Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

O Evento

Palestras


A marca muda. E a palestra muda (2.0)

Dado Schneider - Brasil


Dr. Dado Schneider - Brasil

Especialista em Marketing pela UFRGS, mestre e doutor em Comunicação pela PUCRS. Tem 35 anos de experiência em grandes empresas, como DM9, CLARO e RBS, entre outras. É o criador da marca CLARO. Realiza palestras para e sobre jovens, tendo sido aclamado na última Campus Party Brasil 2014 com sua inovadora "Palestra Muda". Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.

linkedin/dado-schneider



Extensões de marca e criação de valor

Jaime Troiano - Brasil


Jaime Troiano – Troiano Branding - Brasil

Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP, Jaime fundou e comanda há 22 anos a TroianoBranding, a primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas. Antes disso foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubican, MPM-Lintas e BBDO, com atuação em toda América Latina. Possui diversos artigos e estudos sobre Branding e comportamento do consumidor publicados no Brasil e exterior. Contribui para diversos veículos, é articulista do Portal HSM, foi colunista da Rádio BandNews FM, autor do livro “As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor”- Editora Globo e tem um programa semanal na Rádio CBN: “Sua marca vai ser um sucesso”. Jaime é fã de música clássica e de pedalar sua inseparável bicicleta pelas estradas em Aldeia da Serra e pelo mundo.

linkedin/jaime-troiano

Cecília Russo Troiano - Brasil


Cecília Russo Troiano – Troiano Branding - Brasil

Psicóloga Clínica pela PUC-SP, Mestre em Women and Gender’s Studies - Georgia State University, Atlanta, USA. COO da TroianoBranding, empresa que se dedica à gestão de marcas e comportamento do consumidor. Autora de 2 livros dedicados às mulheres: Vida de Equlibrista: dores e delícias da mãe que trabalha, 2007, Editora Cultrix e Aprendiz de Equilibrista: como ensinar os filhos a conciliar família e carreira, 2011, Editora Évora. Colunista regular dos seguintes veículos: Revista Pais e Filhos, Revista RA, The Little Pink Book (USA) e Portal Vila Mulher. Palestrante em eventos empresariais e de negócios, entre eles: Fórum HSM Family Business (Maio de 2014, São Paulo), The Ebb and the Flow of Feminism (Março de 2014, University of North Carolina, USA). FGV – Gestão de Pessoas (Junho 2013, São Paulo), Pepsico, Brasilprev, Amil, Camargo Correa, Bayer, Takeda, Algar, BomBril, Ypê, Escola Pueri Domus, Colégio Santa Cruz, Globosat. Coordenadora e Professora do Curso de Imersão em Branding Troiano/HSM (desde 2011). Casada e mãe de 2 filhos universitários, considera-se também uma equilibrista apaixonada pelo que faz.

linkedin/ceciliarusso



Transmedia storytelling em negócios - a arte de encantar para vender

Martha Gabriel - Brasil


Ma. Martha Gabriel - Brasil

É escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação. Autora de cinco livros, inclusive o best sellerMarketing na Era Digital“, CEO da Martha Gabriel Consulting, é também coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação. Palestrante keynote internacional com mais de 50 palestras apresentadas no exterior, entre Estados Unidos, Europa e Ásia. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Reviewer da Leonardo Electronic Almanac (LEA), no MIT.

www.marthagabriel.com.br


Painéis

1. Branding & Business - Gestão de Marcas e Negócios

Gestão e Métricas em Branding Corporativo, Empresas Familiares e P&Mes

Dr. Fernando Olivares - Universidad de Alicante - Espanha

Dr. Fernando Olivares - Universidad de Alicante - Espanha
Doutor e professor de Comunicação Global e Identidade Empresarial. Diretor da Cátedra da Empresa Familiar da Universidad de Alicante, Espanha. Coordenador do Mestrado em Comunicação e Indústrias Criativas da Universidad de Alicante - UA (Espanha). Prêmio extraordinário de doutorado na UA (2005). Autor de diversos livros e artigos. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas. Autor dos livros "Brandplacement" e "Rebelión en las marcas".
http://www.univerano.ua.es/en/curriculum.asp?id=2837

