Sobre

O grupo CEM

 

O Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates) atua desde 2013, sendo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates. Nos primeiros anos de pesquisa, entre 2013 e 2016, o Grupo objetivava investigar as especificidades curriculares em espaços escolares e não escolares e suas relações e cruzamentos com os movimentos escolarizados e não escolarizados, tomando como campo de investigação três escolas e dois museus. Para tanto, realizou o macroprojeto “O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar” (Univates/CNPq). Entre 2017 e 2021, o Grupo propôs um novo macroprojeto, intitulado “Ensino e aprendizagem: o currículo em meio a práticas educativas e artísticas” (Univates/CNPq/FAPERGS). Nesse, o objetivo era compreender e problematizar o modo como os espaços escolares e não escolares vêm produzindo práticas educativas e artísticas, em meio aos processos de ensinar e aprender.

 

Atualmente, com início em 2021, o Grupo CEM procura investigar a aula, na relação com a docência e com os processos de ensinar e aprender, tomando-a enquanto prática de criação. Intitulado “A aula como criação: interfaces com a docência, o ensinar e o aprender”. Com filiação teórica-metodológica advinda dos estudos pós-nietzscheanos da Filosofia da Diferença e por meio da abordagem genealógica foucaultiana (2005) e de procedimentos exploratórios-experimentais (CORAZZA, 2012), busca-se perguntar: como se configura uma aula enquanto prática de criação, em meio aos processos de ensinar e de aprender? De que modo a aula, a docência, o ensino e a aprendizagem estão sendo produzidos/produzem possibilidades de criação? Que outras formas de aula, ensino e aprendizagem estão sendo produzidas a partir da pandemia? Tais problematizações estão sendo mobilizadas em discussões realizadas por meio dos três Grupos de Trabalho que compõem o Grupo CEM.  São os mesmos: GT1 – Ensino e diferenças; GT2 – Arquivo, docência, criação; GT3 – Aprendizagem, docência inventiva e educação a distância. O projeto encontra-se em seu primeiro ano, com duração prevista até 2024.