Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

21 Novembro de 2025

Univates cria Cartilha de Educação Antirracista

Univates cria Cartilha de Educação Antirracista

Postado as 21/11/2025 14:07:01

Por Redação Univates

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Frente Negra e do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade, criou a Cartilha de Educação Antirracista da Instituição. O documento faz parte de um movimento de promoção à equidade racial e a um ambiente universitário cada vez mais plural, e está em conformidade com a Política de Ações Afirmativas, instituída em outubro de 2024.

A cartilha foi elaborada para fortalecer o compromisso da Univates com a valorização da diversidade e o combate ao racismo em todas as suas formas. O material define o racismo e conceitos importantes, como discriminação racial e racismo estrutural, de forma didática e objetiva. Também apresenta aspectos legais e políticas antirracistas no Brasil e o papel da gestão universitária na promoção de práticas antirracistas.

Clique aqui para acessar a Cartilha Antirracista da Univates 

A cartilha foi criada a partir de pesquisa realizada pela professora Carem Castro, coordenadora da Frente Negra Univates, com apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. 

Univates cria Frente Negra e promove roda de conversa para estudantes

UNAI

Esta ação está em plena consonância com os princípios da United Nations Academic Impact (UNAI), que são voltados à responsabilidade social, à formação cidadã e à promoção do desenvolvimento sustentável. A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) conecta instituições de nsino Superior de todo o mundo ao compromisso com os valores fundamentais das Nações Unidas. A Univates integrou-se à rede em 2025.

Clique aqui para saber mais 

Clique para ampliar