Metodologias de gestão de marcas para pequenas e médias empresas

Me. Antônio Mendes - IADE Portugal

Me. Antônio Mendes - IADE Portugal
Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE em Lisboa e doutorando de Ciências da Comunicação pelo ISCSP/Universidade de Lisboa. Professor no IADE - Instituto Universitário, palestrante internacional e autor dos livros “Branding - A gestão da marca” e “Branding - A gestão da marca - 2a edição revista, aumentada e actualizada”. Diretor da rádio RFM, emissora que recentemente obteve diversas distinções, como Superbrand - Marca de Excelência, Marca de Confiança (Seleções do Readers Digest), marca de media em Portugal com maior índice de reputação (RepTrak) e diversos prêmios de criatividade (Meios & Publicidade, Prémios Sapo).
linkedin/antónio-mendes

Internacionalização das marcas

Me. Marcos Turatti - Univates - Brasil

Me. Marcos Turatti - Univates - Brasil
Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates (2011) e graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) (2004). Atualmente trabalha no Centro Universitário UNIVATES, no Escritório de Relações com o Mercado, atuando como assessor para o Desenvolvimento Regional APEX/PEIEX e como professor.
http://lattes.cnpq.br/6751220489158439

2. Brand Research

Dr. Roberto Gondo - Mackenzie - Brasil

Esp. Juan Pablo Rodríguez - Chile
Diretor de OmnicomBrain (Laboratório de Neuromarketing) da Omnicom Media Group (OMD/Chile) e CEO da EyeOnMedia, Juan Pablo nasceu no Chile e desde jovem tem viajado pelo mundo. Bacharel com especialização em Física/Matemática, Comunicador Audiovisual pela Universidad de Artes y Ciencias de la Comunicación, com menção honrosa, foi diretor de cinema comercial e desenvolveu um entusiasmo pela pesquisa de mercado em Viena/Áustria, onde começou a investigar novas tecnologias de rastreamento ocular e, mais tarde, com outra tecnologia de biométrica usada em neuromarketing. Voltando ao Chile, dedicou-se ao mercado da América do Sul como revendedor para Tobii Technology e é um dos pioneiros na pesquisa de mercado utilizando tecnologias visuais e metodologias neuromarketing para testar campanhas publicitárias, a fim de obter uma melhor compreensão do cérebro humano e o processo de tomada de decisão. Hoje, ele percorre a América do Sul com seu Neuromarketing Lab e, em breve, iniciará seu novo projeto “Eye On Knowledge” com Neuroworkshops para a nova geração de gestores de marketing e de marcas.
linkedin/jprodriguezeom

Tendências em pesquisas de marcas

Me. Antônio Mendes - IADE Portugal

Me. Antônio Mendes - IADE Portugal
Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE em Lisboa e doutorando de Ciências da Comunicação pelo ISCSP/Universidade de Lisboa. Professor no IADE - Instituto Universitário, palestrante internacional e autor dos livros “Branding - A gestão da marca” e “Branding - A gestão da marca - 2a edição revista, aumentada e actualizada”. Diretor da rádio RFM, emissora que recentemente obteve diversas distinções, como Superbrand - Marca de Excelência, Marca de Confiança (Seleções do Readers Digest), marca de media em Portugal com maior índice de reputação (RepTrak) e diversos prêmios de criatividade (Meios & Publicidade, Prémios Sapo).
linkedin/antónio-mendes

3. Marcas Contemporâneas

Marcas Mutantes

Dra. Elizete de Azevedo Kreutz - Univates - Brasil

Dra. Elizete de Azevedo Kreutz - Univates - Brasil
Graduada em Letras-Português/Inglês e especialista em Língua Inglesa (Univates), mestra e doutora em Comunicação Social (PUCRS) e pós-doutora em Linguística - Discurso Multimodal das Marcas Mutantes (UnB). Presidente do Observatório de Marcas, professora-pesquisadora da Univates e professora convidada nas universidades FAE, Feevale, Univale, UnB, UMayor (Chile), IPL (Portugal), Ismai (Portugal), ISIL (Peru) e outras IES. Coordenadora do MBA Internacional em Branding & Business da Univates. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
http://lattes.cnpq.br/2772980944277543

Love Marcas

Ma. Márcia Auriani - BSP

Ma. Márcia Auriani - BSP
Mestra em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista, graduada em Administração de Empresas e especialista em Administração de Marketing pela Fundação Álvares Penteado. Escritora, palestrante e consultora em Branding e Gestão do Design. Coordenadora do MBA em Branding/Gestão de Marcas e do MBA em Design Estratégico e Novos Negócios no Grupo Alpa. Professora da HSM Educação, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e PUCSP.

