A cada semestre, o GT2 propõe um grupo de estudos como espaço para pensar, discutir e estudar sobre Arquivo, Ensino e Criação. O grupo acontece as terças-feiras, modalidade híbrido (Google Meet: https://meet.google.com/ieb-oujk-woj), das 16h às 17h30, e é aberto a todos os interessados no tema.
Neste semestre (2025/B), o GT2 se dedicará à realização de doze encontros sobre possíveis diálogos entre o patrimônio e o arquivo. Desses, quatro integrarão as Jornadas Arquivistas, que contarão com convidados para mediar as discussões. Quanto às leituras, a proposta é estudar o labor e os gestos procedimentais do arquivo, inventários literários, pequenas caixas de leitura, arquivo, montagem e saber fotográfico. Também estão previstos encontros sobre inclusão, acessibilidade, democratização da cultura e o trabalho de audiodescrição no arquivo.
Cronograma dos encontros:
15/07/25 – Organização das leituras, apresentação do projeto Brocantes, noção geral de arquivo.
Texto: AQUINO, Julio Groppa. O labor do arquivo como plataforma para a pesquisa qualitativa em educação. Qualitative Research in Education, v. 17, p. 1-10, 2023.
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1jlrVUhLwRjog2b8H7uur0igzoLLVb_1x/view?usp=drive_link
29/07/25 – Em torno do arquivo
Livro: COSTA, Cristiano Bedin da; RODRIGUES, Elisandro; ALMEIDA, Kauan S. (orgs.). Pensar, montar: leitura e escrita em educação. Porto Alegre: CirKula, 2024.
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1UGGL7Ow2czDT5vp2lCko5nrUuPL72Syt/view?usp=drive_link
12/08/25 – O arquivo e os gestos procedimentais (16h30 – 18h)
Livro: COSTA, Cristiano Bedin da; RODRIGUES, Elisandro; ALMEIDA, Kauan S. (orgs.). Pensar, montar: leitura e escrita em educação. Porto Alegre: CirKula, 2024.
Convidado: Júlio Groppa Aquino (USP)
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1UGGL7Ow2czDT5vp2lCko5nrUuPL72Syt/view?usp=drive_link
26/08/25 – O gesto arquivístico: o trabalho de montagem em Didi-Huberman
Livro: DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2017.
Escrita de fragmento
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/19U7gDoXYAczZjmcDdUYkot6QSTdg10BF/view?usp=drive_link
09/09/25 – Pequenas caixas de leitura
Livro: DIDI-HUBERMAN, Georges. Pequenas caixas para ver. Tradução Anelise de Carli e Elisandro Rodrigues. Porto Alegre: Nota Azul, 2024.
Convidado: Elisandro Rodrigues (UFRGS)
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1iGKJVcxhOiU43kKgca_W6r-nHulK7LtB/view?usp=drive_link
23/09/25 – O gesto arquivístico: o trabalho de montagem em Didi-Huberman
Texto: RODRIGUES, Elisandro; SCHULER, Betina. Montagem do pensamento e da escrita acadêmica: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman. ETD- Educação Temática Digital Campinas, SP v.21 n.1 p.23-46 jan./mar. 2019
Escrita de fragmento
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1w5rscncO2pwWJUWx3qpEYdCL1qpOcp0R/view?usp=drive_link
09/10/25 – Inventários literários de Maria Ester Maciel (14h-15h30)
Texto: MACIEL, Maria Ester. Do inclassificável e das classificações. In: As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
Convidada: Maria Ester Maciel (UFMG)
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1-aUQpv3S5oFxCLy7QWVYv8OMX-SqjVuy/view?usp=drive_link
21/10/25 – Inventários, listas, etc.
