Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos:
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL (2141217)
ESTÚDIO DE LINGUAGEM VISUAL (2141218)
HISTÓRIA DAS MÍDIAS (3211225)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Conhecimento sobre o campo profissional da economia criativa e o mercado de trabalho, apoiado em práticas experimentais.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação dos processos de percepção e linguagem visual e dos fundamentos teóricos e psicológicos da forma e da cor.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453404)
HISTÓRIA DAS MÍDIAS (3211225)
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL (2141217)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos de percepção e linguagem visual e dos fundamentos teóricos e psicológicos da forma e da cor.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453404)
HISTÓRIA DAS MÍDIAS (3211225)
ESTÚDIO DE LINGUAGEM VISUAL (2141218)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo das características e configurações tenológicas e sócio-históricas dos meios de comunicação massivos e pós-massivos.
Co-requisitos:
EMPREENDEDORISMO (3453404)
ESTÚDIO DE LINGUAGEM VISUAL (2141218)
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL (2141217)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.
Co-requisitos:
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E ATELIER DE TEXTOS (3425237)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Caracterização da atividade emm diferentes áreas da comunicação, por meio do desenvolvimento de exercícios introdutórios para as variadas mídias.
Co-requisitos:
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Introdução ao conhecimento sobre imagem, fotografia e estética, apoiada na exploração de técnicas e instrumentos.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo, prática e aprofundamento da linguagem e técnicas de produção fotográfica aplicada à publicidade.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e instrumentalização em aplicativos de computação gráfica, contemplando ilustração vetorial e fundamentos da edição de imagens bitmap.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo e experimentação dos processos criativos em Publicidade e Propaganda.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos conceitos fundamentais sobre comunicação e das principais teorias e pesquisas sobre o fenômeno da comunicação social.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e instrumentalização em aplicativos de computação gráfica, contemplando tratamento, edição, manipulação de imagens, editoração eletrônica, finalização e fechamento de arquivos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos:
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL (2141226)
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (3427213)
PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO (3211224)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da comunicação como ferramenta de gestão nas organizações.
Co-requisitos:
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO (3211224)
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL (2141226)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Conhecimento sobre técnicas e processos inerentes à área de formação do estudante, com a consequente materialização desses processos em projetos criativos, contemplando também seus impactos na sociedade e no meio ambiente.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Introdução teórico-prática à linguagem audiovisual.
Co-requisitos:
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO (3211224)
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (3427213)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.
Co-requisitos:
TEXTO EM COMUNICAÇÃO (3425239)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos de significação existentes nas principais formas de produção cultural e midiática.
Co-requisitos:
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (3427213)
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL (2141226)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo e produção de texto para comunicação em diversas mídias.
Co-requisitos:
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos e das técnicas da Comunicação Integrada Organizacional. A Comunicação Integrada e seus processos e técnicas; o Mix da Comunicação Integrada; Tendências e Gestão da Comunicação Integrada.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento criativo aplicado aos meios gráfico-visuais.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos de planejamento aplicados à comunicação de serviços, produtos e organizações.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Experimentação de técnicas de criação, produção, edição e finalização de diferentes conteúdos para inserção em múltiplas plataformas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos aspectos legais da proteção da atividade criativa e da inovação.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das teorias da cibercultura e das práticas sociocomunicacionais mediadas por tecnologias digitais.
Co-requisitos:
GESTÃO DE MARCAS (3425243)
PROJETO AUDIOFÔNICO DE COMUNICAÇÃO (3425244)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento criativo aplicado aos meios digitais-interativos.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos de gestão de marca (branding).
Co-requisitos:
CIBERCULTURA (3211228)
PROJETO AUDIOFÔNICO DE COMUNICAÇÃO (3425244)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Experimentação de técnicas de criação, produção, edição e finalização de diferentes conteúdos comunicacionais para inserção em plataformas.audiofônicas.
Co-requisitos:
CIBERCULTURA (3211228)
GESTÃO DE MARCAS (3425243)
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Experimentação de técnicas de criação, produção, edição e finalização de diferentes conteúdos comunicacionais para inserção em plataformas audiovisuais.
Co-requisitos:
PUBLICIDADE, SOCIEDADE E MERCADO (3425245)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento e experimentação de estratégias comunicacionais que promovam o diálogo entre o meio publicitário, o mercado e a sociedade civil.
Co-requisitos:
PROJETO AUDIOVISUAL DE COMUNICAÇÃO (3425242)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo e desenvolvimento de peças e campanhas de propaganda institucional.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: . Estudo e desenvolvimento de peças e campanhas de propaganda promocional.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo e orientação para desenvolvimento de projetos de pesquisa no campo da economia criativa, a partir do uso de ferramentas, métodos e procedimentos aplicados à área.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas com direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da informação de mercado para tomada de decisão, dos tipos e usos das pesquisas mercadológicas.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos meios e das técnicas de programação e veiculação nas diferentes mídias.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de temas relacionados à área da Comunicação Social, propiciando aprofundamento do tópico escolhido.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: As disciplinas eletivas têm como finalidade permitir ao estudante escolher disciplinas conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo e aplicação de matrizes e ferramentas comuns ao marketing, comunicação, gestão de marcas e design; estratégias de inovação e planejamento.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento e refinamento do projeto de pesquisa para conclusão de Curso.
Carga Horária: 200
Creditos: INF
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do acadêmico.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento e gestão de projetos criativos a partir da integração de todas as áreas de conhecimento inerentes à formação do estudante.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento, redação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: .
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Experimentação, exploração e criação no campo da economia criativa em atelier integrado dedicado ao desenvolvimento de projetos aplicados às necessidades da sociedade, por meio de oito estúdios interdependentes cursados no decorrer de toda a formação do estudante.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e indentitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.