Pré-encontro

Ao longo de 39 anos, o EDEQ vem buscando fortalecer a comunidade da Educação Química por meio de partilhas de experiências, compreensões e saberes de sala de aula, bem como legitimar espaços de formação docente.

Dessa forma, o Pré-Encontro do EDEQ é um espaço em que os participantes se organizam nas instituições parceiras para conversar, criar e colaborar, de modo mais sistemático, mais intenso e plural, sobre o tema do evento antes da sua realização.

Convidamos a pensar e realizar o Pré-Encontro, no período de 10 a 28 de setembro, de maneira a promover a autoria e a participação mais efetiva na Roda, orientado a partir da pergunta: Como a Química se expressa (se manifesta) em diferentes linguagens?

Seguem algumas orientações para o encaminhamento do trabalho do Pré-Encontro do EDEQ:

- a Instituição parceira deve encaminhar o nome de um professor(a) e/ou participante, coordenador(a) do Pré-Encontro, o título do pré-encontro, local, data, horário, e-mail, telefone e o material pedagógico que irá orientar o encontro para o e-mail 39edeqlajeado@univates.br, com o assunto "Informações do Pré-Encontro", até o dia 05 de setembro. Essas informações serão publicadas no site do evento até 08 de setembro para divulgação às comunidades participantes regionais, que poderão escolher uma instituição mais próxima para comparecer e participar desse importante momento formativo e preparatório para as conversações do encontro dos dias 24 e 25 de outubro.

Não há exigência de um número mínimo de participantes para realizar um Pré-Encontro do EDEQ, tendo em vista que, em regiões distantes, o número de participantes tende a ser mais reduzido. É importante mobilizar a divulgação, no âmbito da instituição coordenadora e em sua região de abrangência, a estudantes da graduação e de pós-graduação, professores de educação básica e superior, pesquisadores etc. Para participar do Pré-Encontro é necessário:

• - inscrever-se no 39º EDEQ;
  • - entrar em contato com uma das Instituições parceiras.

A lista de instituições parceiras e o material para a organização do Pré-encontro serão divulgados em breve.

Obs.: A lista de presença será disponibilizada via e-mail para o coordenador(a) e deverá ser enviada até o dia 10 de outubro, após preenchimento dos dados e ocorrência do Pré-encontro, para o e-mail 39edeqlajeado@univates.br , com o assunto "Lista de presença do Pré-Encontro".

Confira a programação

IES ENDEREÇO LOCAL COORDENADOR ATIVIDADE
24/09/2019 - 14h30min
Universidade de Passo Fundo BR 285, São José – Passo Fundo / RS Instituto de Ciências Exatas e Geociências – Prédio B2 – Sala 220 Lairton Tres
quimica@upf.br
Como a Química se expressa (se manifesta) em diferentes linguagens?
Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1000 - Santa Maria/RS Prédio 13A: Ciência Viva Mara Elisa Fortes Braibante e Joana Laura de Castro Martins
joanalauradecastro@hotmail.com
Tel.: (55) 99902-2335
A influência histórica das concepções teórico-científicas no processo de evolução da linguagem química. Material que orientará o Pré- EDEQ - Capítulo 10 do livro de divulgação científica “Tio Tungstênio: memórias de uma infância química”, intitulado “Uma Linguagem Química”, do autor Oliver Sacks.
25/09/2019 - 15h
Universidade Luterana do Brasil - Ulbra Avenida Farroupilha, 8001, Bairro: São José, Canoas-RS, CEP: 92425-900 Débora Luana Kurz kurz.deboraluana@gmail.com e Everton Bedin bedin.everton@gmail.com A química expressa na linguagem Pictórica
04/10/2019 - 14h
Universidade do Vale do Taquari - Univates Avenida Avelino Talini, nº 171, Bairro Universitário – Lajeado/RS Sala 304 - Prédio 8 Jane Herber