Texto: AQUINO, Julio Groppa. Modos outros de endereçamento ao arquivo: inventários, listas, etc. In: TANNUS, Salma et al (org.). Michel Foucault: devir do pensamento e multiplicação de práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
Experimentação/criação de um inventário
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1hJQ8jlNTE1eqpqOsYwowmbitPyDXF7ZU/view?usp=drive_link
04/11/25 – A imagem como aventura: arquivo, montagem e saber fotográfico em “A câmara clara”
Livro: BARTHES, Roland. A câmara Clara. Tradução Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 2014.
Convidado: Cristiano Bedin da Costa
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/file/d/1GG9bmQgzhJ39dDalNe4jhJ4gLJ4FR4-7/view?usp=drive_link
18/11/25 – Entre o patrimônio e o arquivo: a produção de inventários e catálogos”
Texto de referência: A câmara Clara (BARTHES, Roland)
02/12/25 – Inclusão, acessibilidade e democratização da cultura
Convidada: Morgana Domênica Hattge
11/12/25 – O trabalho de audiodescrição no arquivo
Convidada: Morgana Domênica Hattge
A cada semestre, o GT2 propõe um grupo de estudos como espaço para pensar, discutir e estudar sobre Arquivo, Ensino e Criação. O grupo acontece as quinta-feiras, por meio do Google Meet, das 16h às 17h30, e é aberto a todos os interessados no tema.
Neste semestre (2024/A), o GT2 dedicará seus estudos aos conceitos/noções da Filosofia da Diferença. Trata-se de um estudo introdutório a partir do livro “A filosofia de Deleuze e o currículo”, de Tomaz Tadeu. Neste livro, Tomaz seleciona alguns tópicos de estudos e em meio a eles, aborda conceitos e noções dos principais autores da Filosofia da Diferença, tais como Deleuze & Guattari, Nietzsche, Foucault, Spinoza. Buscaremos pinçar esses conceitos/noções, localizando-os nas obras dos referidos autores, com o propósito de contextualizá-los, colocá-los em movimento e, assim, contribuir nos estudos que vêm sendo desenvolvidos no grupo.
Link do livro: Coleção_Desenrêdos_PDF-compactado.pdf (ufg.br)
Cronograma dos encontros 2024/A:
Datas dos encontros:
14/03/24 – Apresentação da Filosofia da Diferença
28/03/24 – Da afirmação; Do sistema (p. 10-12)
11/04/24 – Da ontologia; Da multiplicidade (p. 13-19)
25/04/24 – Da diferença; Da imanência (p. 20-30)
09/05/24 – Do devir; Da conduta ou da vida não fascista (p. 30-36)
23/05/24 – Dos agenciados; Do Corpo sem Órgãos (p. 36-45)
06/06/24 – Do estilo; Do pensar e do aprender (p. 45-58)
20/06/24 – Dos deslizamentos; Da política; Do currículo (58-73)
CALENDÁRIO 2024/B:
Neste semestre, o GT2 dedicará seus estudos ao arquivo a partir de diferentes perspectivas: os arquivos históricos, os arquivos pessoais, os arquivos fotográficos, os arquivos literários, os arquivos de artistas, entrelaçando com a discussão do lugar das práticas discursivas no arquivo de Michel Foucault.
Datas dos encontros:
05/09/24– Dr. Nietzsche, curriculista
19/09/24 – Arte do encontro e da composição
03/10/24 – Arquivos da história: interdições e esquecimentos
Texto: COMBE, Sônia. Resistir à razão de Estado. In: SALOMON, Marlon (org). Saber dos arquivos. Goiânia: Ricochete, 2011, p. 19 – 28.
