Produções

2013

Artigos completos publicados em periódicos

MUNHOZ, Angélica V.; COSTA, C. B.; HATTGE, Morgana. D.; HORN, Claudia; OLEGARIO, Fabiane; MIORANDO, Tania; ZANATTA, Fernando. Nomadismo e formação pedagógica. Caderno Pedagógico (Univates), 2013, v. 10, p. 47-60.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1223

MUNHOZ, Angélica V.; COSTA, Cristiano B. da. Pedagogia em fuga. Caderno Pedagógico (Univates),2013, v. 10, p. 9-20.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1226/1093

MUNHOZ, Angélica Vier; COSTA, Cristiano. B.; HATTGE, M. D.; MIORANDO, Tania; HORN, Cláudia; OLEGARIO, Fabiane; ZANATTA, Fernando. Formação Pedagógica e pensamento nômade. Cataventos (UNICRUZ), 2013, v. 5, p. 181-196.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1223/1090

MUNHOZ, Angélica V.; HATTGE, Morgana D.; ZANOTELLI, Alissara.  Acerca da alfabetização científica: representações e discursos no cotidiano da escola. Imagens da Educação (UEM), 2013, v. 3, p. 01-09.

Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/20992

MUNHOZ, Angélica V.; MIORANDO, Tania; SCHUCK, Rogério José. Pesquisa, tecnologias e produção do conhecimento no ensino superior. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (IFES), 2013, v. 2, p. 1-17.

Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1773

MARQUES, G. Q. ; HATTGE, M. D. Escuela pedagógica experimental – diferentes olhares sobre o currículo. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 10, p. 61-75, 2013.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1221/1088

SCHWERTNER, S. F.; HORN, C. I. ; GIONGO, Ieda Maria . Escola, família e as novas configurações da contemporaneidade: apontamentos de uma pesquisa. Caderno Pedagógico (Lajeado. Online), v. 10, p. 77-92, 2013.

Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1222

Capítulos de livros

MUNHOZ, Angélica V.; Costa, Luciano Bedin. Uma aula não precisa ser confundida com todas as aulas. In: SALES, José Albio Moreira de Sales; FELDENS, Dinamara G. (Org.). Arte e Filosofia na mediação de experiências formativas. 1ed. Aracaju: Editora da UECE, 2013, p. 61-72.

Disponível em: https://saltheebooks.com.br/wp-content/uploads/2024/10/arte_e_Filosofia.pdf

MUNHOZ, Angélica V. Jogo de astúcia. In: ZORDAN, Paola. (Org.). Secretações. 1ed. Porto Alegre: Indepin. 2013, p. 93-96.

Disponível em: https://issuu.com/indepininstituto/docs/secretacoes

Textos completos publicados em anais de eventos

COSTA, Cristiano Bedin da; SCHWERTNER, Suzana F.; GIONGO, Ieda M. Genealogy and immorality: discussions about curriculum in schooled spaces. In: European Conference on Curriculum Studies, 2013, Braga (Portugal). European Conference on Curriculum Studies. Braga, Portugal: Editora Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 442-444.

Disponível em: <http://webs.ie.uminho.pt/euroacs/>.

SCHWERTNER, Suzana F.; MUNHOZ, Angélica V.; HATTGE, Morgana Domênica. Schooled and unschooled settings seen from a genealogical perspective. In: European Conference on Curriculum Studies, 2013, Braga, Portugal. European Conference on Curriculum Studies.Braga, Portugal: Editora da Universidade do Minho, 2013. v. 1. p. 760-764.

Disponível em: <http://webs.ie.uminho.pt/euroacs/>.

MUNHOZ, Angélica V.; COSTA, Cristiano B. da; ROVEDA, Afonso W. Espaços escolarizados e não escolarizados: uma discussão sobre currículo. Anais do VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade. Rio de Janeiro/Brasil. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e Suas Tecnologias (UERJ – Rio de Janeiro), 2013. p. 1-9. Disponível em: <>

COSTA, Cristiano B. da; MUNHOZ, Angélica V.; SCHWERTNER, Suzana F. O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados: aproximações genealógicas. Anais do III Seminário Integrador Escrileituras e V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Pelotas/Brasil. In: III Seminário Integrador Escrileituras e V Colóquio Internacional Educação & Contemporaneidade (Pelotas/RS). 2013. Disponível em: <>

GIONGO, Ieda; QUARTIERI, Marli; REHFELDT, Marcia H.; MUNHOZ, Angélica Vier . Observatório da Educação: estratégias metodológicas visando à inovação e reorganização curricular no campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM. Montevideo: Sociedad de Educación Matemática Uruguaya, v. 1, 2013, p. 5477-5484.

