Normas de apresentação

1. A apresentação se dará por meio de apresentação oral e slides.

2. O tempo de apresentação oral será de 15 minutos perante uma comissão de até 3 (três) professores. Este tempo será monitorado pelo fiscal de sala, devendo ser rigorosamente observado pelo apresentador. Depois de 13 minutos de apresentação, o fiscal irá comunicar que restam 2 minutos para a conclusão da apresentação. Decorridos os 15 minutos, comunica-se que o tempo está esgotado, devendo a apresentação ser encerrada imediatamente. Na sequência, a comissão julgadora irá proceder conforme segue:
2.1 Na categoria pesquisa, os avaliadores terão até 5 minutos para questionamentos e para elaboração de um parecer por escrito que será entregue ao apresentador.
2.2 Na categoria extensão, os avaliadores preenchem o formulário que é entregue para a comissão organizadora no final da sessão. A avaliação é encaminhada a posteriori para o coordenador do Projeto de Extensão.
2.3 Na categoria Pós-Graduação não haverá avaliação e o tempo de apresentação será controlado pelo coordenador de sala.

3. Somente o estudante inscrito poderá apresentar seu trabalho, não sendo permitida a troca ou a substituição de apresentador e/ou orientador em nenhuma das fases do processo de inscrição.

4. O apresentador bolsista de Iniciação Científica/Tecnológica/Inovação da Univates que possui bolsa externa FAPERGS ou CNPq, deverá estar acompanhado de seu respectivo orientador ou representante do grupo de pesquisa. Caso não esteja acompanhado não poderá ser indicado a ‘Destaque de Sessão’.

5. O não comparecimento do apresentador quando bolsista de Iniciação Científica/Tecnológica/Inovação ou de Extensão da UNIVATES, poderá acarretar o cancelamento da bolsa.

6. Em caso de não comparecimento do apresentador, não haverá devolução do valor da inscrição, nem suspensão da cobrança do boleto gerado a partir da inscrição.

7. Por questões de logística, não serão aceitos pedidos de alteração de data, ou horário das apresentações.

8. O apresentador que não participar da sessão, não fará jus ao certificado do evento.

9. O apresentador deverá estar presente durante todo o período da sessão em que estiver agendada sua apresentação, sendo que aquele que não participar de todo o período da sessão não poderá receber os certificados de apresentação, bem como, não poderá ser indicado para o destaque da sessão.

10. Todas as salas para a apresentação oral estarão equipadas com projetor e notebook. O material necessário para esta apresentação deve ser salvo em pendrive sendo recomendável que o aluno faça um teste do material antes da sua apresentação. Caso utilize um sistema operacional diferente do Windows (iOS - iMac, por exemplo) ou outro recurso de apresentação (programa Prezi), é importante fazer um teste antes da apresentação e/ou trazer um sistema de adaptação. A UNIVATES não se responsabilizará por qualquer problema na incompatibilidade do sistema usado na apresentação com o sistema que a universidade utiliza. Se o apresentador desejar, poderá trazer seu notebook/netbook.