Vivian Mattuella

Vivian Mattuella
Gerente Executiva de Comunicação Corporativa do Grupo RBS, é publicitária, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, curso concluído na Universidade da Califórnia (Irvine), nos Estados Unidos. Com experiência de 14 anos trabalhando com Comunicação, iniciou em agências de propaganda: Matriz, Fischer América/Dez Propaganda e Globalcom com os clientes Zaffari, Telefônica, GM - Chevrolet e Nestlé.
Também atuou por seis anos na Grendene, como Gerente de Negócios e Marketing, onde participou do processo de reestruturação de negócios e marcas da empresa, assumindo a gestão da linha feminina. Está no Grupo RBS desde 2014.

4. Political Brand

Dr. Antonio Hohlfeldt - PUCRS - Brasil

Dr. Antonio Hohlfeldt - PUCRS - Brasil
Graduado em Letras pela UFRGS (1973), mestre em Letras pela PUCRS (1991), doutor em Letras pela PUCRS (1998) e pós-doutor pela Universidade Fernando Pessoa (2008). Presidente da Intercom, jornalista e político. Atua nos PPGs de Escrita Criativa (Faculdade de Letras - PUCRS) e de Comunicação Social Famecos, PUCRS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS - Famecos (PPGCOM/PUCRS). Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
http://lattes.cnpq.br/3101630544687086

Dr. Roberto Gondo - Mackenzie - Brasil

Dr. Roberto Gondo - Mackenzie - Brasil
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-doutor em Comunicação Política pela Escola de Comunicação e Artes/Universidade de São Paulo (USP), mestre em Administração e Regionalidade pela Universidade de São Caetano do Sul, MBA Executivo em Marketing pela Universidade Gama Filho e especialista em Direito Educacional pela Faculdade São Luis. Professor no CEETEPS Fatec e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e presidente da Politicom. Pesquisador e conferencista no Brasil e na Ibero-América.
linkedin/roberto-gondo

Dr. Rudimar Baldissera - Ufrgs - Brasil

Dr. Rudimar Baldissera - Ufrgs - Brasil
Graduado em Relações Públicas, especialista em Gestão de Recursos Humanos, mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica UNISINOS e doutor em Comunicação Social PUCRS. É professor-pesquisador da UFRGS, PPGCOM-FABICO e professor convidado em diversas instituições do Brasil e do exterior. Foi vice-presidente da ABRAPCORP, de 2010 a 2012. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
http://lattes.cnpq.br/5204014695557380

Workshop

Branding & Design - A Construção da Marca

Dr. Alberto Pinillos - Universidad de Alicante

Dr. Alberto Pinillos - Universidad de Alicante

Doutor pela Universidad de Alicante/Espanha. Licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense de Madrid. Especialista em criatividade, identidade verbal e naming. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos sobre marca e branding. Membro do Comitê Científico Acadêmico da BrandTrends Journal (Espanha).

http://web.ua.es/es/dcps/profesores/alberto-pinillos-laffon.html


Me. Rodrigo Brod - Univates - Brasil

Me. Rodrigo Brod - Univates - Brasil

Formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, especialista em Gestão de Marcas pela UNISC/RS e mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário UNIVATES (RS). Professor dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário UNIVATES e coordenador do bacharelado em Design da mesma instituição. Sócio-proprietário do estúdio Frente, especializado em projetos de design e consultoria criativa.