Disponível em: http://www.cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/404.pdf

ZANON, Rosana; GIONGO, Ieda M.; MUNHOZ, Angélica Vier. Pesquisa nas aulas de matemática no ensino Médio Politécnico: um estudo etnomatemático. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática – XI ENEM, 2013, Curitiba. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Guarapuava – Paraná: Sociedade brasileira de Educação Matemática, v. 1, 2013, p. 1-15.

Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/XIENEM/pdf/1441_331_ID.pdf

MUNHOZ, Angélica Vier; HATTGE, M. D. ; ZANOTELLI, A. . Alfabetización científica: representaciones y discursos. In: Pedagogía 2013 – Encuentro por la unidad de los educadores, 2013, Havana/Cuba. In: Programa científico: Pedagogía 2012 Encuentro por la unidad de los educadores. Havana: Sello Editor Educación Cubana, v. 1, 2013, p. 114-127.

Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/download/20992/pdf_1/

HATTGE, M. D.. Inclusão, avaliação e aprendizagem na lógica da performatividade. In: VIII Congresso Internacional de educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013. Anais do VIII Congresso Internacional de educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação. Disponível em: <>

ROVEDA, A. W. ; COSTA, C. B. ; FREITAS, E. M. ; GIONGO, I. M. ; LOPES, M. I. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, Morgana Domênica ; SCHWERTNER, S. . Currículo: movimentos escolarizados e não escolarizados. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XV MEEP, 2013. Anais da XV MEEP.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/59

ZANATTA, F. ; MUNHOZ, A. V. ; HORN, C. ; COSTA, C. B. ; OLEGARIO, F. ; HATTGE, Morgana Domênica ; Miorando, Tania Micheline . O pensamento nômade como possibilidade na formação pedagógica. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XV MEEP, 2013. Anais da XV MEEP.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/59

MARQUES, G. Q. ; HATTGE, M. D. . Escuela Pedagógica experimental – diferentes olhares. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XV MEEP, 2013. Anais da XV MEEP.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/59

SCHWERTNER, S. ; MUNHOZ, A. V. ; HATTGE, M. D. . Schooled and Unschooled places from a genealogical perspective. In: European Conference on curriculum studies, 2013. European Conference on curriculum studies, 2013.

Disponível em: http://webs.ie.uminho.pt/euroacs/

HATTGE, M. D.. A performatividade como chave para a qualidade da Educação. In: III Colóquio Nacional Michel Foucault: política – pensamento e ação, 2013. Anais do III Colóquio Nacional Michel Foucault: política – pensamento e ação. Disponível em: <>

MUNHOZ, A. V. ; HATTGE, Morgana Domênica . Alfabetização Científica: Representações de professoras da Educação Básica. In: III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013. Anais do III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

MARQUES, G. Q. ; HATTGE, Morgana Domênica . Práticas curriculares na educação. In: III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013. Anais do III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/51/pdf_51.pdf

HATTGE, M. D.; MUNHOZ, A. V. . Alfabetização Científica no Cotidiano da Escola. In: 5° SBECE/2° SIECE, 2013, Canoas. Caderno de Resumos 5° SBECE/2° SIECE, 2013.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

ROVEDA, A. W. ; COSTA, C. B. ; FREITAS, E. M. ; GIONGO, I. M. ; LOPES, M. I. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, Morgana Domênica ; SCHWERTNER, S. ; MUNHOZ, A. V. . O Currículo em espaços escolarizados e não escolarizados: Reflexões na Perspectiva Genealógica. In: III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado/RS. Anais do III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica. Lajeado (RS): Editora da Univates, 2013. v. 1. p. 66-67.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

SILVA, Jacqueline Silva da ; HATTGE, Morgana Domênica ; SANTANA, S. ; Miorando, Tania Micheline ; MUNHOZ, A. V. . Reflexões sobre alfabetização científica e letramento. In: III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013. Anais do III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

PALIOZA, L. ; LORENZON, M. ; HATTGE, Morgana Domênica . Interpretações de docentes em relação à prática de pesquisa em escolas de educação básica. In: III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013. Anais do III Seminário Institucional do Pibid e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

SCHWERTNER, S. F.. Identidades múltiplas: ideias para pensar as aulas de Psicologia a estudantes do Ensino Médio. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre docência na Educação Básica, 2013, Lajeado (RS). Anais do III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre docência na Educação Básica. Lajeado (RS): Editora da Univates, 2013. v. 1. p. 99-100.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