07/11/2024 -21/11/24 – Arquivos fotográficos: os obturadores da câmera
Texto: AZOULAY, Ariella Aisha. O obturador: objetos bem documentados/pessoas sem documento. In: AZOULAY, Ariella Aisha. História potencial: desaprender o imperialismo. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2024. p. 16 – 35
21/11/24 – O valor dos arquivos pessoais
Texto: HOBBS, Catherine. O caráter dos arquivos pessoais: reflexões sobre o valor dos documentos de indivíduos. In: HEYMANN, Luciana; NEDEL, Letícia (orgs). Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: FGV, 2018, p. 261 – 274
05/12/24 – Arquivo e práticas discursivas
Texto: VEYNE, Paul. Tudo é singular na história: o discurso. In: VEYNE, Paul. Foucault, seu pensamento, sua pessoa. Trad. Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2011. p. 17
17/12/24 – Arquivos literários e a crítica genética
Texto: PINO, Cláudia Amigo. Crítica genética: o que interpretar? Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo – v. 10 – n. 2 – p. 259-273 – jul./dez. 2014
A cada semestre, o GT2 propõe um grupo de estudos como espaço para pensar, discutir e estudar sobre Arquivo, Ensino e Criação.
CALENDÁRIO 2023/A:
Arquivo: estudos, pesquisas e procedimentos de montagem. Neste semestre estudaremos o arquivo foucaultiano, a partir de aproximações com outros autores, tais como Walter Benjamin e Didi-Huberman. Também discutiremos alguns textos de Júlio Groppa Aquino, pesquisador com uma densa produção acerca do arquivo de Foucault e de pesquisas arquivísticas. Por fim, olharemos para o princípio de montagem, enquanto procedimento operatório do arquivo.
07/03 – Noções gerais sobre arquivo
Texto: AQUINO, Júlio Groppa. Operação arquivo: pesquisar em educação com Foucault. In: AQUINO, Júlio G. (org). Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020, p. 337 – 356.
Mediação: Angélica V. Munhoz, Fabiane Olegário, Inauã Weirich Ribeiro
21/03 – O arquivo temático e o processo de montagem na obra Passagens, de Walter Benjamin
Texto: BENJAMIN, Walter. O trabalho das passagens. Trad. Sônia Campaner Miguel Ferrari. Cadernos de Filosofia Alemã 3, pp. 69-77, 1997.
Leitura complementar:
BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização da trad. Brasileira Willi Bole. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009
Mediação: Angélica V. Munhoz
04/04 – Uma ideia de arquivo
Texto: AQUINO, Julio Groppa; VAL, Gisela Maria do. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y Saberes, Bogotá, n. 49, p. 41-53, 2018.
Mediação: Fabiane Olegário e Karen Nodari
11/04 – Didi- Huberman e o procedimento de montagem
Texto: DIDI-HUBERMAN. Remontar, remontagem do tempo. Trad. de Milene Migliano. Caderno de Leituras n.47, julho/2016
Leitura complementar:
DIDI-HUBERMAN. Imagens apesar de tudo. Trad. Vanessa Brito e João Pedro Cachopo. São Paulo: Ed. 34, 2020
DIDI-HUBERMAN. Quando as imagens tomam posição. O olho da História I. Trad. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
Mediação: Angélica V. Munhoz
02/05 – A montagem como procedimento de escrita em educação
Texto: RODRIGUES, Elisandro, Montagem: por uma escrita em educação. Tese (Doutorado). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS, 2020.
Mediação: Elisandro Rodrigues (convidado)
16/05 – A discursividade educacional contemporânea e apresentação brocantes
Texto: AQUINO, Júlio G. A discursividade educacional contemporânea: uma aproximação exploratória. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.52, 2022.
Mediação: Cláudia Almeida e Inauã W. Ribeiro
30/05 – Dobrando textos e paratextos em educação: montagem de um álbum epigráfico
Mediação: Cristiano Bedin da Costa (convidado)
13/06 – Discurso educacional contemporâneo: um inventário analógico
Texto: AQUINO, Julio G. Discurso educacional contemporâneo: um inventário analógico. São Paulo: FEUSP, 2020.
