Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Quilombo: (re)existências por meio do afeto

  13 e 06 de Dezembro de 2023

 8h às 22h

 Espaço Arte Teatro Univates

Sobre o evento

A comunidade é regida por Marías, as mulheres matriarcasTodas descendentes de Carmen Maria que se estabeleceu por volta dos anos 50 na localidade. E são gerações de Marias: Maria de LurdesMaria do Carmo, Maria Isolete, Maria Bernardete, Maria Beatriz... que mantém aquele lugar de pertencimento. Diretivas, afetuosas e simples, são definições que podem nos abrir caminhos para pensar essa comunidade. Simplicidade, que não é incompatível com a sua complexidade. Elas são protetoras, solidárias, compassivas. Fazem jus ao que Abdias Nascimento disserta: "Quilombo não significa escravo fugido Quilombo quer dizer reunião fraterna e livre, solidariedade, convivência, comunhão existencial"Começo a entender que o existir enquanto quilombo é um (des)encontro entre sensibilidade e forçapotência.

Esta mostra pretende apresentar um recorte do universo desta comunidade, as fotografias são do Projeto MARIAS resistências afetivas numa comunidade afro-brasileira realizado por Janaina Schvambach no ano de 2021.

Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.


Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.


Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.


Certificados

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.