SCHWERTNER, S. F.; HORN, C. I. . (Des)encontros entre família e escola. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre docência na Educação Básica, 2013, Lajeado (RS). Anais do III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre docência na Educação Básica. Lajeado (RS): Editora da Univates, 2013. v. 1. p. 130-131.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/51

SCHWERTNER, S. F.; MUNHOZ, A. V. ; HORN, C. I. ; OLEGARIO, F. . Os lugares da família e da matemática na escola: estruturação e disciplinamento. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2013, Lajeado (RS). Anais da XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado (RS): Editora da Univates, 2013. v. 1. p. 376-376.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/59

ROVEDA, A. W. ; COSTA, Cristiano Bedin da. ; FREITAS, Elisete Maria de ; GIONGO, Ieda Maria ; RIBEIRO, I. W. ; LOPES, M. I. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, Morgana Domênica ; SCHWERTNER, S. F. . Currículo: movimentos escolarizados e não escolarizados. In: XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2013, Lajeado (RS). Anais da XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado (RS): Editora da Univates, 2013. v. 1. p. 379-379.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/59

2014

Artigos completos publicados em periódicos

 COSTA, Cristiano B. da; MUNHOZ, Angélica V. Genealogia e Imoralidade: Experimentações nômades e estratificações sedentárias. Linhas. Florianópolis, v. 15, n. 29, 2014, p. 347-361.

Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/ linhas/article/view/1984723815292014423.

COSTA, Cristiano Bedin; MUNHOZ, Angélica V. Liberdade em movimento: extratos para a construção do corpo em um ensino à deriva. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro,UFRJ, v. 10, n. 19, 2014, p. 70-88.

Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1926/1991

RODRIGUES, Aline. Movimentos escolarizados e não escolarizados do corpo aluno e suas estratégias de resistência. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, UFRJ, v. 9, n. 18, 2014, p. 85-97.

Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ rce/article/view/1858

NICARETTRA, E. I.; RECH, G. A.; SOUSA, M. C.; SOUZA, A. S.; REIS, M. F. S.; SANTOS, I. M. N.; SANTOS, F. A.; GOULART, F.; MARTINS, S. N.; MUNHOZ, A. V.; NEIDE, I. G.. Reflexões sobre práticas pedagógicas. Caderno Pedagógico (Univates), v. 10, p. 153-164, 2013.

Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/877

MUNHOZ, A. V.; OLEGARIO, F.. O que pode uma docência menor? Cadernos de Pesquisa (São Luis), v. 21, 2014, p. 01-08.

Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2833/1134

MUNHOZ, Angelica V.; MAZZARINO, Jane.. Conhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação Ambiental. Perspectiva (UFSC), 2014, v. 31, p. 1005-1020.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n3p1005

GIONGO, I.; MUNHOZ, A. V.; OLEGARIO, F.. Ecos da escola básica: estratégias de disciplinamento e controle. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), 2014, v. 19, p. 68-83.

Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2378/pdf_244

OLEGARIO, Fabiane; MUNHOZ, Angélica V. Escrita ensaística: fragmentos menores. Fractal: Revista de Psicologia (UFF), 2014, v. 26, p. 155-164.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-02922014000100012&script=sci_abstract&tlng=pt

LEAO, M. F. ; SCHWERTNER, S. F. ; SCHUCK, R. J. ; QUARTIERI, M. T. . Reflexões sobre a transição da escola moderna para a contemporânea e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem. Signos (UNIVATES), v. 35, p. 88-102, 2014.

Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/776/766

Capítulos de livros

MUNHOZ, Angélica V.; CRIZEL, Ana Paula. Experimentações curriculares: Outras possibilidades. In: MUNHOZ, Angélica V.; GIONGO, Ieda M. (Orgs.) Caderno do Observatório de Educação I. Lajeado: Ed. Univates, 2014. p. 49-61.

Disponível em: http://www.univates.br/editora-univates/publicacao/116.

Textos completos publicados em anais de eventos

CRIZEL, Ana P.; FREITAS, Francine N.; RODRIGUES, Aline. O currículo entre movimentos escolarizados e não escolarizados: linhas tênues. Seminário Educação: Educação em seus modos de ler e escrever em meio à vida. 2014, Cuiabá. In: Anais do Seminário Educação, Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2014, p. 1-12.

Disponível em: https://ridaa.unicen.edu.ar:8443/server/api/core/bitstreams/c1c02726-f52f-48c3-8b83-5a9ab36e9a23/content.