Mediação: Angélica V. Munhoz
27/06 – Pesquisas arquivísticas produzidas pelo GT2 e organização para o próximo semestre
Mediação: Angélica V. Munhoz e Fabiane Olegário
CALENDÁRIO 2023/B:
Neste semestre, seguiremos estudando o arquivo, a partir de Michel Foucault, com uma atenção voltada aos procedimentos arquivísticos. Olharemos para os arquivos e procedimentos de montagem e remontagem de Didi-Huberman, para os arquivos de manuscritos de Jean Genet e de Michel Serres, entre outros. Também compartilharemos os procedimentos arquivísticos que foram e estão sendo produzidos por integrantes do GT2. Ainda, estudaremos o lugar do arquivo em meio às pesquisas pós-qualitativas em educação. Curso sobre o livro A vontade de saber de Michel Foucault.
03/08 – Os arquivos de Michel Foucault
Texto: ARTIÈRES, Philippe. Entrelinhas: ler os arquivos de Foucault. In: SCAVONE, Lucila et (org.). O legado de Foucault. São Paulo: Unesp, 2006, p. 21 – 32.
Mediação: Angélica Munhoz
17/08 – Tables de montage, de Didi-Huberman
Texto: DIDI-HUBERMAN, Georges. Conhecimento pela montagem. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, p. 131 – 180.
Mediação: Angélica Munhoz
31/08 – O lugar do arquivo em meio à pesquisa Pós-qualitativa em Educação e Ensino
Texto: Cunha, C.M. “Capítulo 1: Cartografia e pesquisa rizoma: experimentações em arte educação”. in. Cunha, C.M. Cartografia: insurgências metodológicas e outras estéticas da pesquisa”, São Paulo: Pimenta cultural, 2022.
Mediação: Claudia Madruga Cunha
14/09 – Arquivar a vida: os manuscritos de Jean Genet e Michel Serres – Transferido para o dia 21/09 e o encontro do dia 21/09 será dia 30/11
21/09 – Arquivar a vida: os manuscritos de Jean Genet e Michel Serres
Texto: ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 1998, v.1. p. 9 – 33.
Mediação: Angélica Munhoz
05/10 – A tradução dos arquivos do Escrileituras a partir dos estudos de Derrida
Texto: OLEGÁRIO, Fabiane; CORAZZA, Sandra Mara. Ler e escrever arquivos: uma prática tradutória em educação. Perspectiva (UFSC), v. 37, p. 930 4-943, 2019.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2019.e54650
Mediação: Fabiane Olegário
19/10 – Arquivar segundo um arquiteto: aproximações
Texto: SÁ, Jauri dos Santos; WERLE, Flavia Obino Corrêa. Infraestrutura escolar e espaço físico em educação: o estado da arte. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 47, n. 164, p. 386-413, abr. 2017 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v47n164/1980-5314-cp-47-164-00386.pdf
Mediação: Jauri Sá
09/11 – Área de conhecimento em ensino no Brasil e Arquivo
Texto: …
Mediação: Inauã W. Ribeiro
23/11 – Os arquivos de Marabaixo
Texto: …
Mediação: Cláudia Almeida
30/11 – Inventários, listas, catálogos, etc e organização do próximo semestre.
Texto: AQUINO, Júlio G. Modos outros de endereçamento ao arquivo: inventários, listas, etc. In:
MUCHAIL, Salma Tannus (org.) et al. Michel Foucault: devir do pensamento e multiplicação de práticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023, p. 145 – 162.
Mediação: Angélica Munhoz e Fabiane Olegário
CALENDÁRIO 2022/A:
Obra: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito.
CALENDÁRIO 2022/B:
02/08 – Apresentação cronograma e discussão do NIETZSCHE, Friedrich. Prólogo. (p.7-14). NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Todos
16/08 – NIETZSCHE, Friedrich. Primeira dissertação – “Bom e Mau”, “Bom e Ruim”. (p.15-25). In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Angélica e Eduarda
30/08 – NIETZSCHE, Friedrich. Primeira dissertação – “Bom e Mau”, “Bom e Ruim”. (p.26-42). In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Fabi e Cláudia
13/09 – NIETZSCHE, Friedrich. Segunda dissertação – “Culpa”, “Má consciência” e Coisas Afins. (p.43-64) In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Ana e Karen
27/09 – NIETZSCHE, Friedrich. Segunda dissertação – “Culpa”, “Má consciência” e Coisas Afins. (p.64-79) In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Sabrina e Inauã
11/10 – Mediação: Conversa com Dinamara Feldens sobre a Genealogia da Moral.
