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Chá das Treze – Entrevista Inauã Ribeiro & Fabiane Olegario (07-10-22)

Postado em: 15/03/2023 às 15:31

Por Luana Docena Reis

As integrantes do grupo CEM, no dia sete de outubro de 2022, participam de episódio do Chá das Treze da Rádio Univates.

Nova Prata realiza exposição para divulgar o projeto Brocantes

Postado em: 15/03/2023 às 15:22

Por Luana Docena Reis

Texto de: Redação Univates

As memórias são parte de nossa vida e história. São elas que dão significado aos momentos, percursos, vivências, documentos e distintos materiais produzidos ao longo das jornadas escolares de docentes e discentes. O projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola” propõe a criação de um repositório de papéis e documentos escolares, com o objetivo de produzir um arquivo público.

O projeto foi elaborado pelo a partir do grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Com base nas memórias da escola, engajaram-se na divulgação do projeto as acadêmicas do PPGEdu Camille Luzia Grizon, Kariane Vendramin, Marlí De Conto, Priscila Ghellere e Simone Maria Spanhol, por intermédio do Seminário de Pesquisa em História e Filosofia da Educação, conduzido pela professora doutora Sônia Regina da Luz Matos. As mestrandas organizaram uma exposição com doações de materiais da época de sala de aula.

Esses materiais e documentos compuseram a exposição “Brocantes”, realizada em Nova Prata, no hall de entrada do Centro Empresarial Vicêncio Paludo, no sábado (3), das 11h às 13h30min, com o principal objetivo de divulgar o projeto para a comunidade regional. Além da proposta executada no sábado, a divulgação aconteceu também na segunda-feira, 5, no campus universitário da UCS, em Nova Prata.

O grupo trouxe uma referência às lembranças, seja de sua infância, seja de seus antepassados. Juntamente com essas reminiscências foram expostos: ervas medicinais

 

, trigo, pinhas, cestas de vime e de palha de milho, sementes e sportas (bolsas confeccionadas com hastes de trigo trançadas), utilizadas para acondicionar os materiais escolares.

Em meio a boletins, cadernos, cartilhas escolares, fotografias, uniformes, pinturas, materiais de pesquisa e para contação de histórias do curso de magistério, há uma saudosa menção a momentos já vivenciados por meio dos registros, aromas, cores e texturas. Foram recordados na exposição memórias afetivas dos tempos de escola, instigando e propondo o movimento de participação aos visitantes.

A exposição chamou a atenção dos transeuntes por meio de falas como: “Uma vez não tinha xerox, tinha mimeógrafo. Ah… e o cheiro do mimeógrafo!” e “A gente tem tanta coisa que não sabe o que fazer!. Que bom que alguém pensou em algum lugar onde esses materiais possam ser guardados da forma que merecem”. Por meio das narrativas, foi possível perceber várias manifestações de interesse na proposta das universidades.

Além dos materiais expostos na ocasião, o grupo disponibilizou a quem prestigiou a exposição o contato das universidades parceiras do projeto, para ampliar a arrecadação de materiais. Quem ainda deseja contribuir com esse movimento pode entrar em contato pelo e-mail brocante@univates.br.

Instituições realizam feira para doação de documentos escolares em Nova Prata

Postado em: 15/03/2023 às 15:20

Por Luana Docena Reis

Texto de: Lucas George Wendt

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com o pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) realizam, no próximo sábado, 3, a partir das 11h, no hall de entrada da CIC – Câmara Cultural da Indústria, Comércio e Serviços, em Nova Prata uma Feira Brocante. O endereço é Av. Cônego Peres, número 550, no Centro.

Durante os anos escolares, são produzidos todos os tipos de papéis e de documentos, pois nenhuma vida passa pela escola sem que determinadas impressões fiquem registradas. São provas, boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, recados, agendas, cartazes, entre tantos outros papéis escolares que, de algum modo, subjetivam o indivíduo.

Mas o que é feito com isso? Onde ficam esses materiais produzidos, circulados? Onde os arquivamos? Eles são arquivados?

Com o objetivo de recolher, arquivar e produzir um repositório de papéis escolares, gerados a partir do início do século XX, em diferentes épocas e lugares, as Instituições, que também têm parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), criaram o projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola”.

A iniciativa busca criar um arquivo público sobre documentos de escolas, recebendo doações de materiais de qualquer local do mundo.

Saiba mais 

O que são as brocantes? 

As brocantes são feiras e vendas de papéis velhos que tomaram lugar nas cidades e vilarejos franceses, tornando-se uma prática que se desenvolveu na última década por conta, principalmente, de problemas econômicos. Elas são o fundamento do novo projeto da Univates.

Para doar 

Os papéis poderão ser doados (de forma física) nas Brocantes, que serão divulgadas e realizadas em diferentes cidades, ou por meio digital, pelo formulário. Para mais informações sobre as doações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail brocante@univates.br.

Universidades buscam criar arquivo de memórias da escola, qualquer pessoa pode doar documentos

Postado em: 15/03/2023 às 15:14

Por Luana Docena Reis

Texto de: Lucas George Wendt

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), criou o projeto “Brocantes: palavras e coisas da escola”.

O projeto tem como objetivo recolher, arquivar e produzir um repositório de papéis escolares, gerados a partir do início do início do século XX, em diferentes épocas e lugares do Brasil e do mundo. A iniciativa criará um arquivo público sobre documentos de escolas, recebendo doações de materiais de qualquer local.

Os documentos podem ser enviados por meio digital, utilizando este formulário. Para mais informações sobre as doações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail brocante@univates.br.