COSTA, Cristiano Bedin; MUNHOZ, Angélica. Sobre linhas e transversalidades: currículo e Jêróme Bel. Seminário Educação: Educação em seus modos de ler e escrever em meio à vida. 2014, Cuiabá. In: Anais do Seminário Educação, Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso, 2014, p. 1-9.

Disponível em: http://sistemas.ufmt.br/ufmt. evento/filesTemp/_Anais_SEMIEDU_2014%20%20Completo.pdf.

CRIZEL, Ana P.; FREITAS, Francine N.; RODRIGUES, Aline. Arte, potência e resistência: o corpo entre movimentos escolarizados e não escolarizados. In: I Bienal Latinoamericana de Infâncias e Juventudes. 2014, p. 1-11.Manizales.

Disponível em: http://bienal-clacso-redinju-umz.cinde.org.co/IBienal/Campos/campo%201.pdf.

COSTA, Cristiano Bedin da; HATTGE, Morgana D. Dispositivos de governamento, jogos de profanação: o currículo entre movimentos escolarizados e não escolarizados. In: XI Colóquio sobre questões curriculares/VII colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/ I Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga/PT. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais. Braga/PT: Centro de Investigação em Educação (CIED)/Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2014. v. 1. p. 2150-2156.

Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/30984.

MUNHOZ, Angélica V; HATTGE, Morgana Domênica. Entre espaços e movimentos curriculares.In: X Anped Sul: Anais da X Anped Sul. Florianópolis, outubro 2014, p. 1-13.

Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/372-0.pdf.

MUNHOZ, Angélica V; COSTA, Cristiano Bedin; ROVEDA, Afonso W. Espaços escolarizados e não escolarizados: uma discussão sobre currículo. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, Rio de Janeiro: Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014. p. 1-14.

Disponível em: http://www.filoeduc.org/trabalhos_2012/TR116.pdf.

COSTA, Cristiano Bedin da. Nem acaso, nem programa; William Kentridge e o currículo como fortuna. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Anais do VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, p. 1-13.

Disponível em: http://www.filoeduc.org/trabalhos_2014/TR435.pdf.

COSTA, Cristiano B. da; MUNHOZ, Angélica V. Palimpsestos, arquitetônicas: a pesquisa como corpografía. In: VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, 2014, Juiz de Fora, Brasil. p. 3915-3933.

Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18Xkb4kh9SZ-wOy4lN3X_5LGNLxEckkvO/view

COSTA, Cristiano Bedin da. William Kentridge e o currículo: fortuna. excesso, profanação. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares/VII Colóquio Luso- Brasileiro de Questões Curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga/PT. Centro de Investigação em Educação (CIEd)/Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2014. v. 1. p. 2156-2162.

Disponível em: http://www.filoeduc.org/trabalhos_2014/TR435.pdf

MUNHOZ, A. V. ; HATTGE, M. D. . Research As A Curriculum Movement: Teacher Protagonism As A Pathway To Learning. International conference on New Horizons in education, v. 4, p. 70-73, 2014.

Disponível em: http://www.int-e.net/publication_folder/inte/inte2014-4.pdf

HATTGE, M. D.. A emergência da performatividade na educação Brasileira: uma análise do movimento todos pela educação. In: X ANPED SUL, 2014. Cadernos de resumos X ANPED SUL.

Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/956-0.pdf

MUNHOZ, A. V. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, M. D. . Formação pedagógica: Nomadismo e experimentação. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/882/871

COSTA, C. B. ; HATTGE, M. D. . Dispositivos de governamento, jogos de profanação: o currículo entre movimentos escolarizados e não escolarizados. In: Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões currículares, 2014. Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de questões currículares: Livro de resumos, 2014.

Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30984

MUNHOZ, A. V. ; HATTGE, M. D. ; RODRIGUES, A. ; CRIZEL, A. P. ; DIAZ, J. A. R. . O protagonismo do professor como potencializador da experiência investigativa. In: XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XVI MEEP, 2014. XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XVI MEEP.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/85

MUNHOZ, A. V. ; HORN, C. ; COSTA, C. B. ; OLEGARIO, F. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, M. D. ; MARKMANN, A. . Docência e nomadismo. In: XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XVI MEEP, 2014. XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XVI MEEP.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/85

GRABIN, C. ; HATTGE, M. D. . Iniciação à docência na pedagogia: contribuições do programa institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID na formação dos bolsistas. In: XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XVI MEEP, 2014. XVI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates – XVI MEEP.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/85