http://lattes.cnpq.br/9824565922858139


Daniel Rodríguez - Universidad de Alicante - Espanha

Dr. Daniel Rodríguez – Universidad de Alicante - Espanha

Doutor em Belas Artes pela Universidad de Barcelona, licenciado em Desing e especialista em Tipografia Digital. Foi professor da Universidad de Barcelona e atualmente é professor na Universidad de Alicante e coordenador dos cursos de especialização em Videojogos e Redes Sociais. Autor do blog tipografiadigital.net e de várias publicações sobre tipografia corporativa e desenho de alfabetos. Profissionalmente tem trabalhado como designer industrial e gráfico para várias empresas espanholas.

http://tipografiadigital.net/sobre-­mi/



Gestão das Marcas em Mídias Sociais

César Boscaini Krunitzky

César Boscaini Krunitzky

Gestor de mídias sociais e de projetos de comunicação na Lab8284 Mídias Sociais. É formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Univates (2009), com especialização em Comunicação Estratégica e Branding pela Universidade Feevale (2011) e pela UMayor, do Chile. Tem experiência na área de Comunicação, Comunicação Digital e Branding.

linkedin/cesarboscak


Nicole Morás

Nicole Morás

É jornalista formada pela Univates (Brasil), onde também cursou especialização (MBA) em Branding & Business. É gestora de conteúdo para redes sociais na agência Íntegra Propaganda e assessora de imprensa da Univates, já tendo exercido atividades profissionais semelhantes junto a uma escola e também em comunicação política. Realiza pesquisas nas áreas de assessoria de imprensa, jornalismo online e gestão de marcas.

linkedin/nicolemoras


Romana de Oliveira

Romana de Oliveira

Gerente de Mídia da WMcCann – RJ das contas: Tim, UVA, Zona Sul, Even, RioGaleão e Patrimovel. Especialista em Mídias e Marketing Digital. Certificação Grupo de Mídia SP I GMSP00401. Atua no mercado de propaganda há doze anos, onde construiu sua carreira na área de mídia e marketing digital, trabalhando em agências e players de comunicação. Membro fundador do Observatório de Marcas e participante do Grupo de Mídia RJ. No Grupo de Mídia RS atuou por 7 anos e recebeu 3 Tops de Mídia nas categorias: Jornal, Cinema e Campanha - Premiação Grupo Mídia RS. MBA em Comunicação Estratégica & Branding pela UMayor (Chile) e Feevale, onde também concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda.

linkedin/romana-oliveira


Protegendo a Marca - registro no Inpi passo a passo

Dra. Cristina Caldeira - IADE - Portugal

Dra. Cristina Caldeira - IADE - Portugal

Doutora em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, mestra em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e licenciada em Direito e em Relações Internacionais. Vice-Reitora para a Área da Internacionalização do IADE-U - Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, Lisboa; Vice-Presidente do Conselho de Direção do Movimento Europeu em Portugal; Diretora do Departamento de Estudos Graduados do IADE-U; Presidente do Conselho Pedagógico do IADE-U; Coordenadora do Gabinete de Programas e Relações Internacionais e do Gabinete de Proteção da Propriedade Intelectual do IADE-U, Lisboa; Coordenadora do projeto L3 – Lisboa Laboratório Comum de Aprendizagem (Lisbon community-based Learning Laboratory), no âmbito dos Projetos Inovadores no Domínio Educativo, da Fundação Calouste Gulbenkian. Professora Visitante da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de S. Paulo e da Universidade UNIVATES, Brasil.

http://sigarra.up.pt/reitoria/pt/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=12880&pv_cod=3612qaTawyc8


Ms. Thaís Müller - Univates - Brasil

Ms. Thaís Müller - Univates - Brasil

Graduada e mestra em Direito UNISC e doutoranda em Direito na UNISC. Membro do Escritório de Relações com o Mercado/NITT, professora e pesquisadora de Propriedade Intelectual do Centro Universitário UNIVATES - direitos autorais, propriedade industrial e marca. Professora convidada do IPL (Portugal), da Feevale (Brasil), entre outras instituições. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding -­ Observatório de Marcas

http://lattes.cnpq.br/5796237762524719


Sound Branding: marcas fortes, sons marcantes

Ticiano Paludo

Me. Ticiano Paludo PUCRS – Brasil

Ministrante: Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestre em Comunicação Social, Ticiano Paludo é doutorando pelo FAMECOS/PUCRS. Leciona nesta instituição nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e na Especialização em Branding de Conexão. Trabalha com som e música desde o final da década de 1980 e atua como produtor musical, sound designer, compositor e remixer. Tem prêmios nacionais e internacionais, já tendo produzido trabalhos de sound art apresentados em bienais como a Bienal do Mercosul.

