Conteúdo Digital Estudos

Cinco dicas para organizar seus estudos em casa

Postado por Lais Pontin Matos e Matheus Giovanella Laste

compartilhe

Considerando que os alunos da Univates realizam seus estudos em casa por meio de aulas virtualizadas durante a pandemia de coronavírus, preparamos algumas dicas que podem contribuir para organizar e otimizar a rotina acadêmica dos graduandos. Espie só: 

1) Tenha um lugar apropriado 🏡

Elise Bozzetto

O primeiro passo para conseguir estudar de forma mais produtiva é ter um bom lugar para fazer isso. Estando em casa, por exemplo, você pode realizar suas tarefas acadêmicas no seu quarto, na mesa da cozinha ou no jardim. Certifique-se de que o local escolhido será o mais aconchegante possível. Como manter a concentração durante o período de estudos é fundamental, a dica é optar por ambientes silenciosos e reservados. 

2) Tenha prioridades 📝

Elise Bozzetto

Saber organizar o que estudar, e quando, também fará uma enorme diferença. Começar os estudos sem ter um foco, um objetivo, só vai fazer você gastar seu tempo de forma errada. A dica que sugerimos é separar em tópicos os temas que deseja estudar, estipulando algumas metas. Utilizar recursos como post its, planners, agendas, bloquinho de anotações, entre outros, irá otimizar muito seu tempo e fazer com que você renda muito mais estudando em casa

3) Faça pausas. Respire! 😜

Elise Bozzetto

Claro que sem dedicação e esforço não se chega a lugar algum, mas às vezes precisamos de uma pausa para organizar os pensamentos e relaxar um pouco. Nosso cérebro também precisa de descanso, então programe-se para que a cada duas horas de estudo você faça um pequeno intervalo. Respire, faça outras coisas, como atualizar as redes sociais, ouvir um pouco de música, meditar, dar uma voltinha pela casa.

Acredite, sua saúde mental é essencial para que todas as outras dicas funcionem, e ter consciência disso vai fazer muita diferença durante sua jornada!

4) Estipule um tempo para cada tarefa ⏱

Elise Bozzetto

Voltamos ao quesito organização. Não vai adiantar você fazer um cronograma sem que o tempo das atividades seja considerado. Não queremos deixar que o trabalho acumule por ter estipulado prazos irrealistas, né?

5) Tenha uma alimentação saudável 🍅

Nicole Morás

Ter uma boa alimentação é primordial para ter bom rendimento nos estudos. A alimentação saudável e correta deve ser uma aliada. Estudos mostram que alguns alimentos como abacate, espinafre, brócolis e até mesmo chocolate meio amargo contribuem para a saúde do cérebro, podendo auxiliar na fixação do conteúdo e potencializar o rendimento acadêmico. A dica é consumir regularmente esses alimentos. 

Conteúdo bônus: dicas da Univates 👏

Nicole Morás

Pensando em como organizar a forma de os alunos estudarem em casa, a psicopedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) Aline Pin Valdameri listou uma série de dicas para aprimorar esse processo. Que tal conferi-las agorinha mesmo? 

1) 🤔 Pense nos objetivos de estudo: tenha em mente os três principais objetivos associados à forma como irá estudar: condensar todos os materiais de estudo em seções manejáveis; identificar, explicar e demonstrar as relações entre ideias e conceitos; e criar exemplos práticos que apliquem o material estudado em situações da vida real. 

2) 🔎 Selecione toda a informação de que você precisa: isso inclui livros, apostilas, anotações feitas nas aulas, tarefas e qualquer outro material de estudo que você tenha usado como referência.

3)❓Escolha um formato: leve em consideração o assunto estudado e pense na melhor forma de organizar o conteúdo. Não deixe de considerar pontos como o nível de compreensão e seu estilo de aprendizagem. Existem diferentes maneiras que favorecem seu estudo. Confira alguns exemplos: 

a) 📌 mapas conceituais: esse tipo de guia envolve boxes com a ideia principal conectados a outros boxes de acordo com a relevância e com as principais ideias. Fornece boas dicas visuais para criar um conceito sólido;

b) 📌 gráficos de comparação: por meio de tabelas de comparação você consegue comparar ideias e conceitos;

c) 📌 cartões de conceito: com eles você pode criar um índice de informações. A dica é escrever um conceito-chave na frente de cada cartão e, logo em seguida, todos os tópicos que se relacionam a ele. Assim você consegue associar conceitos com os seus significados;

d) 📌 diagramas: um diagrama é ideal para representar de maneira visual os processos e procedimentos que ocorrem por meio de uma série de passos definidos. Comece com um conceito principal e a partir dele organize as informações da esquerda para a direita, destacando fatores importantes na ordem em que eles acontecem; 

e) 📌 linhas do tempo: ideais para organizar eventos cronológicos. As linhas do tempo geralmente são utilizadas para temas mais burocráticos, como história ou política;

f) 📌 simulados: são espécies de testes práticos que incluem questões semelhantes às que serão cobradas nas avaliações.

E-book

[E-BOOK] Guia definitivo para quem quer empreender.

Receba este e-book gratuitamente.

quero esse e-book
Fale com a gente