A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em busca de um ambiente cada vez mais inclusivo e igualitário, criou a Frente Negra Univates. A iniciativa é voltada à valorização, à representatividade e ao empoderamento da população negra no espaço universitário e está em conformidade com a Política de Ações Afirmativas da Univates, instituída em outubro de 2024.
O grupo surge a partir das discussões e atividades envolvendo o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Univates, que identificou a necessidade de inserir as pautas raciais de forma estruturada na vida acadêmica. O principal objetivo da Frente Negra é promover o acolhimento, a escuta e a construção coletiva do conhecimento por meio de ações culturais, acadêmicas e políticas que enfrentem o racismo estrutural e assegurem igualdade de oportunidades.
Carem Barbosa de Castro, professora do curso de Direito, coordena a iniciativa e explica que a Frente Negra Univates foi pensada para proporcionar um ambiente seguro, acolhedor e de fortalecimento para os estudantes negros. “É um espaço para se reunir, compartilhar experiências e dialogar sobre questões que afetam suas trajetórias acadêmicas e sobretudo desenvolver conhecimentos a partir de uma perspectiva antirracista”, detalha.
Segundo a docente, questões como experiência da racialização, o acesso e a permanência no Ensino Superior, além da luta por direitos e representatividade, serão debatidas de maneira construtiva.
O primeiro encontro do grupo será uma roda de conversa aberta a todos os alunos da Univates e demais interessados. A atividade ocorre no dia 15 de setembro, às 18h, na sala 201 do Prédio 7. Mais informações podem ser obtidas com a professora Carem, pelo e-mail carem.castro@univates.br.
