Qual pós-graduação devo escolher?

Postado por Nicole Morás

compartilhe

 

Você sabia que existem várias modalidades de pós-graduação? Pois é, algumas são mais voltadas para o mercado, outras para a formação de pesquisadores. Conheça as principais características e escolha aquela que mais se encaixa nos seus planos de carreira.

Pós-graduação lato sensu, também chamado de especialização

Como o próprio nome em latim diz, esses cursos são amplos se considerarmos que neles são abordados vários temas, mas que ainda assim contribuem para uma formação mais especializada em determinada área do conhecimento. São programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, tendo em vista o aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e o atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados, contribuindo assim para o desenvolvimento do país.

Os MBAs, ou Master Business of Administration, também são considerados cursos de especialização, e são bastante focados nas áreas da gestão.

Para fazer uma especialização, geralmente não há processo seletivo. Basta ser portador de diploma de curso de nível superior (curso tecnológico ou de graduação) que atenda às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. Aí é só se inscrever.

A carga horária do curso é de, no mínimo, 360 horas e, para obtenção do certificado, além de ser aprovado em todas as disciplinas do curso, é necessária a realização de um trabalho de conclusão de curso (que pode ser um artigo que obedeça a normas científicas, por exemplo).

Tuane Eggers

A especialização é uma ótima oportunidade para quem:

busca qualificação em uma área específica da sua formação ou para quem quer ampliar seu conhecimento em uma área relacionada à sua atividade profissional;

busca uma recolocação ou melhores posições no mercado;

quer fazer contatos e aumentar seu networking profissional.

Conheça as opções de especialização da Univates aqui.

Pós-graduação stricto sensu

Do latim, stricto sensu significa “em sentido específico”. Ou seja, na pós-graduação indica os cursos em que o estudante aprofunda o conhecimento em determinada área. São os cursos de mestrado e doutorado, que podem ser profissionais ou acadêmicos. A duração dos cursos é de dois anos para o mestrado e quatro anos para o doutorado. Geralmente os cursos são organizados por Programas de Pós-Graduação, conhecidos como PPGs. Confira mais. 

Mestrado e Doutorado Profissional: os cursos de mestrado e doutorado profissional também se aproximam do mercado, mas a diferença é que os estudantes desenvolvem o conhecimento em uma área específica. Nesses cursos, os mestrandos e doutorandos desenvolvem pesquisas e o trabalho final do curso deve procurar resolver problemas reais. Por exemplo, na área de ensino, os diplomados podem produzir materiais didáticos para serem utilizados em sala de aula. Ou na área da agricultura, os diplomados podem avaliar a qualidade da água e propor processos e tecnologias para tratamento da água.

Para ingressar, é necessário ter diploma de curso de ensino superior e participar de um processo de seleção.

Quem conclui um mestrado ou doutorado profissional recebe diploma e geralmente segue carreira no mercado de trabalho.

 

Tuane Eggers

Os mestrados e doutorados profissionais são ótimas opções para quem:

busca maior aprofundamento em determinada área;

tem o objetivo de desenvolver produtos, tecnologias ou processos inovadores que possam ser aplicados em indústrias e escolas, por exemplo.

Na Univates há dois PPGs profissionais: em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS).

Mestrado e Doutorado Acadêmico: esta modalidade de pós-graduação stricto sensu é voltada para quem busca seguir carreira acadêmica, seja como professor universitário ou como pesquisador. As pesquisas podem estar relacionadas à resolução de problemas reais, mas também podem buscar responder questões teóricas.

Para ingressar, é necessário ter diploma de curso de ensino superior e participar de um processo de seleção.

Assim como os cursos stricto sensu profissionais, a duração dos cursos é de dois anos para o mestrado e quatro anos para o doutorado. E quem conclui recebe diploma.

Bruna Laís Alves

Os mestrados e doutorados acadêmicos são ótimas opções para quem:

planeja ser professor universitário;

sempre sonhou em ser pesquisador;

tem interesse em descobrir propriedades que podem não ser aplicadas diretamente, mas podem influenciar outras pesquisas.

Na Univates há três PPGs acadêmicos: em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), em Biotecnologia (PPGBiotec) e em Ensino (PPGEnsino).

Confira aqui por que escolher a Univates.

E-book

[E-BOOK] Mercado de trabalho

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente