Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Nome: Espaço, Ambiente e Sociedade
Descrição: A área de concentração do programa avalia a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante dos ecossistemas. Aborda-se a questão ambiental de forma ecocêntrica e interdisciplinar, por meio das três linhas de pesquisa que a compõe. São abordados aspectos básicos das ciências ambientais, os quais avaliam a interação homem e natureza, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço, a análise e tecnologias ambientais, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade. Desta forma, as características teórico-preditivas dos ecossistemas e os elementos aplicados são avaliados a fim de propor ações de conservação de forma dinâmica e integrada.

Linhas de Pesquisa

Nome: Tecnologia e Ambiente
Descrição: Desenvolvimento e utilização de tecnologias e metodologias aplicadas ao ambiente. Trabalha com sistemas de gerenciamento de resíduos, busca de soluções energéticas e tecnológicas ecologicamente compatíveis, toxicologia ambiental e produtos naturais.

Nome: Espaço e Problemas Socioambientais
Descrição: Estuda interações entre sociedade e natureza, ocupações humanas, implicações entre desenvolvimento, organizações produtivas e sociais, políticas públicas, saúde e ambiente. Sustentabilidade e práticas culturais. Cidadania, comunicação e educação ambiental.

Nome: Ecologia
Descrição: Aspectos da teoria e prática da interação humana com ecossistemas; biologia da conservação; gênese e evolução dos biomas terrestres; ecologia da paisagem; práticas limpas de produção; e estratégias de manejo de populações naturais e em sistemas agrícolas.