Normas de apresentação

1. A apresentação será por meio de apresentação oral e de slides.

2. Tempo de apresentação oral:
2.1 Os trabalhos oriundos de pesquisas terão 15 (quinze) minutos para apresentação. A comissão de avaliação será formada por professores. O tempo de apresentação será monitorado pelo fiscal da sala, devendo ser rigorosamente observado pelo apresentador. Depois de 13 (treze) minutos de apresentação, o fiscal irá comunicar que restam dois minutos para a conclusão da apresentação. Decorridos os 15 (quinze) minutos, comunica-se que o tempo está esgotado, devendo a apresentação ser encerrada imediatamente. Na sequência, a comissão julgadora fará questionamentos orais e entregará a avaliação ao bolsista.
2.2 Na categoria Extensão, após 15 (quinze) minutos de apresentação, os avaliadores terão até cinco minutos para questionamentos e para elaboração de parecer por escrito, que será entregue ao apresentador.
2.3 Na categoria Pós-Graduação, não haverá avaliação e o tempo de apresentação será controlado pelo coordenador de sala, sendo recomendados 15 (quinze) minutos para cada apresentador. Ao final da sessão os resultados poderão ser discutidos na sala.

3. Somente o estudante inscrito poderá apresentar seu trabalho, não sendo permitida a troca ou a substituição de apresentador e/ou orientador em nenhuma das fases do processo de inscrição.

4. Em cada sessão haverá uma Apresentação Destaque, que será escolhida pela Banca Avaliadora da sessão. O apresentador ganhará um Certificado de Destaque e um brinde da Comissão Organizadora.

5. O apresentador bolsista de iniciação científica/tecnológica/inovação da Univates que tem bolsa externa Fapergs ou CNPq deverá estar acompanhado de seu respectivo orientador ou representante do grupo de pesquisa. Caso não esteja acompanhado, não poderá ser indicado a destaque de sessão.

6. O não comparecimento do apresentador (bolsista de iniciação científica/tecnológica/inovação ou de extensão da Univates) poderá acarretar o cancelamento da bolsa.

7. Em caso de não comparecimento do apresentador, não haverá devolução do valor da inscrição nem suspensão da cobrança do boleto gerado a partir da inscrição.

8. Por questões de organização, não serão aceitos pedidos de alteração de data ou horário das apresentações.

9. O apresentador que não participar da sessão não fará jus ao certificado do evento, assim como não constará o seu resumo nos Anais do evento.

10. Todas as salas para a apresentação oral estarão equipadas com projetor e notebook. O material necessário para a apresentação deve ser salvo em pendrive ou no Google Drive, sendo recomendável que o apresentador faça teste do material antes da sua apresentação. Caso utilize sistema operacional diferente do Windows (iOS - iMac, por exemplo) ou outro recurso de apresentação (programa Prezi), é importante fazer teste antes da apresentação e/ou trazer um sistema de adaptação. A Univates não se responsabiliza por qualquer problema na incompatibilidade do sistema usado na apresentação com o sistema que a Universidade utiliza. Se o apresentador desejar, poderá trazer seu notebook/netbook.