Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Semana da Enfermagem - O trabalho em Enfermagem e os desafios em tempos de crise na saúde.

 12 de Maio de 2021

 19h às 22h30min

 Plataforma Univates AO VIVO

Sobre o evento

A Semana de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates tem como tema central “O trabalho em Enfermagem e os desafios em tempos de crise na saúde”, de 12 a 20 de maio de 2021, e será realizada pelos cursos de graduação em Enfermagem e pelo curso Técnico em Enfermagem, com atividades on-line em razão da prioridade nacional do enfrentamento da Covid-19. 

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país no período de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do enfermeiro (12) e o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20), datas estas definidas em alusão ao nascimento de Florence Nightingale e a morte de Anna Neri, respectivamente. Ambas são personalidades históricas e de grande relevância para o desenvolvimento da enfermagem no mundo e no Brasil.

Ambos os cursos promotores, reafirmam a importância das trabalhadoras e trabalhadores em enfermagem na defesa da vida no contexto da crise sanitária, social, política e econômica presentes no Brasil e no mundo. Da mesma forma em que, trabalhadoras/es em enfermagem têm sido protagonistas em todos os espaços de enfrentamento da pandemia, em diferentes cenários de atuação. O tema da Semana de Enfermagem será desenvolvido em parceria com as atividades propostas pelo SISA que terá como abordagem o “Desafios e Perspectivas da Saúde no Brasil em tempos de pandemia da COVID - 19”,  com vários debates, oficinas, mesas redondas e participação de profissionais, estudantes de enfermagem e demais cursos da área da saúde. 

O evento tem como objetivo debater acerca do protagonismo e condições de trabalho dos profissionais de enfermagem, sobre a valorização, respeito e reconhecimento social, bem como sobre a prática profissional e a formação em saúde, além de tratar da temática das ações de saúde à população no contexto da pandemia e demonstrar a importância da determinação e da integração de estudantes, Instituição de Ensino e Serviços de Saúde na busca de objetivos comuns.

O evento justifica-se pela necessidade de reforçar entre os profissionais, estudantes e comunidade em geral, o caráter técnico e científico do cuidado de enfermagem. Em 2020, no ano internacional da Enfermagem, de forma triste, o país registrava o recorde em óbitos de profissionais de enfermagem por Covid-19, especialmente, nas categorias de técnicos e auxiliares de enfermagem. A partir da percepção da gravidade da extensão da pandemia por Covid 19, do possível desgaste das equipes de saúde, dos recursos humanos limitados, da possibilidade de contaminação dos profissionais e fragilização das equipes atuantes em nosso Vale, percebeu-se a necessidade de concluir o adequado preparo de profissionais para atuar junto às equipes de linha de frente. 

A realização dos estágios e aulas práticas em suas mais diversas áreas, em meio a todas as adversidades presentes, contribuiu de forma muito especial para renovação de equipes, possibilitando remanejos internos e maior oferta de recursos humanos aos diversos serviços de saúde. 

São  oferecidas 400 vagas 

 

Público-alvo

Estudantes, professores e egressos do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates, vinculados às Ciências da Vida (CV). Profissionais de Saúde de Lajeado e do Vale do Taquari e demais interessados da região. 

Certificação

O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a última data de realização do evento.  

 
Promoção

Ciências da Vida - CV

 
Realização

Setor de Cultura e Eventos Univates (CEU) — Núcleo de Eventos.

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943 ou e-mail eventos@univates.br.

 
Outros eventos de que talvez você goste
Listagem de Eventos

Confira todos os eventos que ocorrerão na Univates em formato de listagem.


Sistema de Inscrições

Acesse o sistema de inscrições para visualizar todos os eventos com inscrições abertas e participar.


Como posso participar?

Clique e conheça as orientações para participação em eventos da Univates.


Certificados

Confira os certificados disponíveis dos eventos nos quais você participou.