25/10 – NIETZSCHE, Friedrich. Terceira dissertação – O que significam ideais ascéticos? (p.80-106). In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Inauã
08/11 – NIETZSCHE, Friedrich. Terceira dissertação – O que significam ideais ascéticos? (p.106-140)15 ao 22. In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Pietra, Yeimy e Luísa (10 ao 14 – GRUPO)
06/12 – Finalização da Genealogia da Moral. NIETZSCHE, Friedrich. Terceira dissertação – O que significam ideais ascéticos? (p.125-140)25 ao 28. In: NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da Moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
Mediação: Coletiva
06/12 – Avaliação do ano e planejamento 2023
Mediação: Angélica e Fabiane
Obra: NIETZSCHE, Friedrich. A Genealogia da Moral. uma polêmica. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. 12ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1DyndT2xTPxmodALdl59n20vSao3jU7wD
A cada semestre, o GT2 propõe um grupo de estudos como espaço para pensar, discutir e estudar sobre Arquivo, Ensino e Criação. Leitura e estudo do livro “Para além do bem e do mal”, de Friedrich Nietzsche.
Estudos realizados pelo GT2:
Cronograma dos encontros 2020A/B:
03/03 – Prefácio do Livro Para além do bem e do mal
30/06 – Estudos sobre arquivo
14/07 – Estudo sobre arquivo
28/07 – Cap. 1 – Os preconceitos dos filósofos – Inauã e Eduardo
10/08 – Cap. 2 – O espírito livre – Angel e Inauã
25/08 – Cap. 3 – O caráter religioso – Roger e Inauã
08/09 – Cap. 4 – Máximas e interlúdios
22/09- Cap. 5 – Para a história natural da moral – Fabiane e
06/10 – Cap. 6 – Nós, os doutos – Marjana
20/10 – Cap. 7 – Nossas virtudes – Fabiane e Bruna
03/11 – Cap. 8 – Povos e pátrias
24/11 – Cap. 9 – O que é nobre? – Priscila
08/12 – Epílogo – Do alto dos montes
Bibliografias recomendadas:
NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo, 2005.
Link de acesso ao material: https://drive.google.com/drive/folders/14CdsjJFG3ifjw6bwGkDZSUCU-sYQjQGe
Retomada da noção de arquivo a partir de Michel Foucault e Jacques Derrida; Estudo sobre procedimentos de inventariação de arquivos. Apresentações de procedimentos poéticos de inventariação, criados por literários, artistas, cineastas.
Cronograma dos encontros 2019/B:
20/08 – Arquivo em Foucault
Texto: Arqueologia do saber (cap. III)
03/09 – Arquivo em Derrida
Texto: Mal de arquivo (cap. I e II)
17/09– Textos do I Fórum Itinerante (Julio & Sandra)
CORAZA, Sandra Mara. Poética e sonho de arquivo: conceitos, sentidos, proposições, teses, escólios, espólios, nódulo final.
AQUINO, Julio Groppa. Poéticas do arquivo.
08/10 – Classificar as coisas do mundo
Texto: FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. (Prefácio e cap. Classificar)
22/10 – Procedimentos de inventariação de arquivos
Texto: Maria Esther Maciel
05/11 – Jorge L. Borges e Georges Perec (apresentação) – Consultar bibliografia
19/11 – Umberto Eco e Arthur Bispo do Rosário (apresentação) – Consultar bibliografia
03/12 – Walmor Correa e Peter Greenaway– Consultar bibliografia