lattes.cnpq.br/9673442760170181


Branding Tour - as marcas destino e sua gestão

Dr. Francisco Dias - ESTM-IPLeiria - Portugal

Dr. Francisco Dias - ESTM-IPLeiria - Portugal

Licenciado em Psicologia pela Universidade de Moscovo, Rússia (1988), mestre em Psicologia Social pela Universidade do Porto, Portugal (1997), diplomado Europeu de Estudos Aprofundados em Psicologia Social (1997) e doutor em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan, França (2006). Professor no Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), editor da revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR) e diretor do ART&TUR - Festival Internacional de Filmes de Turismo. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.

http://orcid.org/0000-0002-5466-7420


Discurso Multimodal da Marca

Dra. Carminda Silvestre - IPLeiria - Portugal

Dra. Carminda Silvestre - IPLeiria - Portugal

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa. Professora coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria. Professora convidada de universidades do Brasil, do Chile e de outros países e pesquisadora no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) nas áreas de discurso multimodal da marca, semiótica social e linguística. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.

http://www.iltec.pt/handler.php?action=investigadores&act=view&id=mcarminda


BrandStory - a história da marca como estratégia de comunicação e branding

Cláudio Seguel - Brandstory - Chile

Cláudio Seguel - Brandstory - Chile

Publicitário pela UDLA e licenciado em Ciencias de la Comunicación. Criador e sócio fundador do Festival Copywriter, diretor de Brandstory e diretor Estratégico Criativo de StoryGood. Escritor dos livros "Dulces Sueños. Cuentos para volver a creer" e "Brandstory. Historias que dejan marcas". Atuou nas agências de publicidade Prolam Young&Rubicam, Leo Burnett, entre outras.

linkedin/claudioseguel


HOMENAGENS aos Presidentes de Honra da BrandTrends

BRANDTRENDS é a revista científica digital do Observatório de Marcas, registrada no ISSN sob o n. 22378529, e pertence à Rede REVISCOM. É uma revista internacional, de publicação bi-anual, peer-refereed, mediada em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa aberta a colaboradores de todas as partes do mundo interessados na área de Comunicação Estratégica e Branding.

Na sua gênese incorpora as (inter)relações e interdependências que caracterizam a vida privada, social e profissional dos nossos dias. Ela nasce dessas redes, dessas conexões, dessas interações que do sonho fazem obra. Proveniente de diferentes continentes, de espaços geograficamente separados por oceanos, atravessa fronteiras espaciais criando um espaço comum global, caracterizado pela vontade de partilha de conhecimento novo, de partilha de preocupações que a todos dizem respeito, quer este esteja no Brasil, Chile, Portugal, Espanha, França ou qualquer outro país. Este espaço experiencial, interpessoal e textual dilui as fronteiras da língua, do espaço físico, da cultura para conjuntamente criarmos trabalho relevante, de elevada qualidade, para as nossas vidas, para as organizações e para a sociedade em geral
(http://brandtrendsjournal.com/index.php/apresentacao/informacoes).

Neste II Congresso Internacional de Marcas/Branding, será realizada uma homenagem aos quatro presidentes de honra que chancelam a revista e representam seus países de origem: Joan Costa (Espanha), José Marques de Melo (Brasil), Manuel Segura (Chile) e Carlos Gouveia (Portugal).

Joan Costa (Espanha)

Joan Costa

Presidente de Honra da BrandTrends
José Marques de Melo (Brasil)

José Marques de Melo

Presidente de Honra da BrandTrends
Manuel Segura (Chile)

Manuel Segura

Presidente de Honra da BrandTrends
Carlos Gouveia (Portugal

Carlos Gouveia

Presidente de Honra da BrandTrends

Brand Cultural Entertainment

ENCERRAMENTO:

Shows das Bandas Bico Fino Brother’s Band, Just Blues e Nice Porto.

Bico fino Brother's Band