“Durante os anos escolares, são produzidos todos os tipos de papéis e de documentos, pois nenhuma vida passa pela escola sem que determinadas impressões fiquem registradas. São provas, boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, recados, agendas, cartazes, entre tantos outros papéis escolares que, de algum modo, subjetivam o indivíduo”, destaca o texto de manifesto do projeto.

Os pesquisadores do CEM convidam a comunidade a participar, doando seus documentos escolares, os quais serão registrados, arquivados e compartilhados de maneira pública por meio de um repositório. “Acreditamos que esse repositório poderá dar visibilidade ao que foi produzido documentalmente pelas escolas nas últimas décadas, servindo também como material para pesquisas”, destaca a coordenadora do CEM, professora doutora Angélica Vier Munhoz.

Pesquisadora da Univates apresenta trabalho em evento na Espanha

Postado em: 21/07/2022 às 14:20

Por Jeferson Camargo

Texto de: Lucas George Wendt

A professora Angélica Vier Munhoz, dos cursos de licenciatura da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, esteve na última semana na Espanha.

A pesquisadora apresentou trabalho no XVII Congreso Internacional del Arte en la Sociedad, realizado em Zaragoza. O trabalho “Estar al acecho: la clase como práctica de creación docente”, apresentado no evento, está vinculado ao grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq).

Fundado em 2000, o evento é coordenado pela Art in Society Research Network, um fórum interdisciplinar de debate sobre o papel das artes na sociedade. É um ambiente de análise crítica, exame e experimentação, que busca desenvolver ideias para relacionar as artes aos seus diversos contextos no mundo: o palco, os estúdios e teatros, as salas de aula, os museus e galerias, as ruas e as comunidades.

O CEM

O aporte teórico-metodológico do grupo de pesquisa coordenado por Angélica na Univates é o pensamento da Filosofia da Diferença, a partir de autores como Nietzsche, Deleuze, Guattari e Foucault. O grupo já desenvolveu dois macroprojetos institucionais: “O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar (2013-2016)” e “Ensino e aprendizagem: o currículo em meio a práticas educativas e artísticas (2017-2021)”, além de vários subprojetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente o CEM desenvolve o projeto institucional “A aula como criação: interfaces com a docência, o ensinar e o aprender”. Também integra duas redes de pesquisas nacionais: Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação e Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (Riatte). O grupo tem uma parceria internacional com o grupo de pesquisa “Espai Hibrid”, da Universitat de Lleida, da Espanha.

Estudante do doutorado em Ensino da Univates é selecionado para desenvolver pesquisa na Espanha

Atualizado em: 21/07/2022 às 14:20

Por Jeferson Camargo

Texto de: Lucas George Wendt

O estudante José Alberto Romaña Díaz, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari – Univates, integrante do Grupo CEM, foi contemplado com bolsa do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), por meio da qual está realizando parte de seu doutorado na Espanha desde setembro de 2021. Esta é a primeira vez que um aluno do PPGEnsino é contemplado com esse tipo de bolsa, uma promoção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).

A expectativa é que Romaña permaneça na Espanha até fevereiro de 2022. O projeto de doutoramento que vem sendo desenvolvido no PPGEnsino da Univates compõem a linha de pesquisa “Formação de professores, estudos do currículo e avaliação”. As atividades acontecem em consonância com as do grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), idealizado na Univates no PPGEnsino e formalizado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trabalho de Romaña é orientado pela professora doutora Angelica Vier Munhoz.

O doutorando, no Brasil, está investigando como a formação de professores desenvolvida pelo Projeto Zona Baixa, da Universitat de Lleida (UdL), a qual é atravessada por experiências artísticas que articulam universidade e espaços de arte, produz uma docência mais criativa e inventiva.

Dessa forma, com o estágio sanduíche na Universitat de Lleida, ele tem entre os seus objetivos realizar uma imersão na metodologia de estudo desenvolvida pelo projeto zona Baixa e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a essas práticas metodológicas e curriculares de formação de professores, bem como problematizar de que forma pode-se pensar a formação de professores do século XXI.

“Acredito muito que vivenciar e conhecer mais de perto essa proposta poderá auxiliar no desenvolvimento do meu projeto de doutoramento”, revela ele. “Não pretendo fazer defesa de uma determinada prática ou proposta curricular, tomando-a como um novo modelo, mas sim me aproximar e acompanhar outras propostas pedagógicas para conhecer os seus percursos, referenciais, efeitos na formação dos professores, bem como também tensioná-las”, projeta o estudante.

Na Europa, seu trabalho será orientado pela professora doutora Glòria Jové Monclús, professora titular da Facultad de Educación, Psicología y Trabajo Social (FEPTS) da Universitat de Lleida e coordenadora do grupo de pesquisa “Espai Hibrid”. “Desde 2018, o Grupo CEM, da Univates, tem uma parceria com a professora Glória, aproximando ambos os grupos de pesquisa. Essa aproximação já resultou em visitas de estudos de pesquisadores, participação de investigadores em bancas no PPGEnsino, além de eventos publicações em parceria”, relata.

Por meio do trabalho de Romaña é possível fortalecer os laços de colaboração e cooperação entre a UdL e a Univates e seus respectivos PPGs: PPGEdu (Lleida, Espanha) e PPGEnsino (Lajeado, Brasil); assim como os vínculos  de pesquisa entre o grupo CEM (Univates) e o grupo Espai Hibrid (UdL), consolidando a internacionalização entre as duas universidades.

Trajetória na Univates 

Romaña está na Univates desde 2014. Ele foi intercambista de graduação na Instituição, quando finalizava o curso de Psicologia na Universidade Minuto de Dios, campus Antioquia-Chocó, na Colômbia. Na sequência, na Univates, ele realizou o mestrado pelo PPGEnsino, entre 2016 e 2018, e atualmente está cursando o doutorado pelo mesmo Programa.