌳 17 centros de lazer, entre balneários, campings e parques;

🏨 57 meios de hospedagem, como hotéis e pousadas;

🍴 241 estabelecimentos de alimentação e bebidas, como restaurantes e pubs;

🛍️ 2 centros de compras ou shoppings.

Conheça as cascatas e cachoeiras do Vale do Taquari

Feito: agora que você já recebeu dicas do que fazer na cidade de Lajeado e na região do Vale do Taquari, é hora de arrumar a mala, providenciar a cuia e zarpar para este cantinho da querência amada que tanto tem a oferecer a quem o visita. Por aqui é possível encontrar opções capazes de deixar até o mais atucanado dos viventes louco de tão contente

O Cristo Protetor de Encantado, maior do Brasil

Foto: Konce Agência – Leonardo Capitâneo

Aqui no Vale do Taquari, em Encantado, temos a maior estátua de Cristo do Brasil – o Cristo Protetor. Achou pouco? É também a terceira maior estátua desse tipo do mundo. Clique aqui para saber tudo sobre o Cristo Protetor, que representa Jesus Cristo de braços abertos. O nosso Cristo ficou famoso, sabia? Ele foi notícia em centenas de veículos de imprensa nacionais e internacionais em 2021. Dá um orgulho! 

(Foto: Eduardo Poletto)

A estátua está sobre um morro em Encantado e, dela, é possível ver a cidade, outros municípios do entorno, o Rio Taquari e os morros que compõem a característica paisagem da região. O monumento está sendo finalizado e deve ser inaugurado em 2022, mas já pode ser visitado. Para conferir mais e agendar sua visita, acesse aqui: https://cristoencantado.com.br/. 

Pequeno dicionário gauchês 📖

🙍‍♂ Vivente: pessoa, indivíduo.

💬 Prosear: conversar, papear.

😋 Chimarrão: bebida característica do Rio Grande do Sul, preparada com folhas e ramos secos e triturados da erva-mate.

🤝 Aprochegar: acomodar-se perto de algo ou alguém, chegar perto.

‼ Tchê: expressão utilizada pelos gaúchos para demonstrar surpresa, indignação ou felicidade.

👍 Tri legal: muito legal, muito bacana.

😠 Louquear: ficar indignado ou irritado com algo. 

🚗 Passear por essas bandas: passear em dependências de lugares específicos.

😁 Faceiro: feliz, animado.

💪 Feito: termo utilizado para indicar a conclusão de algo. 

😋 Cuia: recipiente no qual é servido o chimarrão.

🏃‍♀ Zarpar: dirigir-se para algum lugar, ir embora de algum lugar.

💖 Querência amada: nosso Rio Grande do Sul.

😲 Atucanado: preocupado com algo, apreensivo.

😆 Louco de tão contente: extremamente feliz, animado.

compartilhe

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

Inscreva-se
Materiais Gratuitos

Saiba tudo sobre o mercado de trabalho

Inscreva-se em nossa lista para ficar sabendo de todas as novidades

1/3
2/3