MUNHOZ, A. V. ; ROVEDA, A. W. ; RODRIGUES, A. ; CRIZEL, A. P. ; COSTA, C. B. ; FREITAS, E. M. ; GIONGO, I. M. ; LOPES, M. I. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, M. D. ; SCHWERTNER, S. . O currículo em espaços escolares e não escolares: movimentos e tensões. In: IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem – múltiplos olhares, 2014. Anais do IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem – múltiplos olhares. Lajeado (RS): Univates, 2014. v. 1. p. 49-51.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/85/pdf_85.pdf

MUNHOZ, A. V. ; HORN, C. ; COSTA, C. B. ; OLEGARIO, F. ; ZANATTA, F. ; OHLWEILER, M. ; HATTGE, M. D. ; MIORANDO, T. M. . Experiências nômades e formação docente: potências de criação e experimentação. In: IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem – múltiplos olhares, 2014. IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem – múltiplos olhares.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/85/pdf_85.pdf

MUNHOZ, A. V. ; COSTA, Cristiano Bedin da. ; SCHWERTNER, S. F. . O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados: aproximações genealógicas. In: III Seminário Integrador Escrileituras, 2014, Pelotas (RS). Anais do III Seminário Integrador Escrileituras, 2014. v. 1. p. 1. Disponível em: <>

ALTHAUS, H. ; COUTINHO, A. P. ; LOPES, M. I. ; SCHWERTNER, S. F. . Avaliação: um saber-poder no espaço escolar. In: XVI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Lajeado (RS). Anais da XVI Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão. Lajeado (RS): Univates, 2014. v. 1. p. 397.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/85/pdf_85.pdf

OLIVEIRA, E. S. ; GIONGO, Ieda Maria ; MUNHOZ, A. V. ; SCHWERTNER, S. F. ; HORN, C. I. ; OLEGARIO, F. ; SCHVINGEL, C. . Teorizações sobre sociedade disciplinar: pensar a escola na contemporaneidade. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2014, Lajeado (RS). Anais do XIII Salão de Iniciação Científica. Lajeado (RS): Univates, 2014. v. 1. p. 42-42.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/publicacao/87

CORBELLINI, A. ; GIONGO, Ieda Maria ; SCHWERTNER, S. F. ; MUNHOZ, A. V. . Escola, alunos e Ciências Exatas na contemporaneidade: alguns apontamentos. In: XIII Salão de Iniciação Científica, 2014, Lajeado (RS). Anais do XIII Salão de Iniciação Científica. Lajeado (RS): Univates, 2014. v. 1. p. 75-75.

Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/87/pdf_87.pdf

COUTINHO, A. P. ; ALTHAUS, H. ; LOPES, M. I. ; SCHWERTNER, S. F. . As tecnologias de avaliação na produção de um sujeito escolar. In: IV Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente, X Semana Interdisciplinar em Saúde e III Seminário de Educação Permanente em Saúde, 2014, Lajeado (RS). Anais do  IV Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente, X Semana Interdisciplinar em Saúde e III Seminário de Educação Permanente em Saúde. Lajeado (RS): Editora da Univates, 2014. v. 1. p. 34-34. Disponível em: <>

CORBELLINI, A. ; MUNHOZ, A. V. ; SCHWERTNER, S. F. . Alunos concluintes do Ensino Médio e Ciências Exatas: pensando a escola na contemporaneidade. In: Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter, 2014, Porto Alegre (RS). Anais da Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter. Porto Alegre (RS): UniRitter, 2014.

Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/uploads/eventos/sepesq/x_sepesq/arquivos_trabalhos/2964/92/70.pdf

OLIVEIRA, E. S. ; SCHWERTNER, S. F. ; SCHVINGEL, C. . Pensando a escola na contemporaneidade. In: X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação UniRitter, 2014, Porto Alegre (RS). Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter. Porto Alegre: 2014.

Disponível em: https://www.uniritter.edu.br/uploads/eventos/sepesq/x_sepesq/arquivos_trabalhos/2964/61/51.pdf

MUNHOZ, A. V. ; HORN, C. I. ; OLEGARIO, F. ; GIONGO, Ieda Maria ; SCHWERTNER, S. F. . Pistas acerca das novas configurações da escola. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: ética e políticas, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: ética e políticas. Santa Cruz do Sul (RS): Unisc, 2014. v. 1.

Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sepedu/article/view/12090

SCHWERTNER, S. F.; HORN, C. I. ; MUNHOZ, A. V. ; GIONGO, Ieda Maria ; OLEGARIO, F. . A ESCOLA E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE: A VOZ DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo (SP). Anais do IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2014. v. 1.

Disponível em: http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/cbp/2014/anais/detalhe.cfm?idTrabalho=14110